Sie sind auf Seite 1von 55

Concurso SUSAM

Art. 196. A saude e direito de todos e dever do Estado, garantido mediante politicas sociais e economicas que visem a reducao do risco de doenca e de outros agravos e ao acesso universal e igualitario as acoes e servicos para sua promocao, protecao e recuperacao. (Universalidade) Art. 198. As acoes e servicos publicos de saude integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema unico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: Art. 199. A assistencia a saude e livre a iniciativa privada. 1o - As instituicoes privadas poderao participar de forma complementar do sistema unico de saude, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito publico ou convenio, tendo preferencia as entidades filantropicas e as sem fins lucrativos.

Art. 77. Ate o exercicio financeiro de 2004, os recursos minimos aplicados nas acoes e servicos publicos de saude serao equivalentes: I - no caso da Uniao: a) no ano 2000, o montante empenhado em acoes e servicos publicos de saude no exercicio financeiro de 1999 acrescido de, no minimo, cinco por cento; b) do ano 2001 ao ano 2004, o valor apurado no ano anterior, corrigido pela variacao nominal do Produto Interno Bruto - PIB; II - no caso dos Estados e do Distrito Federal, doze por cento do produto da arrecadacao dos impostos a que se refere o Art. 155 e dos recursos de que tratam os arts. 157 e 159, inciso I, alinea a, e inciso II, deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municipios; III - no caso dos Municipios e do Distrito Federal, quinze por cento do produto da arrecadacao dos impostos a que se refere o Art. 156 e dos recursos de que tratam os arts. 158 e 159, inciso I, alinea b e3o.

1o - Os Estados, o Distrito Federal e os Municipios que apliquem percentuais inferiores aos fixados nos incisos II e III deverao eleva-los gradualmente, ate o exercicio financeiro de 2004, reduzida a diferenca a razao de, pelo menos, um quinto por ano, sendo que, a partir de 2000, a aplicacao sera de pelo menos sete por cento. 2o - Dos recursos da Uniao apurados nos termos deste artigo, quinze por cento, no minimo, serao aplicados nos Municipios, segundo o criterio populacional, em acoes e servicos basicos de saude, na forma da lei. 3o - Os recursos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municipios destinados as acoes e servicos publicos de saude e os transferidos pela Uniao para a mesma finalidade serao aplicados por meio de Fundo de Saude que sera acompanhado e fiscalizado por Conselho de Saude, sem prejuizo do disposto no Art. 74 da Constituicao Federal. 4o - Na ausencia da lei complementar a que se refere o Art. 198, 3o, a partir do exercicio financeiro de 2005, aplicar-se-a a Uniao, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municipios o disposto neste artigo.

O SUS nao e um servico ou uma instituicao, mas sim um sistema que significa um conjunto de unidades, de servicos e acoes que interagem para um fim comum. Fazem parte deste sistema os centros e postos de saude, hospitais, laboratorios, hemocentros e tambem fundacoes e institutos de pesquisa. Esses elementos integrantes do sistema referem-se, ao mesmo tempo, as atividades de promocao, protecao e recuperacao da saude devendo sempre ser priorizado o carater preventivo, porem sem detrimento das acoes assistenciais. No ambito da assistencia estao incluidas as atividades dirigidas as pessoas individual ou coletivamente, e que sao prestadas na esfera domiciliar, ambulatorial e hospitalar. A lei determina que a assistencia seja em todos os niveis de atencao: BASICA (acoes preventivas), SECUNDARIA (acoes especializadas ou de media complexidade) e TERCIARIA (de alta complexidade).

Assiste ncia farmaceutica abrange todas as etapas do abastecimento de medicamentos, do atendimento ambulatorio/hospitalar ao fornecimento dos remedios para tratamento prescrito por medico responsavel. A compra dos medicamentos basicos e descentralizada para as secretarias estaduais e municipais de saude.
No campo das intervencoes ambientais estao incluidos o monitoramento das relacoes interpessoais e das condicoes sanitarias nos ambientes de vida e trabalho, o controle dos valores e hospedeiros e a operacao de sistemas de saneamento ambiental.

