You are on page 1of 31

Banco de Dados

IBD002
Modelo Entidade Relacionamento
Aula 3 Profa. Ms. Sueli A Loddi

Modelo ER
• O Modelo Entidade Relacionamento foi criado
em 1976 por Peter Pin-Shan Chen;
• Baseia-se na percepção do mundo como
constituído por um conjunto de objetos básicos
chamados entidades e relacionamentos;
• Define uma técnica de diagramação para os
modelo de dados: o diagrama entidade e
relacionamento.

Modelo ER
• Para representar a estrutura básica de um
banco de dados usaremos:
• Entidades = Retângulos;
• Relacionamentos = Losângulos;
• Atributos=Elipses.
( notação de Peter Chen)

Modelo ER Exemplo de um modelo ER .

o Modelo ER possui elevando nível de semântica. que o torna mais simples. pois permite a descrição desse esquema conceitual sem preocupação com problemas de implementação física ou de performance. • A notação do Modelo ER proposta por Peter Chen está definida como uma notação orientada para o desenho conceitual.Modelo ER • Apesar de representar um BD relacional. além de permitir uma comunicação mais otimizada entre os usuários e os profissionais de TI. .

Deve estar apenas visando o modelo relacional. possuir uma característica adicional muito importante: – Suas especificações não devem implicar ou estarem limitadas ao contexto de uma implementação física em particular. .Modelo ER • O objetivo do modelagem de dados é descrever o contexto dos dados em que o sistema funciona. além disso. o produto da modelagem de dados deve ser o mais fiel possível ao mundo real e. Logo.

prédio. com uma existência independente e única.Modelo ER Entidades Entidades são o componente básico do modelo ER e representam algo do mundo real. cargo. data de admissão. Uma entidade pode ter uma pessoa. Cada entidade tem atributos. nacionalidade. (empresa.curso. . Exemplo: Uma entidade empregado pode ser descrita como nome do empregado. data de nascimento.barco. endereço. que são suas propriedades que a descreve. existência física ou conceitual ( carro.entre outros) trabalho.entre outros).

. Os valores dos atributos que descrevem cada entidade se tornarão a maior parte dos dados armazenados no banco de dados. A seguir dois exemplos de entidades e seus atributos.Modelo ER Uma dada entidade terá um valor para cada uma de seus atributos.

uma entidade é representada por um retângulo. Paciente Médico Consulta Exame .Modelo ER No modelo ER na notação de Peter Chen.

Modelo ER Existem diversos tipos de atributos em um modelo ER: • Simples (ou atômicos). • Complexos. • Armazenado. • Nulo. • Derivado. • Multivalorado. • Compostos. • Monovalorado. .

que representam a maioria dos atributos básicos com significados independentes. . Cep. País. Cidade. Estado. entre outros). Rua.. Nome Logradouro. Trav.Modelo ER Atributos Compostos X Simples Os atributos compostos podem ser divididos em subpartes menores. Exemplo o a entidade empregado: o atributo endereço pode ser subdividido em: logradouro. Número. Ainda: logradouro pode ainda possuir: Tipo Logradouro( Av..

se refere especificamente a um de seus componentes. Os atributos compostos são úteis para modelar as situações nas quais o usuário algumas vezes se referem ao atributo como um grupo e.Modelo ER Os atributos que não são divisíveis são chamados se simples ou atômicos. . não há necessidade de subdividi-lo em atributos componentes. Se o atributo é referenciado apenas como um todo. em outras ocasiões.

Modelo ER .

Modelo ER Atributos Monovalorados x Multivalorados A maioria dos atributos tem apenas um valor para cada entidade. esses são chamados de monovalorados. neste caso são multivalorados. pois cada pessoa possui apenas uma data de nascimento. Em alguns casos um atributos pode assumir um conjunto de valores para uma entidade. Exemplo: A data de nascimento é um monovalorado. .

. Logo pessoas diferentes podem ter números de valores para o atributo titulação. mestrados. outras. e uma terceira quatro. podem ter duas.. ela pode ter diversas especialização.Modelo ER Exemplo: a titulação de uma pessoa. Um atributo multivalorado deve ter limite inferior e superior para restringir o número de valores permitidos a cada entidade individual. . . doutorados. graduações. Da mesma forma que algumas pessoas podem não possuir nenhuma titulação..

como por exemplo: um atributo NumeroEmpregados de um empresa. Neste caso o atributo idade é derivado. Alguns valores de atributos podem ser derivados de entidades relacionadas. Para uma pessoa em particular. sua idade por se determinada tendo a data corrente e o valor da sua data de nascimento. . Por sua vez o atributo data de nascimento é chamado de atributo armazenado. como por exemplo: idade e data de nascimento de uma pessoa. dois (ou mais) valores de atributos estão relacionados. mais especificamente. idade é derivado do atributo data de nascimento. pode ser derivado da contagem de empregados da mesma.Modelo ER Atributos Armazenados e Derivados Em alguns casos.

