Sie sind auf Seite 1von 20

Fundamentos das Cincias Sociais

As Instituies Sociais
Equipe: Ana Carina Ribeiro Elida Sousa Felipe Pinheiro Ramile Fernandes Rmulo Rodrigues Stnio Jnior
Fortaleza Setembro 2012

Introduo
Conceito de Instituio Social - Felipe Famlia - Felipe Escola - Ana Carina Igreja (Religio) - Ramile Estado - Elida Instituies Econmicas - Rmulo Policia - Jnior

Instituio Social um mecanismo de proteo da sociedade, o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importncia estratgica manter a organizao do grupo e satisfazer as necessidades dos indivduos. (Durkheim) Praticas reconhecidas e estabelecidas que governam as relaes entre os indivduos ou os grupos. (Morri Ginsberg)

Instituio Social

Conjunto organizado de crenas e praticas que os indivduos adaptam com a finalidade de alcanar um determinado objetivo socialmente importante. (M da Luz Oliveira)
Conjunto de atos ou de idias institudo que os indivduos encontram diante de si e que a eles se impe. (Marcel Mauss)

A Famlia
A famlia a primeira e mais importante instituio social qual o indivduo faz parte, e de suma influncia na sua formao. No seio da famlia o indivduo orientado, recebendo a educao, os valores e principalmente a tica, princpios indispensveis para que o mesmo seja capaz de se desenvolver com solidez de carter e honestidade na sociedade e em outras instituies, como a escola, que depois da famlia o segundo meio social mais determinante na formao cvica das pessoas.

Conscientes da grande importncia da famlia na vida de um indivduo, podemos afirmar que se o meio familiar no for um mbito saudvel e acolhedor, favorece a formao de pessoas insociais, incapazes de se relacionarem com o meio externo, promover transformao, e pior, essa pessoa sem uma base de carter bem consolidada corre risco de seguir pelos caminhos mais tortuosos da vida, como a violncia, a criminalidade e a corrupo, j que pobre de princpios, valores e principalmente de tica.

Para sanarmos os problemas do nosso cotidiano, principalmente a violncia, devese investir na famlia, erradicar a cultura do dio e propiciar um ambiente decente que favorea a cultura dos valores, e nenhuma instituio consegue fazer-se mais eficiente do que a famlia que o pilar forte que sustenta o carter de todos ns.

Da, enxergamos o que h de to fundamental na conjuntura familiar, que deve oferecer condies para que os indivduos se desenvolvam com dignidade e solidez de carter, na criao de uma sociedade mais justa e igual. Alm disso, a famlia de grande importncia reprodutiva e econmica.

A Escola
A escola uma instituio social com objetivo principal o desenvolvimento das potencialidades fsicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos contedos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que, alis, deve acontecer de maneira contextualizada desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidados participativos na sociedade em que vivem.

A escola deve oferecer situaes que favoream o aprendizado, onde haja sede em aprender e tambm razo, entendimento da importncia desse aprendizado no futuro do aluno. Se ele compreender que, muito mais importante do que possuir bens materiais, ter uma fonte de segurana que garanta seu espao no mercado competitivo, ele buscar conhecer e aprender sempre mais.

A escola deve garantir o acesso aos saberes elaborado socialmente, para o desenvolvimento, a socializao e o exerccio da cidadania.
Relao:
PROFESSOR X ALUNO

Deve ser de interao nas suas diferentes posies e competncias.

PAIS X ESCOLA

Devem estar presente a reciprocidade e a cooperao.

A Igreja (Religio)
Diz respeito s relaes que os humanos estabelecem com o domnio meta-emprica (o intangvel, o sobrenatural) da realidade, ou seja, com o que est para alm da possibilidade de observao. A religio uma instituio social que estabelece concepes, princpios ticos, normas de modo geral, formas de interpretar a realidade.

As crenas e os valores religiosos, so fatores muito poderosos de formao de atitudes. A religio, por esse motivo, um dos mais fortes componentes do carter, do modo de ser de qualquer povo.

Todas as sociedades conheceram ou conhecem alguma forma de religio. Na verdade, as crenas religiosas so um fato social universal, porque ocorrem em toda parte, desde os tempos mais remotos. A crena em algum tipo de divindade e o sentimento religioso so fenmenos comuns a todas as pocas e lugares do planeta. A forma de expressa o sentimento religioso varia muito, de pessoa para pessoa, de grupo para grupo , de poca para poca. Cada sociedade tem aspectos diferentes em suas manifestaes religiosas.

A religio envolve a crena em poderes sobrenaturais ou misteriosos. A Igreja catlica, evanglica, islmica, ortodoxa, hebraica, umbandista, etc. Continua sendo uma das principais instituies a influenciar o comportamento humano em todas as sociedades do mundo contemporneo.

O Estado

O Estado uma forte instituio social, qual exige de ns deveres a ser cumpridos em troca de direitos que nos so outorgados, e tambm monopoliza a chamada fora legtima, sendo de imenso poder de coero [sobre todo e qualquer] indivduo que tenha burlado algo legtimo, em seu territrio O estado moderno do ponto de vista sociolgico, uma empresa, do mesmo modo que uma fbrica: precisamente esta sua qualidade historicamente especfica. (Weber,2004, P.530)

Promover condies de existncia para outras instituies, tais como as econmicas, familiares, sociais etc.. Atravs da promoo de proteo, regulao e organizao da vida poltica. Garantir a Soberania, manter a Ordem e promover o bem - estar social ( Wellfare States)

As atividades econmicas so institucionalizadas medida que so explicadas por crenas, legitimadas por valores e reguladas por normas. Assim, em todas as sociedades, para a produo, a circulao, a distribuio e a troca de bens, existem crenas, valores, normas e papeis determinados. (Ex: Capitalismo; Feudalismo e Esclavagismo)

Alguns autores tratam a instituio econmica, como a instituio do mercado, onde a economia regra ligada ao processo de produo, distribuio e consumo das riquezas, utilizando os recursos de uma sociedade. Assim, todas as sociedades criam seus valores e normas econmicas para assim, regulamentar as relaes de produo e consumo presentes na vida de todos os indivduos.

Das könnte Ihnen auch gefallen