A vigilancia sanitaria busca garantir a qualidade de servicos, meio ambiente de trabalho e de produtos(alimentos, medicamentos, cosmeticos, agrotoxicos e outros), mediante a identificacao, controle ou a eliminacao de fatores de risco a saude neles eventualmente presentes. Sao exemplos de servicos sujeitos a vigilancia sanitaria: unidades de saude, restaurantes, academias de ginastica, institutos de beleza, piscinas publicas etc...... Atraves da vigilancia epidemiologica sao obtidas as informacoes para conhecer e acompanhar, a todo momento, o estado de saude da comunidade e para desencadear, oportunamente, as medidas dirigidas a prevencao e ao controle das doencas e agravos a saude.

As diretrizes do SUS estao previstas no art. 198 da CR/88 e sao: DESCENTRALIZACAO, ATENDIMENTO INTEGRAL E PARTICIPACAO NA COMUNIDADE. Ja os principios totalizam treze, conforme mencionados a seguir. Porem vale ressaltar que os mais aludidos na literatura e principalmente os mais cobrados em concursos sao: UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E IGUALDADE.

O modelo atual de organizacao da atencao encontrase estruturado em tres niveis hierarquicos complementares de atencao a saude, sao eles: atencao basica, de media e alta complexidade.
Entendemos que estes consorcios sao acordos firmados entre Municipios, possibilitando aos prefeitos municipais assegurar acoes e servicos mediante a utilizacao dos recursos materiais e humanos disponiveis.

Art. 12. Serao criadas comissoes intersetoriais de ambito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saude, integradas pelos Ministerios e orgaos competentes e por entidades representativas da sociedade civil. Paragrafo unico. As comissoes intersetoriais terao a finalidade de articular politicas e programas de interesse para a saude, cuja execucao envolva areas nao compreendidas no ambito do Sistema Unico de Saude (SUS). ATENCAO!!!!!! A intencao das comissoes e promover a integracao dos diversos orgaos, conselhos, foruns e entidades que atuam em atividades nao incluidas na competencia do SUS. Art. 13. A articulacao das politicas e programas, a cargo das comissoes intersetoriais, abrangera, em especial, as seguintes atividades: I alimentacao e nutricao; II saneamento e meio ambiente; III - vigilancia sanitaria e farmacoepidemiologia; IV - recursos humanos; V ciencia e tecnologia; e VI - saude do trabalhador.

MACETAO!!!!!!!! Para facilitar na memorizacao das atividades abrangidas pelas Comissoes Intersetoriais pensa na frase: Com CIENCIA E TECNOLOGIA, VIGIE A ALIMENTACAO, NUTRICAO E A SAUDE DO TRABALHADOR para os RECURSOS HUMANOS se preocuparem apenas com o SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE, NAO ESQUECENDO A VIG.SANITARIA E A FARMACOEPIDEMIOLOGIA. Art. 14. Deverao ser criadas Comissoes Permanentes de integracao entre os servicos de saude e as instituicoes de ensino profissional e superior.

ATENCAO!!!!! exemplos dessa integracao sao os hospitais de ensino e pesquisa credenciados pelos Ministerios da Saude e da Educacao para o atendimento a saude.

Normalmente, quando a competencia e da esfera federal, aparecerao palavras como: formular, elaborar, coordenar, definir normas, estabelecer normas, estabelecer criterios, controlar e fiscalizar, normatizar, ja que estas funcoes de ordenamento e de coordenacao cabem a esfera nacional. Na esfera estadual fique atento as seguintes palavras: acompanhar em carater complementar ou suplementar, participar de, estabelecer normas e carater suplementar, estabelecer padroes em carater suplementar, colaborar com. Na esfera municipal sao recorrentes as palavras gerir e executar, uma vez que a execucao das acoes dos servicos de saude cabem aos Municipios.

