Sie sind auf Seite 1von 38

S conseguimos entender a importncia do livro de Atos, escrito por Lucas, como fonte histrica, se fizermos esforo consciente para

eliminar as informaes nele contidas (e que so de nosso conhecimento) a respeito do cristianismo primitivo. No tem como passar vrios meses num estudo minucioso desse livro sem ficar profundamente emocionado. Aqui estamos vendo a igreja no esplendor de sua mocidade, valorosa e ntegra... um corpo de homens e mulheres comuns unidos em comunho inconquistvel, jamais vista na terra".

Essa " a igreja como deveria ser. Igreja vigorosa e flexvel, pois nesses dias ela ainda no havia se tornado gorda e sem flego, por causa da prosperidade, ou paralisada pelo excesso de organizao. Aquelas pessoas no praticavam 'atos de f' elas criam; no 'recitavam suas oraes' oravam de verdade. No faziam palestras sobre medicina psicossomtica, mas simplesmente curavam os enfermos. Segundo os padres modernos, aqueles crentes poderiam passar por ingnuos, mas talvez por causa de sua simplicidade ou por causa de sua prontido para crer, obedecer, dar, sofrer e, se necessrio, morrer, o Esprito de Deus verificou que lhe era possvel trabalhar neles e atravs deles, pelo que 'alvoroava' as pessoas, "pondo o mundo de cabea para baixo" (veja 17:6).

ODUO AO ESTUDO DE ATOS I. Por que estudar o livro de Atos?


Mas, talvez voc esteja se perguntando: Qual a necessidade de estudar Atos, um livro to grande?. A resposta para essa pergunta vai nos orientar e nos ajudar a compreender a importncia que esse livro tem para a vida dos cristos de hoje. Devemos nos lembrar sempre que o aproveitamento deste livro est intimamente ligado s expectativas que temos dele. Por isso, podemos responder a pergunta em pauta da seguinte maneira:

PORQUE DEVEMOS ESTUDAR O LIVRO DE ATOS ?

A. Porque o nico documento histrico sobre a expanso do evangelho escrito antes do III sculo:
Bastaria esse fato isolado para darmos devida ateno a que Atos nos conta. Sem o registro de Lucas, os cristos de todos os tempos estariam virtualmente desprovidos de qualquer informao a respeito do desenvolvimento inicial e a propagao do cristianismo primitivo.

PORQUE DEVEMOS ESTUDAR O LIVRO DE ATOS ?

B. Porque nos fornece padres para a vida da igreja: No podemos esquecer que Atos nos demonstra aquilo que essencial e vital para a experincia comunitria da igreja. Atos nos brinda com os pontos mais importantes da vida comum dos participantes da igreja, que est alm de sua organizao, mas antes, focalizada no seu organismo.
C. Porque nos fornece alguns princpios para o trabalho missionrio O livro de Atos tambm marcante, pelo fato de que boa parte de seu contedo focado no empenho missionrio do Apstolo Paulo. Assim, podemos retirar, das experincias registradas, princpios que vo nos orientar a respeito da tarefa missionria da Igreja.

PORQUE DEVEMOS ESTUDAR O LIVRO DE ATOS ?

D. Porque nos oferece o pano de fundo histrico para boa parte das epstolas: Tambm obra de grande valia na ajuda que nos presta para melhor entendermos as epstolas paulinas, que constituem uma poro avantajada do volume do Novo Testamento, posto que lhes prov valiosas informaes de pano de fundo histrico.

Qual o Propsito do Livro de Atos?


Todo nosso estudo deve estar centralizado nas escrituras, de modo que nada do que venha ser enfatizado esteja em desconformidade com ela. Para isso, precisaremos compreender o Propsito pelo qual Lucas escreve o livro de Atos. Entretanto, para considerarmos adequadamente o propsito deste livro, vamos considerar trs fatos:

Qual o Propsito do Livro de Atos?

A. Atos no uma obra completa por si mesmo: Conforme podemos observar no primeiro versculo do texto Atos a continuidade de um outro escrito do mesmo autor, que neste caso est mais que claro que o Evangelho de Lucas. Portanto, considerar o propsito de Atos separadamente do terceiro evangelho incorrer em erro, uma vez que Atos o segundo volume de uma mesma obra. Ou seja, Atos a confirmao do evangelho.
B. Atos uma obra dedicada a cristos: Como podemos observar na introduo do evangelho de Lucas, Tefilo, destinatrio primeiro desse documento, um cristo (Lc.1.4). Logo, somos habilitados a afirmar que Lucas escreve com a mente voltada a um pblico cristo. Portanto, no trata-se de uma obra essencialmente evangelstica, antes, uma obra focada na informao e edificao de cristos.

