Sie sind auf Seite 1von 25

JEAN-WILLIAM-FRITZ PIAGET

TEORIA DA EQUILIBRAO
IFCE- Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia Curso: Licenciatura em Artes Visuais Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Prof.: Gileno Campos Alunos: Maria Cludia Bezerra Viviane.Vilella

PIAGET QUEM FOI?


Jean William Fritz Piaget nasceu em 1896, em na Sua, e faleceu em 1980, aos 84 anos de idade. Foi considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo. Estudou inicialmente biologia, na Sua, e posteriormente se dedicou rea de Psicologia, Epistemologia e Educao. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954; tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revoluo epistemolgica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqenta livros, em torno de 500 artigos cientficos e 37 volumes da srie Estudos da Epistemologia Gentica.

BIOGRAFIA (1896-1921)
y Piaget foi uma criana precoce, interessou-

se pelas cincias muito cedo, tendo publicado seu primeiro artigo cientfico sobre um pombo albino aos 11 anos de idade. Concluiu seus estudos em Cincias Naturais em 1915 e, em 1918 doutorouse na mesma rea pela Universidade de Neuchtel com a sua tese sobre a taxonomia dos moluscos do canto de Valais. Em 1919, muda-se para Paris, Frana onde lecionou no colgio Grange-Aux-Belle para garotos, dirigido por Alfred Binet, que desenvolveu o teste de inteligncia de Binet.

BIOGRAFIA (1896-1921)

Foi durante seu trabalho com os resultados destes testes que Piaget percebeu regularidades nas respostas erradas das crianas de mesma faixa etria. Esses dados permitiram o lanamento da hiptese de que o pensamento infantil qualitativamente diferente do pensamento adulto. Ele observou que crianas da mesma idade cometiam erros semelhantes em testes padres. Fato que o levou a investigar o processo de desenvolvimento cognitivomental das crianas para alcanar a chave do entendimento da inteligncia humana. Em 1921, Piaget retornou Sua convite do diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau da Universidade de Genebra, para assumir o cargo de Diretor de Pesquisa.

BIOGRAFIA (1923- 1979)


No ano de 1923, se casou com Valentine Chtenay, uma de suas ex-alunas. Juntos, tiveram trs filhos, cujos desenvolvimentos cognitivos foram minuciosamente estudados pelo pesquisador suo. Em 1929, Jean Piaget aceitou o posto de diretor do Internacional Bureau of Education e permaneceu frente do instituto at 1968. Em 1955, Piaget fundou em Genebra o Centro Internacional de Epistemologia Gentica, cujo objetivo o estudo de problemas de natureza genticoepistemolgica. Em 1979, ele recebeu o Balzean Prize for Political and Social Sciences.

PRINCIPAIS INFLUNCIAS SOBRE SUAS TEORIAS


Teorias de Bergson - (Bergson, filsofo francs nascido em 1859, revolucionou a era moderna por seus conceitos de tempo baseados na conscincia, a qual constitui o elo para as relaes entre o biolgico, o cultural, o social e o psquico) A primeira a noo de durao, que o nome por ele dado ao tempo. Bergson diz que o tempo criao, ou no absolutamente nada. A durao no pensada como permanncia do mesmo, mas como continuidade indivisvel e criao permanente do novo. (BERGSON, 1896/1990; 1907/1979). O que h de permanente, portanto, a diferena ou a mudana. A durao no o processo contnuo pelo qual uma coisa se diferencia de outra coisa, mas o processo contnuo pelo qual um ser vai se diferenciando de si prprio. A durao em Bergson se torna uma experincia ontolgica, e condio de todas as outras experincias. Dizendo de outro modo: enquanto algo dura, esse algo est sempre se diferenciando; onde pensamos ver uma permanncia, um estado, uma fase, o que encontramos, de fato, um formigar de diferenas. O que h de mais vital no desenvolvimento a continuao imperceptvel da mudana de forma.

PRINCIPAIS INFLUNCIAS SOBRE SUAS TEORIAS


A segunda idia de Bergson que a durao, como processo de diferenciao, no envolve um encadeamento sucessivo entre passado, presente e futuro, mas um processo no qual algo que se encontrava numa dimenso potencial, virtual, vem a se realizar no presente, a se atualizar. A isso ele chama de 'processo de diferenciao' ou de atualizao, isto , de passagem do virtual para o atual. Essa passagem do virtual para o atual, para a criao de formas atuais, no realizao de uma possibilidade que j se encontrava l, dada, bastando apenas ser concretizada. No se trata da concretizao de um programa prvio, e sim de um movimento criativo, porque aquilo que se atualiza no idntico virtualidade que desdobrada no processo. A prpria passagem do virtual ao atual j implica uma criao.

PRINCIPAIS INFLUNCIAS SOBRE SUAS


TEORIAS

Bergson (1896/1990) apresenta uma terceira idia a respeito da durao .A durao aquilo que nos permite escapar da determinao pura e simples entre estmulo sensrio e resposta motora, a determinao pura e simples de um arco reflexo. Nos seres vivos se instaura um intervalo de tempo entre um estmulo e sua resposta; Bergson vai chamar esse intervalo de tempo de intervalo de indeterminao. Ou seja, h o estmulo, mas ao invs de sua resposta imediata d-se um entre, um intervalo de indeterminao, uma experimentao de possibilidades; esse tempo permite que o ser vivo escolha criativamente uma resposta entre as possveis. Este intervalo um outro modo da durao, e a ele Bergson vai fornecer mais um nome: 'subjetividade'. Ou seja, subjetividade tempo, indeterminao, ao retardada. Quanto mais um ser vivo complexo, numa escala evolutiva, maior ser o seu intervalo de indeterminao ,menos o seu comportamento ser automtico, determinado, e mais chance ele ter de hesitar, esperar, escolher, inventar. Essa indeterminao, essa perda de tempo para Bergson a condio da nossa liberdade e da nossa capacidade de criar; trata-se de um tempo no qual as virtualidades, isto , as pequenas diferenas que ainda no se determinaram, no ganharam forma, vo ser experienciadas.

PRINCIPAIS INFLUNCIAS SOBRE SUAS


TEORIAS

Gestalt - Max Wertheimer (1880-1943) , Wolfgang Khler (18871967), Kurt Koffka (1886-1940) Gestalt uma teoria da psicologia iniciada no final do sculo XIX na ustria e Alemanha que possibilitou o estudo da percepo. Segundo a Gestalt, o crebro um sistema dinmico no qual se produz uma interao entre os elementos, em determinado momento, atravs de princpios de organizao perceptual como: proximidade, continuidade, semelhana, segregao, preenchimento, unidade, simplicidade e figura/fundo. Sendo assim o crebro tem princpios operacionais prprios, com tendncias auto-organizacionais dos estmulos recebidos pelos sentidos.

PRINCIPAIS INFLUNCIAS SOBRE SUAS


TEORIAS

No incio de sua carreira acadmica, Piaget se interessou pela psicanlise. Em 1918, em Zurique trabalhou como psiquiatra em uma clinica como psiclogo experimental. O objeto da psicologia experimental o comportamento observvel, a fim de testar modelos e teorias matemticas sobre diversos aspectos do mesmo: prestar ateno, perceber, recordar, aprender, decidir, reagir emocionalmente e interagir. Os testes s teorias e modelos so experimentais, isto , implicam a manipulao de variveis ditas independentes e o registro rigoroso e a medio precisa do que acontece s variveis dependentes. Freqentou aulas de Jung (psicologia analtica) e passou a combinar psicologia experimental (formal e sistemtica) com mtodos informais (entrevistas, conversas e anlises de pacientes).

EPISTEMOLOGIA GENTICA
y

A epistemologia criada por Piaget no uma disciplina filosfica, como a epistemologia tradicional. uma rea de conhecimento interdisciplinar que se afasta do mtodo especulativo, e se concretiza atravs de mtodos cientficos. O comportamento dos seres vivos no inato, nem resultado de condicionamentos. O comportamento construdo numa interao entre o meio e o indivduo. Esta teoria epistemolgica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) caracterizada como interacionista. A inteligncia do indivduo, como adaptao a situaes novas, portanto, est relacionada com a complexidade desta interao do indivduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interao, mais inteligente ser o indivduo.

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

O processo de aprendizagem concebido por Piaget contrape-se aquisio por insight, percepo imediata sem aproveitamento da experincia anterior, e aquisio por induo, de controle mais ou menos sistemtico por parte do sujeito. O fenmeno da aprendizagem para Piaget, manifesta-se como uma modificao da conduta, porm, diferentemente das outras concepes, esta modificao no resulta nem do estabelecimento de novas conexes excitantes-respostas (SR) e nem de novas snteses ou estruturas puramente cognitivas. Trata-se, pois, da transformao de um esquema de ao, de natureza sensrio-motora ou cognitivo-reacional, cuja tendncia inicial , sem dvida, de assimilar objetos, incorporando-os a certo padro de conduta, existente, mas que pode transformar-se, sob o efeito de uma tendncia compensatria de acomodao aos objetos quando estes resistem assimilao aps o xito da ao, ou seja, da satisfao proporcionada a uma necessidade preexistente.

