Sie sind auf Seite 1von 9

METROLOGIA

CAMPUS IFCE Caucaia


Aula 3

Medio Direta e Indireta


Medio
Conjunto de operaes que tem por objetivo determinar um valor de uma GRANDEZA.
Atributo de um fenmeno, corpo ou substncia que pode ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado.

Direta Indireta

Medio Direta e Indireta


Direta
Uma grandeza medida pelo mtodo direto, quando esta medio for efetivada por meio de uma comparao direta do que se quer medir com um padro.

Indireta
Uma grandeza medida pelo mtodo indireto, quando esta medio for efetuada pela utilizao de TRANSDUTORES.
(elementos que fazem a aferio de uma grandeza e a transformam numa outra grandeza, sendo esta ltima comparada com um padro)

BLOCOS PADRO
A QUALIDADE principal de um instrumento ou padro de medio a de medir com o MNIMO ERRO, isto , um instrumento de medio de boa qualidade deve ser capaz de apresentar resultados com pequenos ERROS DE MEDIO.

Resultado de uma medio menos o valor verdadeiro do mensurando. Uma vez que o valor verdadeiro no pode ser determinado, utiliza-se na prtica, um valor verdadeiro convencional.

BLOCOS PADRO
Em Os 1898, Blocos o mecnico padro ferramenteiro de um modoCARL geral, EDVARD so fornecidos JOHANSSON em , sueco, estojos solicitou padronizados, registro para de diferentes o primeiro tamanhos jogo de Blocos de acordo padro com que, a necessidade. dada a importncia Cada jogo da inveno, composto fez de com blocos que a de indstria diferentes mecnica espessuras, de preciso, tendo as j nos faces anos paralelas seguintes, e a tivesse distncia um entre grande as impulso mesmas tecnolgico. indicadas em cada bloco. Os Blocos padro so calibradores de referncia para comparaes de medidas lineares

BLOCOS PADRO
Os Blocos padro so calibradores de referncia para comparaes de medidas lineares e podem ser utilizados em : a - Calibrao de instrumentos de medio como Paqumetros, Micrmetros, Relgios comparadores etc;

MANUSEIO E CONSERVAO DOS BLOCOS PADRO


Com a finalidade de se obter uma MAIOR VIDA TIL para os Blocos padro, necessrio que os mesmos sejam utilizados convenientemente obedecendo a rigorosas CONDIES DE TRABALHO E CONSERVAO.

Quando no estiverem sendo utilizados, os Blocos devem ser untados em VASELINA NEUTRA ou leo equivalente, como proteo ANTI-CORROSIVA por ataque atmosfrico.
Quando em uso, os Blocos devem estar livres de restos abrasivos, sujeiras etc.

MANUSEIO E CONSERVAO DOS BLOCOS PADRO


Para se proceder a ADESO, os Blocos padro devem estar com as superfcies limpas e secas, utilizando-se para isto, um pedao de algodo embebido em ter ou benzina.
Depois de retirada toda a impureza, aplica-se uma fina camada de vaselina neutra que espalhada com outro pano limpo formando, desta maneira, um filme mnimo, quase invisvel de vaselina.

O conjunto de dois ou mais Blocos mais o filme de adeso, ser menor que 0,00001 mm, maior que os Blocos combinados sem o filme.

Aps as superfcies estarem preparadas, a adeso dos blocos feita unindo-se as duas faces dos blocos, de forma cruzada, formando um ngulo reto, com uma leve presso e girando os Blocos lentamente, at que as faces estejam perfeitamente ajustadas e alinhadas. Para a montagem de mais blocos, procede-se da mesma forma, at atingir a dimenso desejada.

Exerccio
1) Convena o seu chefe , atravs de um relatrio tcnico, da necessidade de enviar os instrumentos de medio da empresa para uma calibrao peridica.

Das könnte Ihnen auch gefallen