CAPITULO V Do Subsistema de Atencao a Saude Indigena (Incluido pela Lei no 9.836, de 1999) Art. 19-A. As acoes e servicos de saude voltados para o atendimento das populacoes indigenas, em todo o territorio nacional, coletiva ou individualmente, obedecerao ao disposto nesta Lei. (Incluido pela Lei no 9.836, de 1999) Art. 19-B. E instituido um Subsistema de Atencao a Saude Indigena, componente do Sistema Unico de Saude SUS, criado e definido por esta Lei, e pela Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, com o qual funcionara em perfeita integracao. (Incluido pela Lei no 9.836, de 1999) Art. 19-C. Cabera a Uniao, com seus recursos proprios, financiar o Subsistema de Atencao a Saude Indigena. (Incluido pela Lei no 9.836, de 1999) Art. 19-D. O SUS promovera a articulacao do Subsistema instituido por esta Lei com os orgaos responsaveis pela Politica Indigena do Pais. (Incluido pela Lei no 9.836, de 1999) ATENCAO!!!!!!! A Fundacao Nacional de Saude, orgao executivo do Ministerio da Saude, e gestora do subsistema de saude indigena, na estrutura do SUS. Sendo assim, e responsavel por implementar em todo o Pais diretrizes para o modelo de atencao a saude dos povos indigenas. Art. 19-E. Os Estados, Municipios, outras instituicoes governamentais e nao-governamentais poderao atuar complementarmente no custeio e execucao das acoes. (Incluido pela Lei no 9.836, de 1999) Art. 19-F. Dever-se-a obrigatoriamente levar em consideracao a realidade local e as especificidades da cultura dos povos indigenas e o modelo a ser adotado para a atencao a saude indigena, que se deve pautar por uma abordagem diferenciada e global, contemplando os aspectos de assistencia a saude, saneamento basico, nutricao, habitacao, meio ambiente, demarcacao de terras, educacao sanitaria e integracao institucional. (Incluido pela Lei no 9.836, de 1999) Art. 19-G. O Subsistema de Atencao a Saude Indigena devera ser, como o SUS, descentralizado, hierarquizado e regionalizado.(Incluido pela Lei no 9.836, de 1999) 1o O Subsistema de que trata o caput deste artigo tera como base os Distritos Sanitarios Especiais Indigenas. (Incluido pela Lei no 9.836, de 1999) ATENCAO!!!!!!!!! O Subsistema de atencao a saude indigena esta organizado na forma de 34 distritos sanitarios especiais indigenas(DSEI).

2o O SUS servira de retaguarda e referencia ao Subsistema de Atencao a Saude Indigena, devendo, para isso, ocorrer adaptacoes na estrutura e organizacao do SUS nas regioes onde residem as populacoes indigenas, para propiciar essa integracao e o atendimento necessario em todos os niveis, sem discriminacoes. (Incluido pela Lei no 9.836, de 1999) 3o As populacoes indigenas devem ter acesso garantido ao SUS, em ambito local, regional e de centros especializados, de acordo com suas necessidades, compreendendo a atencao primaria, secundaria e terciaria a saude. (Incluido pela Lei no 9.836, de 1999) Art. 19-H. As populacoes indigenas terao direito a participar dos organismos colegiados de formulacao, acompanhamento e avaliacao das politicas de saude, tais como o Conselho Nacional de Saude e os Conselhos Estaduais e Municipais de Saude, quando for o caso. (Incluido pela Lei no 9.836, de 1999)