PROCESSO DE ORGANIZAO E ADAPTAO


Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento intelectual, partiu da idia que os atos biolgicos so atos de adaptao ao meio fsico e organizaes do meio ambiente, sempre procurando manter um equilbrio. Assim, Piaget entende que o desenvolvimento intelectual age do mesmo modo que o desenvolvimento biolgico. Para Piaget, a atividade intelectual no pode ser separada do funcionamento "total" do organismo.

PROCESSO DE ORGANIZAO E ADAPTAO


A adaptao a essncia do funcionamento intelectual, e biolgico. uma das tendncias bsicas inerentes a todas as espcies. A outra tendncia a organizao. Que constitui a habilidade de integrar as estruturas fsicas e psicolgicas em sistemas coerentes. A adaptao acontece atravs da organizao, e assim, o organismo discrimina entre a mirade de estmulos e sensaes com os quais bombardeado e as organiza em alguma forma de estrutura. Esse processo de adaptao ento realizado sob duas operaes, a assimilao e a acomodao.

O QUE SO ESQUEMAS?
Um Esquema uma estrutura cognitiva que se refere a uma classe de seqncias de ao semelhantes.
Os Esquemas so sempre referentes a um todo organizado. Uma totalidade organizada com coeso, identidade e reprodutibilidade. Existe um significado central dirigindo as aes que compe o esquema. Eles so rotulados de acordo com o tipo de ao associada seqncia de aes. Os Esquemas so rotulados de acordo com as seqncias de comportamento a que se referem: esquema de sugar, esquema de pegar, etc..

Esquemas so como estruturas mentais, ou cognitivas, pelas quais os indivduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio. Assim sendo, os esquemas so tratados, no como objetos reais, mas como conjuntos de processos dentro do sistema nervoso.

FASES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM:


ASSIMILAO E ACOMODAO

Assim, no intercmbio entre o organismo e o ambiente, esse processo pelo qual os elementos do ambiente so alterados, a fim de poderem ser incorporados na estrutura do organismo, constitui o que se chama assimilao.

A assimilao o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra (classifica) um novo dado perceptual, motor ou conceitual s estruturas cognitivas prvias.

Para Piaget, Assimilao uma integrao estruturas prvias, que podem permanecer invariveis ou so mais ou menos modificadas por esta prpria integrao, mas sem descontinuidade com o estado precedente, isto , sem serem destrudas, mas simplesmente acomodando-se nova situao.

FASES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM:


ASSIMILAO E ACOMODAO

No caso da acomodao so os esquemas ou estruturas do indivduo que se modificam para se adaptarem ao ambiente. Embora sendo processos distintos em nvel conceitual, a assimilao e a acomodao so indissociveis na realidade concreta de qualquer ato adaptativo. Toda assimilao de um objeto ao organismo supe, ao mesmo tempo, uma acomodao do organismo ao objeto e , inversamente, toda acomodao , ao tempo, uma modificao assimilativa do objeto ao qual o organismo se acomoda.
A acomodao acontece quando no se consegue assimilar um novo estmulo, ou seja, no existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informao em funo das particularidades desse novo estmulo. Diante deste impasse, restam apenas duas sadas: criar um novo esquema ou modificar um esquema existente. Ambas as aes resultam em uma mudana na estrutura cognitiva.

A essncia da Acomodao o processo de adaptao s exigncias variadas que o mundo dos objetos impe aos sujeitos.

FASES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM:


ASSIMILAO E ACOMODAO

Na fase de acomodao, o esquema racional, no podendo modificar a realidade, para incorpor-la, tem necessidade de se modificar e o sujeito precisa apreender um novo esquema, por meio da prpria ao que satisfaz sua necessidade. Igualmente, na incorporao da realidade pela assimilao, s so assimilados os objetos capazes de satisfazer a necessidade implicada no esquema reativo do sujeito, no sendo essa necessidade outra coisa seno o aspecto conativo ou afetivo de um esquema, enquanto reclamando a realidade que capaz de assimilar. Portanto, no preciso separar o aspecto estrutural ou cognitivo do aspecto dinmico ou conativo, que caracterizam os esquemas, porque os dois aspectos so essencialmente ligados e complementares, como as duas faces de uma mesma moeda. A motivao deriva-se da prpria necessidade de ao de que so dotados os esquemas ou estruturas cognitivas.