Qual o Propsito do Livro de Atos?

C. Atos uma obra que enfoca gentios Como veremos mais claramente, Lucas coloca enfas maior nos gentios, e no nos judeus. Observe que judeus tem sua participao no incio do livro, mas grande parte dedicada ao ministrio entre gentios. Lucas parece demonstrar que, no somente Cristo, sua vida, ministrio, paixo, ressureio e asceno esto em conformidade com as escrituras, mas que o surgimento da Igreja e a exteno da salvao a gentios tambm cumprimento especfico de profecias do Velho Testamento (Lc.24.47; At.1.4-5, 20).

Qual o Propsito do Livro de Atos?

Sendo assim, podemos considerar que o propsito de Lucas ao redigir o segundo volume de sua obra : Informar, instruir e edificar cristos com fatos referentes expanso da mensagem de Cristo, enquanto procura demonstrar a validade da misso aos gentios como a legtima continuao da mensagem do reino.

ALTORIA DO LIVRO DE ATOS DOS APOSTOLOS. Antes de qualquer colocao sobre a autoria de Atos, devemos considerar os fatores que sugerem a unicidade entre o terceiro evangelho e Atos. Em primeiro lugar podemos citar o destinatrio comum. Aps isso, podemos considerar o estilo literrio.

ALTORIA DO LIVRO DE ATOS DOS APOSTOLOS.

Unindo os dois fatos mencionados, somados ainda explcita declarao de que Atos um segundo volume, a continuidade de um anterior, podemos sugerir que o mesmo autor o est escrevendo. Por conseguinte, podemos retirar de ambos documentos informao sobre o autor. Seguindo o raciocnio acima lanado, podemos dizer que o autor de ambos documentos algum de estimada a cultura e bom nvel literrio. Isso pode ser observado pelo conhecimento claro, da parte do autor, em relao a verso grega do Velho Testamento, a Septuaginta.

Sem contar no seu conhecimento sobre as condies polticas e sociais vigentes na poca em que escreve. Outro detalhe importante que tal personagem histrico no pode ser um dos discpulos de Cristo, visto que ele escreve a respeito das coisas que foram transmitidas a ele pelas testemunhas oculares e ministros da palavra (Lc.1.1-3). Por outro lado, no algum alheio aos acontecimentos narrados, pois existe a indicao de que o autor esteve presente em alguns deles.

Note a mudana na forma de narrao no trecho de At.16.8-10; 20.5-15; 21.1-18 e 27.1-28.16. Observe que a narrativa normal acontece sempre na terceira pessoa do plural, a exceo dos quatro trechos mencionados. Isso sugere que o narrador participou eventualmente de acontecimentos narrados no prprio livro. Ou seja, o autor acompanhou Paulo nesses acontecimentos. Logo, no pode ser nenhum dos personagens citados nesses trechos. Assim, como nem Lucas nem Tito so mencionados especificamente entre os companheiro de Paulo em Atos, presume-se que um dos dois tenha sido aquele que, anonimamente, se incluiu entre esse ns. Contudo, Tito jamais fora defendido como autor do documento. Sendo assim, mais sensato no lev-lo em conta como autor do documento em pauta.

Portanto, se os argumentos anteriores so corretos no podemos ter outra opo seno considerar que Lucas, o amado mdico (Cl.1.14) como o autor de tal documento. Alis, digno de nota que a autoria lucana no teria sido contestada at o advento das abordagens crticas do Novo Testamento no fim do sculo XVIII. Ou seja, se as evidncias internas apontam para a autoria lucana, as evidncias externas da poca o confirmam, no h porque dar crdito aos intentos da teologia liberal, fundamentada na alta crtica textual.

1. No mencionada nenhum material Paulino em Atos.

Portanto Atos foi escrito antes da circulao universal das cartas de Paulo. Portanto Atos foi escrito antes do segundo sculo.

