Sie sind auf Seite 1von 17

FILOSOFIA E CONHECIMENTO

Apresentao: Prof. Flvio Alexandre Hobold

FORMAS DE CONHECIMENTO
Popular Religioso

Filosfico
Cientfico

Conhecimento popular
Transmitido de gerao para gerao Por meio da educao informal Baseado em experincia pessoal e na imitao emprico verdadeiro, comprovvel, observvel Acrtico um conhecimento adquirido sem uma base crtica, precisa e coerente

Conhecimento religioso
Teologia a reflexo sobre os dogmas de f. Esses dogmas so revelaes divinas que no podem ser descobertos pela cincia, pela filosofia, e tampouco pelo conhecimento popular.

Tem valor apenas para aquele que


tem f

Conhecimento religioso

Est baseado na f. Os conhecimentos so estabelecidos baseados na crena e na f do grupo que adota como vlido aquela forma de conhecimento.

Conhecimento filosfico
A Filosofia no se interessa por um aspecto particular da realidade, mas por tudo. O filsofo, no se limita aos dados experimentais da matemtica, da biologia, da fsica ou da qumica, mas se pergunta:

Quem , por qu , de onde vem e para onde vai o homem?

Tem por objeto as idias, relaes conceituais, exigncias lgicas No passvel de experimentao Pergunta: o filsofo tem entre suas atividades a reflexo racional: usa a razo para explicar os fenmenos No exige confirmao experimental, s a coerncia lgica Indaga: assume posies que inspiram a mente em determinados perodos o produzido pelo ato de refletir, de duvidar.

Abordagens do conhecimento filosfico:

Quando se trata:

de normas - campo da tica de argumentos - campo da lgica princpios primeiros do mundo - metafsica questes do belo - campo da esttica

Conhecimento cientfico

real sistemtico verificvel falvel aproximadamente exato

Conhecimento cientfico

o produzido pela investigao cientfica, por meio de sua metodologia. No apenas encontra solues, mas fornece explicaes sistemticas que podem ser testadas e criticadas atravs de provas simples experimental: a cincia s afirma o que a experimentao autoriza, baseado em fatos reais Consiste na descoberta das relaes positivas de causa e efeito Avana - est em constante reconstruo e avana a medida que novas descobertas so incorporadas

O Conhecimento cientfico Visa:

Explicar porque e como os fenmenos ocorrem

O conhecimento cientfico , portanto,

um produto resultante investigao cientfica! surge da necessidade de encontrar solues para problemas de ordem prtica da vida diria, e do desejo de fornecer explicaes sistemticas que possam ser testadas e criticadas atravs de provas empricas e da discusso intersubjetiva.

Quais so os princpios da Cincia?

O conhecimento cientfico nunca absoluto ou final, pode ser sempre modificado ou substitudo A exatido sobre um conhecimento nunca obtida integralmente, mas sim, atravs de modelos sucessivamente mais prximos Um conhecimento vlido at que novas observaes e experimentaes o substituam.

Razes para produzir conhecimento:

De ordem intelectual

De ordem prtica

O que cincia?
todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemtico conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido verificao. (TRUJILLO FERRARI, 1974, p. 8)

Cincia

Cincia tudo aquilo que prima pelo conhecimento das causas, sendo:

um modo de conhecer as coisas um tipo de abordagem um caminho intelectual uma maneira de trabalhar e, at mesmo, uma forma de raciocnio.

Diviso da cincia

Formais: tratam dos entes ideais, de smbolos.


Lgica Matemtica

Factuais: tratam de fatos, de objetos empricos.


Naturais (fsica, qumica, biologia...) Sociais (direito, sociologia, administrao...)

Das könnte Ihnen auch gefallen