CAPITULO VI DO SUBSISTEMA DE ATENDIMENTO E INTERNACAO DOMICILIAR (Incluido pela Lei no 10.424, de 2002) Art. 19-I. Sao estabelecidos, no ambito do Sistema Unico de Saude, o atendimento domiciliar e a internacao domiciliar. (Incluido pela Lei no 10.424, de 2002) 1o Na modalidade de assistencia de atendimento e internacao domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos medicos, de enfermagem, fisioterapeuticos, psicologicos e de assistencia social, entre outros necessarios ao cuidado integral dos pacientes em seu domicilio. (Incluido pela Lei no 10.424, de 2002) 2o O atendimento e a internacao domiciliares serao realizados por equipes multidisciplinares que atuarao nos niveis da medicina preventiva, terapeutica e reabilitadora. (Incluido pela Lei no 10.424, de 2002) 3o O atendimento e a internacao domiciliares so poderao ser realizados por indicacao medica, com expressa concordancia do paciente e de sua familia. (Incluido pela Lei no 10.424, de 2002)

CAPITULO VII DO SUBSISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DURANTE O TRABALHO DE PARTO, PARTO E POS-PARTO IMEDIATO (Incluido pela Lei no 11.108, de 2005) Art. 19-J. Os servicos de saude do Sistema Unico de Saude - SUS, da rede propria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presenca, junto a parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o periodo de trabalho de parto, parto e pos-parto imediato. (Incluido pela Lei no 11.108, de 2005) 1oO acompanhante de que trata ocaput deste artigo sera indicado pela parturiente. (Incluido pela Lei no 11.108, de 2005) 2o As acoes destinadas a viabilizar o pleno exercicio dos direitos de que trata este artigo constarao do regulamento da lei, a ser elaborado pelo orgao competente do Poder Executivo. (Incluido pela Lei no 11.108, de 2005)

CAPITULO VIII (Incluido pela Lei no 12.401, de 2011) DA ASSISTENCIA TERAPEUTICA E DA INCORPORACAO DE TECNOLOGIA EM SAUDE Art. 19-M. A assistencia terapeutica integral a que se refere a alinea d do inciso I do art. 6o consiste em: (Incluido pela Lei no 12.401, de 2011) I - dispensacao de medicamentos e produtos de interesse para a saude, cuja prescricao esteja em conformidade com as diretrizes terapeuticas definidas em protocolo clinico para a doenca ou o agravo a saude a ser tratado ou, na falta do protocolo, em conformidade com o disposto no art. 19- P; (Incluido pela Lei no 12.401, de 2011) II - oferta de procedimentos terapeuticos, em regime domiciliar, ambulatorial e hospitalar, constantes de tabelas elaboradas pelo gestor federal do Sistema Unico de Saude - SUS, realizados no territorio nacional por servico proprio, conveniado ou contratado. Art. 19-N. Para os efeitos do disposto no art. 19-M, sao adotadas as seguintes definicoes: I - produtos de interesse para a saude: orteses, proteses, bolsas coletoras e equipamentos medicos;

TITULO III DOS SERVICOS PRIVADOS DE ASSISTENCIA A SAUDE Este titulo trata de servicos privados de assistencia a saude que podem concorrer com o SUS, mediante os segmentos da atencao particular tradicional, com contratacao pelo interessado do medico ou hospital, e da saude suplementar, prestada por intermedio de empresas de assistencia e seguros de saude, tambem em uma relacao de direito privado.

Com base no que dispe a Lei Orgnica da Sade, analise as afirmativas abaixo: Os municpios podero constituir consrcios para desenvolver em conjunto as aes e os servios de sade que lhes correspondam. A integrao em nvel executivo das aes de sade, meio ambiente e saneamento bsico, faz parte dos princpios do SUS. No nvel municipal, o Sistema nico de Sade (SUS), poder organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, tcnicas e prticas voltadas para a cobertura total das aes de sade. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

(A) definir diretrizes, de mbito nacional, regional e intermunicipal, a respeito da organizao das redes de aes e servios de sade.
(B) decidir exclusivamente a respeito dos aspectos operacionais e financeiros da gesto compartilhada do SUS.