2. No mencionada a Queda de Jerusalm. Isso aconteceu no ano 70d.C com General Tito. Portanto, Atos foi escrito em data anterior a esta.
3. No mencionada a morte de Paulo. Isso sugere que Paulo ainda estava vivo enquanto Lucas coletava informaes sobre os fatos mencionados. Se a tradio est correta, Paulo morreu debaixo do governo de Nero, que findou por volta do ano 68 d.C. Portanto, Atos foi escrito antes dessa data.

4. No mencionada a perseguio de Nero contra os

cristos. Segundo a histria, a perseguio de Nero, iniciada no ano de 64d.C., foi a mais cruel. Portanto, Lucas escreveu Atos antes de 64d.C.

luz dessas consideraes podemos concluir que Atos foi escrito antes de 64d.C. Alguns comentaristas tem sugerido que Lucas tenha escrito o livro durante os eventos narrados no fim dele, o que sugere uma data entre 61d.C e 63d.C.

Lucas um livro que combina uma multiplicidade de intenes, todas elas envolvidas com aspectos caractersticos da narrativa. Podemos dizer que existem trs grandes pilares em Atos: Didtico, Teolgico e Apologtico.

A. Atos um livro Didtico: Atos o segundo volume de uma obra com intenes claramente didticas (cf. Lc 1.1-4). Lucas intenta fortalecer e edificar Tefilo em sua f por meio de um relato ordenado. No evangelho Lucas narra o ensino e a obra de Jesus, o Messias; em Atos, ele narra as obras do Cristo ressurreto por meio de Seus apstolos, no poder do Esprito.

B. Atos um livro Teolgico: Alm disso, Lucas tem intenes claramente teolgicas. O tema do reino de Deus permeia os dois livros. Assim que Atos comea com uma pergunta escatolgica (1.6) e termina com vocabulrio escatolgico (28.31). Outra nfase teolgica o relacionamento da Igreja com o reino de Deus, ou seja, como a mensagem do reino, soberanamente, deixou de ser um fenmeno predominantemente judeu e se tornou um movimento predominantemente gentlico, com seu centro se deslocando de Jerusalm para Roma. Ele demonstrou ao(s) seu(s) leitor(es) como Deus tencionava incluir em Seu reino um povo formado por judeus e gentios durante esta era.10

Assim como fizera no evangelho, Lucas vindicou esta mudana na operao divina em Atos narrando a oferta autorizada da mensagem crist aos judeus, e sua rejeio por Israel, de Jerusalm a Roma, escancarando assim a porta aos Gentios. Assim, as palavras de Paulo e Barnab aos judeus em Antioquia da Pisdia so significativas: "Era necessrio que a Palavra de Deus fosse proclamada primeiramente a vs; visto que a repudiais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios" (13.46). Para os judeus incrdulos em Roma, Paulo citou Isaas 6.9-10, a passagem clssica de endurecimento e condenao nos quatro evangelhos, e disse: "Fique sabido, portanto, que esta salvao de Deus foi enviada aos gentios: eles a ouviro" (28.28).

Outra nfase o papel preponderante do Esprito Santo como o fator motivador no progresso da mensagem do reino. No foi o esforo humano, e sim o cumprimento da promessa de Jesus que possibilitou o dramtico avano do cristianismo at os confins da terra. Essa nfase no Esprito Santo vista ainda na continuidade dos ensinos profticos de Jesus no livro de Atos:

1. A profecia do crescimento da Igreja, que seria vitoriosa


contra Satans (Mt 16.18) 1.1 Lucas registrou o nascimento e o crescimento da nova entidade chamada igreja e a conquista dos domnios das trevas e do mal. 2. Jesus afirmou aos lderes religiosos que apenas um sinal seria dado a Israel, a Sua ressurreio (Mt 12.38-40; cf. Jo 2.19). 2.1 A morte, ressurreio, e o ministrio continuado de Jesus Cristo formam o contexto e a base do livro de Atos, sendo o centro da pregao dos apstolos.

3. Jesus declarou que a cidade de Jerusalm seria destruda,


porque aquela gerao de israelitas estava sob julgamento divino pelo pecado nacional de haver rejeitado o Messias (Lc 21.23-24). 3.1 Os apstolos instaram com os judeus a que se arrependessem e se salvassem daquela "gerao perversa" (At 2.40).

