Sie sind auf Seite 1von 34

VRUS DE COMPUTADOR

DEFINIO
um pequeno
programa que se autocpia e/ou faz alteraes em outros arquivos e programas No surgem do nada no seu computador So escritos por algum e colocados em circulao at atingirem o seu computador, sem o seu conhecimento e sem autorizao.

OBJETIVOS DO VRUS
Atracar a um arquivo Disseminar de um arquivo para o outro

AUTOREPLICANTES

MANIFESTAO

Mostrar mensagens Alterar determinados tipos de arquivos Diminuir a performance do sistema Deletar arquivos Apagar todo disco rgido Corromper programas BENIGNO X MALIGNO

PORTA DE ENTRADA

Disquete/Cd/Dvd infectado Internet E-mail Download Ftp Chat

INFECO
Quando voc roda um arquivo infectado ou inicializa um computador com um disco infectado, o vrus alcana a memria do seu computador. Dali ele passa a infectar outros arquivos, normalmente os chamados executveis (.COM e .EXE), podendo tambm infectar outros arquivos que sejam requisitados para a execuo de algum programa.

MACROVRUS
Existem vrus que infectam arquivos de dados, como arquivos do Word (.DOC) e Excel (.XLS). Categoria de Vrus mais recente

QUANTITATIVO
difcil quantificarmos o nmero exato Temos mais de 65.000 disponveis Apesar do grande nmero de espcies, apenas uma pequena parcela responsvel pelos registros de infeco

TIPOS DE VRUS
O vrus de arquivo agrega-se a arquivos executveis (normalmente extenso COM e EXE), embora possam tambm infectar arquivos que sejam requisitados para a execuo de algum programa, como os arquivos de extenso SYS, DLL, PRG, BIN, DRV. Neste tipo de virose, programas limpos normalmente se infectam quando so executados com o vrus na memria em um computador corrompido.

TIPOS DE VRUS
O vrus de ao direta seleciona um ou mais programas para infectar cada vez que o programa que o contm executado. Ou seja, toda vez que o arquivo infectado for executado, novos programas so contaminados, mesmo no sendo usados.

TIPOS DE VRUS
O vrus residente esconde-se em algum lugar da memria na primeira vez que um programa infectado executado. Da memria do computador, passa a infectar os demais programas que forem executados, ampliando progressivamente as frentes de contaminao. SEXTA-FEIRA 13

TIPOS DE VRUS
Os vrus de boot infectam cdigos executveis localizados nas reas de sistema do disco. Todo drive fsico seja disco rgido, disquete ou cd-rom, contm um setor de boot. Esse setor de boot contm informaes relacionadas formatao do disco, dos diretrios e dos arquivos armazenados nele.

TIPOS DE VRUS
tanto os arquivos de programas comuns como os setores de Boot. Ou seja, correspondem combinao dos dois tipos descritos acima. Esse tipo de vrus muito poderoso.
Os vrus mltiplos so aqueles que visam

TIPOS DE VRUS
recente, ocorreu pela primeira vez em 1995, quando aconteceu o ataque do vrus CONCEPT, que se esconde em macros do WORD. O vrus de macro adquirido quando se abre um arquivo contaminado. Ele se autocopia para o modelo global do aplicativo, e, a partir da, se propaga para todos os documentos que forem abertos
Vrus de macro a categoria de vrus mais

PRECAUES
Atualizar sempre o Sistema Operacional (Windows). A toda hora, piratas descobrem e exploram falhas de segurana desses sistemas. Por isso, a Microsoft publica na Internet, regularmente, correes para o Windows. www.microsoft.com

PRECAUES
Ter sempre a verso mais atualizada do navegador (browser) da Internet. Os dois mais populares, o Explorer e o Firefox tambm lanam correes peridicas.

PRECAUES
Instalar um bom programa antivrus e mant-lo atualizado. Ter um firewall (programa que cria um muro de fogo), um anti-spam (filtra e-mails indesejados) e um anti-spyware (previne roubo de dados pessoais).

PRECAUES
Nunca abrir arquivos de origem desconhecida anexados nos e-mails como cartes virtuais, mesmo que venha de amigos. O antivrus deve estar programado para procurar vrus nos anexos.

PRECAUES
No abrir e-mails inesperados, supostamente de bancos, telefnicas ou rgos pblicos, comunicando dvidas ou prometendo dinheiro fcil. So quase sempre falsos.

PRECAUES
Nunca fazer transaes bancrias ou compras on-line em computadores de cibercfes. Piratas instalam neles programas, semelhantes a um vrus, que copiam senhas.

PRECAUES
Verificar regularmente os extratos da conta bancria e do carto de crdito. Mesmo pequenos dbitos, quando sem explicao devem ser comunicados imediatamente ao banco.

PRECAUES
Optar sempre pelo nvel mais alto de segurana no sistema de navegao. No caso do Windows, clicando em Iniciar, Configuraes, Painel de Controle e Opes da Internet, chega-se ao quadro segurana.

PRECAUES
Checar sempre disquetes, Cds, Dvds com um bom antivrus, antes de execut-los no computador. Fazer quinzenalmente a verificao de todos os seus arquivos com o antivrus.

AMEAAS
VRUS, VERMES (WORMS) Programas embutidos em arquivos aparentemente inofensivos, que causam danos ao computador. Os antivrus eliminam essas ameaas.

AMEAAS
SPYWARE E ADWARE Programas que monitoram as atividades dos usurios sites visitados, senhas digitadas para envi-las a outra pessoa. Os anti-spywares detectam e removem esses softwares.

AMEAAS
SPAM E-mail no solicitado. Pode ser uma publicidade ou um vrus disfarado. Evitveis com anti-spams.

AMEAAS
PHISHING E-mail enganoso que induz o destinatrio a abrir um arquivo, contaminando o computador. O termo vem do ingls fishing (pescaria).

AMEAAS
KEYLOGGER E SCREENLOGGER Programas que registram tudo o que teclado ou aparece na tela. So usados para roubar senhas. Anti-spywares e firewalls previnem esses ataques.

SOLUES
McAfee Entre outras funes, tem antivrus, firewall, anti-spam e anti-spyware. R$ 119,00 www.mcafee.com/br Norton As mesmas funes e recursos como bloqueio de sites imprprios. R$ 129,00 www.symantec.com.br

SOLUES
Anty-Spyware Spybot Um dos mais populares e gratuito. www.spybot.info Spy Sweeper Melhor do gnero pela Pc Magazine. U$ 30,00. www.webroot.com

SOLUES
FIREWALL Sygate Personal Firewall Standard Grtis, considerado simples para configurar. http://smb.sygate.com

SOLUES
Anti-Spam PopFile Protege a caixa contra e-mails indesejados e separa os demais em pastas, conforme o contedo. Grtis. http://popfile.sourceforge.net/

EXEMPLOS DE VRUS
 HALLOWEEN Torna o micro lento  SATANIC
computador Tenta formatar o

 LEANDRO

E KELLY Causa dificuldade na inicializao do micro e acesso aos drives de disquete.

Das könnte Ihnen auch gefallen