Sie sind auf Seite 1von 30

A Planta ea Cura

Os diferentes benefcios do reino vegetal

Desde que o homem surgiu na Terra, o reino vegetal estava pronto para proteg-lo, aliment-lo, cur-lo.

No campo da cura, a planta foi seu primeiro remdio.

Neste campo, so muitas as formas que os benefcios do reino vegetal tm sido utilizados pela humanidade e importante saber diferenci-los, at para aproveit-los melhor.

Quais so as diferenas e semelhanas entre estes vrios usos? Em que situao devem ser indicados? Qual a histria de nossa relao com as plantas? Quais tm sido os diferentes caminhos da fitoterapia?

O homem e sua relao com a Natureza


A viso da Cincia contempornea A viso das tradies da humanidade A viso alternativa

A viso tradicional
Existe, na maioria dos povos, um saber tradicional que recebido e transmitido, criteriosamente, por uma linhagem de homens ou mulheres que possuem a condio necessria para essa tarefa. Esse saber regula a ordem social, a vida familiar, a confeco de utenslios, a medicina, as festividades, a relao com a Natureza, etc. Existem inmeras tradies, com mitos e smbolos particulares, mas que apresentam similaridades essenciais. Ou seja, todas as tradies funcionam como um jogo de espelhos, refletindo, em suas linguagens particulares, a verdade absoluta e transcendente.

O homem como microcosmo

Macrocosmo
Spiritus Mundi Anima Mundi Universo tangvel

Microcosmo
Esprito Alma Corpo

Relao do homem com a Natureza

Segundo a sabedoria tradicional, o homem deve seguir os passos da Natureza. O que no significa observao superficial e imitao. (Biomimtica). Significa a observao dos princpios que operam por meio dela.

Uso tradicional das plantas para a cura


Nas sociedades regidas pelos princpios tradicionais, a relao com a Natureza de integrao e respeito

As plantas so concebidas em sua totalidade, seus aspectos sutis, alm de seus aspectos materiais.

A sade considerada um estado de harmonia e as plantas, instrumentos reguladores dos desequilbrios humanos em todos os nveis.

O conhecimento do poder curativo das plantas transmitido, de gerao em gerao, por uma linhagem tradicional.

Uso tradicional das plantas para a cura


Uso mgico-religioso
Proteo Restabelecimento da ordem interior Evocam princpios superiores

Uso curativo
Cura do corpo Reequilbrio emocional/mental (no h separao estanque entre o uso mgico-religioso e o curativo)

Caminhos da Fitoterapia
Uso popular
Com o passar do tempo, as cosmovises tradicionais foram esquecidas. Parte do saber acerca das propriedades das plantas foi preservado como conhecimento popular Com a perda de sua pureza tradicional, outros elementos foram agregados. O que pode gerar confuso, desorientao e dvidas sobre a fundamentao dos tratamentos.

Caminhos da Fitoterapia

A Cincia e a Fitoterapia Cientfica

Caminhos da Fitoterapia
Com o passar do tempo, no Ocidente, aconteceu uma grande decepo com os representantes da religio, que j se distanciara em grande parte do esprito tradicional, o que levou a uma busca do entendimento dos fenmenos e das coisas fundamentada apenas nos aspectos materiais.

Assim nasce o esprito da Cincia Moderna, culminando com o mecanicismo de Descartes e o extremo racionalismo positivista.
Isto influenciou profundamente a viso de homem, da relao com a Natureza e o uso das plantas para a cura. As concepes tradicionais passaram a ser consideradas puro infantilismo.

Cincia
Latim - Scientia Toda forma de conhecimento e sabedoria Grego - Epistheme Conhecimento sistematicamente elaborado

Atualmente A palavra Cincia tem dois significados: rea do conhecimento sistematicamente elaborado. (intudo e logicamente construdo) Exemplos: Direito, Psicanlise, etc. rea do conhecimento experimentalmente verificado (rigorosamente lgico e metodolgico no sentido positivista sculo XIX) Exemplos: Fsica, Antropologia fsica, etc.