Modelo ER Atributos Nulos (Nulls) Em alguns casos. • O telefone comercial não terá valor caso a pessoa não trabalhe. Nestes casos o atributo assume o valor nulo. Exemplos: • Uma pessoa pode não ter titulação acadêmica. determinada entidade pode não ter um valor aplicável a um atributo. • O atributo apartamento de uma endereço não terá valor se o imóvel em questão for uma casa. Outra aplicação do nulo é com o sentido de desconhecido. não conhecemos o valor do atributo para uma entidade em particular. ou seja. .

Log. para separa os valores. Cep) } . e mostrando que são multivalorados por chaves {}.Nome Log. Este tipo de atributo pode ser representado utilizando parênteses (). separado os valore entre virgulas. Estado.Número Log). Exemplo: supondo que um pessoa possua 2 endereços residenciais com o seguinte formato: {Endereço (Logradouro (Tp. País.Modelo ER Atributos Complexos Um atributo complexo é um atributo composto e multivalorados ao mesmo tempo. Cidade.

geralmente. Na notação de Peter Chen os atributos chaves são sublinhados para melhor identificação.Modelo ER Atributo chave Uma restrição importante das entidades de um tipo de entidades é a sua chave ou restrição de unicidade em atributos. Um tipo entidade possui. um atributo cujos valores são distintivos para cada uma das entidades do conjunto de entidades. e seu valor pode ser usado para identificar cada entidade univocamente. . Este atributo é chamado de atributo chave.

.Modelo ER Em alguns casos um chave por construída por uma composição de atributos. Ele somente é único dentro de seu estado de emissão. Tomemos o exemplo do RG de uma pessoa. Significando que cada composição de atributos que formam a chave são únicos no conjunto de entidades.

este atributo garante aunicidade de cada entidade. já que duas empresa em território nacional não podem possuir o mesmo código. .Modelo ER Atributo chave Exemplo: Na entidade Empresa. o atributo chave é o CNPJ. ao lado.

Um tipo entidade pode não possuir chave. mais onerada será a performance o Banco de Dados estará sujeito. nesta caso é chamada entidade fraca. dentro da elipse. Quanto maior o número de atributos em uma composição de chave. No Modelo ER a chave é representada sublinhando o atributo.Modelo ER Observamos que uma chave composta deve ser mínima. .

Logo na entidade cada Gerente de Departamento “aponta” para um Empregado na entidade Empregado. . Todo Gerente é também um empregado da empresa. Por exemplo: suponha que na entidade Departamento haja um campo Gerente.Modelo ER Relacionamentos Quanto um atributo de uma entidade refere-se a outra entidade há um relacionamento.

Modelo ER .

. associa-se a três entidades. ternário. onde cada instância de relacionamento ri.Modelo ER Grau de Relacionamento O grau de um tipo de relacionamento relacionamento é o número de entidades que participam deste relacionamento. também chamado de relacionamento binário. A figura a seguir ilustra o relacionamento ternário Fornece. Grau três. Assim para o TrabalhaPara temos o grau 2.

Modelo ER .

Nome Nome CRM CPF Especialidade Médico Consulta Data Hora Convênio Paciente Sexo Data Nasc .Modelo ER Na notação de Peter Chen os relacionamentos são representados com losangulos.

Modelo ER Resumo da Notação do Diagrama ER .

As aulas são caracterizadas pelo nível de dificuldade. professor e sala. Sobre os alunos são conhecidos o nome. idade.Modelo ER Exercícios 1) Academia de ginástica • • • • • Os clientes podem freqüentar quantas aulas desejem. . sexo. Os professores são identificados pelo nome e sobre eles é ainda guardado o sobrenome e o telefone. instituição (caso pertença a uma instituição que o beneficie de desconto) e telefone. As aulas são identificadas por um numero seqüencial.

Modelo ER Exercícios: Com base em observação crie modelos ER para as seguintes situações: 1) CD de música – Considere que um CD contém apenas músicas de um mesmo artista/Banda. 3) DVD de filmes ou Shows – Um DVD de filme possui diversos capítulos ou musicas. – Desconsideram propagandas. – Controlar o Elenco do Filme/Show . – Uma música é unicamente gravada em um CD. 2) Revista – Uma revista contém diversos Artigos que devem ser controlados.

Shamkant B. Rio de Janeiro:Elsevier:2003. 2004. KORTH.Bibliografia • DATE.R. S. F. Henry F. 3ª Edição. . Banco de Dados: Projeto e Implementação.N. Sistema de Banco de Dados. Abrahan. Projeto de sistemas de banco de dados. Rio de Janeiro: Brasport. Emiliano Soares. 8ª Edição. C. 2005. • SILBERSCHATZ. • MACHADO. • ELMASRI. • MONTEIRO. 4ª Edição. NAVATHEM. Introdução a sistemas de bancos de dados. São Paulo: Erika.. Ramirez. São Paulo:Perarson Addison Wesley. 2004. São Paulo:Makron Books. Sistema de Banco de Dados. 1999. J. SUDARSHAN.