Sie sind auf Seite 1von 19

Conservao e Manejo de Ecossistemas

UNIDADES DE CONSERVAO NO ESTADO DO AMAZONAS

Geferson Fernando Metz Prof Dr. Jair Putzke

O Estado do Amazonas segundo o instituto IMAZON (2010) possui:


- 798.808 Km que representa 50,9% da rea estadual de terra; - 77 UCs, dentre essas, federais, estaduais e terras indgenas.

O histrico de criao de UCs no estado, segundo Verssimo et al.(2011) remete a dcada de 1960, quando comearam os primeiros movimentos de criao de unidades. O pice na oficializao desses lugares os anos entre 1990 e 1994, que foram os que mais mostraram aumento no nmero de unidades. Em questo de rea conservada o ano correspondente ao aumento foi de 2003 a 2006, atravs de novas polticas de conservao que acabaram se implementando no Estado.

A situao atual do Estado em relao as Reservas foi analisada em 2013, e segundo o portal Amaznia, os principais problemas so:

a grilagem;
a baixa destinao de verbas pblicas para manejo do ecossistema; e principalmente a falta de funcionrios que pela insuficincia no conseguem fiscalizar todas as reas;

Esses fatores fazem com que surjam altas dependncias a recursos externos. Como medida preventiva para diminuir crimes ambientais foi implantada a promoo da Educao Ambiental que atravs da conscientizao prev a diminuio dos crimes ambientais. (TOSCANO, 2013. Portal Amaznia)

Desmatamento na Amaznia legal

PRINCIPAIS UNIDADES
ESTADUAIS DO AMAZONAS

Parque Estadual da Serra do Ara Barcelos, AM


Superfcie: 1.818.700 hectares. Bioma Amaznico: - Campinarana Floresta Ombrfila 2% - Floresta Ombrfila Densa 98% Fauna: Fauna tpica de regies de montanha, com destaque para espcies de beija-flor.

Beija-flor do papo branco

Parque Estadual Nhamund - Nhamund Parintins, AM


Superfcie: 28.370 hectares. Bioma Amaznico:
A Unidade de Conservao Estadual mais antiga do Amazonas, abrange ecossistemas de Vrzea e Campos Naturais, alm de Florestas de Terra Firme com plancies e serras. Nestas serras nasceram importantes elementos do folclore regional e se mantm vivos personagens do imaginrio amaznico como o Curupira e as Amazonas.
- Floresta Ombrfila Densa 20% - Formaes Pioneiras 80%

Saguinus martinsi ochraceus

Parque Estadual do Rio Negro Setor Norte - Novo Airo, AM


Superfcie: 146.028 hectares. Bioma Amaznico: - Floresta Ombrfila Aberta 13% - Floresta Ombrfila Densa 87%

Mutum - Nothocrax urumutum

Parque Estadual do Rio Negro Setor Sul - Novo Airo, AM

Superfcie: 157.807 hectares. Bioma Amaznico: - Floresta Ombrfila Densa 100% Fauna: Bastante diversificada, destacando-se uma espcie de primata endmico desta regio, o Sauim-de-Coleira.

Parque Estadual do Sucunduri Apu, AM


Superfcie: 185.946 hectares Bioma Amaznico: - Contato Savana - Floresta Ombrfila 4% - Contato Savana - Floresta Estacional 12% - Floresta Ombrfila Densa 32% - Floresta Ombrfila Aberta 52%

Fauna: Com uma das maiores biodiversidades

da Amaznia, a regio ficou famosa pela alta diversidade. So conhecidas mais de 13 espcies de primatas endmicas da regio. Outra particularidade a presena de espcies do Cerrado, que ocorrem associadas s grandes manchas de campos e campinas, como as populaes de cervo encontradas no Parque Estadual do Guariba.

Parque Estadual Samama Manaus, AM

Superfcie: 51 hectares. Entre os representantes da fauna do Parque constam: preguia-de-bentinho (Bradypus variegatus), cutiara (Dasyprocta aguti), iguana (Iguana iguana) e o primata sauim-de-coleira (Saguinus b. bicolor), espcie encontrada somente nas florestas de Manaus e ameaada de extino.

A biodiversidade de aves bem representativa, cerca de 89 espcies habita o local.

Parque Estadual Cuieiras Manaus, AM


Superfcie: 55.800 hectares. Bioma Amaznico Formada basicamente por florestas primrias midas de terra firme, com grande ocorrncia de espcies que podem ser manejadas sustentavelmente, como a carapanauba. Apresenta alto potencial ecoturstico, diversidade espcies aquticas e terrestres, com ocorrncia de espcies endmicas.

Rio Cuieiras

PRINCIPAIS UNIDADES
FEDERAIS DO AMAZONAS

Parque Nacional do Ja

O local uma importante amostra do bioma amaznico e nele j foram catalogadas 400 espcies de plantas, muitas endmicas, tambm foram contadas 236 espcies de peixes. O ecossistema sofre pouco impacto do homem e os principais problemas enfrentados so de ordem natural, como derrubadas de arvores pelo vento e inundaes dos rios. Tem uma rea de 227.200.000 hectares e foi criado em 1980. Se localiza em trs municpios amaznicos: Barcelos, Novo Airo e Codajs.

Parque Nacional da Amaznia


Criado em 1974 logo aps a construo da BR-230, Transamaznica. Tem uma rea de 100.000.000 hectares. Abrange trs municpios sendo um deles do Amazonas apenas: Itaiatuba, PA. Aveiro, PA e Maus, AM. O parque responsvel pela proteo de inmeras nascentes de contribuintes dos rios Tapajs e Amazonas, alm de ser habitat de vrias espcies ameaadas de extino, como a ona pintada e a anta, animais avistados com certa frequncia no interior da UC.

Parque Nacional Pico da Neblina

O Parque tem exuberante conjunto de montanhas, flora e fauna, encontra-se no parque, o Pico da Neblina, ponto culminante do nosso pas, com 3.014 metros de altitude e tambm o Pico 31 de Maro, com 2.992 metros, o segundo ponto mais alto do Brasil.

Criado em 1979 nos municpios de So Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro, tem atualmente uma rea de 220.000.000 hectares.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Decreto de Lei N 9.985/2000. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF. 2000 Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9985.htm> Acessado em 17/03/2014 IMAZON/ISA. reas Protegidas na Amaznia Brasileira: Avanos e Desafios. 201. Organizadores Adalberto Verssimo, Alicia Rolla, Mariana Vedoveto e Silvia de Melo Futada. Editora Vera Feitosa So Paulo. -VIA RURALDisponvel em: <http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-estaduais/parques-amazonas.htm> Acessado em 01/04/14 -AMAZNIADisponvel em <http://amazonia.org.br/2013/> Acessado em 01/04/14 -PORTAL AMAZNIADisponvel em: <http://www.portalamazonia.com.br/> Acessado em 02/04/14 -ICMBioDisponvel em: < http://www.icmbio.gov.br/portal/> Acessado em: 02/04/14 -WWF BrasilDisponvel em: < http://observatorio.wwf.org.br> Acessado em: 02/04/14

MUITO OBRIGADO!

Das könnte Ihnen auch gefallen