Sie sind auf Seite 1von 21

Fundao Universidade Federal do Rio Grande Departamento de Cincias Fisiolgicas Farmacologia

Glicocorticides

Responsvel: Profa. Daniela Mart Barros Colaboradores: Prof. Fernando Amarante, Profa Eli Sinnott Silva, Profa. Ana Luiza Baisch e Profa Guiomar Teixeira.

Hipotlamo e Hipfise Anterior


 Cada hormnio da hipfise anterior regulado por um fator de liberao especfico do hipotlamo.  O controle de liberao desses fatores realizado por mecanismos de retroalimentao. fator de liberao da CORTICOTROPINA (ACTH)  ACTH secretado pela hipfise anterior regula a liberao de glicocorticides pelo crtex da supra renal

Mec. Regulao da Sntese de Glicocorticides

Rang & Dale, 2001

Corticotropina e Esterides Supra-renais


 A corticotropina (ACTH) estimula a sntese e a liberao de glicocorticodes (p. ex hidrocortisona) do crtex supra-renal (alguns andrognios)  O fator de liberao da corticotropina (CRF) do hipotlamo regula a liberao de corticotropina, que regulado por fatores neurais e pelos mecanismos de retroalimentao negativa dos glicocorticides plasmticos.  A liberao de mineralocorticides (aldosterona) do crtex da supra-renal controlada pelo sistema de renina-angiotensina.

Principais Aes dos Glicocorticides


AES METABLICAS
 Sobre os carboidratos: a captao e utilizao da glicose e da gliconeognese = hiperglicemia  Sobre as protenas:

catabolismo,

do anabolismo

 Sobre os lipdios: efeito permissivo sobre os hormnios lipolticos e redistribuio da gordura (Sndrome de Cushing)

Principais Aes dos Glicocorticides


AES REGULADORAS
 Sobre o hipotlamo e a hipfise anterior: ao de retroalimentao negativa, resultando em diminuio da liberao dos glicocorticides endgenos.  Sobre os eventos vasculares: vasodilatao reduzida, diminuio da exsudao de lquidos.

Principais Aes dos Glicocorticides


AES REGULADORAS
 Sobre os eventos celulares:

nas reas de inflamao aguda: atividade dos leuccitos;

do influxo e da

nas reas de inflamao crnica: da atividade nas clulas mononucleares, proliferao de vasos sangneos, fibrose. Nas reas linfides: expanso das cels T e B e ao das cels T secretoras de citocinas.

Principais Aes dos Glicocorticides


AES REGULADORAS
 Sobre os mediadores inflamatrios e imunes:

na produo e ao das citocinas, incluindo muitas interleucinas, TNFK , GM-CSF; da produo de eicosanides. da produo de IgG dos componentes do complemento do sangue.

Principais Aes dos Glicocorticides


AES REGULADORAS
 Efeitos globais:

y da inflamao crnica e nas reaes autoimunes; entretanto, ocorre tambm deteriorizao da cicatrizao y deteriorizao da cicatrizao e nos aspectos protetores da resposta inflamatria.

Mecanismo de Ao dos Glicocorticides


GLICOCORTICIDES Receptores intracelulares

sntese proteica

sntese proteica

Mecanismo de Ao dos Glicocorticides


 AES METABLICAS

As protenas mediadoras so, em sua maioria, enzimas


 AES ANTIINFLAMATRIAS E IMUNOSSUPRESSORAS

inibio da transcrio dos genes COX-2, de citocinas (interleucinas), molculas de adeso celular e forma induzida da sintetase do xido ntrico. Bloqueio da induo mediada pela vitamina D3 do gene da osteocalcina nos osteoblastos e modificao da transcrio dos genes da colagenase

Mecanismo de Ao dos Glicocorticides


 AES ANTIINFLAMATRIAS E IMUNOSSUPRESSORAS

inibio da transcrio dos genes COX-2, de citocinas (interleucinas), molculas de adeso celular e forma induzida da sintetase do xido ntrico. bloqueio da induo mediada pela vitamina D3 do gene da osteocalcina nos osteoblastos e modificao da transcrio dos genes da colagenase; aumento da sntese da lipocortina-1, que importante na retroalimentao negativa do hipotlamo e da hipfise anterior, podendo exercer aes antiinflamatrias.

Farmacocintica Administrao: oral, tpica e parenteral Ligao s protenas plasmticas globulinas de ligao dos glicocorticides (CGB) no sangue penetram nas cels por difuso metabolizadas no fgado.

Efeitos Indesejveis
Os efeitos indesejveis so observados principalmente com o uso sistmico prolongado como agentes antiinflamatrios ou imunossupressores. - supresso da resposta infeco - supresso da sntese de glicocorticides endgenos - aes metablicas - Sndrome de Cushing (iatrognica)

Efeitos Indesejveis

Rang & Dale, 2001

Propriedades Farmacolgicas

Ao Curta
-Hidrocortisona - Corticosona

Ef. Antiinflamat. 1 0,8

Ef. Mineralocort. 1 0,8

Ao Intermediria
- Prednisona - Prednisolona - Metilprednisolona - Triancinolona 4 5 5 5 0,3 0,8 0,5 0

Propriedades Farmacolgicas o Prolo gada


-Betametasona - Dexametasona - arametasona

f.

tii flamat. 30 30

f.

i eralocort.

i eralocorticodes
- Fludrocortisona - Desoxicorticosterona 10 0

Principais indicaes clnicas

 Terapia de reposio para pacientes com

insuficincia renal (p. ex. doena de Addison). Ministrar juntamente com um mineralocorticide

Principais indicaes clnicas


 Terapia antiinflamatria e imunossupressora

-- na asma (por inalao, ou, nos casos graves, por via sistmica) - topicamente, em condies inflamatrias da pele, dos olhos, ouvidos e nariz. - nos estados de hipersensibilidade (p. ex., reaes alrgicas graves a drogas ou ao veneno de insetos) - em doenas auto-imunes ( lupus eritematoso sistmico, artrite reumatide, anemia hemoltica, prpura trombocitopnica idioptica) - na preveno da doena de enxerto - versus hospedeiro aps transplante de rgos

Principais indicaes clnicas


 Terapia de doenas neoplsicas

- em combinao com agentes citotxicos no tratamento de malignidade especifcas (p.ex., Doena de Hodgkin, leucemia linfoctica aguda) - para reduzir o edema cerebral em pacientes com tumores cerebrais primrios e metastsicos (dexametasona) - como componente do tratamento antiemtico em combinao com a quimioterapia QUANDO UTILIZADOS COM AG ANTIINFLAMATRIOS E IMUNOSSUPRESSORES, AS AES METABLICAS TORNAM-SE EFEITOS INDESEJVEIS

Das könnte Ihnen auch gefallen