Sie sind auf Seite 1von 64

Letras Libras

Aspectos Lingusticos das lnguas de sinais


Estrutura e processos fonolgicos dos sinais e Estrutura morfolgica dos sinais: derivao, flexo e incorporao em lngua de sinais. A sintaxe e a semntica das lnguas de sinais e Sistema pronominal nas lnguas de sinais e Pragmtica em Libras

Estrutura e processos fonolgicos dos sinais


O que Fonologia-Fontica da Libras? - So os estudos que determina quais as unidades mnimas que formam os sinais. Os sinais da lngua sinalizada constituda pelas mos e movimentos e produzido atravs de 5 parmetros:

1) Configurao de Mos

A configurao de mos representa a forma que a mo assume durante a realizao de um sinal. Existem, no Brasil, ao todo: Ferreira-Brito e Langevin (1995) - 46 CM Pimenta, Nelson (2004) 61 CM Felipe, Tanya (2006) 64 CM Faria-Nascimento, Sandra (2009) 74 CM

2) Locao
Locao de mo (LM Quadros (2004)) ou ponto de articulao (PA Ferreira-Brito (1989)) a rea ou espao de enunciao (como em outras lnguas) que contm todos os pontos dentro do raio de alcance das mos em que os sinais so produzidos.

3) Movimentos
um parmetro to complexo que pode envolver uma grande quantidade de formas e direes, desde os movimentos internos da mo, os movimentos do pulso, movimentos direcionais no espao e at conjuntos de movimentos no mesmo sinal.

4) Orientao de Mos
A orientao a direo para a qual a palma da mo aponta na produo do sinal. Ferreira Brito (1995, p. 41), na lngua de sinais brasileira, e Marentette (1995, p. 204), na ASL, enumeram seis tipos de orientaes da palma da mo na lngua de sinais brasileira: para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda.

5) Expresso Facial e Corporal e Expresso No Manual (ENM)


As expresses faciais, corporais e expresses nomanuais (movimentos da face, dos olhos, da cabea ou do tronco) prestam-se a vrios papis nas lnguas de sinais: marcao de construes sintticas e diferenciao de itens lexicais.

Estrutura morfolgica dos sinais: derivao, flexo e incorporao em lngua de sinais

INPUTS - insero de elementos no processo da formao de sinais. As diferenas bsicas entre as 1) regras de modificao de raiz - alteraes sistemticas de uma base atravs da adio ou supresso de afixos ou modificaes internas 2) regras de composio - conjunto de duas ou mais bases que se combinam em uma outra forma, a partir de outro elemento ou modificaes concomitantes.

Parmetros - Morfemas

1) atravs de algumas configuraes de mo, 2) de alguns movimentos direcionados, 3) de algumas alteraes na freqncia do movimento, 4) de alguns pontos de articulao na estrutura morfolgica 5) de alguma expresso facial ou movimento de cabea concomitante ao sinal, que, atravs de alteraes em suas combinaes, formam os itens lexicais das lnguas de sinais. So, portanto, segundo Felipe (1998a), morfemas lexicais ou gramaticais que podem ser, diferentemente, uma raiz/radical (M), um afixo (alteraes em M e CM) e uma desinncia, ou seja, uma marca de concordncia nmero pessoal (DIR) ou de gnero (CM).

MODIFICAES POR ADIO RAIZ

como sufixo, ela se incorpora raiz de alguns verbos que, possuindo uma raiz com um movimento em um primeiro momento, finalizam-se com um movimento oposto, que caracteriza a negao incorporada, como nos verbos QUERER / QUERER-NO; SABER / SABER-NO (VSP); GOSTAR / GOSTAR-NO. Esse movimento contrrio no um item lexical para negao, seria como, em portugus, o prefixo {anti-}, mas que, na Libras, vem posposto raiz, da, a anlise dele como um sufixo de negao;

como infixo, ela se incorpora simultaneamente raiz verbal atravs de uma alternncia no movimento ou atravs de expresso corporal (movimento da cabea) concomitantemente ao sinal, como nos verbos: TER / TERNO; ENTENDER / ENTENDER-NO (VRJ); PODER / PODERNO. A negao, alm de poder ser expressa por esses processos morfolgicos de adio de um afixo raiz, pode tambm ser uma construo sinttica, porque atravs dos sinais NO e NADA pode-se fazer a negativa, como nos verbos: SABER NO (VRJ); ENTENDER NO (VSP); ENTENDER NADA (VRJ);

Sintaxe - negao
Sentenas negativas So aquelas em que a sentena est sendo negada. Normalmente, possuem um elemento negativo explcito, como NO, NADA, NUNCA. Na lngua de sinais, podem estar incorporadas aos sinais ou expressas apenas por meio da marcao no manual.