4. Jesus declarou que o reino seria tirado de Israel (aquela gerao)

e dado a outro povo (os gentios/Igreja), at o cumprimento futuro de suas alianas com Abrao e Davi (Mt 21.43). 4.1 O reino permaneceu em foco (1.3, 6; 28.31); Jesus no negou a restaurao do reino a Israel (1.6-7); Jesus esboou para os discpulos a sua tarefa at a poca fixada pela autoridade do Pai (1.8);O ministrio dos apstolos, especialmente de Paulo, confirmou mais profunda e amplamente a rejeio do Messias por Israel e demonstrou um deslocamento da obra divina dentre os judeus para entre os gentios por meio da Igreja.

A ltima, mas no menos importante, das intenes de Lucas era a apologtica. Ele tencionava defender o apostolado e a misso de Paulo, complementando assim, com base histrica, as defesas que o prprio Paulo fizera nas cartas de Glatas e 2 Corntios.
Lucas retrata o poder e a autoridade de Paulo como plenamente comparveis aos de Pedro, conforme sintetiza o

quadro abaixo:

AS OBRAS PODEROSAS DE PEDRO


3.1-11 Curou um paraltico de nascena

5.15-16 Cria-se que sua sombra curava pessoas.


8.9-24 Repreendeu Simo, um ilusionista

9.32-35 Curou Enias de paralisia


9.36-41 Ressuscitou a Dorcas

14.8-18 Curou um paraltico de nascena


19.11-12 Cria-se que seus lenos e aventais curavam pessoas.

13.6-11 Repreendeu Elimas, um feiticeiro


28.7-9 Curou o pai de Pblio e outros (Malta)

20.9-12 Ressuscitou a utico

A converso de Paulo narrada trs vezes (caps. 9, 22, 26), e em cada uma delas se enfatiza sua condio de "caso escolhido", o que d a ntida impresso de que Lucas considerava tal evento como crucial no desenvolvimento da mensagem do reino. Esta defesa de Paulo, todavia, no pode ser o nico ngulo da inteno apologtica de Lucas, pois muito material em Atos em nada contribui para ela (e.g. relatos sobre outros lderes como Estvo e Filipe). A possibilidade de que Lucas tenha escrito para demonstrar que o cristianismo no era religio nociva paz romana podese depreender da afirmao dos judeus romanos sobre a f crist de que "em toda parte se fala contra ela" (28.22). O cristianismo j havia sido difamado em Roma antes de Paulo ali chegar.

Assim, Lucas indica cuidadosamente que as perseguies em Atos eram de origem religiosa, no poltica. Que haviam nascido da intolerncia e incredulidade dos judeus, exceto em feso e Filipos, onde os motivos foram puramente econmicos, embora relacionados a prticas religiosas.
Se levarmos em conta os dois volumes escritos por Lucas, descobrimos a declarao de inocncia de Jesus por Pilatos foi registrada nada menos de trs vezes (Lc 23.4, 14, 22). Em Pafos, o procnsul de Chipre, um homem de bom senso, abraou a f crist (At 13.6-12). Em Filipos os magistrados se desculparam diante de Paulo e Silas por abuso de poder e violao de seus direitos de cidadania romana. Em Corinto, o procnsul da Acaia,

Enquanto que Lucas dedica no mais de sete captulos igreja em Jerusalm, o restante (outros vinte e um captulos) relata a expanso do Cristianismo at a cidade mais importante da poca, Roma. A nfase, portanto, na misso aos Gentios ainda que Paulo procure sempre os judeus em primeiro lugar (Rm.1.16). Lucas narra a converso de Paulo trs vezes (9.1ss; 22.3ss; 26.2ss); como o evangelho chegou aos gentios duas vezes (10.1ss; 11.4ss); o decreto de Jerusalm sobre os Gentios trs vezes (15.20, 29; 21.25). interessante observar tambm que a misso da igreja foi essencialmente urbana (Jerusalm, feso, Antioquia, Roma).

O poder do ES atravs da igreja caracterstica mais surpreendente de Atos. O livro foi at mesmo chamado de Os Atos do Esprito Santo, como j vimos. A sua obra no livro, entretanto, no pode ser compreendida sem que se veja a relao entre Atos e os Evangelhos, que demonstra uma continuidade essencial. Tanto o ministrio pblico de Jesus nos Evangelhos quanto o ministrio pblico da igreja em Atos comearam com um encontro com o Esprito capaz de mudar vidas; em ambos os relatos essenciais os resultados desse acontecimento.
O poder do Esprito na vida de Jesus o autorizou a pregar o Reino de Deus e a demonstrar o poder do Reino mediante a cura de doente, a expulso de demnios e a libertao dos cativos (Lc 4.14-19 M7 4.23). O mesmo poder em At 2 deu a mesma autoridade aos discpulos.

