Sie sind auf Seite 1von 28

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Fsica

Ensino Mdio, 2 Srie

Primeira lei da termodinmica

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica A ideia de aproveitar o calor para produzir movimento (trabalho) bem antiga. Heron de Alexandria (10 d.C. a

70 d.C.) j propunha em sua eolpila tal aproveitamento.


Esta ideia ganhou a forma de mquinas trmicas e revolucionou, na segunda
Imagens: Eolpila: Katie Crisalli para a U.S. Air Force / United States public domain. Heron de Alexandria: Autor desconhecido / United States public domain.

metade do sculo XVIII, a maneira pela


qual as pessoas se relacionam e

produzem seus bens.

Imagens: Esquerda, Sala de mquinas penteadeiras a vapor Heilmann / Armand Kohl / Public domain. Direita, Locomotiva a vapor / Don-kun / Public domain.

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

No livro Fsica mais que divertida, do professor Eduardo Campos Valadares (Ed. UFMG), encontramos um experimento denominado Usina Trmica. A experincia consiste em aquecer uma lata de refrigerante contendo gua e um furo na parte superior. Bem a frente do furo deve ser colocada uma turbina (ventoinha).
Imagem: SEE-PE redesenhada com base em http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_0 8.asp

Imagem: Arturo D. Castillo / Creative Commons Attribution 3.0 Unported.

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

A fora para produo de bens era braal e bastante personalizada.

O homem percebe que pode utilizar a fora da gua para realizao de trabalhos como a moagem de gros. Sugerimos que pesquise sobre rodas dgua e moinhos de gua.

Com a mquina a vapor o homem passa a controlar a fonte de energia, sendo capaz de produzir bens em larga escala.

Imagens (de cima para baixo): a - Lewis W. Hine , Yale University Art Gallery/ Public Domain; b - Roger May / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic; c Emoscopes / GNU Free Documentation License.

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica Ao ser aquecido, o gs se expande empurrando o mbolo para cima. Notamos que o calor fornecido ao gs produziu trabalho, ao mover o mbolo, e fez aumentar a temperatura do gs. Isso demonstra que a energia se conservou. A energia na forma de calor transformou-se em outros tipos de energia.

A primeira lei da Termodinmica corresponde, na verdade, ao princpio da conservao da energia. Assim, o calor fornecido ou retirado (Q) de um sistema resultar na realizao de trabalho () e na variao da energia interna do sistema (U).

Q = + U
Imagem: Fire Icon / Piotr Jaworski / Public Domain.

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

Quando o gs se expande, temos uma variao de volume positiva (V>0). Ento dizemos que o gs realizou trabalho (>0), pois a fora do gs que desloca o mbolo.

F
Quando o gs comprimido, temos uma variao de volume negativa (V<0). Ento dizemos que o trabalho foi realizado sobre o gs (<0), pois uma fora externa desloca o mbolo.

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

A energia interna de um gs est diretamente relacionada com sua temperatura. Assim, uma variao na temperatura do gs indicar variao de sua energia interna (U). Para molculas monoatmicas, tem-se:

3 U n R T 2

3 U n R T 2

n nmero de mols do gs; R constante universal dos gases (8,31 J/mol.K); T temperatura do gs.

Imagem: Fire Icon / Piotr Jaworski / Public Domain.

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica Numa transformao isovolumtrica, todo calor recebido ou cedido (Q) pelo gs ser transformado em variao da sua energia interna (U) . Como no h variao de volume, tambm no h realizao de trabalho ().

Calor recebido

Calor cedido

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica Numa transformao isotrmica,, todo calor trocado pelo gs (Q), recebido ou cedido, resultar em trabalho() . Uma vez que no h variao de temperatura, tambm no h variao de energia interna(U).

Calor cedido Calor Recebido

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica Numa transformao adiabtica,, no ocorre troca de calor (Q) do gs com seu entorno. Assim, todo trabalho() realizado pelo gs (>0) ou sobre o gs (<0) resultar na variao de energia interna(U).