Arrotia (2005)
Segundo a autora, existem duas formas de indicar a negao no-manual em LIBRAS. 1) Na primeira forma pode ser realizado o movimento da cabea para os lados indicando a negao, mas este movimento no obrigatrio na lngua de sinais e est ligado a questes discursivas. 2) Na segunda, utilizamos expresses faciais de negao em que h modificao no contorno da boca (abaixamento dos cantos da boca ou arredondamento dos lbios), sempre associada ao abaixamento das sobrancelhas e ao leve abaixamento da cabea. Diferentemente do movimento de cabea, as expresses faciais so obrigatrias para marcar a negao, estando relacionadas a questes sintticas.

A autora ainda afirma que o uso do movimento de cabea para a negao apresenta uma distribuio mais ampla do que as expresses faciais. possvel realiz-lo apenas junto ao marcador no, junto ao sintagma verbal, junto a toda sentena e ainda pode se estender para alm do ltimo sinal realizado, como pode ser visto nas glosas dos exemplos a seguir:

IX<1> NO 1ENCONTRARa JOOa IX<joo>a ef mc IX<1> NO 1ENCONTRARa JOOa IX<joo>a ef mc IX<1> NO 1ENCONTRARa JOOa IX<joo>a ef mc IX<1> NO 1ENCONTRARa JOOa IX<joo>a ef mc+++++++++

J as expresses faciais negativas tm uma distribuio mais restrita. Elas no podem acompanhar a sentena toda, nem podem se limitar ao marcador de negao. Elas necessariamente devem co-ocorrer junto a todo o sintagma verbal, conforme ilustrado abaixo: IX<1> NO 1ENCONTRARa JOOa IX<joo>a ef *IX<1> NO 1ENCONTRARa JOOa IX<joo>aef *IX<1> NO ef 1ENCONTRARa JOOa IX<joo>a

Concordncia Verbal
Nos verbos de concordncia, podemos identificar dois mecanismos morfolgicos. Um deles a trajetria do movimento do verbo, que parte da locao do sujeito e vai em direo locao do objeto e esto associados aos papis temticos fonte e alvo. O outro mecanismo a orientao da mo, ou seja, a direo para a qual a palma da mo ou a ponta dos dedos esto viradas. Estes dois mecanismos so determinados por dois princpios: (1) a trajetria do movimento determinada pelos papis temticos dos argumentos (vai da fonte em direo ao alvo) e (2) a orientao da mo determinada pelos papis sintticos dos argumentos, sendo que a orientao da mo vai em direo ao objeto do verbo.

Concordncia Temtica (verbos reversos)

AUXILIAR DE CONCORDNCIA
AUX concorda com o Sujeito e o objeto gramatical, no com a FONTE e ALVO temtico, ex: MENINA 2AUX3 PEGAR3

Outros exemplos: JOO FUTUR0 [aENVIARb] CARTA (tempo futuro e concordncia no verbo) *JOO MARIA [I [FUTURO-TNS/ aAUXb]] GOSTAR (tempo futuro e auxiliar)
Fonte: BOBALJIK, J. D. The syntax of verbal inflection. Ph.D. Dissertation. MIT. MIT Working Papers in Linguistics. 1995.

MODIFICAO INTERNA DA RAIZ


a flexo para pessoa do discurso que, marcando as pessoas do discurso, atravs da direcionalidade movimentos retilneos ou semicirculares, faz com que a raizM se inverta ou at adquira uma forma em arco para flexionar em relao s pessoas do discurso.

Movimentos

a flexo para aspecto verbal que, marcando os casos modais, atravs de mudanas na freqncia ou na velocidade do movimento da raizM, acrescenta essas informaes sinttico-discursivas (FINAU, 2004);

a flexo para gnero que, marcando a concordncia de gnero (animado pessoa, animal e inanimado coisa e veculo), atravs de configuraes de mo especficas, funciona como classificadores. Por exemplo, o verbo CAIR modifica sua raiz a partir de configuraes de mo (classificadores), que obrigatoriamente concordam com o sujeito da frase (FELIPE, 2002)

a incorporao do numeral que, representando os numerais de um at quatro, atravs de configuraes de mo, acrescenta raiz um quantificador. Na Libras, esse tipo de modificao interna da raiz muito produtivo e, segundo Felipe (1998b), est presente no seu sistema pronominal para representar as pessoas do discurso (dual, trial, quatrial e plural), como tambm no seu sistema de classificadores e em alguns advrbios:

ANTEONTEM; UMA-VEZ, DUAS-VEZES, TRS-VEZES; PRIMEIRO-ANDAR, SEGUNDO-ANDAR; DOIS-DIAS, TRS-DIAS; 1 HORA 2 HORAS 3 HORAS 4 HORAS; 1 DIA, 2 DIAS, 3 DIAS E 4 DIAS; 1 MS, 2 MESES, 3 MESES E 4 MESES; 1 PRESTAO, 2 PRESTAES, 3 PRESTAES, 4 PRESTAES.

