Sie sind auf Seite 1von 30

O Cdigo de Hamurabi

Cdigo de Hamurabi
O Cdigo de Hamurabi um dos mais antigos conjuntos de leis encontrados, e um dos exemplos mais bem preservados deste tipo de documento da antiga Mesopotmia. Segundo os clculos, estima-se que tenha sido elaborado por Hamurabi por volta de 1700 a.C.

Aspecto:
As leis (numeradas de 1 a 282, mas os nmeros 13, 6699, 110 e 11 inexistem), esto gravadas em um monlito de diorito preto de 2,5 m de altura. Na parte superior do monlito, Hamurabi mostrado em frente ao trono do rei Sol Shamash. Logo abaixo esto escritos, em caracteres cuneiformes acadianos, os artigos regularizando a vida quotidiana.

Histria:
O cdigo foi colocado no templo de Sippar, e diversos outros exemplares foram igualmente espalhados por todo o reino, O objetivo deste cdigo era homogeneizar o reino juridicamente e garantir uma cultura comum. Durante as diferentes invases da Babilnia, o cdigo foi deslocado para a cidade de Susa (no Ir atual) por volta de 1200 a.C. ele foi descoberto, em dezembro de I2I, pela expedio dirigida por Jacques de Morgan. O abade Jean-Vincent Scheil traduziu a totalidade do cdigo aps o retorno a Paris, onde hoje ele pode ser admirado no Museu do Louvre.

Contedo:
O cdigo de Hamurabi expe as leis e punies caso estas no sejam respeitadas. A nfase dada ao roubo, agricultura, criao de gado, danos propriedade, assim como assassinato, morte e injria. A punio ou pena diferente para cada classe social. As leis no toleram desculpas ou explicaes para erros ou falhas: o cdigo era exposto livremente vista de todos, de modo que ningum pudesse alegar ignorncia da lei como desculpa. No entanto, poucas pessoas sabiam ler naquela poca .

Os artigos do Cdigo de Hamurabi fixam, assim, as diferentes regras da vida quotidiana, entre outras: a hierarquia da sociedade divide-se em trs grupos: os homens livres, os subalternos e os escravos; os preos: os honorrios dos mdicos variam de acordo com a classe social do enfermo; os salrios variam segundo a natureza dos trabalhos realizados;

qto a responsabilidade profissional: um arquiteto que construir uma casa que se desmorone, causando a morte de seus ocupantes, condenado morte. qto o funcionamento judicirio: a justia estabelecida pelos tribunais, as decises devem ser escritas, e possvel apelar ao rei; as penas: a escala das penas descrita segundo os delitos e crimes cometidos. A lei de talio a base desta escala.

Importncia:
Durante o perodo de hegemonia do imprio babilnico sobre a Mesopotmia (1800- 1500 a.C.) o rei Hamurabi foi responsvel por uma das mais importantes contribuies culturais daquele povo: a compilao de um cdigo escrito quando ainda prevalecia a tradio oral, ou seja, em poca em que as leis eram transmitidas oralmente de gerao em gerao.

Ao escrever as leis na pedra, elas se tornaram imutveis. Este conceito existe em vrios sistemas jurdicos modernos e deu origem expresso em lngua inglesa written in stone (escrito na pedra). No entanto, o fato de serem escritos em pedras no implica propriamente a perpetuao da mensagem e sim na facilidade oferecida pelo autor aos menos letrados de reproduzirem esses textos fiel e rapidamente.

No caso da texto de Hamurabi em questo, viajantes de outras regies, quando em passagem por Susa, tinham a oportunidade de obter cpias para serem lidas em suas aldeias e para isso normalmente utilizavam o processo similar ao de xilogravura, transcrevendo diretamente da Estela para o papel ou papiro, que com o passar do tempo e o uso, por se tratar de material perecvel, permanecia apenas essas matrizes de pedra para contar a origem das leis.

existiram outras colees de leis e cdigos

como os de Ur Nammu, rei de Ur (2050 a.C., o cdigo de Ehununna (1930 a.C.) e o cdigo de Lipit-lshtar de Isin ( 1870 a.C.)

Diferenas de Torah: Algumas partes da Torah abordam aspectos mais apurados de sees do cdigo de Hamurabi que pelo direito de propriedade, e devido a isso alguns especialistas sugerem que os hebreus tenham copiado deste. No entanto, o livro Documents from Old Testament Times (Documentos da poca do Velho Testamento) Diz:

No existe fundamento algum para

se assumir qualquer emprstimo pelos hebreus dos babilnios. Mesmo que os dois conjuntos de leis diferem pouco na prosa eles diferem muito no esprito. Vejamos -

Khammu-rabi, rei da Babilnia no 18 sculo a.C. estendeu grandemente o seu imprio e governou uma confederao de cidades-estado. Erigiu, no final do seu reinado, uma enorme placa em diorito, na qual ele retratado recebendo a insgnia do reinado e da justia do rei Marduk. Abaixo mandou escrever 21 colunas com, 282 clusulas que ficaram conhecidas como Cdigo de Hamurabi (embora abrangesse tambm antigas leis).

algumas das provises nesse cdigo referen-se s trs classes sociais: a do awelum (filho do homem), ou seja, classe mais alta dos homens livres, que era merecedora de compensaes - mas que por outro lado arcava com as multas mais pesadas por ofensas).seguindo-se por estgio imediatamente inferior a classe dos mushkenum, cidado livre, mas de menor status e obrigaes mais leves, por ltimo, a classe wardum, escravos que, no entanto, podiam ter propriedades.

O cdigo referia-se tambm ao comrcio (no qual o caixeiro viajante ocupava lugar importante- famlia (inclusive qto ao divrcio, o ptrio poder, a adoo, o adultrio, o incesto.E ao trabalho (com idias precursoras do salrio mnimo, das categorias profissionais, das leis trabalhista e questo da propriedade).

Quanto s leis criminais, vigorava a lex talionis: a pena de morte era largamente aplicada, seja na fogueira, na forca, seja por afogamento etc... A mutilao era infligida de acordo com a natureza da ofensa. A noo de uma vida por uma vida atingia aos filhos dos causadores de danos aos filhos dos ofendidos. As penalidades infligidas sob o Cdigo de Hamurabi, ficavam entre os brutais excessos das punies corporais das leis Mesopotmica-Assrias e das mais suaves, dos hititas.

A codificao propunha-se a implantao da justia na terra,a destruio do mal, a preveno da opresso do fraco pelo forte, propiciar o bem estar do povo e iluminar o mundo. Essa legislao estendeu-se pela Assria,pela Judia e pela Grcia.

PRLOGO: Quando o alto Anu, Rei de Anunaki e Bel, Senhor da Terra dos Cus, determinador dos destinos do mundo, entregou o governo de toda humanidade a Marduk..e quando foi pronunciado o alto nome da Babilnia e quando ele a fez famosa no mundo e nela estabeleceu um duradouro reino cujos alicerces tinham a firmeza do cu e da terra - por esse tempo de Anu e Bel me chamaram, a mim, Hamurabi, o excelso prncipe, o adorador dos deuses, para implantar a justia na terra, para destruir os maus e o mal, para prevenir a opresso do fraco pelo forte... para iluminar o mundo e propiciar o bem-estar ao povo.

Hamurabi, governador escolhido por Bel,, eu o que trouxe a abundncia terra; o dei vida cidade de Uruk; coloquei gua com abundncia aos seus habitantes;... o que tornou bela a cidade de Borsippa; enchi os celeiros de gros para a poderosa Urash;... ajudei o povo em tempo de necessidade; o que estabeleci a segurana na Babilnia; como governador do povo, o servo cujos feitos so agradveis a Anunit.

As justas leis que eu Hamurabi, o sbio rei, estabeleci (com as quais) dei base estvel ao governo. De quem sou o governador guardio... Em meu afeto trago o povo das terras de Sumer e Acad;... em minha sabedoria eu os refreio, para que o forte no oprima o fraco e para que seja feita justia viva e ao rfo... . Deixai-os ler a inscrio do meu monumento. Deixai-os atentar nas minhas ponderadas palavras. E possa o meu monumento ilumin-lo.

Possa o povo exclamar Hamurabi na verdade como um pai para o seu povo;... estabeleceu a prosperidade para sempre e deu um governo puro terra. Hammurabi-nukhush-nish (Hamurabi-aabundncia-do-povo) As margens de sua cidade de ambos os lados eu as transformei em campos de cultura; Amontoei montes de gros, ... o povo disperso se reuniu: dei-lhe pastagens em abundncia e o estabeleci em pacificas moradias.

I SORTILGIOS, JUZO DE DEUS, FALSO TESTEMUNHO, PREVARICAO DE JUIZES. Esta escrito:


l - Se algum acusa um outro, lhe imputa um sortilgio, mas no pode dar a prova disso, aquele que acusou, dever ser morto. 2 - Se algum avana uma imputao de sortilgio contra um outro e no a pode provar e aquele contra o qual a imputao de sortilgio foi feita, vai ao rio, salta no rio, se o rio o traga, aquele que acusou dever receber em posse sua casa. Mas, se o rio o demonstra inocente e ele fica ileso, aquele que avanou a imputao dever ser morto, aquele que saltou no rio dever receber em posse a casa do seu acusador.

