Sie sind auf Seite 1von 36

Ciclos biogeoqumicos

Elementos qumicos tendem a circular na biosfera. Ciclagem de nutrientes - movimento desses elementos e compostos inorgnicos essenciais vida no ambiente.

Ciclos biogeoqumicos

Ciclos biogeoqumicos

Processos naturais dos ciclos biogeoqumicos

Ciclos biogeoqumicos
SER HUMANO Acelera o movimento de muitos materiais

Ciclos tendem a se tornar imperfeitos (acclico)

Carncia/excesso

Ciclos biogeoqumicos Impactos Ambientais de aes Antrpicas


Acumulo de agrotxicos e metais na cadeia alimentar; Eutrofizao de corpos receptores; Contaminao de lenis freticos; Ecossistemas costeiros: metais em sedimentos; Amaznia: desmatamento e garimpos; Pantanal: projetos agropecurios sem sustentabilidade; Aterros e esgotos sanitrios e industriais; Poluiao da gua, solo e ar; Extrao de recursos minerais aumento de elementos disponveis;

Ciclos biogeoqumicos Uso aplicado do estudo quantitativo dos ciclos Biogeoqumicos


Monitoramento da poluio;

Estabelecimento de tcnicas de manejo;


Determinao e controle da perda de fertilizantes; Uso racional de recursos hdricos, minerais; Controle do aumento de CO2 na atmosfera.

Carbono

gua

Principais Ciclos Biogeoquumicos

Fsforo

Nitrognio

Ciclos biogeoqumicos

Os ciclos biogeoqumicos trs grupos bsicos:

se classificam em

1) Tipos gasosos Reservatrio situado na atmosfera ou hidrosfera. Ex. Nitrognio, Oxignio


2) Tipos sedimentares Reservatrio localizado na crosta terrestre. Ex. fsforo, clcio e enxofre 3) Tipos mistos Possuem ambos os compartimentos. Ex. gua, carbono e enxofre.

Ciclos biogeoqumicos

Nutrientes: elementos essenciais vida disponveis para os produtores, em forma molecular ou inica.
u

Macronutrientes: carbono (C), hidrognio (H), oxignio (O), nitrognio (N), fsforo (P), enxofre (S), cloro (Cl), potssio (K), sdio (Na), clcio (Ca), magnsio (Mg) e ferro(Fe).

Micronutrientes: alumnio (Al), boro (B), cromo (Cr), zinco (Zn), molibdnio (Mo), vandio (V) e cobalto (Co).

Ciclos biogeoqumicos

Elementos essenciais ao seres vivos

Os elementos de maior preocupao em todo o mundo hoje so:


Elementos Qumicos Arsnio, mercrio, chumbo, cromo, nquel, zinco, elementos radioativos Orgnicos: Pesticidas, dioxinas, furanos, PCBs, hidrocarbonetos, hormnios, etc.

Rio Tiet

Rio Tiet espuma invade a rua em Pirapora do Bom Jesus

Ciclos podem tornar-se desequilibrados e elementos acumularem-se ou serem removidos do sistema. Matria orgnica pode acumular nos sedimentos dos lagos e pntanos. Condies anaerbias desaceleram a decomposio. Retirada da vegetao = eroso pode lavar as camadas do solo com nutrientes.

Ciclos Biogeoqumicos - Nitrognio


Circularidade dos fluxos e os tipos de organismos que so necessrios para as trocas bsicas.

Ciclos biogeoqumicos - Nitrognio

Maior reservatrio: atmosfera (80%).


Entrada na atmosfera = bactrias desnitrificantes. Retorno = ao das bactrias (ou algas) fixadoras de nitrognio), por meio da radiao e por outras formas de fixao fsica.

Medies no solo e na gua: nitritos, nitrato, nitrognio total e amnia.

Ciclo do fsforo
Constituinte dos cidos nuclicos, das membranas celulares, dos sistemas de transferncia de energia, dos ossos e dos dentes. Mais simples que o do nitrognio, poucas formas qumicas e no passa por reaes de oxido-reduo.

Ciclos biogeoqumicos Fsforo

Ciclos biogeoqumicos

Acidez do solo afeta a disponibilidade de fsforo: pH baixo liga-se as partculas de argila do solo e forma compostos insolveis com ferro e alumnio. pH alto formam-se compostos insolveis com clcio. Sob condies anaerbias: fsforo entra na coluna dgua quando o ferro reduzido do estado frrico para o ferroso, porque o ferro forma sulfetos em vez de compostos de fosfato.

Ciclos biogeoqumicos - Fsforo

Ciclos biogeoqumicos Fsforo

Ciclos biogeoqumicos Fsforo

O Clcio
um elemento qumico muito importante para os seres vivos.
No vegetais, ele participa principalmente como ativador de enzimas, alm de participar como componente estrutural de sais de compostos pcticos da lamela mdia. A maior participao do clcio nos animais est relacionada com a formao de esqueletos, pois ele parte constituinte dos exoesqueletos de invertebrados e conchas. Alm disso, atua em processos metablicos: sua participao fundamental no processo de coagulao do sangue, alm de ser muito til no processo de contrao muscular.

Ciclo do oxignio

Reservatrios de Oxignio A maior parte do oxignio existente (99.5%) est concentrada na crosta e manto da Litosfera. Apenas uma pequena frao do oxignio existente est contida na atmosfera (0.49%), esta porcentagem representa cerca de 20% da atmosfera. Uma parte muito menor do oxignio est contida na biosfera (0.01%).

Uma teoria interessante que o fsforo no oceano ajuda a regular a quantidade de oxignio atmosfrico. O fsforo essencial para a fotossntese das algas e fator limitativo. A fotossntese nos oceanos contribui com ~45% do oxignio total livre do ciclo.

O crescimento da populao de organismos que fazem fotossntese limitada principalmente pela disponibilidade de fsforo dissolvido.
Um dos efeitos secundrios da atividade antrpica o aumento de fsforo nos oceanos. No entanto, este aumento no se reflete num aumento da fotossntese pois os elevados nveis de oxignio promovem o crescimento de bactrias que competem pelo fsforo dissolvido.

Das könnte Ihnen auch gefallen