INCORPORAO DO INTENSIFICADOR MUITO


A incorporao do intensificador MUITO ou de casos modais que alteram tambm a freqncia do movimento da raizM, como pde ser verificado a partir da coleta de dados com exemplos de verbos da LIBRAS com incorporao do advrbio rapidamente (movimento repetido e acelerado) e do intensificador muito (movimento lento e alongado) para a frente do emissor: TRABALHARmuito TRABALHARrapidamente, ANDARmuito ANDARrapidamente, ESCREVERmuito ESCREVERrapidamente;

PROCESSO DE DERIVAO ZERO

Este processo de derivao zero pode ser encontrado em lnguas oral-auditivas como, por exemplo, na lngua inglesa, cujos itens lexicais beer, love, cloth, dependem do contexto lingstico para identificar sua classe gramatical. Esses itens lexicais, quando verbos, incorporam semanticamente, enquanto caso instrumental, sua significao nominal. A Libras tambm possui muitos verbos denominais ou substantivos verbais que possuem a mesma forma para os pares verbo/substantivo.

Supalla e Newport (1978)

AVIO / IR-DE-AVIO; CADEIRA / SENTAR, FERRO / PASSAR-COM-FERRO, PORTA / ABRIR-PORTA.

Na Libras

Por exemplo, os pares AVIO/IR-DE-AVIO e FERRO/PASSAR-COM-FERRO apresentaram uma diferena em relao ao parmetro movimento. O verbo IR-DE-AVIO, que apresenta um movimento mais alongado, em relao ao substantivo AVIO, e o verbo PASSAR-COM-FERRO apresenta um movimento mais repetido e alongado, em oposio ao movimento repetido e retido para o substantivo FERRO.

Nessa pesquisa tambm foi verificado que pode haver uma marca de concordncia para locativo do Objeto, apresentando uma estrutura OiVi, quando o sinal est na funo de verbo. Como, por exemplo, o verbo CORTAR-COMTESOURA no par de sentenas abaixo onde h tesouraN e tesouraV e suas distintas representaes: (1) ONTEM Ind1s COMPRAR TESOURA Ontem eu comprei uma tesoura (2) CORTINAi Ind1s CORTAR-COM-TESOURAi A cortina, eu corto com a tesoura.

BRINCADEIRA / BRINCAR; CADEIRA / SENTAR; TESOURA / CORTAR-COM-TESOURA; BICICLETA / ANDAR-DE-BICICLETA; CARRO / DIRIGIR-CARRO; VIDA / VIVER.

Este processo de derivao zero diferente do processo de incorporao de classificadores raiz porque, neste segundo caso, h uma modificao interna na raiz verbal, o que no acontece no primeiro caso, onde a mesma forma diferenciada somente a partir do contexto lingstico que mostra a funo do item lexical. Com relao ao verbo denomina, ele ter a sua significao nominal implcita semanticamente na raiz como caso instrumento ou ter, quando adjetivo, o atributo como estado ou processo.

PROCESSOS DE COMPOSIO

Na Libras esses processos podem se realizar atravs da: a) Justaposio de dois itens lexicais, ou seja, dois sinais que formam uma terceira forma livre como, por exemplo, nos itens lexicais CAVALO^LISTRA-PELO-CORPO (CAVALO + LISTRA-PELOCORPO = zebra); MULHER^BEIJO-NA-MO (MULHER + BEIJO-NA MO = me); CASA^ESTUDAR (CASA + ESTUDAR escola). ASSINAR^SEPARAR (ASSINAR + SEPARAR = divrcio); COMER^MEIO-DIA (COMER + MEIO-DIA = almoo)

b) Justaposio de um classificador com um item lexical. Esse processo foi encontrado quando da realizao da pesquisa para o Dicionrio da Libras (2005). Nesse processo o classificador no uma marca de gnero e funciona como um cltico. So exemplos desse processo os sinais: coisa-pequena^PERFURAR alfinete; coisa-pequena^APLICAR-NO-BRAO agulha; DORMIR^pessoa + alojamento.

c) Justaposio da datilologia da palavra, em portugus, com o sinal que representa a ao realizada pelo substantivo que, na sede semntica da ao verbal, seria seu caso instrumental. Exemplo: COSTURAR-COM-AGULHA^ A-G-U-L-H-A agulha.