Lucas observa que as pessoas eram cheias pelo ES (2.4; 9.17), que recebiam o ES (8.17), que caiu o ES sobre todos(10.44), que o ES se derramasse sobre tambm os gentios (10.45) e que veio sobre eles o ES (19.6) Todas essas passagens so equivalentes promessa de Jesus de que a Igreja seria batizada com o ES (1.5; 2.4).

Trs destes cinco exemplos registram manifestaes especficas do S em que as prprias pessoas participavam. O presente nos dia de Pentecostes e os gentios da casa de Cornlio falara outras lnguas (2.4; 10.46); os efsios falavam lnguas e profetizavam (19.6). Embora no esteja especificado, normalmente concorda-se que tambm houve algum tipo de manifestao na qual os samaritanos participaram, pois Lucas diz que Simo viu que era dado o ES (8.18). A direo do Esprito Santo se faz presente no desenrolar da histria que Lucas conta em At.2.1-4; 6.3; 11. 28; 13.2; 15.28; 16.7; 21.11.

VI. Contexto Histrico:

A Igreja Primitiva estava sendo perseguida e assolada pelos judeus e pelo Imprio Romano, acusada de ser religio ilegal. Ao mesmo tempo, divises e faces internas, junto com a presena de falsos mestres ameaavam a sade da igreja. A Igreja ainda estava em desenvolvimento, com menos de 30 anos, mas sua obra missionria era invejvel, ainda que tenha se iniciado com perseguio. O livro encoraja os crentes pelos relatrios do pr0gresso inevitvel do evangelho atravs da Obra do Esprito Santo. Incentiva a continuao da obra missionria iniciada por Pedro, Paulo e outros.

Atos uma seqncia da vida de Cristo nos Evangelhos, registrando a disseminao da cristandade de Jerusalm a Roma. a iniciao da Grande Comisso de Jesus pra formar discpulos de todas as naes (Mt 28.18-20; Lc 24.46-49). At 1.8 a chave do livro. Esse versculo prediz o derramamento do Esprito Santo e seu poderoso testemunho. Em geral, Atos relaciona a expanso do Cristianismo passo a passo para o oeste, desde a Palestina at a Itlia. O livro, portanto, comea em Jerusalm (caps 1-7) Como Pedro assumindo o papel principal e os judeus como receptores do evangelho.

Depois da morte de Estevo (7.60-8.1), a perseguio espalhouse conta igreja, e os crentes se dispersaram (Caps. 8-12). Durante esse perodo da histria, ocorreu a converso de Saulo (cap 9), um acontecimento de tamanha importncia que Lucas inclui trs longas descries sobre o incidente (caps 9; 22; 26). A maior seo de Atos enfoca o desenvolvimento e expanso do ministrio gentio comandado por Paulo e seus colaboradores (13.28). Sobre o trmino abrupto do livro existe pelos menos trs sugestes interessantes: (1) Lucas no terminou o livro por que lhe faltou papiro para tal; (2) Lucas terminou o livro, pois j tinha atualizado o assunto, e no havia mais o que escrever; (3) Lucas intencionava escrever mais uma parte sobre a histria da Igreja.

a. Senhor Exaltado 1.1-26 b. Pentecostes: O Nascimento da Igreja 2.1-47 c. A Cura do Paraltico 3.1-26 d. O Comeo da Perseguio 4.1-37 e. Purificao e Perseguio 5.1-42 f. A Convocao de Colaboradores 6.1-7 g. Estevo, o Primeiro Mrtir 7.1-60

a. Os Cristos Dispersos 8.4-40 b. A Converso de Saulo 9.1-31 c. A Converso dos Gentios 9.32-11.30 d. Os Cristos so Perseguidos por Herodes 12.1-25

a. A Primeira Viagem Missionria 13.1-14.28 b. O Conclio em Jerusalm 15.1-35 c. A Segunda Viagem Missionria 15.30-35 d. A Terceira Viagem Missionria 18.23-21.26 e. Viagem de Paulo para Roma 21.27-28.31

Das könnte Ihnen auch gefallen