Quando o trabalho positivo (realizado pelo gs) observamos uma diminuio da temperatura. Quando o trabalho negativo (realizado sobre o gs) observamos um aumento na temperatura. (clique para ver animao e fique atento a marcao do termmetro)

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

Ao encher uma bola fazendo movimentos rpidos na bomba, notamos o aquecimento da mesma. Isto acontece porque o ar, uma vez comprimido rapidamente, eleva sua temperatura. Como o processo rpido, no h tempo para troca de calor com o meio externo. Trata-se de uma compresso adiabtica. Um outro exemplo, contrrio ao anterior, mas que ilustra o mesmo tipo de transformao, o uso do aerossol. Ao mant-lo pressionado por algum tempo, notamos o resfriamento da lata. A expanso do gs produz uma diminuio de sua temperatura. Trata-se de uma expanso adiabtica.

Imagens (de cima para baixo): a Air pump / Priwo / Public Domain; b Football / flomar / Public Domain; c Aerosol / PiccoloNamek / GNU Free Documentation License.

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

Transformao

Isovolumtrica
Transformao

Adiabtica

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

01. Transfere-se calor a um sistema, num total de 200 calorias. Verifica-se que o sistema se expande - realizando um trabalho de 150 joules e sua energia interna aumenta.

a) Considerando 1 cal = 4J, calcule a quantidade de energia transferida ao sistema, em joules. b) Utilizando a primeira lei da termodinmica, calcule a variao de energia interna desse sistema.

Prximo Problema

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

Se o sistema recebeu 200 calorias e 1 cal = 4Joules, ento a energia recebida em Joules ser...

Voltar

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica O problema informa que o sistema recebeu Q=800 J e realizou um trabalho =150 J. Pelo que afirma o princpio da conservao de energia que corresponde 1 lei da Termodinmica, todo calor trocado resultar em trabalho e variao da energia interna. Logo...

Q = + U

Voltar

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

02. (Unesp 1999) Certa quantidade de um gs mantida sob presso constante dentro de um cilindro com o auxlio de um mbolo pesado, que pode deslizar livremente. O peso do mbolo mais o peso da coluna de ar acima dele de 400 N. Uma quantidade de 28 J de calor , ento, transferida lentamente para o gs. Neste processo, o mbolo se eleva de 0,02 m e a temperatura do gs aumenta de 20 C. Nestas condies, determine: a) o trabalho realizado pelo gs; b) o calor especfico do gs no processo, sabendo-se que sua massa 0,5 g.

Prximo Problema
Questo: http://professor.bio.br/fisica/provas_vestibular.asp?origem=Unesp&curpage=26 Imagem: SEE-PE redesenhada com base em http://professor.bio.br/fisica/provas_vestibular.asp?origem=Unesp&curpage=26

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica De incio, preciso considerar que a presso do gs se mantm constante. Logo, a fora que o gs exerce sobre o mbolo constante e no deve ser maior que 400N, pois o mbolo deve subir lentamente. Caso a fora fosse maior que 400N, o mbolo subiria aceleradamente. Assim, a fora do gs deve ser 400N e o mbolo dever subir com velocidade constante. Lembremos que o trabalho de uma fora calculado por ...

d = 0,02m

F
Onde F o valor da fora e d o deslocamento que a fora produz. Assim temos... 400N

Voltar

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica Se o gs recebeu um calor Q=28J e efetuou um trabalho =8J, ento podemos calcular que sua variao de energia interna (U) foi de ...

Q = + U

28 = 8 + U

28 8 = U
U = 20 J

Assim, podemos afirmar que o aumento da temperatura em 20C foi uma decorrncia do recebimento de 20 Joules de energia. Lembrando que estudamos em calorimetria sobre o calor sensvel - aquele responsvel por provocar uma variao na temperatura ( Q=m.c.T) - poderemos ento calcular o calor especfico...

Voltar

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

03. Nos ltimos anos, o gs natural (GNV: gs natural veicular) vem sendo utilizado pela frota de veculos nacional, por ser vivel economicamente e menos agressivo do ponto de vista ambiental. O quadro compara algumas caractersticas do gs natural e da gasolina em condies ambiente.

