Sie sind auf Seite 1von 22

Hermenutica Bblica

Prof: Pr. Flvio Anderson Leite

Ementa:
O curso destina se a fornecer recursos de interpretao Bblica de maneira comprometida com a autoridade e inerrncia das Sagradas Escrituras.

Ementa:
Objetivo introduzir aos estudantes uma reflexo hermenutica acerca de questes e temas exegticos, teolgicos, hermenuticos e metodolgicos mais relevantes para a interpretao atravs de uma abordagem reformada confessional.

Hermenutica - Definies
Definies: Berkhof: A cincia que nos ensina princpios, leis e mtodos interpretao. Outros preferente falar de arte interpretao. a disciplina que lidas com princpios de interpretao. os de da os

Objeto de estudo da Hermenutica


E a Bblia! O que a bblia? Conjunto de 66 livro, 16 sculos, 39 ou 40 Autores. a palavra de Deus. 2 Tm 3 14-17; II Ped 1:21. Por isso, Ignorar as escrituras ignorar o Cristo S. Jernimo Nossa nica regra de F e Prtica. Qt Autoria: Divino e Humano: 100% Divino e 100% Humano.

Hermenutica Quem precisa?


Por que tal disciplina deveria ser necessria? Nunca tivemos aula sobre: Como interpretar Jornal Nenhum colgio prope um curso de conversao. Por que somos informado subitamente que precisamos nos tornar hbeis em um cincia de som extico, se queremos entender a bblia.

Hermenutica
Uma resposta possvel que poder o correr que a bblia um livro divino, e assim exige de ns um treinamento especial para entend-la. Mas essa soluo simples no eficaz. Um estudioso catlico j disse: Se algum capaz de falar de maneira absolutamente clara e torna-se compreensvel com eficcia irresistvel, esse DEUS.

Hermenutica
Os protestantes, por essa razo, tm sempre enfatizado a doutrina da perspicuidade. Perspicuidade. CFW I, VII. Clareza, Suficincia, Autoridade etc... O que a Bblia nos diz, a cerca do prrequisito essencial pra entender as coisa de Deus.

Hermenutica
ter o Esprito Santo de Deus (ICo 2.11), e que o cristo, tendo recebido a uno do Esprito, no precisa de um professor (IJo 2.27). E agora?

Hermenutica
A Bblia como livro divino ela no necessita de princpios de interpretao, para ser compreendida, as Escritura Sagradas como um todo por si s clara. Que tanto douto, mais ainda os indoutos no devido uso dos meios ordinrios, podem alcanar uma suficiente compreenso delas.

Hermenutica
O que o corre, na realidade, que precisamos da hermenutica no exatamente pelo fato de a Bblia ser um livro divino; mas porque, alm de ser divino, um livro humano. Como documento antigo e escrito em outra lngua, precisamos fazer um esforo adicional e levar em considerao seu contexto original

Princpios gerais de interpretao.


1 -. O Velho Testamento em Hebraico (lngua vulgar do antigo povo de Deus) e o Novo Testamento em Grego (a lngua mais geralmente conhecida entre as naes no tempo em que ele foi escrito), sendo inspirados imediatamente por Deus e pelo seu singular cuidado e providncia conservados puros em todos os sculos, so por isso autnticos e assim em todas as controvrsias religiosas a Igreja deve apelar para eles como para um supremo tribunal; mas, no sendo essas lnguas conhecidas por todo o povo de Deus, que tem direito e interesse nas Escrituras e que deve no temor de Deus l-las e estud-las, esses livros tm de ser traduzidos nas lnguas vulgares de todas as naes aonde chegarem, a fim de que a palavra de Deus, permanecendo nelas abundantemente, adorem a Deus de modo aceitvel e possuam a esperana pela pacincia e conforto das escrituras. CFW I, VIII.

Princpios gerais de interpretao. interpretao


2 - A regra infalvel de interpretao da Escritura a mesma Escritura; portanto, quando houver questo sobre o verdadeiro e pleno sentido de qualquer texto da Escritura (sentido que no mltiplo, mas nico), esse texto pode ser estudado e compreendido por outros textos que falem mais claramente. CFW I IX.

Princpios gerais de interpretao.


3 - O Juiz Supremo, pelo qual todas as controvrsias religiosas tm de ser determinadas e por quem sero examinados todos os decretos de conclios, todas as opinies dos antigos escritores, todas as doutrinas de homens e opinies particulares, o Juiz Supremo em cuja sentena nos devemos firmar no pode ser outro seno o Esprito Santo falando na Escritura. CFW I, X.

Hermenutica Bblica

Princpios gerais de interpretao. interpretao


Um texto Bblico pode ser interpretado de forma: Literal; Figurado; ou Simblico. Esta interpretao no depende da vontade do hermeneuta, mas determinada pela inteno autorial, como estabelecida pelo contexto.

2 Aula Prof: Flvio Anderson Leite

Princpios gerais de interpretao. interpretao


Sentido literal: o sentido imediato o sentido mais simples do texto aquele que a maioria das palavras podem ser tomada Denotativamente: A linguagem denotativa basicamente informativa, ou seja, no produz emoo ao leitor. informao bruta com o nico objetivo de informar. a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remdios, em um manual de instrues etc. Ex: Jo 1.3 x 3.5

2 Aula Prof: Flvio Anderson Leite

Princpios gerais de interpretao. interpretao


Sentido figurado: a aquilo que o autor estabelece uma correlao entre o que est sendo dito em uma outra realidade da vida dos seu ouvintes esta relao nica e simples. Ex: Sl 23

2 Aula Prof: Flvio Anderson Leite

Princpios gerais de interpretao.


Sentindo simblico: a aquele que o autor estabeleceu uma relao entre um objeto do mundo presente e uma realidade de que transcende a dimenso material e histrica em que esto inseridos. Ex:Ap 12.1

2 Aula Prof: Flvio Anderson Leite

Princpios gerais de interpretao.


Os texto bblico podem ser de dois tipos: Narrativos: Quando descreve um acontecimento. Normativos:Quando ensina uma doutrina ou Normativos:Quando prescreve um doutrina. Normativos: Pretrito, e ou, Contemporneo. Ex: x 3. 5; Sl 23.1; Mt 17.12, Jo 1.3; Ap. 12.1 Exerccio: Tg 5.14

2 Aula Prof: Flvio Anderson Leite

Princpios gerais de interpretao.


Normativo Pretrito (Histrico) Contemporneo Exerccio: (1) Classificar os seguintes textos: x 3.5; Sl 23.1; Mt 17.12; Jo 1.3; Ap 12.1 Respondendo se ele : Literal, Figurado ou simblico; Normativo e, ou, contemporneo.

2 Aula Prof: Flvio Anderson Leite

Princpios gerais de interpretao.


Exerccio: (2)  A interpretao de um texto pode ser simultaneamente literal e simblico? Justifique?  1Co 11.2-15 um texto narrativo contemporneo? Justifique?

Princpios gerais de interpretao.


Exerccio: Exerccio: (3) Tiago 5.14 e Tm 2.11-13 um texto Normativo, ou, narrativo? Justifique? Contemporneo, ou, petrito histrico? Justifique?

Das könnte Ihnen auch gefallen