Sie sind auf Seite 1von 24

1

OBJETIVOS
- Promover a conscientizao ambiental em sua atuao como multiplicador de boas prticas ambientais em todos os lugares por onde passa; - Atuar como vigilante contra as queimadas avistadas ao longo da estrada, visando a reduzir os danos ambientais; - Incentivar a atuao adequada de outros colegas nas estradas e no ambiente de trabalho; e - Sensibilizar os demais membros da sociedade para a importncia da ao comunitria e o respeito ao meio ambiente
3

Nem sempre estamos conscientes dos nossos atos no dia a dia. J sabemos que a menor mudana em um determinado tipo de clima ou solo afeta todas as demais condies de fauna e flora de uma regio.

Antes de atribuir a responsabilidade pela degradao ambiental aos outros, veja a parcela de responsabilidade de cada um de ns.
- Voc, trabalhador, tem sim um importante papel a assumir na luta por um planeta mais limpo, mais justo e melhor para todos.
8

Logo... O que eu posso ou devo fazer???


Quais so as principais tarefas de seu dia a dia no trecho, com os companheiros e familiares, que podem significar a diferena para que cada um faa sua parte e passe a cuidar do ambiente em que vive?

Vc um multiplicador ecolgico ou Vc suja o mundo que vive ?

A atuao do trabalhador em transporte amigo do meio ambiente

Para os motoristas, as condies do veculo so importantes sob dois aspectos: - A manuteno preventiva do motor, que permite menores nveis de emisso de poluentes e evita consumo excessivo de combustvel; e - A verificao do sistema de escapamento, principalmente o catalisador, que deve estar sem furos ou corroses.

11

Verificao do veculo
importante a verificao do veculo pelo menos uma vez por semana. A verificao do veculo, alm de reduzir as emisses de poluentes, oferece mais segurana durante os trajetos e viagens, pois so verificadas tambm a caixa de direo, os freios e a suspenso dos veculos. O condutor deve conscientizar seus colegas de trabalho dentro da empresa, nos postos de gasolina, por onde passar, sobre a realizao da verificao do caminho. Os ganhos com a realizao dessa verificao tambm sero visveis quanto economia de combustvel, menor desgaste do caminho e para a melhoria da qualidade de vida da populao.
12

Plano de manuteno preventiva


Um veculo mal regulado consome mais e emite o dobro de poluentes.
Quem cuida preserva! possvel se prevenir de eventuais problemas, mantendo o veculo sempre bem regulado e dentro dos parmetros de controle de emisso de poluentes. Se o motorista perceber alguma irregularidade no veculo, deve lev-lo imediatamente oficina para que no ocorra a deteriorao de outras peas, o que trar mais despesas na manuteno e poder provocar acidentes. O motorista deve sempre verificar os painis e seguir o manual do veculo.

13

Conduo assertiva com o meio ambiente


1- Trocar de marcha na rotao correta. 2- Evitar redues constantes de marcha, freadas em excesso e aceleraes bruscas. 3- Desligar o motor quando estiver parado. 4- Usar o afogador s para dar a partida e, em seguida, deslig-lo. 5- Orientar a todos para no atirar objetos pela janela. 6- No acelerar o veculo parado. 7- Fazer a manuteno e revises recomendadas pelo fabricante. 8- No exceder o limite de peso de carga recomendado pelo fabricante. 9- Abastecer com combustvel de boa procedncia.

14

Conduo assertiva com o meio ambiente


Voc, condutor, pode contar com um instrumento de medio chamado opacmetro (aparelho que mede o ndice de fumaa que sai pelo escapamento dos veculos a diesel e fornece informaes relevantes sobre o estado de manuteno de alguns componentes do veculo). O Programa de Controle de Poluio do Ar por Veculos Automotores (Proconve), a Confederao Nacional do Transporte (CNT), em conjunto com as federaes e sindicatos de transporte afiliados, disponibiliza veculos e equipamentos para a montagem das unidades mveis de inspeo veicular por meio do Programa DESPOLUIR. O acesso aos medidores se d nas federaes e sindicatos de transporte espalhados pelo Brasil.
15

Conscientizando os companheiros de profisso


Os postos de abastecimento representam um conjunto de servios de grande valor, compreendendo desde pontos de apoio e manuteno dos veculos at local de alimentao, higiene e confraternizao com os parceiros de profisso, ento, neste momento, voc, trabalhador em transporte, tem a oportunidade de disseminar a cultura de princpios e valores ambientais, firmando uma conscincia ambiental e ajudando o Brasil na preservao de seus recursos naturais.

17

Pequenas atitudes que fazem grandes diferenas


Fechar a torneira enquanto ensaboa as mos ou o corpo, escova os dentes ou faz a barba. Voc sabia que uma torneira pingando uma gota por segundo desperdia, em um dia, 46 litros de gua? Imagine ento o quanto de gua jogado fora se a torneira estiver aberta o tempo todo, enquanto voc faz a sua higiene pessoal! Fazer a reutilizao da gua das pias, do chuveiro, da mquina de lavar para lavar o carro, do quintal, da calada, etc. Armazenar, sempre que possvel, a gua da chuva para reutiliz-la na agricultura, jardins, hortas, etc.
18

Pequenas atitudes que fazem grandes diferenas


Cuidar da gua potvel, usando-a racionalmente, sem desperdcio. Lavar veculos pequenos utilizando balde. Para os veculos de grande porte, utilizar tcnicas adequadas para lavagem ambientalmente eficaz. Estar sempre atento e verificar se no existe vazamento; manter em boas condies o sistema hidrulico de sua casa e da empresa em que trabalha. No jogar lixo e produtos txicos nos rios e lagos para evitar a contaminao da gua e a morte dos peixes. Fazer a coleta seletiva para evitar que o lixo pare nos rios e lagos.
20

Pequenas atitudes que fazem grandes diferenas


Utilizar sempre os produtos biodegradveis e evitar detergentes que contenham fosfato, pois essa substncia causa diminuio do oxignio na gua, provocando a morte de peixes e algas. Regar o jardim quando o sol estiver mais fraco (no incio da manh ou no fim da tarde). Nos horrios com o sol mais fraco h menor evaporao da gua e, portanto, maior absoro dessa gua para as plantas. Usar vassoura para a limpeza de caladas junto com a gua j utilizada na lavagem de roupas ou gua da chuva. Dar preferncia ao consumo de alimentos orgnicos produzidos sem pesticidas e adubos qumicos.
21

CONCLUSO
Toda caminhada se inicia com o primeiro passo! Ningum mais que voc, trabalhador em transporte, conhece e lida com tantas pessoas em seu dia a dia. Por isso, voc o mensageiro dessa nova conscincia ambiental, difundindo conceitos e prticas de respeito ao meio ambiente.

24

Das könnte Ihnen auch gefallen