You are on page 1of 17

GERÊNCIA E LIDERANÇA

Conceitos fundamentais

Refletir sobre o significado destes processos para a organização .Conceituar gerência e o papel de gerente .GERÊNCIA E LIDERANÇA Objetivos: .Conceituar liderança e o papel de líder .Identificar as principais diferenças entre estes dois processos organizacionaIs .

GERÊNCIA E LIDERANÇA Referências iniciais necessárias ao desenvolvimento do tema: -Tanto a gerência. .Gerência e liderança são exercidas através das várias formas do poder organizacional . quanto a liderança são processos de conduzir pessoas e grupos aos seus objetivos e aos da organização na qual convivem.

. a saber: .O uso de qualquer forma de poder envolve riscos para as pessoas.GERÊNCIA E LIDERANÇA -Tanto o gerente quanto o líder usam seu poder para influenciar as idéias e atos de outras pessoas.

GERÊNCIA E LIDERANÇA .Ignorar que há muitas formas legítimas de se acumular poder .Perder o autocontrole na luta pelo poder .Igualar o poder com a capacidade de obter resultados imediatos .

.GERÊNCIA E LIDERANÇA A existência de tais riscos reforça a atitude de proteção contra eles. desenvolvendo-se uma atitude conservadora nas organizações e levando-as a preferirem usar as formulas testadas e comprovadas. limitando as ações em direções não conhecidas.

pelo exercício do controle. e pela presteza com que tenta responder às questões e problemas que estão em sua esfera de ação. pela busca e manutenção da estabilidade. se define pela ocupação formal de uma posição do poder. .GERÊNCIA E LIDERANÇA O Gerente (chefe) em uma organização.

os recursos. as pessoas e as estruturas da organização. Suas energias são canalizadas para as metas. . Seu objetivo é o de solucionar problemas.GERÊNCIA E LIDERANÇA A ênfase no desempenho gerencial está na racionalidade e no controle da estrutura burocrática.

e com eficiência.  A outra é que ele tenha suficiente pragmatismo para conduzir sua parte do negócio organizacional. .GERÊNCIA E LIDERANÇA  Uma expectativa organizacional é que o gerente atue adequadamente. com diferentes níveis de presteza e de responsabilidade. junto às várias pessoas.

mas: .Inteligência analítica .Determinação .Tolerância e boa vontade .Capacidade de trabalhar duro .GERÊNCIA E LIDERANÇA  Não se espera genialidade ou heroísmo do gerente.Persistência .

racional e justa. distante e manipulador. um gerente é descrito por seus subordinados como alguém inescrutável. . pois eles se sentem num processo que visa manter uma estrutura controlada.GERÊNCIA E LIDERANÇA De um modo geral.

. necessariamente. e no estabelecimento de desejos e objetivos específicos. cargos formais. necessários aos rumos da organização. possível e necessário. Não ocupa. Essa atitude altera o modo de pensar das pessoas sobre o que é desejável.GERÊNCIA E LIDERANÇA O líder se define pela adoção de uma atitude pessoal e ativa face às metas organizacionais.

Projeta suas idéias em imagens que empolguem os outros. Cria alternativas com base nestas imagens. . e não na racionalidade.GERÊNCIA E LIDERANÇA  A ênfase na atuação do líder está na criação de novas abordagens para os problemas. Deixa as questões abertas a novas opções.

GERÊNCIA E LIDERANÇA A concepção sobre as expectativas de atuação do líder é que ele desperte e mobilize novas idéias e novas alternativas e cursos de ação. Sua tendência é assumir riscos. . sobretudo quando as chances de novas oportunidades e de mais recompensas parecem promissoras.

Assuma riscos diante das crises .Procure dar uma outra dimensão aos eventos e decisões na organização .Reaja as pessoas de forma intuitiva e empática .GERÊNCIA E LIDERANÇA O que se espera de um líder é que: .Não se atenha a tarefas práticas e rotineiras .

seja de identificação e de diferença. nas estruturas dominadas por líderes parecem turbulentas. intensas e desorganizadas. As relações humanas. seja de amor e de ódio. quase sempre é descrito com adjetivos repletos de conteúdo emocional. .GERÊNCIA E LIDERANÇA O líder. e provoca fortes sensações.

esses dois papéis que aparentemente são antagônicos ? Podem ser conciliados no dia-a-dia da dinâmica organizacional? .GERÊNCIA E LIDERANÇA Para reflexão e discussão em pequenos grupos: Como se pode perceber. para a dinâmica atual das organizações predominantemente em situação de crise.