Sie sind auf Seite 1von 21

Vasculares ou Traquefitas

Apresentam raiz, caule, folhas, frutos e sementes.

Fanergamas. (ramos do caule com folhas especializadas na produo de esporos, que germinam na prpria planta e originam gametfitos)
Espermatfitas. (Semente com embrio resultante de fecundao interna)

Mais comuns em regies tropicais e temperadas. Portes variados Herbceas, Arbustivas e Arbreas.
Gametfito reduzido- dentro dos tecidos do esporfito. Gro de plen (masculino) e Saco Embrionrio (Feminino).

Estruturas sexuais FLORES Orgos masculinos Androceu, composto pelos estames (antera e filete). rgos femininos Gineceu, Composto pelo Carpelo ( Estigma e estilete)

Possuem flores tpicas com folhas reprodutoras chamadas CARPELOS. Os carpelos se fecham formando um vaso onde as sementes se desenvolvem. Aps a fecundao parte do carpelo se transforma em fruto. Ocorrncia de DUPLA FECUNDAO.

A Semente possui o endosperma, que um tecido vegetal, de natureza triplide (com trs conjuntos cromossmicos = 3n), formado pela unio dos dois ncleos polares do vulo com um dos ncleos do gameta masculino.

Como o endosperma triplide ser formado? O ncleo do megsporo se divide por mitose (3), no havendo citocineses (diviso do citoplasma). Surgem ento oito clulas que se redistribuem pelo vulo, trs clulas permanecem no campo mais central e a do meio, chamada de oosfera, e as laterais,de sinrgides, os trs outros ncleos vo migrar para o plo oposto, e organizam-se em trs clulas antpodas (polares) Assim, forma-se o gametfito feminino, com mais dois ncleos polares que ficam no centro.

Formao do gametfito FEMININO

Prof Marcia Conceio

Prof Marcia Conceio

Prof Marcia Conceio

Plantas Diicas = so plantas cujas flores tm apenas estames em um p, e apenas carpelos em outro p. Plantas Monicas = Hermafroditas, flores com estames e carpelos no mesmo p.

Anemfila ( vento); Entomfila (insetos);

Ornitfila (aves);
Quiropterfila (morcegos);

Fruto = Ovrio fecundado Sementes = so os vulos

Prof Marcia Conceio

25/05

Grama; Morangueiro; Bananeira; Batata; Fortuna; Begnia. mais rpida e produz indivduos geneticamente idnticos ao original.

A polinizao direta pode ser chamada de autopolinizao ou autogamia.

Para evitar que ocorra este tipo de fecundao, as plantas possuem alguns mecanismos de defesa:
Dicogamia: os rgos reprodutores da planta amadurem em pocas distintas. Existem dois tipos de dicogamia: Protandria quando o rgo reprodutor masculino amadurece primeiro que o feminino. Protoginia acontece o inverso, o rgo reprodutor feminino amadurece primeiro que o masculino. Dioicia: a planta no possui flores com os dois sexos. Hercogamia: h um obstculo entre o gineceu e o androceu. Heterostilia: o estame e o pistilo possuem tamanhos diferentes. Auto-esterilidade: a flor no pode ser fecundada pelo seu prprio plen.

MONOCOTILEDNEA Angiosperma com 1 cotildone na semente. DICOTILEDNEA Angiosperma com 2 cotildones na semente.

Prof Marcia Conceio

Prof Marcia Conceio

Fruto das Roseiras, no se desenvolvem e so melhores observados com a queda ou retirada das ptalas. A roseira possui um fruto classificado como agregado, onde pequenos frutos esto unidos. O fruto encontrado nas rosas recebe o nome de aqunio, isto , um fruto seco que contem uma semente. O abacaxi uma infrutescncia. Cada gomo" corresponde a um fruto, formado do ovrio de uma flor. Estas flores so agrupadas em um eixo, permitindo que seus ovrios fiquem aderidos uns aos outros, formando uma estrutura compacta. Dentro de cada ovrio (cada fruto) geralmente so encontrados apenas vulos abortados, pois a formao de sementes rara, por serem as flores estreis. A amora um fruto classificado como um pseudofrutodo tipo pseudobaga formado pela reunio de diversos pequenos frutos. A semente da amora est localizada dentro de cada um destes pequenos frutos.

Das könnte Ihnen auch gefallen