Sie sind auf Seite 1von 21

Herlison Nunes Jlio Csar Costa Nelcivane dos Anjos Thas Rocha

PCN
Santarm-Par 2014

OBJETIVOS:

Discutir a relao do processo de ensinar e aprender Lngua Estrangeira com os Temas Transversais. Discutir o ensino e aprendizagem de Lngua Estrangeira nos terceiros e quartos ciclos.

Refletir sobre os Parmetros Curriculares Nacionais(PCNs) tarefa obrigatria de qualquer professor de lnguas, nesse caso, a lngua inglesa (LI). A partir disso, colocar em prtica a proposta pedaggica deste documento sob um olhar singular tarefa essencial para que o processo de aprendizagem nas escolas brasileiras passe a ser construdo no apenas no ensino da lngua enquanto forma, mas sim, um ensino articulado com a diversidade de temas transversais, a cultura da lngua-alvo e, principalmente, a busca pela compreenso e a comunicao em ingls enquanto lngua internacional.

ENSINO DE LNGUA ESTRANGEIRA: MODO SINGULAR PARA FOCALIZAR A RELAO ENTRE LINGUAGEM E SOCIEDADE.
A aprendizagem de Lngua Estrangeira representa outra possiblidade de se agir no mundo pelo discurso alm daquela que a Lngua Materna oferece.
PESSOA (PALAVRA) SOCIEDADE (MUNDO SOCIAL) LINGUAGEM (DISCURSO) MUNDO SOCIAL (CONSTRI O MUNDO SOCIAL)

O que so os Temas Transversais?

Escolhas Sistmicas

Colocar o foco nas escolhas sistmicas feitas por participantes discursivos especficos em lnguas estrangeiras particulares pode ajudar a chamar a ateno para a maneira como a representao discursiva do mundo social feita em lnguas diferentes. Outra questo importante observar como alguns itens lexicais so escolhidos para se referir s minorias ou a pessoas em situao de desigualdade, em certo tipo de imprensa.

A anlise das marcas discursivas leva para o centro da sala de aula uma posio em relao cultura de lngua estrangeira totalmente diferente da viso tradicional que a representa como sendo unvoca e no plural, pasteurizada/idealizada e no real. Um outro ponto que pode ser focalizado so as escolhas no nvel da sintaxe:

O POLICIAL MATOU o pescador voz ativa O PESCADOR FOI MORTO pelo policial voz passiva

A conscincia crtica de como a linguagem usada no mundo social pode ser bem desenvolvida em Lngua Estrangeira, devido ao distanciamento que ela oferece, possibilitando um estranhamento mais fcil em relao ao modo como as pessoas usam a linguagem na sociedade.

A questo da variao lingustica em Lngua Estrangeira pode ajudar no s a compreenso do fenmeno lingustico da variao na prpria lngua materna, como tambm do fato de que a lngua estrangeira no existe s na variedade padro, conforme a escola normalmente apresenta.

PLURIDADE CULTURAL Esse tema pode ser focalizado a fim de desmistificar compreenses homogeneizadoras de culturas especficas Pode-se apresentar comparaes com a pluralidade cultural brasileira.

Os ingleses do mundo, os espanhis e franceses do mundo.

Ensino e aprendizagem de lngua estrangeira nos terceiro e quarto ciclos

Lngua Estrangeira e o aluno dos terceiro e quarto ciclos


Caracterizao dos alunos:
Aspectos afetivo-emocionais; Diferentes conhecimentos de lngua materna; Diferentes nveis de familiaridade em relao lngua estrangeira.

Complexidade que representa a aprendizagem de uma outra lngua:


Aproveitar o interesse dos alunos; Ampliar a capacidade de abstrair elementos comuns a vrias situaes; Relacionar propriedades e regularidades presentes.

Concepes tericas do processo de ensino e aprendizagem de Lngua Estrangeira


Viso Behaviorista:
Processo de adquirir novos hbitos lingusticos; Estmulo Resposta Reforo.

Viso Cognitivista:
Foco nas estratgias na construo da aprendizagem em Lngua Estrangeira; Elaborao de hipteses; Supergeneralizao e Hipercorreo.

Viso Sociointeracional:
Aprender uma forma de estar no mundo social com algum; Interao entre um aluno e uma prtica social.

Aprendizagem
Como forma de co-participao social Como construo de conhecimento compartilhado

Processo mediado pela linguagem por meio da interao e por outros meios simblicos.

Processo caracterizado pela interao entre os significados ou conhecimento de mundo do parceiro mais competente e os do aluno.

Interao e construo da aprendizagem


Tradicionalmente a interao em sala de aula tem sido explicada por uma organizao discursiva considerada tpica: INICIAO, RESPOSTA E AVALIAO.
A interao assimtrica, pois seu controle exercido pelo professor.

O que o aluno tem a fazer responder corretamente ao professor para que receba um a avaliao positiva, e, do ponto de vista do professor, para que possa prosseguir com o seu planejamento.
O conhecimento construdo pelo aluno limitado resposta. Na cultura da sala de aula, aprendizes que no se submetem organizao discursiva tpica, so tidos como problemticos.

O professor deve aprender a compartilhar seu poder e aceitar tpicos sugeridos pelos alunos e suas interpretaes do que est sendo dito.
O professor tem de se acostumar a sair de cena.

Na aula de lngua estrangeira, isso tem ainda uma consequncia mais sria, principalmente no ensino da habilidade oral, visto que o aluno est aprendendo a se colocar no mundo pelo uso de uma lngua estrangeira.

Para alguns grupos culturais, o tipo de padro interacional que a escola enfatiza ( professor pergunta, aluno responde, professor avalia ) pode ser culturalmente muito diferente dos padres da vida em famlia, o que pode representar dificuldades para alguns alunos.
A resistncia que alguns grupos de alunos tm em relao aos padres interacionais em sala de aula pode ser explicada por no perceberem a relevncia do que est ocorrendo ali para a sua vida.

problemtico quando o professor quer impor sua perspectiva, suas interpretaes na interao. importante ter em mente quem o aluno do terceiro e quarto ciclos. Trata-se de uma pessoa entrando em uma nova fase da vida, a adolescncia, caracterizada por muitas mudanas.
importante considerar como o espao est organizado durante a conversa.

A maneira como a organizao espacial est organizada tem implicaes diretas para a qualidade da interao, e, desse modo, para a da aprendizagem.
Metfora do nibus: poucas chances de interao.

O professor deve compreender a relao entre interao e aprendizagem. O professor deve aprender a compartilhar o seu poder.

Alm do domnio de processos de natureza cognitiva, preciso que o aluno tenha conhecimento de natureza metacognitiva ao que est aprendendo e como.
Quanto melhor for o controle que os aprendizes tm sobre o que esto fazendo no ato de aprender, maiores sero os benefcios do ponto de vista da aprendizagem.

Alm do domnio de processos de natureza cognitiva, preciso que o aluno tenha conhecimento de natureza metacognitiva ao que est aprendendo e como.
Quanto melhor for o controle que os aprendizes tm sobre o que esto fazendo no ato de aprender, maiores sero os benefcios do ponto de vista da aprendizagem.

Das könnte Ihnen auch gefallen