Sie sind auf Seite 1von 1

II SIMPSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS (SINECGEO) V ENCONTRO CEARENSE DE GEOGRAFIA DA EDUCAO (ECEGE)

ALFABETIZAO GEOGRFICA E O ENSINO DO LUGAR


Joo Fernando Marques de Arajo Bolsista Iniciao Cientfica CNPq UFC Universidade Federal do Cear Bheatriz Alves de Paiva Oliveira Bolsista Iniciao Cientfica PIBIC UFC Universidade Federal do Cear

Introduo
O presente trabalho busca a criao de material didtico para a disciplina de Geografia nas sries iniciais do Ensino Fundamental I (de 1 ao 5 ano), levando em considerao a Lei n. 12.796 que torna obrigatrio o acesso a educao de crianas a partir dos 04 anos de idade.

Resultados e Discusses
As prticas utilizadas nos proporcionaram vises de uma educao bsica ainda mais aberta ao professor de Geografia. O espao do Ensino Fundamental torna-se um campo de pesquisa, de vivncia e de prtica. A juno desses trs campos direcionam a geografia escolar a um melhor desenvolvimento da alfabetizao geogrfica. Para isso, vemos os conceitos de lugar e totalidade-mundo incidindo para a formao de uma cincia de vizinhana. Relacionar tais conceitos se utilizando de exemplos prximos contextualizao da vida do aluno, visa tornar o ensino mais humano criando laos entre a prtica e a teoria. O geornal foi utilizado com o objetivo de aproximar, tornar vizinhas as duas metrpoles cearenses, trazendo casos, fatos, imagens e curiosidades, sendo ento denominado Viva o Cariri!.

Fonte: (Org.) OLIVEIRA, B. A. P.; ARAJO, J. F. M. 2013.

Objetivos
Desenvolver uma melhor alfabetizao geogrfica a partir da utilizao de conceitos como lugar e vizinhana dentro da geografia; Propor material didtico com o tema regio compatvel com o nvel de desenvolvimento cognitivo dos alunos;

Metodologia
Para a construo do presente trabalho, foi realizada uma leitura bibliogrfica a fim de relacionar os conceitos de lugar e totalidade-mundo. Para lugar, utilizou-se a concepo de OLIVEIRA (2012) e para totalidademundo, a concepo de STRAFORINI (2008). Essa relao foi objetivada no intuito de alcanar uma ampliao do entendimento a cerca do termo vizinhana, cujo campo investigativo ainda se mostra de grande dimenso e pouca explorao, vista a sua importncia para os primeiros anos da atividade escolar. Aferindo as vises iniciais dos alunos, foram aplicadas duas atividades, um questionrio com questes subjetivas, onde eles mostravam o que, em suas opinies, significavam algumas palavras/conceitos. Alm disso aplicamos um mapa mental. Essas prticas foram utilizadas para auxlio na construo de um geornal, um jornal geogrfico, onde uma relao de vizinhana foi estabelecida entre a Regio Metropolitana de Fortaleza e a Regio Metropolitana do Cariri.
Fonte: (Org.) OLIVEIRA, B. A. P.; ARAJO, J. F. M. 2013.

Referncias
BRASIL. Congresso. Senado. Lei n 12.796, de 14 de janeiro de 2013. Lei N 12.796, de 4 de Abril de 2013.. Braslia, DF, Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20112014/2013/Lei/L12796.htm>. Acesso em: 09 nov. 2013. OLIVEIRA, Lvia de. O sentido do lugar. In: MARANDOLA JNIOR, E; HOLZER, W; OLIVEIRA, L. de. (Org.) Qual o espao do Lugar? So Paulo: Perspectivas, 2012. STRAFORINI, Rafael. O ensino de geografia para crianas: em busca da totalidade-mundo. In: STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas sries iniciais. So Paulo: ANNABLUME, 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen