Sie sind auf Seite 1von 24

O terceiro mundo

Escola secundaria Ins de Castro 2010/2011

Trabalho realizado por: Ana Paula Bruno Dias Cristiana Sousa Joo Santos
O Terceiro Mundo 1

O terceiro mundo
Terceiro Mundo um termo da Teoria dos Mundos, originado na Guerra Fria, para descrever os pases que se posicionaram como neutros na Guerra Fria, no se aliando nem aos Estados Unidos nem Unio Sovitica nem aos pases que apoiam o socialismo. O conceito mais amplo do termo pode definir os pases em desenvolvimento e subdesenvolvidos, ou seja, os que possuem uma economia ouTerceiro Mundo uma sociedade pouco ou 2 O

O Terceiro Mundo

Problemas do terceiro mundo


n Um

PNB por habitante excessivamente baixo, agravado pelas profundas desigualdades sociais.

O Terceiro Mundo

n Elevada

taxa de analfabetismo, uns dos principais obstculos ao desenvolvimento. n Predomnio de sector primrio com uma agricultura pouco desenvolvida. n Subnutrio e deficientes condies sanitrias para vastas camadas de populao.

O Terceiro Mundo

A pobreza no terceiro mundo


n 1,1

bilio de pessoas vivem na pobreza nos pases do terceiro mundo, destas. 630 milhes so extremamente pobres. Estas pessoas vivem sem gua potvel, passam fome. n 150 milhes de crianas com menos de 5 anos so subnutridas. n Mas, todos os anos 12,9 milhes de crianas morrem antes de completar os 5 anos de idade.
O Terceiro Mundo

Porque que o terceiro mundo adquiriu uma importncia a nvel mundial ?


n Possui

a maior parte da populao. n As conferencias de Bandung (1955) e de Belgrado (1961) deram voz e visibilidade aos povos destes pases. n A crise de Suez (1956) fomentou importncia poltica do terceiro mundo. n A segunda vaga de descolonizaes aumentou ainda mais o peso
O Terceiro Mundo

A morte do complexo de inferioridade


n Em

Bandung, os representantes dos pases africanos e asiticos tomam uma resoluo que vai permitir-lhes participar inteiramente na poltica internacional. Tomando conscincia do destino e dos interesses das suas comunidades, os " antigos colonizados " unem-se para afirmar o anti-imperialismo, o no alinhamento e o direito ao desenvolvimento.
O Terceiro Mundo

nt o v im e nv o l d e se Su b o de c ei t Co n
nO

termo subdesenvolvimento surgiu aps a Segunda Guerra Mundial, nos documentos dos organismos internacionais, como a ONU e a UNESCO, principalmente.

O Terceiro Mundo

nA

descoberta do subdesenvolvimento deu-se com a descolonizao e com a publicao pelos organismos internacionais de dados estatsticos dos diversos pases do mundo (ndice de mortalidade, salrio, formas de alimentao, habitao, consumo, distribuio de renda, etc.).
O Terceiro Mundo 10

n Esses

dados revelaram um verdadeiro abismo entre o conjunto dos pases desenvolvidos e o dos subdesenvolvidos.

n n

O Terceiro Mundo

11

O Terceiro Mundo

12

A Amrica latina
Sob a sua aparente uniformidade, o conjunto de pases do Terceiro Mundo reunia uma grande variedade de situaes. Os pases da Amrica Latina, sujeitos tutela comercial e financeira dos EUA, assistiram ao agravamento das desigualdades dos sintomas de subdesenvolvimento de muitas das suas regies. Para conter a ameaa de exploses sociais, em muitos deles foram instauradas, nos anos 70 e 80 do sc., violentas ditaduras militares, por vezes com o apoio dos EUA. Nos outros, triunfaram regimes sociais (como aconteceu em Cuba e durante algum tempo, no Chile e na Nicargua) Embora a partir da dcada de 90, se tivessem restabelecido O Terceiro Mundo 13 em quase todos esses pases regimes democrticos, a

A sia e o mundo Muulmano


n Herdeiros

de civilizaes brilhantes, a maioria dos pases asiticos enfrentaram, todavia, graves problemas econmicos e sociais, em parte devido `a exploso demogrfica. Para tentar resolver esses problemas optaram por solues socialistas, enquanto outros seguiram a via do capitalismo e da modernizao tecnolgica, procurando imitar o modelo Japons.
O Terceiro Mundo 14

Situao especial a dos pases muulmanos, localizados sobretudo no Mdio Oriente e no Norte de frica. Unidos pela religio islmica e dispondo, de grande rendimentos provenientes do petrleo, tm procurado oprse ao domnio do Ocidente e do Estado de Israel. A partir dos anos 80, o aparecimento de fraces islmicas radicais O fundamentalismo e a interveno das grandes violentas que vieram agravar os vieram agravar os sofrimentos e a misria das populaes
O Terceiro Mundo 15

A frica
n

A frica, esmagada pela herana colonial e pelo neocolonialismo, a regio onde o subdesenvolvimento sempre apresentou aspectos mais brutais. A desertificao de extensas reas do continente, a corrupo dos dirigentes e a instabilidade poltica de muitos pases (onde se sucedem os golpes militares ou interminveis e devastadoras guerras civis), mergulharam as populaes no sofrimento, na doena e na fome). Os exemplos mais dramticos dessas situaes verificam-se na Etipia, na Somlia e no Burundi, provocando muitos milhares de vitimas.
O Terceiro Mundo 16

Caractersticas
O Terceiro Mundo 17

Econmicas
Rendimento per capita baixo; Mo-de-obra desqualificada; Exportao de produtos de baixo valor; Endividamento externo.

O Terceiro Mundo

18

Demogrficas
Elevado crescimento; Taxa de mortalidade infantil elevada; Esperana mdia de vida baixa

O Terceiro Mundo

19

Sociais
Taxa de analfabetismo altas; Falta de assistncia; Ms condies de habitao; Fome; Escassez de alimentos generalizada.

O Terceiro Mundo

20

Polticas
Conflitos tnicos e fronteirios, Governos corruptos e autocrticos, Desrespeitados os direitos humanos.

O Terceiro Mundo

21

Conferncia de Bandung
Data: 18 a 24 de Abril de 1955 Local: Indonsia Participantes: 29 estados asiticos (China, Filipinas, Japo, ndia, Paquisto, Turquia, Sria, Israel) e africanos (Etipia, Lbia, Libria e Egipto
n n

Objectivo: Promoo da cooperao econmica e cultural afroasitica; Oposio ao que era considerado colonialismo ou neocolonialismo dos EUA, da URSS ou de outra nao considerada imperialista.
O Terceiro Mundo 22

Os Dez Princpios da Conferncia de Bandung:

n n n n n

Respeito aos direitos fundamentais, de acordo com a Carta da ONU; Respeito soberania e integridade territorial de todas as naes; Reconhecimento da igualdade de todas as raas e naes, grandes e pequenas; No-interveno e no-ingerncia nos assuntos internos de outro pas; Respeito pelo direito de cada nao defender-se, individual e colectivamente, de acordo com a Carta da ONU;
O Terceiro Mundo 23

n n n

Recusa na participao dos preparativos da defesa colectiva destinada a servir os interesses particulares das Superpotncias; Absteno de um acto ou ameaa de agresso, ou do emprego da fora, contra a integridade territorial ou a independncia poltica de outro pas; Soluo de todos os conflitos internacionais por meios pacficos, de acordo com a Carta da ONU; Estmulo aos interesses mtuos de cooperao; Respeito pela justia e obrigaes internacionais.
O Terceiro Mundo 24

Das könnte Ihnen auch gefallen