Sie sind auf Seite 1von 28

CIRLENE FRANCISCA PINTO DAIANE CAROLINE FREITAS GIRLEIDE CRUZ DOS SANTOS HELENO SILVA ROCHA ROBRIO FIGUEIRDO

A utilizao da ergonomia como ferramenta para auxiliar na melhoria de servios na construo civil muito importante pois pode proporcionar uma maior qualidade de vida ao trabalhador trazendo assim grandes benefcios para as empresas.

Este trabalho tem por finalidade analisar Ergonomicamente atividades executadas por trabalhadores de uma determinada empresa, indicar erros e propor melhorias.

Segundo a NR 17 a Ergonomia visa adaptar as condies psicofisiolgicas do posto de tarabalho ao trabalhador. A ergonomia surge para definir o espao adequado para a execuo das funes do trabalhador com segurana e qualidade

A analise ergonmica do trabalho busca aplicar os conhecimentos de ergonomia para analisar, diagnosticar e corrigir determinada situao de trabalho.

A organizao do canteiro um dos pontos bsicos para se iniciar uma analise ergonmica de uma obra de construo civil. O canteiro de obra deve apresentar-se organizado, limpo e desimpedido, principalmente nas vias de circulao, passagens e escadaria.

Na construo civil encontramos um ambiente hostil e o trabalho se desenvolve sob influncia de vibraes, rudos e poeira. Os efeitos desses agentes so fatores determinantes da velhice e doena profissional dos operrios.

O setor da construo civil o que apresenta os ndices mais elevados de acidentes de trabalho, tendo estes as mais diversas causas, como: Falta de informao e motivao; alta rotatividade de mo-de-obra; Ms condies de trabalho nos canteiros; Terceirizao indevidamente realizada; Treinamento precrio; Ausncia e uso incorreto de equipamentos de proteo;

A indstria da construo civil pela sua capacidade de gerar empregos diretos e indiretos de grande importncia econmica para o pas, no entanto, ela apresenta srios problemas em relao s condies de trabalho dos operrios, baixa qualificao e altos ndices de acidentes.

O estudo foi realizado em uma empresa terceirizada que presta servio de construo civil no interior do Estado da Bahia. As obras executadas por essa Empresa esto relacionadas a escavao de poos, assentamento de tubulao subterrnea, Construo de Fuste, entre outras atividade que viabilizam abastecimento de gua.

Inicialmente foram analisados aspectos gerais referentes s condies de trabalho num canteiro especfico, sendo observados vrios fatores como: o meio ambiente fsico, as instalaes dos operrios, a organizao do canteiro e aspectos relacionados a segurana do trabalho. Num segundo momento, foi analisado o posto de trabalho do pedreiro de alvenaria. As tcnicas de anlise empregadas foram observaes sistemticas, registro das diversas situaes em fotografias e entrevistas informais com as pessoas envolvidas.

ANLISE DO POSTO DE TRABALHO

O posto tradicional de pedreiro exige postura inadequada, esforo fsico intenso e levantamento/ transporte manual de pesos. Historicamente, pode-se afirmar que a aprendizagem profissional se d na prtica. O trabalhador comea como servente e com o acmulo de experincia, com certo tempo, ele passa ao cargo de pedreiro. O treinamento de pessoal no incentivado, configurando-se um cenrio de desqualificao geral e implicando em elevado ndice de rotatividade.

Posto de Trabalho mvel


O tratamento desse ambiente de trabalho, ou seja, a adoo de medidas que minimizem o desconforto do operrio quando em atividade, muito difcil, pois ele provisrio, e os materiais utilizados produzem muita poeira e sujeira.

Descrio da Tarefa
O operrio recebe a informao do encarregado sobre a rea que vai trabalhar e qual a quantidade de trabalho que ele deve executar. A forma de execuo do servio j conhecida do operrio.

Ambiente de Trabalho
O Ambiente no atendem s necessidades ambientais com relao ao mnimo de conforto, quer seja trmico, acstico ou de iluminao, para a execuo da tarefa.

Descrio das Aes


Dadas a caracterstica de imobilidade da construo civil, o posto de trabalho que mvel, tendo que percorrer todos os locais da obra, por mais inacessveis que sejam.

Anlise da Atividade
As posturas assumidas no trabalho refletem-se nos problemas de sade e nas queixas constantes de dores lombares. Durante o processo de edificao, a mo-de-obra resume-se basicamente, no emprego de pedreiro e servente.

Ambiente agressivo ao operrio. Postos de trabalho esto sujeitos ao do sol, calor e chuva.

Construo de Dessalinizador

O contato das mos com a argamassa exige o uso de luvas, a falta pode provocar alergia ou ponto de desgaste por abraso decorrente do manuseio de tijolos e argamassas

Os ps tambm merecem ateno: a possibilidade de quedas de objetos e o risco de acidentes em entulhos acarretam danos quando o calado inadequado

Escavao de fundao para sapata do fuste.

Postura inadequada, esforo fsico intenso e levantamento e transporte manual de pesos.

Descarregamento de materiais

A movimentao de ar (ventos), quando muito forte, prejudicial, pois levanta a poeira existente no ambiente de trabalho, e causando transtornos ao trabalhador.

Assentamento de Tubulao de gua.

O nvel de presso sonora alto, ele decorrente da presena de diversas fontes de rudo provocados por servios adjacentes ao local de trabalho.

Porta argamasseira de altura regulvel, mantida sempre na altura da cintura do trabalhador, evitando o contnuo abaixar e levantar (movimentos curvados) para alcanar a argamassa a cada tijolo assentado; Utilizao de uma bancada para apoiar os tijolos e a caixa de argamassa, de modo que o pedreiro, em p e sem se curvar, possa apanhar o tijolo com a mo e a argamassa com a colher, curvando-se apenas para assentar o tijolo nas fiadas mais baixas, quando esta

Treinamento de funcionrios, para que os mesmos aprendam a executar as suas tarefas com posturas adequadas. Deve-se focalizar as atenes na preveno de acidentes e higiene do trabalho para evitar o afastamento temporrio do operrio e o efeito psicolgico do mesmo sobre os companheiros. Fiscalizao e obrigao do uso de equipamentos de segurana pessoal. Disponibilizao de intervalo de tempo de descanso para os trabalhadores.

Na canteiro estudado, a anlise ergonmica permitiu perceber a influncia dos fatores ambientais, organizao do trabalho e do canteiro, segurana do trabalho sobre a sade e bem-estar dos trabalhadores.

NUNES, FLVIO OLIVEIRA de. Segurana e Sade no Trabalho n 10 a 19, Rio de Janeiro. Ed Mtodo. MINISTERIO DO TRABALHO (2013), Normas Regulamentadora Segurana e Medicina do Trabalho. NR17 e NR-18. Brasilia: SSMT/MTb: FUNDACENTRO.

MORAES, A.M. Ergonomia: Conceito e Aplicaes. Rio de Janeiro, RJ: 2 A B, 1998

Das könnte Ihnen auch gefallen