Sie sind auf Seite 1von 15

Mtodos de Contagem

Prof. Eduardo Nagel

Princpio Multiplicativo
Se existem m1 maneiras de tomar uma deciso D1 e, tomada a deciso D1, existem m2 maneiras de tomar a deciso D2, ento o nmero de maneiras de tomar sucessivamente as decises D1 e D2 m1 . m2.

Fatorial
O fatorial de um nmero natural n, n2, representado por n!, definido sendo o produto de n por todos que o antecedem at o nmero 1, ou seja: n! = n.(n-1).(n-2). ... . 3.2.1 Por definio temos ainda: 1! = 1 e 0! = 1

Exemplos:
1. Uma pessoa vai ao jornaleiro para comprar uma revista, um jornal e um livro. De quantas formas diferentes essa pessoa pode fazer sua escolha se l encontra 7 livros, 5 revistas e 10 jornais diferentes?
2. De quantos modos pode ocorrer a classificao, nos trs primeiros lugares, sem empate, de 12 atletas que disputam uma prova olmpica?

3. A quantidade de nmeros inteiros, positivos e mpares, formados por trs algarismos distintos, escolhidos dentre os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9, igual a?

20! 4. Qual o valor de ? 17!

Permutao Simples
Em combinatria, existem duas ferramentas bsicas de contagem: a atitude intuitiva de ordenar, correspondendo ao que chamamos de permutao; e o procedimento intuitivo de escolher, correspondendo ao que denominamos combinao. Vamos estudar agora a atitude de ordenar. Ordenamos elementos quanto, dado um agrupamento de elementos, formamos sequencias deferentes dispondo todos esses elementos em novas ordens.

Representando por Pn o nmero de permutaes simples, temos ento que:

Pn n !

Permutao com Repetio


De modo geral, o nmero de permutaes de n elementos, dos quais um deles repetido a vezes, outros repetido b vezes, outro vezes, ..., dados por:

Pn

a ,b , ...

n! a ! b ! ! ...

Exemplos:
1. Quantos anagramas da palavra SIMPLES comeam e terminam pela letra S? 2. O nmero de anagramas da palavra VERO que comeam e terminam por consoante ? 3. O nmero de anagramas da palavra POSITIVO ? 4. O nmero de anagramas da palavra ESTUDO que contm as letras TU juntas, nessa ordem, ?

Combinao Simples
Existem situaes em combinatria em que a escolha dos elementos para formar um determinado agrupamento no depende da ordem com que esses elementos so dispostos ou escolhidos. Nesses casos, no h a necessidade de se estabelecer uma sequncia, uma ordem. Isso ocorre quando temos que formar subconjuntos de um certo conjunto.

Dado um conjunto com n elementos, chama-se combinao simples dos n elementos, tomados p a p, a qualquer subconjunto de p elementos distintos escolhidos entre os n elementos.

n! C p !(n p)!
p n

A ideia principal a de que usamos combinaes simples para formar subconjuntos, ou seja, escolher elementos.

Exemplos:
1. Com 8 frutas diferentes, o nmero de saladas que podem ser feitas contendo exatamente 3 dessas frutas ? 2. Pretende-se selecionar 6 pessoas de um grupo de 3 professores e 6 alunos, para participarem de uma propaganda da escola. Na propaganda devem aparecer 2 professores e 4 alunos. Esta seleo poder ser feita de quantos modos?

3. Existem cinco livros diferentes de Matemtica, sete livros diferentes de Fsica e dez livros diferentes de Qumica. O nmero de maneiras que podemos escolher dois livros com a condio de que eles NO sejam da mesma matria ?
4. Antnio e Bruno so membros atuantes do Grmio Estudantil e esto se formando numa turma de 28 alunos. Uma comisso de formatura, com 5 membros, deve ser formada para a organizao dos festejos. Quantas comisses podem ser formadas de modo que Antnio e Bruno sejam membros?

Escolher e Ordenar
De quantas maneiras podemos escolher e ordenar p objetos distintos entre n objetos distintos dados? Para escolher p objetos entre os n disponveis existem Cn,p maneiras. Para ordenar esses p objetos existem Pp maneiras. Assim, o nmero de maneiras de escolh-los e orden-los, indicado por An,p, dados por:

A C Pn
p n p n

n! ou A (n p)!
p n

Exemplos:
1. Uma universidade est ofertando vagas no vestibular de vero para 53 diferentes cursos. Supondo que na inscrio se pudesse optar por 2 cursos, indicando o de 1 opo e o de 2 opo, quantas seriam as possibilidades de escolha?

2. A cmera de vereadores de certa cidade tem de resolver o seguinte problema: H 4 ruas sem nomes e so propostos 6 nomes para essas ruas. O nmero de maneiras de dar esses nomes s ruas ?

3. A quantidade de nmeros naturais de 3 algarismos distintos cuja soma dos algarismos 20 ?


4. Um designer de uma editora quer utilizar 3 figuras diferentes e alinhadas para compor o motivo que far parte da capa de um livro. Se o designer possuir 7 figuras diferentes relacionadas ao tema requerido, o nmero de composies distintas que podero ser criadas para o referido motivo igual a?

Das könnte Ihnen auch gefallen