TEORIA DA APRENDIZAGEM DE PIAGET EQUILIBRAO


O processo de equilibrao concebido como um mecanismo de transio, que impulsiona o desenvolvimento da criana, atravs da sucesso ontogentica (estudo da origem e desenvolvimento do indivduo). Opera continuamente, propiciando estados de equilbrios sucessivos e descontnuos. Portanto, este processo consiste em lograr uma coordenao equilibrada das invariantes funcionais de assimilao e acomodao, que produz os estados de equilbrio, quando ocorrem as relaes entre o sujeito e o ambiente, nas diversas fases evolutivas, durante o desenvolvimento do indivduo.
Segundo Piaget, a teoria da Equilibrao, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilbrio entre a assimilao e a acomodao, e assim, considerada como um mecanismo auto-regulador, necessrio para assegurar criana uma interao eficiente dela com o meio-ambiente.

TEORIA DA APRENDIZAGEM DE PIAGET EQUILIBRAO


Os tipos de sistemas a que Piaget aplica o modelo do equilbrio psicolgico. So sistemas de aes, internas ou externas, que o sujeito realiza no mundo ambiente de objetos e acontecimentos. Considerando-se que as aes que formam sistemas equilibrados, trata-se pois, de equilbrios dinmicos, distintos do estado esttico, obtido com o equilbrio de uma balana. Propondo um modelo do tipo probabilstico para explicar o processo da equilibrao, Piaget pretende demonstrar que determinados comportamentos so mais provveis que outros, na interao sujeito-objeto; e que as probabilidades mudam em formas previsveis, medida que as intenes continuam e que a sucesso fixa de estados de equilbrio conseqncia direta das mudanas de probabilidades

EQUILIBRAO

O modelo de equilibrao constitui a formulao terica realizada, no sentido de tentar demonstrar como ocorrem mudanas no desenvolvimento do indivduo, propiciando-lhe a aprendizagem, ou seja, a mudana ou a aquisio de estruturas cognitivas Os estados superiores de equilbrio incorporaro e integraro, em uma totalidade mais ampla e mais complexa, os elementos (as aes cognitivas) dos estados inferiores, sem anul-los, nem contradiz-los. As estruturas vo se construindo como verdadeiros extratos de ao, entre sujeito e objeto ou situao a que necessita se adaptar.
O conhecimento no procede nem da experincia
nica dos objetos nem de uma programao inata pr-formada no sujeito, mas de uma interao entre ambos, que resulta em construes sucessivas com elaboraes constantes de estruturas novas, graas a um processo de equilibraes majorantes, que corrigem e completam as formas precedentes de equilbrio.

TEORIA MOTIVACIONAL DE PIAGET


A teoria motivacional do Piaget basicamente afim com as concepes de aprendizagem que valorizam os impulsos de explorao, as necessidades de atividade e sensoriais, em inteira oposio exclusiva preocupao com o reforo de impulsos primrios. Piaget admite que o conhecimento como uma construo dependente da atividade do sujeito, na relao com o objeto, e nega a existncia de uma realidade pronta, independente, que se impe ao sujeito. A necessidade de conhecer est contida na atividade intelectual mesma e quase idntica a ela, uma atividade assimilativa cuja natureza essencial funcionar. No , pois, necessrio que se recorra a um fator separado de motivao, porque est includo nos processos complementares de assimilao e acomodao.

TEORIA MOTIVACIONAL DE PIAGET


Motivao para Piaget: o impulso essencial da atividade cognitiva e faz parte do prprio aparato cognitivo, ou seja, Piaget afirma que o motivo fundamental que governa o esforo intelectual inerente s prprias estruturas cognitivas. A necessidade de conhecer no um motivo extrnseco, independente da atividade intelectual; trata-se, pois, de uma propriedade intrnseca desde o princpio. A assimilao, invariante funcional componente do processo de adaptao intelectual, dispe da repetio como principal atributo, que a tendncia intrnseca de dirigir-se repetidas vezes ao ambiente e incorporar do mesmo aquilo que puder. Afinal, as estruturas biolgicas e psicolgicas so criadas atravs do funcionamento e, uma vez criados, tm necessidades de continuar funcionando. A necessidade de funcionar, isto , a motivao no pode se separar do mesmo funcionamento.

ESQUEMAS AFETIVOS E ESQUEMAS


EMOCIONAIS

Piaget considera as reaes cognitivas e emocionais como interdependentes em seu funcionamento, como duas caras da mesma moeda. Ambas acham-se indissociavelmente unidas no funcionamento da personalidade, no significando que a afetividade seja determinada pela atividade intelectual ou vice-versa. Tanto a vida afetiva quanto a cognitiva so uma adaptao, implicando ambas uma constante assimilao e acomodao que, no caso da afetividade, adquire esquemas afetivos ou modos relativamente estveis de sentir, reagir, face situao presente.

FIM

Das könnte Ihnen auch gefallen