Sie sind auf Seite 1von 16

Influncia da revoluo industrial na preocupao com a qualidade

O que qualidade
Qualidade a adequao ao uso. a conformidade s exigncias

Evoluo
Nos primordios da evoluo, o homem decobriu a primeira ferramenta. A partir da comearam os problemas, a ferramenta no era confivel. Diante disso o homem procurou materiais melhores e passou a utilizar a pedra. Neste instante ele descobriu a qualidade

Papel da Revoluo Industrial (RI)

Antes da Revoluo Industrial


O mundo estava totalmente em questo de qualidade, separado entre s.

A tarefa de produo ficou sob a incubencia dos artesos.


Os artesos tinham o controle completo do processo, desde a escolha da matria prima at a venda do produto. Cada arteso produzia conforme aprendeu com o seu pai ou mestre.

Os padres eram locais e no seguia uma regra.


Produo em pequena escala

Com o surgimento do tear mecnico deuse incio a revoluo industrial. Em toda a europa comearam a surgir fabricas de tecidos que mudaram a face do mundo. Os trabalhadores eram forados a trabalhar at 16 horas por dia em condies subhumanas de trabalho.

Todo trabalho ainda era verificado por quem fazia o mesmo.

As inovaes tecnolgicas oferecidas, principalmente a partir do sculo XVIII, proporcionaram maior velocidade ao processo de transformaes da matria-prima. Novas mquinas automatizadas, geralmente movidas pela tecnologia do motor a vapor, foram responsveis por esse tipo de melhoria. No entanto, alm de acelerar processos e reduzir custos, as mquinas tambm transformaram as relaes de trabalho no meio fabril. Os trabalhadores passaram por um processo de especializao de sua mo-de-obra, assim s tinham responsabilidade e domnio sob uma nica parte do processo industrial. Dessa maneira, o trabalhador no tinha mais cincia do valor da riqueza por ele produzida. Ele passou a receber um salrio pelo qual era pago para exercer uma determinada funo que, nem sempre, correspondia ao valor daquilo que ele era capaz de produzir. Esse tipo de mudana tambm s foi possvel porque a prpria formao de uma classe burguesa munida de um grande acmulo de capitais comeou a controlar os meios de produo da economia.

Na virada do sculo XVIII Henry Ford introduziu um novo conceito de produo, a linha de montagem. Esse novo conceito obrigou a criao da figura do inspetor de qualidade. Onde cada um faz o sua parte sem se preocupar com a qualidade do todo. Este sistema de produo perdurou at a dcada de 60.

Depois Revoluo Industrial

Qualidade nas especificaes do produto Especificaes ditadas pelo prprio fabricante

Etapas de medio e eliminao de defeitos


Taylor Tempo e mtodos Produo em Massa

1900 a 1930 Novos processos, concorrncia comeou-se a pensar em controlar de qualidade

Era das inspees nos produtos acabados


Nenhuma tcnica estatstica No final dos anos 20 insero do tcnicas de estatstica

1924 Primeira carta de controle desenvolvida por Shewhart


1930 a 1940 Consolidao do uso da tcnicas de estatstica.

Na dcada de 40, com o incio da II Guerra, a massificao da produo levou a uma queda na qualidade dos produtos produzido
Os EUA e pases aliados investiram nas tcnicas estatsticas e em programas de treinamento para reduo de custos e aumento da qualidade, Na dcada de 50, com o incio da Guerra Fria, demandava contnuos processos de busca na qualidade Nesta dcada o controle de qualidade deixou de enfocar o produto e passou a enfocar o Processo

O entendimento passa a ser: O responsvel pelos produtos defeituosos o processo. Se o processo capaz e est sendo devidamente controlado, deve produzir produtos sem defeitos

Em 1970, o modelo japons j tratava defeito em parte por milho enquanto que o ocidente tratava ainda em percentual. Em 1987, em meio a expanso da globalizao, surgiu o movimento da ISO International Organizacion for standardization Sistemas de Garantia da Qualidade.

Toyota Toyota reconhecida por possuir um padro de excelncia nico ao mundo. O sistema Toyota de produo consiste numa cadeia de suprimentos enxuta e altamente terceirizada. Os operrios da empresa tem autonomia para interromper a produo,caso detectem algum problema em peas ou equipamentos,evitando que os defeitos apaream apenas no final do processo,tendo assim flexibilidade no cho de fbrica.

Globalizao
Produtos globais

Produo globalizada
Utilizao das tcnicas de avaliao da conformidade, objetivando: Responsabilidade social; Propiciar acesso a mercados Regulao do mercado globalizado.

Perguntas
1. Como era antes da Revoluo Industrial ? 2. Qual foi o novo conceito introduzido por Henry Ford ? 3. O que Qualidade, segundo a ISO ?

Das könnte Ihnen auch gefallen