Apesar das vantagens no uso de GNV, sua utilizao implica algumas adaptaes tcnicas, pois, em condies ambiente, o VOLUME de combustvel necessrio, em relao ao de gasolina, para produzir a mesma energia, seria:

a) muito maior, o que requer um motor muito mais potente. b) muito maior, o que requer que ele seja armazenado alta presso. c) igual, mas sua potncia ser muito menor. d) muito menor, o que o torna o veculo menos eficiente. e) muito menor, o que facilita sua disperso para a atmosfera.

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica Observe que o texto afirma que a tabela compara os valores da Gasolina e do GNV em condies ambiente, logo, sujeitos presso da atmosfera. Assim, em 1m de ambiente aberto, tem-se 738 Kg de gasolina e 0,8 Kg de GNV.

A tabela informa tambm que, em 1Kg de GNV, tem-se uma energia de 50.200 KJ, enquanto que, em 1Kg de Gasolina, tem-se uma energia bem prxima, no valor de 46.900 KJ.
Para obtermos 1Kg de Gasolina ser necessrio um volume de...

738Kg 1m3 1Kg Vg


738Vg 1.1 1 Vg 0,0014m 3 738

J para obtermos 1Kg de GNV, ser necessrio um volume de...

VGNV

1 1,25 m3 0,8

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica Ento, para obter a mesma energia da Gasolina (em 1Kg), o volume de GNV ser...

VGNV 1,25 893 Vg 0,0014

893 vezes maior que o volume da gasolina.

Ento ser necessrio comprimir o GNV (aumentar a presso) para se ter a mesma energia em um volume menor.

Assim, a alternativa que responde a questo ser...

b) muito maior, o que requer que ele seja armazenado alta presso.

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

04. Enquanto se expande, um gs recebe o calor Q=100J e realiza o trabalho =70J. Ao final do processo, podemos afirmar que a energia interna do gs: a) aumentou 170 J; b) aumentou 100 J; c) aumentou 30 J; d) diminuiu 70 J; e) diminuiu 30 J.
05. Qual a variao de energia interna de um gs ideal sobre o qual realizado um trabalho de 80J durante uma compresso isotrmica? a) 80J; b) 40J; c) Zero; d) - 40J; e) - 80J.

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

06. Um cilindro de parede lateral adiabtica tem sua base em contato com uma fonte trmica e fechado por um mbolo adiabtico pesando 100N. O mbolo pode deslizar sem atrito ao longo do cilindro, no interior do qual existe uma certa quantidade de gs ideal. O gs absorve uma quantidade de calor de 40J da fonte trmica e se expande lentamente, fazendo o mbolo subir at atingir uma distncia de 10cm acima da sua posio original. Nesse processo, a energia interna do gs: a) diminui 50 J; b) diminui 30 J; c) no se modifica; d) aumenta 30 J; e) aumenta 50 J.

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

07. (UFPR) Considere um cilindro de paredes termicamente isoladas, com exceo da base inferior, que condutora de calor. O cilindro est munido de um mbolo de rea 0,01m e peso 25N, que pode mover-se sem atrito. O mbolo separa o cilindro em uma parte superior, onde existe vcuo, e uma parte inferior, onde h um gs ideal, com 0,01mol e volume inicial de 10 litros. medida em que o gs aquecido, o mbolo sobe at uma altura mxima de 0,1m, onde um limitador de curso o impede de subir mais. Em seguida, o aquecimento prossegue at que a presso do gs duplique. Com base nessas informaes, correto afirmar: (01) Enquanto o mbolo estiver subindo, o processo isobrico; (02) Aps o mbolo ter atingido o limitador, o processo adiabtico; (04) O trabalho realizado no trecho de expanso do gs de 2,5J; (08) A temperatura no instante inicial igual a 402K; (16) O calor fornecido ao gs, na etapa de expanso, utilizado para realizar trabalho e para aumentar a temperatura do gs; (32) O trabalho realizado pelo gs durante a etapa de expanso igual ao trabalho total realizado pelo gs desde o incio do aquecimento at o momento em que o gs atinge o dobro da presso inicial. Soma ( )

Questo: http://professor.bio.br/fisica/comentarios.asp?q=9144&t= Imagem: SEE-PE produzida com base na imagem disponvel em http://professor.bio.br/fisica/comentarios.asp?q=9144&t=