(C) articular polticas e programas de interesse para a sade, cuja execuo envolva diretamente reas no compreendidas no mbito do Sistema nico de Sade (SUS).
(D)apoiar os gestores estaduais na formulao de polticas regionais que visem integrao dos territrios e dos sistemas de referncia e contrarreferncia. (E) propor prioridades, mtodos e estratgias para a formao e educao continuada dos recursos humanos do Sistema nico de Sade (SUS).

(A) Operacionaliza as intenes no Plano de Sade e tem como propsito determinar o conjunto de aes voltadas promoo, proteo e recuperao da sade.
(B) o instrumento que apresenta os resultados alcanados com a execuo das metas de sade e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessrios. (C) Contm todas as medidas necessrias execuo e ao cumprimento dos prazos acordados no Termo de Compromisso de Gesto. (D) Deve ser elaborado para um perodo de dois anos e submetido apreciao e aprovao da Comisso de Intergestores Regional e da equipe de auditoria vinculada ao Ministrio da Sade. (E) o instrumento no qual esto refletidas as necessidades prprias de cada esfera, formando a base para a execuo, a avaliao e a gesto do sistema de sade.

LEI COMPLEMENTAR N 141, DE 13 DE JANEIRO DE 2012 Regulamenta o 3o do art. 198 da Constituio Federal para dispor sobre os valores mnimos a serem aplicados anualmente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios em aes e servios pblicos de sade; estabelece os critrios de rateio dos recursos de transferncias para a sade e as normas de fiscalizao, avaliao e controle das despesas com sade nas 3 (trs) esferas de governo; revoga dispositivos das Leis nos 8.080, de 19 de setembro de 1990, e 8.689, de 27 de julho de 1993; e d outras providncias. Seo III Da Prestao de Contas Art. 34. A prestao de contas prevista no art. 37 conter demonstrativo das despesas com sade integrante do Relatrio Resumido da Execuo Oramentria, a fim de subsidiar a emisso do parecer prvio de que trata o art. 56 da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000. Art. 35. As receitas correntes e as despesas com aes e servios pblicos de sade sero apuradas e publicadas nos balanos do Poder Executivo, assim como em demonstrativo prprio que acompanhar o relatrio de que trata o 3o do art. 165 da Constituio Federal. Art. 36. O gestor do SUS em cada ente da Federao elaborar Relatrio detalhado referente ao quadrimestre anterior, o qual conter, no mnimo, as seguintes informaes: I - montante e fonte dos recursos aplicados no perodo; II - auditorias realizadas ou em fase de execuo no perodo e suas recomendaes e determinaes; III - oferta e produo de servios pblicos na rede assistencial prpria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de sade da populao em seu mbito de atuao. 1o A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios devero comprovar a observncia do disposto neste artigo mediante o envio de Relatrio de Gesto ao respectivo Conselho de Sade, at o dia 30 de maro do ano seguinte ao da execuo financeira, cabendo ao Conselho emitir parecer conclusivo sobre o cumprimento ou no das normas estatudas nesta Lei Complementar, ao qual ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico, sem prejuzo do disposto nos arts. 56 e 57 da Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000. 2o Os entes da Federao devero encaminhar a programao anual do Plano de Sade ao respectivo Conselho de Sade, para aprovao antes da data de encaminhamento da lei de diretrizes oramentrias do exerccio correspondente, qual ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico. 3o Anualmente, os entes da Federao atualizaro o cadastro no Sistema de que trata o art. 39 desta Lei Complementar, com meno s exigncias deste artigo, alm de indicar a data de aprovao do Relatrio de Gesto pelo respectivo Conselho de Sade. 4o O Relatrio de que trata o caput ser elaborado de acordo com modelo padronizado aprovado pelo Conselho Nacional de Sade, devendo-se adotar modelo simplificado para Municpios com populao inferior a 50.000 (cinquenta mil habitantes). 5o O gestor do SUS apresentar, at o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, em audincia pblica na Casa Legislativa do respectivo ente da Federao, o Relatrio de que trata o caput.

