Sie sind auf Seite 1von 12

Teoria Geral do Processo Penal

Jus puniendi; sistemas processuais; formas de interpretao; eficcia da norma processual; e princpios

Jus Puniendi
O jus puniendi pertence ao Estado, como uma das expresses mais caractersticas de sua Soberania. Sobretudo, existe a jus puniendi in abstracto e in concreto: - In abstracto: Quando o Estado por meio do Poder Legislativo, elabora as leis penais, cominando sanes queles que vierem a violar o mandamento proibitivo. - In concreto: No instante, que algum realiza a conduta proibida pela norma penal, a jus puniendi in abstracto, passa para o plano concreto, pois neste momento o Estado tem o dever de punir.

Persecuo Criminal
a busca pelo direito de punir, mediante autorizao. A persecuo criminal tm duas fases: - Pr-processual: a fase investigatria. - Processual: a instaurao da ao penal.

Sistemas Processuais
Inquisitivo: No h contraditrio, e por isso mesmo inexistem as regras da igualdade e liberdade processuais. As funes de acusar, defender e julgar, encontram-se numa mesma pessoa: O Juiz. Acusatrio: H o contraditrio como garantia. As partes encontram-se em p de igualdade. As funes de acusar, defender e julgar so atribudas a pessoas distintas. Misto: Sistema fundamentado na juno de determinadas caractersticas do sistema inquisitivo e acusatrio.

Obs: A doutrina majoritria adota o sistema misto. Porm, a doutrina minoritria adota o sistema acusatrio, pois nem sempre a fase pr-processual ser obrigatria.

Formas de Interpretao
Literal/ Gramatical: Busca extrair o que est descrito na lei e seu significado. Teleolgica: Mens Legis o sentido da lei, ou seja, o intuito do legislador ao elaborar aquela norma. Sistemtica: Nenhuma norma ser isolada, havendo uma interpretao ampla e dentro de sua codificao. Comparada: Far-se- uma cpia. Pegando experincias de outras normas, e adequando-as para sua eventual aplicao ao caso concreto. Sendo assim, no h inovaes no sistema jurdico. Histrica: Interpreta o instituto, mediante a evoluo histrica.

Eficcia da norma processual


Tempo (Art. 2, CPP): A lei nova produz efeitos imediatos, valendo dali para frente. No retroage, ainda que para beneficiar o ru. Sendo, que os atos anteriores permanecem e no so anulados. Exceo: Com relao a norma mista aquela que ao mesmo tempo tem contedo de direito material penal e direito processual penal. Aplica-se o direito material penal, para esta hiptese. Espao (Art. 1, CPP): A norma penal, s vige onde o territrio nacional tem jurisdio. Seguindo o princpio da territorialidade. Porm, tanto os navios, quanto aeronaves civis, se em gua internacional, sua jurisdio a bandeira do pas que se encontre dentro da embarcao.

Princpios
Devido Processo Legal: Ningum ser privado de sua liberdade e de seus bens, sem o devido processo legal. Ampla Defesa: exercida tanto em processos judiciais como em administrativos, entende-se pela defesa tcnica, relativa aos aspectos jurdicos, sendo: o direito de trazer ao processo todos os elementos necessrios a esclarecer a verdade, o direito de omitir-se, calar-se, produzir provas, recorrer de decises, afins. Contraditrio: Traduz a ideia de que a Defesa tem o direito de se pronunciar sobre tudo quanto for produzido em juzo pela parte contrria. Tenho o direito de contestar a acusao, seja aps a denncia, seja em alegaes finais. H um conflito de interesses resistido. garantido em todos os graus de jurisdio.

Princpios
Plenitude de Defesa: A plenitude de defesa exercida no Tribunal do Jri, onde podero ser usados todos os meios de defesa possveis para convencer os jurados, inclusive argumentos no jurdicos, tais como: sociolgicos, polticos, religiosos, morais etc. Destarte, em respeito a este princpio, tambm ser possvel saber mais sobre a vida dos jurados, sua profisso, grau de escolaridade etc.; inquirir testemunhas em plenrio, dentre outros.

Princpios
Inadmissibilidade das provas obtidas por meio ilcito: So inadmissveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilcitas, assim entendidas as obtidas em violao as normas constitucionais legais. Provas ilcitas: Ocorre infringncia a uma norma de direito material; Provas ilegtimas: Ocorre infringncia a uma norma de direito processual. Teoria do fruto da rvore envenenada: uma modalidade de prova ilcita por derivao. Diz-se a prova ilcita por derivao quando, embora recolhida legalmente, a autoridade, para descobri-la, fez emprego de meios ilcitos. Exceo: Se a prova poder ser derivada de fontes independentes das primeiras. OBS: O STF entende, quando as provas ilcitas forem para inocentar o acusado, poder ser considerado vlida.

Princpios
Presuno de Inocncia: Ningum ser considerado culpado, at o trnsito em julgado da sentena penal condenatria. A priso cautelar no fere o princpio da presuno de inocncia, ao passe que decretada antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria, sendo considerado um modo preventivo. Pois esta hiptese ocorrer se houver no mnimo de provas que o ru est querendo subtrair-se a eventual sano penal.

Princpios
No autoincriminao: O ru tem direito de no produzir provas contra a si mesmo, podendo permanecer silente.

No cabe penalidade imediata. Protegendo o direito e o exerccio do direito. Logo, este princpio est traado na Lei Maior, pelo pacto de San Jos da Costa Rica, que foi assinado e assim se efetivou.

Princpios
Busca da verdade real: A funo punitiva do Estado deve ser dirigida quele que, realmente, tenha cometido uma infrao; portanto o Processo Penal deve atender a averiguao e descobrimento da verdade real, da verdade material, como fundamento da sentena. O juiz autorizado a produzir provas de ofcio, sem a anuncia das partes. O juiz obrigado a produzir todas as provas cabais, para a busca da verdade real.

Das könnte Ihnen auch gefallen