Sie sind auf Seite 1von 27

Instrumentos da Pesquisa em Educao

Prof. Sandra Sanchez

INSTRUMENTOS NA PESQUISA QUALITATIVA TCNICAS DE COLETA DE DADOS Observao

Entrevista
Questionrio

OBSERVAO
uma tcnica de coleta de dados para conseguir informaes e utiliza os sentidos na obteno de determinados aspectos da realidade.
No consiste apenas em ver e ouvir, mas tambm em examinar fatos ou ferramentas que se deseja estudar. A observao ajuda o pesquisador a identificar e a obter provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivduos no tem conscincia, mas que orientam seu comportamento.

TIPOS DE OBSERVAO
Na investigao cientfica so empregadas vrias modalidades de observao, que variam de acordo com as circunstncias. Segundo os meios utilizados: Observao no estrutura: a que se realiza sem planejamento e sem controle anteriormente elaborados, como decorrncia de fenmenos que surgem de imprevisto.

Observao estruturada: a que se realiza em condies


controladas para se responder a propsitos, que foram anteriormente definidos. Requer planejamento e necessita de operaes especficas

para o seu desenvolvimento.

Segundo a observador:

participao

do

Participante: consiste na participao real do pesquisador com a comunidade ou grupo. Em geral so apontados duas formas:

Natural - o observador pertence mesma comunidade ou grupo que investiga.


Artificial - o observador integra-se ao grupo com a finalidade de obter informaes.

No participante: o observador toma contato com a comunidade, grupo ou realidade estudada, mas sem integrar-se a ela permanece de fora.

Segundo o nmero de observadores:


Individual: a tcnica de observao realizada por um pesquisador. Nesse caso, a personalidade dele se projeta sobre

o observado, fazendo algumas inferncias ou distores, pela


limitada possibilidade de controles. Em equipe: a mais aconselhvel, pois o grupo pode observar a ocorrncia por vrios ngulos.

PONTOS SEREM CONSIDERADOS NA OBSERVAO ESTRUTURADA

Por que observar

Para que observar

Como observar

Quem observar

O que observar

PRINCIPAL PROBLEMA COM A TCNICA DA OBSERVAO


O principal problema que a presena do pesquisador pode provocar alteraes no comportamento dos observados, destruindo a espontaneidade dos mesmos e produzindo resultados pouco confiveis.

ENTREVISTA
um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informaes a respeito de determinado assunto, mediante uma conversao de natureza profissional.

TIPOS DE ENTREVISTAS
Estruturada: aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido. No estruturada: o entrevistado tem liberdade para desenvolver cada situao em qualquer direo que considere adequada.

Painel: consiste na repetio de perguntas, de tempo em tempo, s mesmas pessoas, a fim de estudar a evoluo das opinies em perodos curtos.

MEDIDAS EXIGIDAS PARA A PREPARAO DA ENTREVISTA


Planejamento da entrevista

Conhecimento prvio do entrevistado Oportunidade da entrevista

Condies favorveis
Contato com lderes Conhecimento prvio do campo Preparao especfica

PRINCIPAIS PROBLEMAS COM A TCNICA DA ENTREVISTA


Falta de motivao do entrevistado.
Inadequada perguntas. Fornecimento de respostas falsas. Inabilidade do entrevistado para responder. Influncia exercida pelo aspecto pessoal do entrevistador com o entrevistado. compreenso do significado das

QUESTIONRIO
um instrumento de coleta de dados constitudo por uma srie ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem

a presena do entrevistador.
CUIDADOS NO PROCESSO DE ELABORAO Conhecer o assunto

Cuidado na seleo das questes


Limitado em extenso e em finalidade Codificadas para facilitar a tabulao Indicao da entidade organizadora Acompanhado por instrues Boa apresentao esttica

CONSTRUO DO QUESTIONRIO
Consiste em traduzir os objetivos da pesquisa em perguntas claras e objetivas.

TIPOS DE QUESTES
a) Aberta: so as que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem prpria e emitir opinies.

Entretanto, apresenta alguns inconvenientes:


Dificulta a resposta ao prprio informante, que dever redigi-la. O processo de tabulao. O tratamento estatstico e a interpretao. A anlise difcil, complexa, cansativa e demorada.

TIPOS DE QUESTES

(CONT.)

b) Fechada: so aquelas em que o informante escolhe sua resposta entre duas opes. Este tipo de pergunta, embora restrinja a liberdade das respostas, facilita o trabalho do pesquisador e tambm a tabulao, pois as respostas so mais objetivas. c) Semi-estruturada: so perguntas fechadas mas que apresentam uma srie de possveis respostas, abrangendo vrias facetas do mesmo assunto. A tcnica da escolha mltipla facilmente tabulvel e proporciona uma explorao em profundidade quase to boa quanto a de perguntas abertas. A combinao de respostas mltiplas com as respostas abertas possibilita mais informaes sobre o assunto, sem prejudicar a tabulao.