I - As Comisses Intersetoriais tero a finalidade de articular polticas e programas de interesse para a sade, cuja execuo envolva reas no compreendidas no mbito do Sistema nico de Sade. II - Compete direo nacional do SUS elaborar normas para regular as relaes entre o Sistema nico de Sade e os servios privados contratados de assistncia sade. III - A utilizao da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocao de recursos e a orientao programtica um dos princpios previstos na Lei Orgnica da Sade. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa I e II estiverem correta. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas

Lei 8080 Art. 12. Sero criadas comisses intersetoriais de mbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Sade, integradas pelos Ministrios e rgos competentes e por entidades representativas da sociedade civil. Pargrafo nico. As comisses intersetoriais tero a finalidade de articular polticas e programas de interesse para a sade, cuja execuo envolva reas no compreendidas no mbito do Sistema nico de Sade (SUS).

Considerando as condies estabelecidas para essa participao complementar, analise as afirmativas a seguir. I - Os servios contratados devero submeterse s normas tcnicas e administrativas e aos princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade. II - Os proprietrios, administradores e dirigentes de entidades ou servios contratados no podero exercer cargo de chefia ou funo de confiana no Sistema nico de Sade. III - Os critrios e valores para a remunerao de servios e os parmetros de cobertura assistencial sero estabelecidos pelo Conselho Nacional de Sade e aprovados na Comisso Intergestores Tripartite. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

Lei 8080 CAPTULO IIDa Participao Complementar


Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial populao de uma determinada rea, o Sistema nico de Sade (SUS) poder recorrer aos servios ofertados pela iniciativa privada. Pargrafo nico. A participao complementar dos servios privados ser formalizada mediante contrato ou convnio, observadas, a respeito, as normas de direito pblico. Art. 25. Na hiptese do artigo anterior, as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos tero preferncia para participar do Sistema nico de Sade (SUS). Art. 26. Os critrios e valores para a remunerao de servios e os parmetros de cobertura assistencial sero estabelecidos pela direo nacional do Sistema nico de Sade (SUS), aprovados no Conselho Nacional de Sade. 1 Na fixao dos critrios, valores, formas de reajuste e de pagamento da remunerao aludida neste artigo, a direo nacional do Sistema nico de Sade (SUS) dever fundamentar seu ato em demonstrativo econmico-financeiro que garanta a efetiva qualidade de execuo dos servios contratados. 2 Os servios contratados submeter-se-o s normas tcnicas e administrativas e aos princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade (SUS), mantido o equilbrio econmico e financeiro do contrato. 3 (Vetado). 4 Aos proprietrios, administradores e dirigentes de entidades ou servios contratados vedado exercer cargo de chefia ou funo de confiana no Sistema nico de Sade (SUS).

I - Deve administrar, a cada ano, os recursos oramentrios e financeiros destinados sade. II - Deve assistir as pessoas por intermdio de aes de promoo, proteo e recuperao da sade. III - Deve formular a poltica de sade destinada a promover, no campo socioeconmico, o disposto em Lei. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

I - Deve administrar, a cada ano, os recursos oramentrios e financeiros destinados sade. Quem administra o SUS?

(A) O SUS, na sua concepo original, seria constitudo por uma rede exclusivamente pblica. (B) O SUS introduziu, como modificao importante, a centralizao de servios, o que facilitou o planejamento de polticas nacionais mais abrangentes e efetivas. (C) A integralidade um dos princpios do SUS e tem a ver com o direito de qualquer cidado brasileiro se atendido pelo SUS. (D) A participao social no SUS se restringe s sugestes que so encaminhadas ao Conselho Municipal. (E) Os servios oferecidos devem diversificar os mtodos e as tcnicas teraputicas nos vrios nveis de complexidade assistencial.

