Sie sind auf Seite 1von 21

ITEB Instituto Teolgico de Barueri

O Pentateuco

O Pentateuco

Lio IV
ITEB

Pr. Henrique Regis

O Pentateuco

As leis do Levtico no mostram o interesse de Deus em cercear a liberdade de seu povo, mas mostram seu amor, pois em cada uma est um cuidado
HRAS

O Pentateuco

Todo telogo deveria ler...:

Manual Bblico SBB Sociedade Bblica do Brasil

O Pentateuco

Orem nessa semana...


No paro de agradecer a Deus por causa de vocs. Eu sempre lembro de vocs nas minhas oraes. E peo ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que d a vocs o seu Esprito, o Esprito que os tornar sbios e revelar Deus a vocs, para que assim vocs o conheam como devem conhecer. Ef 1.16-17

O Pentateuco

Orem nessa semana...


Canad: Agradea o lanamento de nossa nova diviso que atende a significativa populao francfona do Canad. Ore por sabedoria para Guillaume, seu lder, e pea que seu trabalho seja bem recebido pelos falantes de francs. A demanda pelos servios do ICAP crescente e seus produtos continuam a acelerar projetos de traduo da Bblia ao redor do mundo. Ore para que haja doaes de recursos financeiros para apoiar esse vital ministrio global. Lembre-se do trabalho e das necessidades de nosso distrito parceiro nas Bermudas. Estados Unidos da Amrica: Agradea a Deus pelo lanamento de nossa campanha de engajamento nas Escrituras Uncover the Word (Descubra a Palavra) e pela nova gerao que tem contato dirio com a Bblia por meio de dispositivos digitais e planos de leitura/audio. Ore tambm para que possamos atender s necessidades daqueles cuja lngua materna no o ingls. Que Deus nos conceda recursos para os programas e projetos que levam a Palavra de Deus a eles em momentos de crise. Tambm ore para que a Palavra de Deus conceda fora e coragem aos integrantes das foras armadas, na ativa e veteranos. Pedimos sabedoria para nossa Diretoria, lderes executivos e funcionrios, e que nossos doadores continuem a colaborar. Mxico: Agradecemos a Deus pelos milhes de pessoas que compram Escrituras e por aqueles que as recebem por intermdio de nossos programas gratuitos. Tambm agradecemos pela Poro de Lucas para crianas dos povos Chenalh e Zapotec. Ore pelo aumento da distribuio de Bblias em braile e de DVDs em lngua de sinais, bem como pelo programa FVPO em espanhol e idiomas tnicos. Ore pelo financiamento contnuo de nossos projetos de traduo para idiomas indgenas e pea que as pessoas visitem nosso site e nossas pginas nas redes sociais. Ore por nossos promotores, funcionrios e Diretoria.

israelitas, confiem em Deus, o SENHOR! Ele a ajuda e o escudo de vocs Confiem no SENHOR, todos os que o temem! Ele a ajuda e o escudo de vocs. Salmo 115.9-11

O Pentateuco

Levtico

O Pentateuco
Palavra Geral sobre Levtivo 1 - O Nome do Livro na Bblia Hebraica e na Crist.

O Pentateuco
Palavra Geral sobre Levtico 2 - As leis de Levtico foram dadas no Sinai ou durante as peregrinaes?

O Pentateuco
Palavra Geral sobre Levitivo 3 - Espcies de Leis Leis que tambm esto presentes em outros povos. Leis que so exclusivas.

O Pentateuco
Autoria H um consenso entre judeus e cristos que Moiss foi o autor...

O Pentateuco
Fontes
-Tradio Oral e Costumes Aquelas Leis que eram comuns... - Literaturas do mundo antigo Aquelas Leis que foram encontradas em Cdigos de tica dos povos antigos... - O prprio Deus Aquelas Leis que so exclusivas aos hebreus, o povo de Deus...

O Pentateuco
Propsitos
Estabelecer o povo escolhido como nao santa, e assim torn-lo distintivo entre seus contemporneos como representantes do Deus nico, vivo e verdadeiro. Dar regras para: adorao cultual, relacionamento sexual, social e comercial. Nenhuma rea da vida deve escapar santidade. Anunciar que a Santidade no simples questo de piedade pessoal, nem mesmo mera participao na adorao pblica. Santidade um estilo de vida.

O Pentateuco
Teologia Deus vivo, onipotente e atuante. Ele exige santidade cltica, moral e tica. Reconhecimento que Jeov o nico Deus verdadeiro, e o estabelecimento do compromisso de no adorar outra divindade.

O Pentateuco
Cenrio Religioso Recm sados do Egito idlatra, o povo recebeu uma quantidade enorme de verdades religiosas. Em vez de irem diretamente para Cana, foram levados pela coluna de fogo e pela nuvem rumo ao sul, para o Sinai, onde receberam instrues quanto adorao e santidade.

O Pentateuco
O Levtico e o Novo Testamento
Regra urea (Toda a lei depende de Dt 6.5 e Lv 19.18 Mt 19.19 / Mc 12.31 / Lc 10.27 / Rm 13.9 / Gl 5.14. Sacerdcio - Imitao sacerdotal (1Pe 1.15). Ampliao do assunto, ao sacerdcio universal (1Pe 2.9) Na sua morte Jesus cumpriu o conceito levtico da oferta pelo pecado: Hb 9.11-28; 10.1-18; 13.10-15.

O Pentateuco
Data de Composio - 1500 a. C Moiss...
- 1000 a. C Organizado no tempo dos reis... - 400 a. C Reescrito, editado e canonizado por Esdras e os Rabinos...

O Pentateuco
Idioma - Hebraico

O Pentateuco

Destinatrios
- Os judeus peregrinos... - Os judeus de todas as pocas... - Aos cristos so dados os princpios das leis.

O Pentateuco
Esboo do Livro
1 7 - (O Deus perdoador e os sacrifcios).
Pecado Fazer o que os mandamentos de Deus probe (4.2,13,22 e 27). Sacrifcio Deus escolhe os sacrifcios (4.26,31 e 35). Perdo Obedincia e f da parte do homem e generosidade da parte de Deus.

8 10 - (Deus exige ministros santos).


Instrues para os ministros servirem um povo separado (8). O servio deve ser como Deus determinou (9). Deve-se esperar o juzo quando os mandamentos no ignorados (10).

11 15 - (Deus exige pureza). Questes sociolgicas!


Comer certos tipos de animais (11). (Questes de sade e rituais politestas) Dar luz) (12). (Evitar ritos de fertilidades e proporcionar descanso mes e filho). Doenas de pele (13 e 14). (Contaminao Social). Excrees dos rgos sexuais (15). (higiene pessoal, perigo de infeco).

16 - ( O Deus que perdoa todo pecado).


O Cerne da teologia de Levtico. Oportunidade para zerar todos os pecados. Dia mais solene do ano.

17 27 - (Deus exige santidade).

O Pentateuco
Mensagem para a Igreja

Das könnte Ihnen auch gefallen