Rupturas Homem / Cosmo Micro / Macro Corpo Alma Esprito


Medicina Religio

Caminhos da Fitoterapia
Na Medicina, alm de se perder a viso da totalidade humana, o rpido desenvolvimento de drogas sintetizadas em laboratrio, no incio do sculo XX, fez com que o tratamento com plantas comeasse a ser olhado com desdm. Os mdicos e farmaclogos estavam se esquecendo de dois fatos importantes: At o incio do sculo XX, os remdios vegetais ocupavam um lugar predominante em todas as farmacopias do mundo. Grande parte das drogas mais potentes da Medicina atual derivam das plantas. H algumas dcadas, retomou-se o interesse pela Fitoterapia e aconteceu um considervel desenvolvimento da Fitoterapia Cientfica, com a pesquisa de princpios ativos e a busca de comprovao da ao teraputica de plantas indicadas popularmente.

Caminhos da Fitoterapia
Dr. William Withering (1741-1799) Inglaterra 1775 - Atendeu uma anci com hidropisia Surpreso com a melhora Infuso de ervas dedaleira (Digitalis purpurea) Passou a estud-la 1785 Publicou um livro relatando detalhadamente 163 casos tratados com a dedaleira, comprovando sua eficcia no tratamento de afeces cardacas.

Caminhos da Fitoterapia
As plantas sempre estiveram presentes no campo da cura

Conhecimento e uso tradicional


Distanciamento do saber tradicional

Uso popular Cincia

Etnofarmacologia

Fitoterapia cientfica

Caminhos da Fitoterapia
A posio da Organizao Mundial de Sade (OMS)
Estratgia da OMS sobre Medicina Tradicional 2002 2005 Propostas: Poltica: Criao de mecanismos normativos e legais que ofeream uma base slida para a definio da MT na Sade Pblica. Segurana, eficcia e qualidade: Crucial para a divulgao da MT. Acesso: Fazer com que a MT esteja disponvel e acessvel. Uso racional: Assegurar a convenincia e o custoefetividade

Outros usos das plantas para a cura


Espagiria
Do grego: sp = extrair + agir = reunir

Palavra usada por Paracelso para designar a rea da Alquimia relacionada elaborao de remdios. O processo consistia, grosso modo, em separar das plantas, por meio de vrias destilaes, seus trs elementos constituintes e, posteriormente, atravs de um elaborado processo, voltar a reun-los.
Paracelso (1493-1541) Sua Este processo visava potencializar o efeito curativo das plantas.

Outros usos das plantas para a cura


Espagiria

Nome

Substncia

Correspondncia Simblica

Substncia Enxofre Oleosa Lquido Mercrio bastante fluido Sal Cinza

Esprito
Alma

Corpo

Outros usos das plantas para a cura


Homeopatia
Do grego: hmoios = semelhante + pthos = doena A cura pelo semelhante Princpios Bsicos da Homeopatia Lei dos Semelhantes Experimentao no Homem So Doses Mnimas e Medicamento Dinamizado Christian Frederick Samuel Hahnemann (1755-1843) Alemanha

Conceito de Fora ou Energia Vital


Medicamento nico

Outros usos das plantas para a cura


Homeopatia
Para curar as doenas, segundo a Homeopatia, usaremos medicamentos dinamizados, que produzem, na pessoa sadia, sintomas semelhantes totalidade da doena daquele indivduo e que levaro a sua fora vital desequilibrada a se reequilibrar, retornando ao estado de sade, com o desaparecimento dos sintomas.