I - Com avanos e recuos, observa-se que a sade vem se definindo como poltica pblica na nossa dinmica histrica conforme o embate entre as foras sociais mais representativas em cada momento. II - A sade como garantia constitucional e reiterada nas Leis 8.080 e 8.142 se baseia na descentralizao poltico- administrativa como forma de envolvimento da sociedade civil nas decises da esfera pblica. III - A Lei que regulamenta o SUS retira do Ministrio da Sade o poder de decises mais importantes na poltica nacional, subjugando-o aos conselhos paritrios estaduais e municipais de sade. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

(A) A Conferncia de Sade reunir-se- a cada quatro anos com a representao dos vrios segmentos sociais, para avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade. (B) O Conselho Nacional de Secretrios de Sade (Conass) e o Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade (Conasems) tero representao no Conselho Nacional de Sade. (C) O Conselho de Sade um rgo colegiado que deve ser composto por representantes do governo, prestadores de servio, profissionais de sade e usurios. (D) As Conferncias de Sade e os Conselhos de Sade tero sua organizao e normas de funcionamento definidas em regimento nico, aprovados na Comisso Intergestores Bipartite. (E) A representao dos usurios nos Conselhos de Sade e Conferncias ser paritria em relao ao conjunto dos demais segmentos.

1o - A Conferencia de Saude reunir-se-a cada 4 anos com a representacao dos varios segmentos sociais, para avaliar a situacao de saude e propor as diretrizes para a formulacao da politica de saude nos niveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por este ou pelo Conselho de Saude. 2o - O Conselho de Saude, em carater permanente e deliberativo, orgao colegiado composto por representantes do governo, prestadores de servico, profissionais de saude e usuarios, atua na formulacao de estrategias e no controle da execucao da politica de saude na instancia correspondente, inclusive nos aspectos economicos e financeiros, cujas decisoes serao homologadas pelo chefe do poder legalmente constituido em cada esfera do governo. 3o- O Conselho Nacional de Secretarios de Saude - CONASS e o Conselho Nacional de Secretarios Municipais de Saude CONASEMS terao representacao no Conselho Nacional de Saude. 4o - A representacao dos usuarios nos Conselhos de Saude e Conferencias de Saude sera paritaria em relacao ao conjunto dos demais segmentos . 5o - As Conferencias de Saude e os Conselhos de Saude terrao sua organizacao e normas de funcionamento definidas em regimento proprio aprovados pelo respectivo Conselho.

(A) Comisses Intergestores.(B) Programaes Pactuada Integrada.(C) Conselhos de Sade. (D) Comisses de Auditoria. (E) Contratos de Gesto.

(A) Os Conselhos Estaduais de Sade devem ser compostos por 25% de usurios, 50% de trabalhadores de sade e 25% de prestadores de servios de sade (pblico e privado). (B) As Conferncias de Sade reunirseo a cada dois anos para avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes.
(C) A representao dos prestadores de servio nos Conselhos de Sade e Conferncias deve ser paritria em relao ao conjunto dos demais segmentos. (D) Uma das atribuies do Conselho Nacional de Sade deliberar sobre os critrios para definio de padres e parmetros de controle assistencial. (E) Somente o Conselho Nacional de Secretrios de Sade Conass) ter representao no Conselho Nacional de Sade.

a) Universalidade, Participao da Comunidade e Descentralizao. b) Universalidade, Integralidade e Equidade. c) Integralidade, Universalidade e Participao da Comunidade. d) Descentralizao, Igualdade e Equidade. e) Equidade, Integralidade e Igualdade.

a) Descentralizacao e controle social. b) Hierarquizacao e regionalizacao. c) Centralizacao na assistencia medica. d) Participacao complementar do setor privado. e) Universalidade e equidade.

