Sie sind auf Seite 1von 8

ESTUDO PARA CASAIS

CARACTERISTICAS PARA SE TER UM BOM CASAMENTO

Honestidade
1. Todos os bons casamentos exigem honestidade e discrio de ambos. Tanto esposo como esposa devero empenhar-se em sempre falar a verdade um ao outro (Efsios 4:25; Colossenses 3:9). 2. Bons casamentos dependem da confiana e uma mentira descoberta destri essa confiana. 3. O mentiroso pode frequentemente cobrir seu engano por algum tempo, mas as mentiras costumam ser descobertas. 4. A esposa que esconde informao de seu esposo est tambm praticando o engano, uma forma de desonestidade. 5. A suspeita que resulta quando o engano descoberto ameaa a bela intimidade possvel num casamento.

Discrio
1. Quando duas pessoas vivem juntas ainda que por curto perodo de tempo, elas podem aprender algumas coisas nada lisonjeiras sobre um e outro. ] 2. Num bom casamento, o esposo no falar destas faltas de sua esposa com outros. 3. Ele proteger a reputao dela vista dos outros, enquanto trabalhar para ajud-la a melhorar nessas reas. De modo semelhante, a esposa no discutir as fraquezas de seu esposo com outras pessoas. 4. A prtica de tal discrio encorajar maior intimidade na comunicao dentro do casamento. 5. Cada parceiro sentir-se- bem partilhando com o outro os pensamentos mais particulares porque ele ou ela sabe que estes pensamentos no sero revelados a outros.

Fidelidade Sexual
1. Poucas coisas destroem um casamento mais depressa do que a infidelidade sexual. 2. Num bom casamento, cada parceiro tem no somente de se abster de atos abertos de impureza sexual, mas no deve dar ao outro causa para suspeita. 3. O esposo precisa evitar que seus olhos se fixem na direo de outras mulheres e a esposa tem que ser cuidadosa para que seu comportamento a respeito de outros homens seja puro (Mateus 5:27-28).

Respeito 1. O resumo feito por Paulo das responsabilidades do esposo e da esposa em Efsios 5:33 revela que a submisso da esposa envolve respeito ao seu esposo. 2. Do mesmo modo, o esposo no dever tratar sua esposa como inferior a ele porque ela voluntariamente aceitou uma posio de submisso (1 Pedro 3:7). 3. Em vez disso, ele dever trat-la com dignidade e considerao. 4. Ele no deve diminu-la nem trat-la com aspereza ou amargura simplesmente porque Deus lhe deu autoridade na famlia (Colossenses 3:19).

Altrusmo O egosmo est na base de um nmero incrvel de dificuldades matrimoniais. extremamente difcil viver com algum que sempre pensa s em si mesmo. Pacincia A pacincia o lubrificante que evita que o casamento se aquea demais quando os problemas provocam atrito entre os conjugues. Uma falta de pacincia, no mais das vezes, resulta em decises insensatas ou irritao. Humildade Algumas pessoas no querem admitir nenhuma falha. inevitvel que um cnjuge peque contra o outro. A humildade a qualidade que permite-nos reconhecer nossa prpria falibilidade, admitir nossas faltas e pedir perdo queles que tivermos maltratado.

Perguntas para refletir

Das könnte Ihnen auch gefallen