Exemplos do uso de plantas na Homeopatia


Caf efeito estimulante em pessoas sensveis Coffea cruda excelente para insnia

Cannabis sativa

medicamento homeoptico til em uretrites

uretrites de fumantes crnicos de maconha

Outros usos das plantas para a cura


Fitoterapia Antroposfica
Antroposofia Cosmoviso prpria, levando em conta os aspectos fsico, anmico e espiritual do ser humano. Medicamentos antroposficos A partir de materiais naturais: minerais, plantas e animais. Processo de potenciao especial. Seu uso se fundamenta no reconhecimento de certas propriedades que so conceituadas dentro da cosmoviso antroposfica. As plantas utilizadas nestes medicamentos so Rudolf Steiner cultivadas organicamente e, algumas vezes, o solo (1861-1925) tratado com determinadas substncias que so ustria "dinamizadas" pela planta. Exemplo: Chamomilla D2 Cupro culta.

Outros usos das plantas para a cura


Essncias Florais
Medicamentos que utilizam padres energticos sutis das plantas para trazer equilbrio e bem-estar atravs de um trabalho de harmonizao da alma.
So preparadas, geralmente, a partir de uma infuso solar de flores silvestres, em um recipiente com gua pura de fonte e conservadas em conhaque. Dr. Edward Bach (1886-1936) Inglaterra

Outros usos das plantas para a cura


Essncias Florais
"A ao desses remdios elevar nossas vibraes e abrir canais para a recepo de nosso Eu Espiritual, inundando nossas naturezas com aquela virtude que necessitamos para eliminar a falha que est causando a desarmonia. Tais remdios, como a mais bela msica, ou qualquer coisa gloriosamente exaltadora, podem elevar nossas naturezas, aproximando-nos de nossas Almas e, atravs disso, trazer paz e alvio para o nosso sofrimento. Eles curam, no pelo ataque doena, mas por inundar nossos corpos com as belas vibraes de nossa Natureza Superior, na presena da qual a doena se dissolve como a neve sob a luz do sol. "Heal Thyself" - Edward Bach

Outros usos das plantas para a cura


Aromaterapia

Tratamento pelos leos essenciais, substncias extremamente concentradas e volteis, de origem vegetal. Na planta, os leos essenciais tm vrias funes, desde a proteo contra pragas, at a polinizao, e so especialmente responsveis pelo seu aroma caracterstico. Estes leos contm vitaminas, hormnios, antibiticos naturais e vrios outros componentes, responsveis por suas propriedades teraputicas.

Outros usos das plantas para a cura


Aromaterapia
Atuam profundamente atravs do olfato, produzindo seus efeitos teraputicos de harmonizao de emoes e de equilbrio fsico. Acima de tudo, nestes leos, a energia mais pura e concentrada da planta carrega consigo os padres harmonizadores da mesma, que podem trazer equilbrio nossa alma.

Outros usos das plantas para a cura


Alimentos funcionais
So alimentos que, alm de suas propriedades nutritivas, possuem ao fisiolgica que beneficia a sade, seja na sua manuteno, na preveno de doenas ou na reverso de desequilbrios do metabolismo. A pesquisa de alimentos funcionais teve incio no Japo por volta de 1980. Na dcada de 90, o Brasil passou a investir na pesquisa e produo dos mesmos.

Outros usos das plantas para a cura


Alimentos funcionais
Grande parte dos alimentos funcionais so do reino vegetal.

Exemplos:
Soja - isoflavona (menopausa, oteoporose, preveno de cncer de mama e do tero) Tomate e goiaba - licopeno (preveno e controle de cncer de prstata, combate de radicais livres, etc.) Repolho, couve, brcolis, etc. - glicosinolatos (preveno e tratamento de cncer de mama) Alho e cebola - alicina (estimulante do sistema imunolgico, reduo do colesterol, etc.) F.O.S. - fruto oligo sacardeos - acar retirado de frutas (correo da funo intestinal pelo favorecimento das bifidobactrias)

II Semana Municipal de Fitoterapia


Campinas 13 a 16 de maio/2004

Parceria:
Palestra proferida por: Amlia Vasconcelos Maia Colaborao e Slides: Thiago Maia Verdum

Das könnte Ihnen auch gefallen