I. universalidade: a garantia de atencao a saude por parte do sistema, a todo e qualquer cidadao. II. integralidade: cada pessoa e um todo indivisivel e integrante de uma comunidade. III. equidade: assegurar acoes e servicos de todos os niveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadao onde morar, sem privilegios e sem barreiras. IV. descentralizacao: a garantia constitucional de que a populacao usufruira das unidades e das entidades representativas das politicas de saude em todos os niveis, desde o federal ate o local. E correto o que esta contido em a) I e IV, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) I, II, III e IV. d) I, II e III, apenas. e) II, III e IV, apenas.

I. Descentralizacao com direcao unica em cada esfera de governo. II. Participacao da comunidade. III. Atendimento integral, com prioridade para as atividades repressivas, sem prejuizo dos servicos assistenciais. E correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I e III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, apenas.

a) Regionalizacao. b) c) Integralidade. d) Universalidade. e) Hierarquizacao.

Equidade.

Desta forma, inclui(em)-se no disposto acima I. instituicoes que produzem equipamentos de saude. II. institutos de pesquisa e producao de medicamentos. III. unidades basicas de saude municipais. E correto o que esta contido em a) III, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

a) Ministerio da b) Secretaria Estadual de c) Secretaria Municipal de Saude; d) Hospital Municipal de Saude.

Saude; Saude;

a) contrato privado; b) termo de cooperacao; c) consorcios; d) convenios; e) acordos.

a) criar comissoes permanentes de integracao entre os servicos de saude e as instituicoes de ensino medio; b) articular politicas e programas de interesse para a saude, cuja execucao envolva areas compreendidas no ambito do SUS; c) integrar e articular recursos, tecnicas e praticas voltadas para a cobertura total das acoes de saude; d) propor prioridade, metodos e estrategias para a formacao de recursos sociais do SUS; e) desenvolver em conjunto acoes e servicos socioassistenciais.

a) estabelecer normas e executar a vigilancia sanitaria de portos; b) executar servicos de saude do trabalhador; c) formar consorcios administrativos intermunicipais; d) definir e coordenar o sistema de vigilancia epidemiologica; e) elaborar e atualizar periodicamente o plano de saude.

a) Sistema de Informacoes de Mortalidade; b) SUS; c) Sistema de Informacoes Hospitalares; d) Sistema Nacional do Sangue, Componentes e Derivados.

a) formular, avaliar e apoiar politicas de alimentacao e nutricao; b) coordenar e, em carater complementar, executar acoes e servicos de vigilancia sanitaria; c) participar da execucao, controle e avaliacao das acoes referentes as condicoes e aos ambientes de trabalho; d) gerir laboratorios publicos de saude e hemocentros; e) participar da formulacao da politica e da execucao de acoes de saneamento basico.

a) as unidades basicas de saude formam a rede de atencao de alta complexidade do SUS;


b) a atencao basica em saude constitui o primeiro nivel de atencao a saude adotada pelo SUS; c) a atencao basica em saude visa prioritariamente a reabilitacao dos pacientes com sequelas; d) as unidades basicas de saude englobam o segundo nivel de atencao a saude do SUS.

( ) identificacao e divulgacao de fatores condicionantes e determinantes da saude;


( ) formulacao de politica de saude destinada a promover, nos campos economico e social, politicas publicas que visem a educacao de riscos de doencas e outros agravos; ( ) assistencia as pessoas por intermedio de acoes de promocao, protecao e recuperacao da saude, com a realizacao integrada das acoes assistenciais e das atividades preventivas. a) v, v,f; d) f,f,v; b) v,v,v; e) f,v,f; c) v,f,v;

a) priorizar as acoes preventivas;


b) democratizar as acoes relevantes para que a populacao conheca seus direitos e os riscos a sua saude;

c) controlar a ocorrencia de doenca, propagacao(vigilancia epidemiologica);

seu

aumento

d) priorizar a alocacao de recursos para a aquisicao de novos remedios produzidos pelos laboratorios farmaceuticos; e) controlar a qualidade de remedio, exames, alimentos, higiene e adequacao de instalacoes que atendem ao publico, onde atua a vigilancia sanitaria.

Das könnte Ihnen auch gefallen