PR-TESTE DO QUESTIONRIO
A anlise dos dados, aps tabulao, evidenciar possveis falhas existentes:

Inconsistncia ou complexidade das questes.


Ambigidades inacessvel. ou linguagem

Perguntas suprfluas ou que causem embarao ao informante. Questes que obedeam determinada ordem. a uma

Se so muito numerosas.

DOCUMENTAO INDIRETA
Toda pesquisa implica o levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os mtodos ou tcnicas empregados. a fase da pesquisa realizada com intuito de recolher informaes prvias sobre o campo de interesse. O levantamento de dados feito de duas maneiras: Pesquisa documental

Pesquisa bibliogrfica

PESQUISA DOCUMENTAL
A anlise documental pode se constituir numa tcnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informaes obtidas por outras tcnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema.

So considerados documentos, regulamentos, normas, dirios rdio e pareceres, pessoais, televiso, cartas, memorandos, jornais, arquivos autobiografias, estatsticas,

revistas, discursos, roteiros de programas de


escolares.

PESQUISA BIBLIOGRFICA
Abrange toda bibliografia j tornada publica em relao ao tema de estudos, desde publicaes avulsas, boletins, jornais, revistas, livros,

pesquisa, monografias, teses, material cartogrfico, at meios de


comunicao.

DOCUMENTAO DIRETA
Constitui-se, em geral, no levantamento de dados no prprio local onde os fenmenos ocorrem. Esses dados podem ser obtidos de duas maneiras: Pesquisa de campo Pesquisa de laboratrio

PESQUISA DE CAMPO
aquela utilizada com o objetivo de conseguir informaes e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual se procura uma resposta, ou de uma hiptese que se queira comprovar, ou ainda, descobrir fenmenos ou as relaes entre eles.

As pesquisa de campo se dividem em trs grandes grupos:


Quantitativo-descritivas; Exploratrias; Experimentais.

TIPOS DE PESQUISA DE CAMPO


a) Quantitativo-descritivo: consiste em investigaes de pesquisas

empricas cuja principal finalidade o delineamento ou anlise das


caractersticas de fatos ou fenmenos, a avaliao de programas, ou o isolamento de variveis principais ou chave. b) Exploratrias: so investigaes de pesquisa emprica cujo objetivo a formulao de questes ou de problemas. c) Experimentais: consiste em investigaes de pesquisas empricas cujo objetivo principal o teste de hipteses que dizem respeito a relaes de tipo causa e efeito.

PESQUISA DE LABORATRIO
um procedimento de investigao mais difcil, porm mais exato.

Ela descreve e analisa o que ser ou ocorrer em situaes


controladas. Exige instrumental especfico, preciso, e ambientes adequados.

HISTRIA DE VIDA
uma tcnica de pesquisa social utilizada pelos antroplogos, socilogos, psiclogos, educadores e outros estudiosos, como fonte de informao para seus trabalhos. Ela tenta obter dados relativos experincias intimas de algum que tenha significado importante para o conhecimento do objeto em estudo.

HISTRIA ORAL
uma tcnica para gravar no apenas lembranas do passado, mas reflexes e opinies daqueles cujas vidas esto ainda comprometidas com atividades pblicas. Ela um mtodo de pesquisa que utiliza a tcnica da entrevista e outros procedimentos articulados entre si, no registro de narrativas da experincia humana.

SUGESTES DE LEITURA
LUDKE, M. e ANDR, M. E. D. A. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986.
FLICK, U. Uma introduo pesquisa qualitativa. 2 Ed. Porto Alegre: Bookman, 2004 MARCONI, M. de A. e LAKATOS, E. M. Tcnicas de Pesquisa. 6 Ed. So Paulo: Atlas, 2006. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. 21 Ed. So Paulo: Cortez, 2000. ALVES-MAZZOTTI, A. J. e GEWANDSZNAJDER, F. O mtodo nas cincias naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2 Ed. So Paulo: Pioneira, 1999.

RICHARDSON, R.J. Pesquisa social: mtodos e tcnicas. 3 Ed., So Paulo: Atlas, 2007. RUDIO, F. V. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. 32 Ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2004. DEMO, P. Pesquisa: princpio cientfico e educativo. 12 Ed., So Paulo: Cortez, 2003. DEMO, P. Pesquisa e informao qualitativa. Campinas: Papirus, 1 Ed., 2001. DEMO, P. Pesquisa participante: saber pensar e intervir. 1 Ed., 2005

O conhecimento nada mais que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar coisa que no se ensina. Brota das profundezas do corpo, como a gua brota das profundezas da terra. Como Mestre s posso ento lhe dizer uma coisa: Conte-me os seus sonhos,

para que sonhemos juntos!

Rubem Alves A alegria de ensinar

Das könnte Ihnen auch gefallen