Sie sind auf Seite 1von 93

Disciplina Introduo Agronomia Tema:Estudo do Solo Prof. Msc.

Alex Aguiar Ldo

SOLO
Para os Agrnomos solo
seria melhor definido como o material mineral ou, que recobre a superficie do planeta orgnico, inconsolidado e serve como o meio natural para o crescimento das plantas terrestres. Entre o solo e o material de onde ele derivado, existem diferenas marcantes do ponto de vista fsico, qumico, biolgico e morfolgico.

PERFL DO SOLO Horizontes do Solo

PERFL DO SOLO...
Solos jovens

O solo formado a partir de rochas, que com ajuda do clima e de microrganismos se transforma num material solto e macio. composto de ar, gua, matria orgnica e mineral.

Fatores de formao dos solos


Na paisagem, os solos diferenciam-se devido ao de seus fatores de formao, cuja atuao de carter independente. Os fatores de formao do solo so cinco: - Material de origem - Clima - Relevo - Organismos vivos - Tempo

Material de origem
o material intemperizado, de natureza mineral ou orgnica que deu origem aos solos por processos pedogenticos. Esse material pode j ter sofrido transporte e deposio, o que muito comum nas condies de clima tropical.

Material de origem...

O material de origem constitudo por minerais com diferentes graus de suscetibilidade ao processo de intemperismo o qual pode ser fsico, qumico e biolgico.

Ele pode estar relacionado com vrios atributos do solo: qumico, granulomtrico, morfolgico e mineralgico.

Material de origem...

Rochas

baslticas do origem a solos de textura argilosa ou muito argilosa enquanto que solos derivados de arenito so arenosos. Materiais de origem ricos em quartzo, conferem ao solo cor clara.

Clima

Os

elementos do clima, cuja a atuao sobre a pedognese mais direta, so: -radiao solar (calor), precipitao pluvial (gua) e presso atmosfrica (vento). - O calor influi diretamente nas atividades das reaes qumicas e processos biolgicos que ocorrem no perfil do solo.

Clima...

gua promove a reao de hidrlise (ataque de ons H+ estrutura de minerais, com conseqente colapso e destruio dos minerais) onde ocorre a hidratao do solo. A gua excedente atua no desenvolvimento do perfil do solo conforme a sua quantidade: regies onde a quantidade de gua excedente grande, geralmente apresentam solos mais profundos, pois a velocidade dos processos pedogenticos mais acentuada.

Clima...

O vento causa a eroso elica e o ressecamento da superfcie do solo. O clima relaciona-se diretamente com o tipo de vegetao local, que pode ter grandes variaes botnicas.

Intemperismo predominante
Os

processos de intemperismo fsico e qumico no ocorrem isoladamente, mas simultaneamente. Conforme as condies climticas, podem predominar os processos de intemperismo fsico ou os de intemperismo qumico. Em climas secos (frios ou quentes) predomina o intemperismo fsico; em climas midos predomina o intemperismo qumico.

Intemperismo TEMPO
A
ROCHA

A B

A B C

ROCHA

ROCHA Rocha recm exposta Solo jovem raso

ROCHA Solo maduro - bem desenvolvido

Solo intermedirio pouco desenvolvido

Horizontes do Solo

Composio volumtrica do solo

CONSERVAO DO SOLO
1-Eroso; 2 Nutrio das Plantas; 3 Perda da Matria Orgnica; 4 - Homem

1 - EROSO
Definio o arrastamento das partculas do solo pelas guas, pelos ventos ou por gelo. A eroso pode ser lenta: causada pela netureza; Acelerada: causada pelo homem. Agentes da eroso: gua eroso hdrica; ventos - eroso elica geleiras eroso glacial. Eroso hdrica: - Tipos Espirro o deslocamento de partculas do solo no momento em que a gota de chuva entra em contato com o solo.

- Laminar a remoo gradual de uma fina camada superficial, de espessura relativamente uniforme, cobrindo parcialmente todo o relevo.

EROSO LAMINAR SEVERA

Sulcos o desgaste em faixas estreitas dirigidas ao longo dos maiores declives do terreno

Ravinas

Vossoroca o deslocamento de massas do solo, formando grandes desbarrancamentos ou cavidades no solo.

EROSO ELICA

Forma bizarra produzida pela eroso elica. Salar de Uyuni, Bolivia

DANOS CAUSADOS PELA EROSO


Reduo da matria orgnica do solo; Estragos de estradas; Estragos em represas e canais; Reduo da quantidade de gua absorvida pelo solo; Queda de produo das lavouras; Maior exposio do solo, causando uma maior perda de umidade.