3 - Se algum em um processo se apresenta como testemunha de acusao e, no prova o que disse, se o processo importa perda de vida, ele dever ser morto. 4 - Se algum se apresenta como testemunha por gro e dinheiro, dever suportar a pena cominada no processo. 5- Se um juiz dirige um processo e profere uma deciso e redige por escrito a sentena, se mais tarde o seu processo se demonstra errado e aquele juiz, no processo que dirigiu, convencido de ser causa do erro, ele dever ento pagar doze vezes a pena que era estabelecida naquele processo, e se dever publicamente expuls-lo de sua cadeira de juiz. Nem expulsdever ele voltar a funcionar de novo como juiz em um processo.

II - CRIMES DE FURTO E DE ROUBO, REIVINDICAO DE MVEIS


6 - Se algum furta bens do Deus ou da Corte dever ser morto; e mais quem recebeu dele a coisa furtada tambm dever ser morto. 7 - Se algum, sem testemunhas ou contrato, compra ou recebe em depsito ouro ou prata ou um escravo ou uma escrava, ou um boi ou uma ovelha, ou um asno, ou outra coisa de um filho alheio ou de um escravo, considerado como um ladro e morto. 8 - Se algum rouba um boi ou uma ovelha ou um asno ou um porco ou um barco, se a coisa pertence ao Deus ou a Corte, ele dever dar trinta vezes tanto; se pertence a um liberto, dever dar dez vezes tanto; se o ladro no tem nada para dar, dever ser morto.

9 - Se algum, a quem foi perdido um objeto, o acha com um outro, se aquele com o qual o objeto perdido achado, diz: - um vendedor mo vendeu diante de testemunhas, eu o paguei - e o proprietrio do objeto perdido diz: eu trarei testemunhas que conhecem a minha coisa perdida - o comprador dever trazer o vendedor que lhe transferiu o objeto com as testemunhas perante s quais o comprou e o proprietrio do objeto perdido dever trazer testemunhas que conhecem o objeto perdido. O juiz dever examinar os seus depoimentos, as testemunhas perante as quais o preo foi pago e aquelas que conhecem o objeto perdido devem atestar diante de Deus reconhec-lo. O vendedor ento um ladro e morrer; o proprietrio do objeto perdido o recobrar, o comprador recebe da casa do vendedor o dinheiro que pagou.

10-Se o comprador no apresenta o vendedor e as testemunhas perante as quais ele comprou, mas, o proprietrio do objeto perdido apresenta um testemunho que reconhece o objeto, ento o comprador o ladro e morrer. O proprietrio retoma o objeto perdido. 11 - Se o proprietrio do objeto perdido no apresenta um testemunho que o reconhea, ele um malvado e caluniou; ele morrer. 12 - Se o vendedor morto, o comprador dever receber da casa do vendedor o quntuplo. 13 - Se as testemunhas do vendedor no esto presentes, o juiz dever fixar-lhes um termo de seis meses; se, em seis meses, as suas testemunhas no comparecerem, ele um malvado e suporta a pena desse processo.

14 - Se algum rouba o filho impbere de outro, ele morto. 15 - Se algum furta pela porta da cidade um escravo ou uma escrava da Corte ou um escravo ou escrava de um liberto, dever ser morto. 16 - Se algum acolhe na sua casa, um escravo ou escrava fugidos da Corte ou de um liberto e depois da proclamao pblica do mordomo, no o apresenta, o dono da casa dever ser morto. 17 - Se algum apreende em campo aberto um escravo ou uma escrava fugidos e os reconduz ao dono, o dono do escravo dever dar-lhe dois siclos.

18 - Se esse escravo no nomeia seu senhor, dever ser levado a palcio; feitas todas as indagaes, dever ser reconduzido ao seu senhor. 19 - Se ele retm esse escravo em sua casa e em seguida se descobre o escravo com ele, dever ser morto. 20 - Se o escravo foge quele que o apreendeu, este deve jurar em nome de Deus ao dono do escravo e ir livre. 21 - Se algum faz um (prejuizo)buraco em uma casa, dever diante de aquele buraco ser morto e sepultado.

22 - Se algum comete roubo e preso, ele morto. 23 - Se o salteador no preso, o roubado dever diante de Deus reclamar tudo que lhe foi roubado; ento a aldeia e o governador, em cuja terra e circunscrio o roubo teve lugar, devem indenizar-lhe os bens roubados por quanto foi perdido. 24 - Se eram pessoas, a aldeia e o governador devero pagar uma mina aos parentes. 25 - Se na casa de algum aparecer um incndio e aquele que vem apagar, lana os olhos sobre a propriedade do dono da casa, e toma a propriedade do dono da casa, ele dever ser lanado no mesmo fogo.

Das könnte Ihnen auch gefallen