Sie sind auf Seite 1von 15

At que o divrcio nos separe?

NMEROS DO DIVRCIO A taxa divulgada pelo IBGE em 2010 1,8 divrcios para cada 1.000 pessoas de 20 anos ou mais; representa um acrscimo de 36,8% em relao a 2009. O levantamento mostrou ainda que casar de papel passado no Brasil est cada vez mais comum. Em 2010, foram registrados 977.620 casamentos, 4,5% no total de registros de casamentos em relao ao ano de 2009.

Crescimento das unies consensuais entre 2000 e 2010 aquelas em que a pessoa vive em companhia de cnjuge sem ter casado no civil ou no religioso. 36,4% das pessoas declararam viver em unio consensual em 2010, nmero superior ao registrado em 2000, que foi de 28,6%.

Um dos motivos apontados para o fim do casamento foi a infidelidade. Outros motivos: insatisfao com a vida sexual, perda do amor, falta de dilogo, permitir que os pais de um ou de ambos se metam no relacionamento, egosmo, amadurecimento desigual, cimes (inclusive dos filhos), brigas constantes e falta de dedicao.

1 Corntios 7.10-16
10

Ora, aos casados, ordeno, no eu, mas o Senhor, que a mulher no se separe do marido 11 (se, porm, ela vier a separar-se, que no se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido no se aparte de sua mulher. 12 Aos mais digo eu, no o Senhor: se algum irmo tem mulher incrdula, e esta consente em morar com ele, no a abandone; 13 e a mulher que tem marido incrdulo, e este consente em viver com ela, no deixe o marido. 14 Porque o marido incrdulo santificado no convvio da esposa, e a esposa incrdula santificada no convvio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porm, agora, so santos.

1 Corntios 7.10-16
15

Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, no fica sujeito servido nem o irmo, nem a irm; Deus vos tem chamado paz. 16 Pois, como sabes, mulher, se salvars teu marido? Ou, como sabes, marido, se salvars tua mulher?

1. Os casados no devem separar por obedincia a uma ordem divina!


10

Ora, aos casados, ordeno, no eu, mas o Senhor, que a mulher no se separe do marido 11 (se, porm, ela vier a separar-se, que no se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido no se aparte de sua mulher.

Jesus orientou sobre o divrcio! Mateus 19.3-11


3

Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: lcito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo? 4 Ento, respondeu ele: No tendes lido que o Criador, desde o princpio, os fez homem e mulher 5 e que disse: Por esta causa deixar o homem pai e me e se unir a sua mulher, tornando-se os dois uma s carne? 6 De modo que j no so mais dois, porm uma s carne. Portanto, o que Deus ajuntou no o separe o homem. 7 Replicaram-lhe: Por que mandou, ento, Moiss dar carta de divrcio e repudiar? 8 Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso corao que Moiss vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, no foi assim desde o princpio. 9 Eu, porm, vos digo: quem repudiar sua mulher, no sendo por causa de relaes sexuais ilcitas, e casar com outra comete adultrio e o que casar com a repudiada comete adultrio. 10 Disseram-lhe os discpulos: Se essa a condio do homem relativamente sua mulher, no convm casar.

PREOCUPAO DE PAULO: Responder pergunta: devo me divorciar para ter maior santidade e dedicao ao Senhor? NO! PREOCUPAO DE JESUS: Mostrar que apenas o adultrio seria motivo legtimo para um novo casamento. ...o que Deus ajuntou no o separe o homem.

E em caso de desobedincia?

1. Fiquem sem casar

11

(se, porm, ela vier a separar-se, que no se case ou que se reconcilie com seu marido);
2. Reconciliem-se

TANTO A ATITUDE DE JESUS QUANTO A DO APSTOLO PAULO ATESTAM QUE TODOS OS PROBLEMAS NO CASAMENTO PODEM SER RESOLVIDOS!

JESUS PODE RESTAURAR RELACIONAMENTOS QUEBRADOS!

2. O crente deve permanecer casado quando o descrente quer continuar casado com ele.
12

Aos mais digo eu, no o Senhor: se algum irmo tem mulher incrdula, e esta consente em morar com ele, no a abandone; 13 e a mulher que tem marido incrdulo, e este consente em viver com ela, no deixe o marido. 14 Porque o marido incrdulo santificado no convvio da esposa, e a esposa incrdula santificada no convvio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porm, agora, so santos.
1. Jesus no tratou do tema, simplesmente porque casamentos mistos eram impensveis em seus dias.
2. Paulo no est legitimando o casamento misto, mas tratando da realidade dos que conheceram a Cristo depois que j eram casados.

3. O crente deve liberar o descrente caso este queira apartar-se.


15

Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, no fica sujeito servido nem o irmo, nem a irm; Deus vos tem chamado paz. 16 Pois, como sabes, mulher, se salvars teu marido? Ou, como sabes, marido, se salvars tua mulher?
1. O termo apartar-se refere-se ao divrcio; 2. Servido refere-se insistncia do crente em querer permanecer com um descrente que est determinado a divorciar-se; 3. Neste caso, o crente fica livre para casar-se novamente (liberdade da servido); 4. Deus vos tem chamado paz est em consonncia com Romanos 12:18 se possvel, quanto depender de vs, tende paz com todos os homens;

CONSIDERAES FINAIS
1. O CASAMENTO FOI INSTITUDO PARA DURAR Lute contra a postura do egosmo e do descartvel. 2. UM NOVO CASAMENTO S PERMITIDO PELA INFIDELIDADE CONJUGAL OU POR ABANDONO OBSTINADO DO DESCRENTE 3. SEPARAR-SE E CASAR-SE NOVAMENTE POR QUALQUER MOTIVO CONSTITUI-SE NUM PECADO GRAVE 4. OS QUE DESEJAM CASAR DEVEM REFLETIR SERIAMENTE SOBRE A SERIEDADE DESSE COMPROMISSO Mateus 19:10 - Se essa a

condio do homem relativamente sua mulher, no convm casar.

NO DESISTA DA FAMLIA QUE DEUS LHE DEU!

Das könnte Ihnen auch gefallen