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

08. Quando um gs ideal sofre uma expanso isotrmica, a) a energia recebida pelo gs na forma de calor igual ao trabalho realizado pelo gs na expanso; b) no troca energia na forma de calor com o meio exterior; c) no troca energia na forma de trabalho com o meio exterior; d) a energia recebida pelo gs na forma de calor igual variao da energia interna do gs; e) o trabalho realizado pelo gs igual variao da energia interna do gs. 09. Uma certa quantidade de ar contido num cilindro com pisto comprimida adiabaticamente, realizando-se um trabalho de -1,5kJ. Portanto, os valores do calor trocado com o meio externo e da variao de energia interna do ar nessa compresso adiabtica so, respectivamente,

a) -1,5kJ e 1,5kJ; b) 0,0kJ e -1,5kJ; c) 0,0kJ e 1,5kJ; d) 1,5kJ e -1,5kJ; e) 1,5kJ e 0,0kJ.

FSICA - 2 ano do Ensino Mdio Primeira lei da termodinmica

10. A primeira lei da termodinmica diz respeito : a) dilatao trmica; b) conservao da massa; c) conservao da quantidade de movimento; d) conservao da energia; e) irreversibilidade do tempo.

11. A Primeira Lei da Termodinmica estabelece que o aumento da energia interna de um sistema dado por U= Q-, no qual Q o calor recebido pelo sistema, e o trabalho que esse sistema realiza. Se um gs real sofre uma compresso adiabtica, ento, a) Q = U; b) Q = ; c) = 0; d) Q = 0; e) U = 0.

Tabela de Imagens
Slide Autoria / Licena Link da Fonte Data do Acesso 16/03/2012 16/03/2012 16/03/2012 16/03/2012 16/03/2012 2a Eolpila: Katie Crisalli para a U.S. Air Force / United States public domain. 2b Heron de Alexandria: Autor desconhecido / United States public domain. 2c Locomotiva a vapor / Don-kun / Public domain. 2d 3a http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aeolip ile.jpg http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Heron .jpeg http://commons.wikimedia.org/wiki/File:DDOybin1088.jpg Sala de mquinas penteadeiras a vapor http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Arma Heilmann / Armand Kohl / Public domain. nd_Kohl48.jpg SEE-PE, Imagem produzida com base na Imagem produzida com base em imagem de Autor Desonhecido situada em http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_ http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_ 08.asp 08.asp Arturo D. Castillo / Creative Commons http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sol07. Attribution 3.0 Unported. svg Lewis W. Hine , Yale University Art Gallery/ http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Makin Public Domain g_Pittsburgh_Stogies_by_Lewis_Hine.jpeg Roger May / Creative Commons Attributionhttp://commons.wikimedia.org/wiki/File:17th_ Share Alike 2.0 Generic Century_Water_Mill_-_geograph.org.uk__43368.jpg Emoscopes / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Newc omen_atmospheric_engine_animation.gif Fire Icon / Piotr Jaworski / Public Domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:FireIc on.svg

3b 4a 4b

16/03/2012 16/03/2012 16/03/2012

4c 5

16/03/2012 16/03/2012

Tabela de Imagens
Slide Autoria / Licena Link da Fonte Data do Acesso

Fire Icon / Piotr Jaworski / Public Domain.

11a Air pump / Priwo / Public Domain 11b Football / flomar / Public Domain

11c Aerosol / PiccoloNamek / GNU Free 16/03/2012 Documentation License. 16 SEE-PE, Imagem produzida com base na 16/03/2012 imagem de Autor Desonhecido situada em http://professor.bio.br/fisica/provas_vestibular. asp?origem=Unesp&curpage=26 24 SEE-PE, Imagem produzida com base na http://professor.bio.br/fisica/comentarios.asp?q 16/03/2012 imagem de Autor Desonhecido situada em =9144&t= http://professor.bio.br/fisica/comentarios.asp?q =9144&t=

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:FireIco n.svg http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Luftpu mpe-01.jpg http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Footba ll_%28soccer_ball%29.svg http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aeroso l.png http://professor.bio.br/fisica/provas_vestibular. asp?origem=Unesp&curpage=26

16/03/2012
16/03/2012 16/03/2012

Das könnte Ihnen auch gefallen