Referncias
FELIPE, Tanya. Processo de Formao de palavras. ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.200-217, jun. 2006 ISSN: 1676-2592.202 QUADROS, Ronice & KARNOPP, Lodenir. Lngua Brasileira de Sinais: Estudos Lingusticos. Ed. Artmed. 2004

Referncias
ARROTEIA, J. O papel da marcao no-manual nas sentenas negativas em Lngua de Sinais Brasileira (LSB). Dissertao de Mestrado. UNICAMP. Campinas, 2005. CAPOVILLA, Fernando et alii. Enciclopedia da Lingua de Sinais Brasileira: O Mundo Do Surdo Em LIBRAS: Palavras de funo gramatical. EDUSP: So Paulo, 2005. Vol.8 FERREIRA BRITO, Lucinda. Por uma gramtica lnguas de sinais. Rio de Janeiro : Tempo Brasileiro. 2010. QUADROS, Ronice et alii. LIBRAS II. Letras Libras. UFSC: Florianpolis, 2008.

Sintaxe
A organizao sinttica padro das sentenas da lngua portuguesa representada pela sequncia Sujeito-Verbo-Objeto Ex: Eu gosto de ver o jogo do Brasil BRASIL EU GOSTAR VER JOGO EU GOSTAR VER JOGO BRASIL

CONFIGURAES DE MO
utilizada para identificar os classificadores que referem os sinais. representada por < >cl, por ex.:

<TOMAR-CAF>cl

MARCAS NO-MANUAIS
So indicadas, sempre que possvel, associadas aos sinais manuais, por ex.: 1) movimento de cabea < >mc <GOSTAR-NO>mc 2) Intensidade do sinal <+>, <++>

CHUVA

<CHUVA +> <CHUVA + + >

3) Direo do olhar < >do <DAR-ALGUM>do 4) Interrogativa 1 se associam s palavras: o que, como, onde, por que, quem < >qu

<QUEM>qu

5) Interrogativa 2 para expressar dvida, desconfiana < >? ou < > ~~ < QUEM SER > ? < QUEM SER > ~~ 6) Interrogativa 3 aparece na orao subordinada com expresso facial diferenciada < > qu~ < QUE >qu~

7) Interrogativa 4 aqueles que objetivam uma resposta SIM ou NO < >sn < MARIA SAIU> sn

8)Topicalizao associa aos elementos topicalizados < >t <BOLO>t<JOAO QUER>mc

9) Construo com foco apresenta elemento duplicado com nfase, associado com um movimento da cabea, que podem ser <>mc, <>n, <>qu EU PERDER LIVRO <PERDER>mc 10) Escopo de negao pode ser associado somente com expresso facial de negao ou colocar movimento da cabea <>n <FUTEBOL>t JOAO <GOSTAR NO>n

11) Orao relativa a orao est encaixada dentro de uma outra orao e mostra marca no-manual associada com a frase <>r MENINO <BARCO AFUNDAR>r ESTAR-VIVO

Expresso facial / corporal


So responsveis por marcar sentenas negativas, interrogativas, afirmativas, condicionais, relativas e construes com foco e com tpico. Ex: NO-GOSTAR ESTUDAR PORQUE NO GOSTAR ESTUDAR? GOSTAR ESTUDAR <S> SI ESTUDAR PASSAR ANO

TELEVISO, GOSTO VER JOGO BRASIL

CLASSIFICADORES / DESCRIO IMAGTICA

Verbos
Verbos sem concordncia Ex: entender, compreender Verbos com concordncia Ex: perguntar, pedir, mandar

Verbos manuais

CORTAR-COM-FACA

COLOCAR-BOLO-FORNO

Semntica
+

+ CARO

Semntico mesmo sinal, mesmo locao e com significado diferente Ex: Laranja / Sbado Ex: Sexta feira / Peixe

REFERENCIAO

Veja o vdeo Uso do Espao na LIBRAS http://www.youtube.com/watch?v=JGdn0oWT8Ro

A dixis uma das principais marcas de referenciao da LIBRAS. Quadros e Karnnop (Id: 128-129) listam alguns mecanismos espaciais de referncia utilizados nas lnguas de sinais. Dentre eles, podemos citar: a) fazer o sinal em um local particular; b) direcionar a cabea, os olhos, ou mesmo o corpo (alm, claro, da apontao propriamente dita com o dedo), para determinada localizao onde, anteriormente, c) convencionou-se situar um referente especfico; d) usar um verbo direcional (com concordncia) ou um classificador incorporando os referentes previamente introduzidos no espao.

Pragmtica em Libras
Pragmtica mesma CM ou no, mesma locao ou no, movimento diferente e significado diferente Ex: Livre / Liberdade / Solto Contexto Ex: Faltar (ausncia / enganar / falta coisas) Ex: Refletir / Sonhar (pensamento)

Das könnte Ihnen auch gefallen