Sie sind auf Seite 1von 10

Universidade Anhanguera Curso de Servio Social Participao e Controle Social Alunos: Carla Cristina de Almeida RA:2305315575 Eloisa M.

de Almeida Santana RA: 2612479895 Maria Liduina F. Silva Felipe RA:2327407250 Zilda dos Santos RA:2317375788

Tutora Presencial: Prof. Lia Gomes da Cruz Soares Tutora a Distancia: Prof. Edilene Xavier Rocha Garcia

SANTO ANDR 2014

Introduo
O presente trabalho apresenta os conceitos de Controle e Participao Social, trata-se do conhecimento de polticas publicas envolvendo os conceitos de participao e controle social e que so representados pelas trs esferas: Federal ,Estadual e Municipal , onde a cidadania deixa de ser apenas um direito e passa a ser uma realidade.

Conselhos
Os conselhos so espaos pblicos de composio plural e paritria entre estado e sociedade civil de natureza deliberativa e consultiva ,formular e controlar a execuo da cuja funo so polticas setoriais.Os conselhos so o principal canal de participao popular encontrada nas trs estncias do governo :federal,estadual e municipal . O poder centralizado desde 1930, deu lugar ao processo de participao, descentralizao e redesenho do Pacto Federativo aprovados na Constituio Federal de 1988, que desenhou a unidade nacional com as subnacionais, com repasse de recursos e autonomia decisria para Estados e municpios, dando novo significado ao controle social e participao da sociedade civil nas decises polticas

Conselho da alimentao escolar


Controla o dinheiro para merenda escolar ,parte da verba vem do Governo Federal.A outra vem da prefeitura; Verifica se a prefeitura comprou e est chegando nas escolas ; Analisa a qualidade da merenda comprada ; Olha seus alimentos esto bem guardados .

Conselho Municipal da Sade


Controla o dinheiro da sade ; Acompanha as verbas que chegam pelo SUS (sistema nico de Sade ) e os repasses de programas federais ; Participa da elaborao das metas para sade ; Controla a execuo das aes na sade ; Deve-se reunir uma vez por ms .

Conselho de Controle Social do Bolsa Famlia


Controla os recursos dos programas; Verifica se as famlias do programa atendem os critrios para fazer parte ; Verifica se o programa atende com qualidade as famlias que realmente precisam ; Contribui para a manuteno do Cadastro nico.

Conselho de Assistncia Social


Acompanha chegada do dinheiro e a aplicao da verba para os programas de assistncia social. Os programas so voltados para as crianas ( creches ), idosos e portadores de deficincias fsicas ; O conselho aprova o plano de assistente social feito pela prefeitura .

O objetivo dos conselhos municipais e a participao popular na gesto pblica para que haja um melhor atendimento a populao.A proliferao destes conselhos representam um aspecto positivo ao criar oportunidades para participao da sociedade na gesto das Polticas Pblicas .

Concluso :
Atravs do controle da participao popular a populao obtm mais conhecimentos dos seus direitos e das Polticas Pblicas e que o estado tem como obrigao de esclarecer e todos podem participar ,seja direta ou indiretamente, atravs das reunies onde feita a votao sendo que a importncia dos conselhos est no seu papel de fortalecimento da populao democrtica e na formulao e implementao de Polticas Pblicas .

Referncias Bibliogrficas
BRASIL .Constituio da Repblica Federativa do Brasil: Braslia . 1988 BRASIL , Presidncia da Repblica Lei Orgnica da Assistncia Social , lei n 8.742 de 7 de dezembro de 1993 . SOUZA, Rodriane de Oliveira. (Participao e controle social). In: SALES, Mione Apolinrio; MATOS, Maurlio Castro; LEAL, Maria Cristina (Org.). Poltica social, famlia e juventude: uma questo de direitos. So Paulo: Cortez, 2004, p. 167-187.

Das könnte Ihnen auch gefallen