Sie sind auf Seite 1von 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- UFCG

CENTRO DE TECNOLOGIA DE RECURSOS NATURAIS- CTRN


UNIDADE ACADMICA DE MINERAO E GEOLOGIA- UAMG CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS PROFESSOR: ALEXANDRE JOS BURIL DE MACDO

COMPRESSORES
Alunos(as): Alessandra Morais Donato Igor Henry Cavalcante de Almeida Jinderson Carlos de Arajo Quadros Priscila Thalita Barros de Lima
PERFURAO E DESMONTE DE ROCHAS

INTRODUO
O compressor de ar o componente bsico de qualquer sistema pneumtico [1].

Os compressores de ar so mquinas que aspiram o ar da atmosfera, comprimindo-o, e assim, diminuindo seu volume e aumentando a presso [2].
O ar comprimido, sendo puxado e empurrado, realizando assim trabalho ou desenvolvendo potncia [1]. Quando o ar atmosfrico entra no compressor, ele comprimido pela mquina a uma presso maior e descarregado ento em um sistema de tubos [1]. O ar comprimido pode ser usado para impulsionar motores a ar, martelos pneumticos, ferramentas, e outros dispositivos a ar. O ar comprimido (e, consequentemente, o compressor) utilizado em todos os equipamentos de perfurao, desde as perfuratrizes manuais leves at as grandes mquinas, para a produo de energia na perfurao [2]. At o acionamento dos tratores, cujos quais so montadas as perfuratrizes, feito atravs dele.

COMPRESSORES

OBJETIVOS
O presente trabalho visa apresentar e explicitar a importncia dos compressores de ar para o trabalho de escavao em rocha, notadamente aos equipamentos de perfurao. Para tal, sero mostradas: Definies;

Tipos de Compressores;
Acionamento; Elementos auxiliares; Clculos de perda de carga.

COMPRESSORES

1. DEFINIES
Compressores so mquinas ou equipamentos responsveis por admitir ou sugar o ar da atmosfera, comprimi-lo e envi-lo para um reservatrio de armazenamento [1]. So mquinas destinadas a elevar a presso de certo volume de ar, admitido nas condies atmosfricas, at uma determinada presso, exigidas na execuo dos trabalhos realizados pelo ar comprimido [3]. Dependendo da distncia entre os equipamentos de perfurao e o compressor e da quantidade de ar comprimido necessria, o ar comprimido enviado aos equipamentos de perfurao atravs de tubos metlicos ou mangueiras flexveis [2].

COMPRESSORES

2. TIPOS DE COMPRESSORES
Os compressores de ar podem ser [2]:

Portteis:
Utilizados em canteiros de durao relativamente curta, da ordem de seis meses [2]. So montados sobre chassi com molas e rodas pneumticas e dotados de uma barra de trao para seu deslocamento [2].

Estacionrios:
Utilizados em obras de longa durao. o caso de pedreiras onde a frente de trabalho possui localizao bem definida [2]. Instalam-se os compressores de ar geralmente sobre bases de concreto, em galpo que se constitui numa verdadeira central de produo de ar comprimido [2]. Na escavao de rocha os compressores estacionrios so acionados por motores eltrico ou diesel, na maior parte de casos porm, por motor eltrico.

COMPRESSORES

2. TIPOS DE COMPRESSORES
Existem dois grupos de compressores: Dinmicos: O aumento da presso obtido atravs da acelerao do ar com um elemento rotativo e a ao subsequente de um difusor. Este grupo inclui os compressores centrfugos e axiais, que so mais adequados para grandes vazes e baixas presses [1].

Deslocamento positivo (volumtricos):


A elevao de presso obtida por aspirao de volumes sucessivos de ar para dentro de um cilindro e da imediata exausto desse ar atravs de um pisto ou sistema rotativo que o impele para fora [2]. Estes cedem energia ao gs sob a forma de presso pela atuao de um rgo mvel [1]. Os compressores de ar, estacionrios ou portteis, so basicamente os de deslocamento positivo; j os compressores dinmicos no so usados para essa finalidade [2] e, portanto, no sero abordados neste trabalho.
6

COMPRESSORES

2. TIPOS DE COMPRESSORES
Os compressores volumtricos podem ser subdividos em [1]: Alternativos, representados pelos compressores de pisto, quando eles tm um carter estacionrio; Rotativos, representados pelos compressores de parafuso e palhetas, que podem ser montados na unidade de perfurao ou rebocados por ela.

Compressores de pisto:
So os mais antigos e mais conhecidos, e que tm sido empregados em minas subterrneas para o abastecimento de ar comprimido atravs de redes de distribuio instaladas dentro delas. Sua implementao caiu acentuadamente como resultado do uso macio de fontes mais eficientes de energia, como eletricidade e hidrulica.
Constitui o tipo de compressor mais antigo e tambm e de manuteno mais simples. So fabricados em diversos tamanhos, variando desde os compressores de ar de baixa capacidade (da ordem de 2 m3/min, p= 6 kg/cm) at os de alta capacidade (75 m/min, p= 6 kg/cm) [2].

COMPRESSORES

COMPRESSOR DE PISTO

A produo do ar comprimido descontnua, j que na fase inicial, de aspirao do ar, no h compresso no cilindro.
Aspirado o ar, o pisto inverte seu curso comprimindo o ar aspirado que, ao atingir uma determinada presso, abre a vlvula de exausto e o ar segue para o reservatrio [2].

COMPRESSORES

COMPRESSORES ROTATIVOS
O aumento de presso do ar obtido atravs da passagem por um sistema rotativo [2]. Trata-se de um compressor onde a energia de rotao, transmitida a dois parafusos que giram em sentidos opostos, transformada em energia de presso [2]. Os parafusos so tambm chamados de rotores. Um o rotor macho, o outro, fmea. Ambos se justapem, penetrando os lbulos do rotor macho nas reentrncias do rotor fmea. No h necessidade de vlvulas de admisso e de exausto. O fluxo de ar continuo para dentro da cmara onde esto os rotores. No h vibraes porque no h aceleraes, desaceleraes e inverses de curso como ocorre com os compressores de pisto [2]. Os compressores de parafusos so construdos para operar a seco para ar comprimido isento de leo, ou no caso normal com injeo de leo para lubrificao, vedao e resfriamento [1].

Vantagens: operao com deslocamento contnuo; no ocorrem golpes nem oscilao de presso; no apresenta vlvula de entrada e sada e opera com temperatura interna relativamente baixa, requerendo baixa manuteno, permite alta rotao [1].

COMPRESSORES

COMPRESSOR ROTATIVO DE PALHETA


Um rotor gira excentricamente dentro de uma carcaa. Uma srie de palhetas encaixa-se em ranhuras radiais existentes na periferia do rotor. Essas palhetas so foradas por molas ou pela fora centrfuga contra as paredes internas da carcaa ou contra anis de guia que evitam o contato direto com ela [2]. Vantagens: sua construo econmica em termos de espao, possui fornecimento de ar continuo, livre de pulsao devido ao funcionamento continuo e equilibrado. Sua lubrificao feita por injeo de leo. Desvantagem: existem perdas de compresso devido ao desgaste das palhetas [1].

COMPRESSORES

10

3. ACIONAMENTO
O acionamento dos compressores pode ser [2]: Eltrico:
Pressupe a existncia de energia no local. Considerado mais econmico e de manuteno mais simples. Exemplo no caso de construo de barragens,transportada atravs de linha de transmisso.

Diesel:
Utilizado quando no se dispe de energia eltrica. Utilizados em casos de cortes rodovirios e ferrovirios,de desmonte de rocha para fundaes de pontes e viadutos e de pequenas pedreiras para produo de pedra britada.

COMPRESSORES

11

4. ELEMENTOS AUXILIARES
Os elementos auxiliares mais importantes quando se trabalha com ar comprimido so [4]: As impurezas do ar podem ser altamente abrasivas e danificar o equipamento. O ar comprimido produzido pelo compressor resulta do aumento de presso do ar atmosfrico succionado no interior do cilindro. Antes de entrar no cilindro, esse ar passa por um filtro que retm as impurezas oriundas da prpria escavao - em suspenso, com o intuito de no causar danos mquina [2]. Qualidades do Filtro [4]: Separao eficiente; Boa capacidade de armazenamento; Filtros de Aspirao

Baixa resistncia ao fluxo de ar;


Construo robusta; Facilidade de manuteno;
COMPRESSORES

12

4. ELEMENTOS AUXILIARES
Separador de gua Este elemento utiliza o efeito de foras centrfugas, que se torna o fluxo de ar no seu movimento de rotao, de modo que as partculas de gua colidem com as paredes do coletor, produzindo assim a secagem do ar que, ento, evacuado por meio da parte central [4]. O separador de gua deve ser colocado o mais longe possvel do compressor, enquanto que a temperatura do ar mantida acima de zero [4]. Depsitos de Ar Funes [4]: Guardar o ar comprimido para atender s demandas especficas que excedem a capacidade do compressor. Aumentar a refrigerao e recolher as guas residuais e leo. Equalizar variaes de presso na rede.

Evitar ciclos rpidos de carga e descarga do compressor.