Fatores que afetam a eroso hdrica


A) declividade do terreno. - comprimento da rampa - altura da rampa B) Natureza do solo. - solos argilosos menor eroso - mdia 10,5 ton/ha; - solos arenosos maior eroso mdia de 21,6 ton/ha. C) Clima. - Fatores hdricos que afetam: - intensidade da chuva; - durao da chuva; - distribuio da chuva.

d) Manejo do solo Vegetao Matas Pastagens Caf Algodo Coberturas do solo Palha queimada Palha incorporada Palha com adubo verde

Perdas de solo em Kg/ha/ano 4 700 1.100 38.000

19.790 18.250 10.300

2 Nutrio das plantas


Retirada de nutrientes do solo pelas plantas, causando um maior empobrecimento do solo devido a no reposio dos mesmos nutrientes; Quanto maior o nmero de plantas em uma rea maior e mais rpido o empobrecimento do solo.

3 Perda da matria orgnica


Consequncias: - perda da camada superficial expondo o solo a intempries; - empobrecimento do solo; - maior eroso; - menor penetrao de umidade.

Queima da matria orgnica pelo fogo.

O corte indiscriminado de rvores e as queimadas.

4 HOMEM
Uso da terra sem utilizao de tcnicas adequadas; Desmatamentos inadequados; Queimadas em reas imprprias; Plantio morro abaixo.

Prticas de Conservao do Solo

a) b) c) d) e) f) g)

Prticas de Carter Edfico


So aquelas que dizem respeito ao solo em si, procurando manter ou melhorar sua fertilidade. Ajustamento a sua capacidade de uso; Controle de queimadas; Adubaes; Rotao de culturas; Adubao verde; Consorciao de culturas; Calagem.

Prtica de adubao verde

Prtica de adubao verde

Crotalaria juncea

Crotalaria juncea cv. Iac 1

Prtica de adubao verde

Prtica de adubao verde

Mucuna preta Stizolobium spp

Prticas de Carter vegetativo


So aquelas que visam o controle natural da eroso.

a) b) c) d) e) f) g)

Formao e manejo adequado de pastagens; Reflorestamento; Cultura em faixas; Controle adequado de capinas; Cobertura morta; Plantio mais cedo ou mais tarde; Plantio de quebra ventos.

Prticas de Carter vegetativo

Curvas de Nvel

Quebra-ventos arbreos

Prticas de Carter vegetativo

Prticas de Carter Mecnico


So as que dizem respeito ao trabalho de conservao do solo com utilizao de mquinas. Preparo do solo; Plantio em curvas de nvel; Fazer subsolagem; Disposio racional de carreadores; Estrutura para controle de vossorocas; Estruturas para desvio e infiltrao de guas que escoam das estradas; Aplicao de herbicidas; Construo de terraos.

a) b) c) d) e) f) g) h)

Construo de terraos

Prtica do plantio direto

Plantio em curvas de nvel.

Plantio direto

Curvas de Nvel

PREPARO DO SOLO
GRADE ARADORA SENDO ARRASTADA POR UM TRATOR DE ESTEIRAS

PREPARO DO SOLO
ARADO DE DISCOS USADO EM TRATOR DE PNEUS

GRADE NIVELADORA

SUBSOLADOR

GRADE ARADORA

GRADE ARADORA

GRADE NIVELADORA

ARADO DE DISCOS REVERSVEL

ARADO DE AIVECA REVERSVEL

ARADO GRADEADOR

ARADO DE TRAO ANIMAL

CULTIVADOR DE TRAO ANIMAL

SOLO DEVIDAMENTE PREPARADO

PLANTADEIRA ADUBADEIRA TRAO ANIMAL

PLANTADEIRA ADUBADEIRA MANUAL (MATRACA)

PLANTADEIRA TRAO MECNICA

Plantadeiras adubadeiras

COBERTURA MORTA

COBERTURA MORTA COM PALHAS E COM FILME PLSTICO

CULTURAS COM COBERTURA MORTA at aqui

TUTORAMENTO

CULTURA COM TUTORAMENTO

IRRIGAO POR ASPERSO CONVENCIONAL

IRRIGAO POR PIV CENTRAL

IRRIGAO POR SULCOS

IRRIGAO POR AUTOPROPELIDO

IRRIGAO PO MICROASPERSO

IRRIGAO POR MICROASPERSO

IRRIGAO POR GOTEJAMENTO

PUVERIZAO COM AVIO

PULVERIZAO COM ATOMIZADORES

TIPOS DE PULVERIZADORES
ATOMIZADOR PARA TRATORES PULVERIZADOR COSTAL ATOMIZADOR COSTAL

PULVERIZAO COM PULVERIZADORES DE BARRAS

PULVERIZADOR COSTAL

PULVERIZADOR DE BARRAS DE ARRASTO

COLHEDEIRA DE MILHO

Das könnte Ihnen auch gefallen