COMPRESSORES

13

4. ELEMENTOS AUXILIARES
Lubrificadores Fator determinante para prolongamento da vida til dos compressores e das brocas [2]. O compressor deve possuir um sistema permitindo quantidades corretas e constantes de lubrificante em todas suas partes mveis. Pode-se afirmar que a qualidade de um compressor de ar est associada competncia de seu sistema de lubrificao [2].

Para lubrificar as brocas necessrio adicionar leo para o ar comprimido, o que pode ser feito na mquina ou na linha de ar.
Funes: Dissipar calor gerado pela frico; Reduzir vazamentos internos de ar; Proteger contra corroso.

COMPRESSORES

14

4. ELEMENTOS AUXILIARES
Boosters (Impulsionadores) Quando usado com a perfurao de DTH em minerao subterrnea, pode ser necessrio aumentar a presso de ar de 1,7 MPa, se for fornecida a uma presso mdia (0,7 MPa) atravs de instalaes fixas ou quando as quedas de presso foram elevadas [4]. O aumento da presso conseguido com o chamado "booster" de trabalho [4].

COMPRESSORES

15

5. CLCULOS DE PERDA DE CARGA

Todas as instalaes de ar comprimido, que tem certo nmero de ligaes, apresentam perdas de presso devido a vazamentos [4].
Quanto menor a distncia entre o compressor e a perfuratriz, menor ser a perda de carga. Apesar de ser inevitvel, deve-se ter cuidado especial aos problemas de vazamentos nas linhas de distribuio, de forma que a presso efetiva no acionamento da perfuratriz seja de, no mnimo, 6,7kg/cm [6]. Os problemas de perda de carga nos dutos principais podem ser devidos a [6]: Vazamentos na tubulao; Distncia entre a central de ar e a frente de escavao/distribuidores; Dimetro dos dutos em funo da demanda de ar comprimido; Condensao do ar comprimido, formando depsitos de gua ao longo dos dutos.

Para estimar a queda de presso no sistema de distribuio de ar pode ser usado o baco como mostra a figura:

COMPRESSORES

16

Sempre que se realiza um dimensionamento de compressores e perfuratrizes, devem-se levar em conta as perdas de carga que ocorrem nas tubulaes, j que estas afetam significativamente a demanda de ar e a presso de trabalho [6]. Recomenda-se usar manmetros especiais no incio e no final da tubulao de ar comprimido, de modo a averiguar se esto ocorrendo ou no grandes perdas de carga entre o compressor e a perfuratriz [6].

COMPRESSORES

17

CONCLUSES
Os compressores so essenciais a qualquer trabalho de escavao de rocha que use sistema pneumtico, desde pequenos trabalhos, como, por exemplo, escavaes de cortes rodovirios, at grandes obras como pedreiras e construes de barragens. As utilizaes dos compressores so inerentes aplicao, ao ambiente de trabalho, a presso exigida, sendo, portanto questo de projeto. A eficincia esta relacionada ao correto dimensionamento da rede, a instalao, a utilizao, a operao e a manuteno. H, portanto necessidade de conhecer as caractersticas de cada um e fazer um estudo de viabilidade e necessidade da planta.

COMPRESSORES

18

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] NETO, Augusto J. Leda. Principais tipos de compressores utilizados nas indstrias: vantagens e desvantagens das aplicaes. Trabalho de Especializao. Ps Graduao em Engenharia de Controle e Automao, UGF, Manaus. [2] Ricardo, Hlio de Souza; Catalani, Guilherme. Manual prtico de escavao: terraplenagem e escavao de rocha. 2 ed. So Paulo: Pini, 1990. Captulo 10- Compressores de ar. [3] Apostila sobre Compressores de ar. Disponvel pessoal.utfpr.edu.br/adalberto/arquivos/Apostila%20compressor.doc <retirado em 26/01/2014>. em:

[4] Manual de perforacin y voladura de rocas; Serie tecnologa y seguridad minera; IGME, 2 Edio, 1994, Madrid, pags 23 32.
[5] Filho, Prof. Helio Canavesi. Apostila de Pneumtica. ETEc Rubens de Faria Souza. Disciplina: Pneumtica bsica. Disponvel em: http://www.eterfs.com.br/material/mecanica/apostila%20de%20Pneumatica.pdf. <acessado em 28/01/2014>. Pginas: 19, 20. [6] Geraldi, Jos Lcio Pinheiro. O ABC das Escavaes de Rocha. Rio de Janeiro: Intercincia, 2011. Pginas: 50, 51.

COMPRESSORES

19

DUVIDAS? OBRIGADO!

COMPRESSORES

20

Das könnte Ihnen auch gefallen