Sie sind auf Seite 1von 31

tica Profissional ap.

III
A tica estuda os costumes da coletividade. As morais procuram conferir a consistncia desses modos de agir. A tica empresarial se centraliza em aes dos indivduos e orientada para a soluo de problemas.

tica Profissional
A maioria das violaes da tica, notificadas pela imprensa envolve principalmente a aplicao dos princpios morais.

tica Profissional
Para as empresas no contexto organizacional evitar problemas um desafio to grande quanto enfrentar os que j existem. A tica empresarial considerada como inerente aes do dia a dia. Isto ; a tica tem que estar presente nas aes cotidianas. E no estar somente presente nos grandes dilemas ticos da conduta aceitvel.

tica Profissional
Os princpios morais fornecem padres aos indivduos que proporcionam liderana tica e eles confiam tambm na sabedoria da experincia prtica, quando formam juiz de valor. No pior caso, a tica empresarial tratada como sendo a melhor das hipteses.

tica Profissional
A tica tem relevncia geral, no sentido em que todas as decises e aes podem ter conseqncias ticas. Essas conseqncias podem ser diretas, como acontece quando o bem estar de algum afetado por decises ou aes. e indiretas quando o impacto produzido sobre o clima moral da empresa.

tica Profissional
A tica empresarial transforma-se em mais de um elemento da administrao em seu dia a dia , juntamente com as operaes e a estratgias competitivas. O apoio e o compromisso da empresa com os padres ticos sero pautados pela maneira como administrada a rea tica amplamente definida.

tica Profissional
As pessoas ficam mais conscientes e so diretamente envolvidas e afetadas pelas consideraes ticas das aes dirias no local de trabalho. preciso credibilidade para poder acreditar que as pessoas desenvolvam confiana e entusiasmo necessrios para enfrentarem numerosas tentaes e presses do ambiente normal no mundo dos negcios.

tica Profissional
Numa atmosfera de desconfiana, a tica empresarial praticada com cautela. Na verdade a tica na empresa precisa ser considerada em sua definio ampla se quiser que ela tenha importncia real na conduta empresarial. O mtodo do bom senso aplica-se tambm como desafio, para administrar a tica empresarial.

tica Profissional
Precisa-se de informaes teis sobre a maneira de como as empresas promovem com sucesso a conduta tica, no enfoque de administra-l em suas operaes e sobre quais as conseqncias dos que fizeram.

tica Profissional
A empresa tica definida, pelos nossos padres, como aquela que conquistou o respeito e a confiana de seus funcionrios, clientes, fornecedores, investidores e outros. Estabelecendo um equilbrio aceitvel entre seus interesses econmicos e os interesses de todas as partes afetadas, quando toma decises ou empreende aes.

tica Profissional
A mistura especial de problemas e interesses ticos diferem de uma companhia a outra, refletindo-lhes o tamanho, tipo de negcio, pessoal e histria. A empresa tica aquela onde os funcionrios so motivados naturalmente a se comportarem de modo tico no trabalho.

tica Profissional
Muitos problemas ticos sero evitados porque as pessoas tornam-se hbeis em levar em conta os interesses de todas as partes afetadas por cada deciso e ao. A maneira mais fcil e eficaz de tratar os problemas ticos eles no existirem. Por mais que se esforcem, a administrao jamais poder evitar inteiramente os problemas.

tica Profissional
A fraqueza humana, a natureza inerentemente desnorteante de algumas situaes ticas e o aparecimento de algumas questes morais inesperadas, constituem algumas das razes por que surgem as violaes e confrontos at mesmos nos ambientes empresariais mais nobres.

tica Profissional
A liderana tica na empresa depende do sucesso da alta administrao em evitar problemas. Sem o efeito moderador de uma cultura empresarial, a moral bem enraizada, o nmero e a natureza dos problemas ticos podem transcender a capacidade da administrao de resolve-los. Problemas ticos controversos podem servir de teste de compromisso tico da gerncia. A incapacidade ou a m vontade de resolve-los pem em dvida o comportamento assumido.

tica Profissional
Observa-se que as companhias que exibem um clima tico mais favorvel possuem tambm uma forte liderana empresarial. Desempenho empresarial medocre implica aproximar-se da linha que delimita a conduta aceitvel, ou mesmo cruza-la a fim de evitar as conseqncias de fracassos.

tica Profissional
A administrao forte e eficaz torna mais fcil o comportamento tico quando a empresa pode atingir suas metas financeiras observando prticas empresariais respeitveis. A administrao forte e eficaz tambm de importncia fundamental para explorar o esprito criativo e aventureiro da empresa, logo que sejam desenvolvidos os requisitos indispensveis de confiana e respeito mtuo.

tica Profissional
Com a existncia de um alicerce de sensibilidade tica e gerenciamento eficaz, a alta administrao est em condies de promover a conduta tica em toda a empresa. Esta estrutura bsica precisa ser apoiada e estendida por uma grande variedade de medidas e prticas.

tica Profissional
Exemplos de esforos da administrao em cultivar valores ticos na empresa inclui-se palestras inspiradoras, oferecimento de treinamento tico, fornecimento de bons exemplos, represso m conduta e auxlio a funcionrios que esto preocupados ou confusos com questes ticas.

tica Profissional
Medidas para administrar a tica da empresa:Sensibilidade tica; Capacidade de julgamento da alta administrao; Estratgias e operaes slidas; Pessoal tico;

tica Profissional
Programas de tica:Medidas de esforos; Incentivos e salvaguardas estruturais.

tica Profissional
Prover a empresa de pessoal tico e fazer com que ela se cerque de uma assessoria formada por pessoas do mesmo calibre. Exige-se uma seleo de indivduos que subscrevam fortes princpios morais, ( e a rejeio de candidatos carentes neste particular).

tica Profissional
Nomeao de pessoal hbil no fornecimento de liderana moral para cargos em que tal liderana possa produzir o maior efeito sobre outros membros da empresa.

tica Profissional
Cercar a organizao de pessoal tico requer que os valores morais, sejam uma considerao muito importante.

tica Profissional
Na seleo de consultores profissionais (jurdicos, financeiro, contbeis, fiscais, publicitrios, administrativos, etc.). Na seleo de fornecedores, companhias associadas ( distribuio, scios em empreendimentos conjuntos, etc.). E nos casos apropriados ( tais como em certas reas de marketing industrial ), at mesmo de clientes.

tica Profissional
As aes gerenciais complementam-se e reforam-se mutuamente na formao de uma orientao organizacional que fomente a conduta tica e desestimule a m conduta e aes desleais. Juntas formam um enfoque abrangente da administrao da tica empresarial.

tica Profissional
adoo de um programa tico empresarial e o aproveitamento da alavanca superalimentadora, que o clima tico na empresa oferece, promove inovao e aceitao de risco. Os desafios associados a tica na empresa, podem ser diferentes de tudo que jamais se experimentaram antes.

tica Profissional
O desenvolvimento de um modo operacional tico exige mais tempo do que se imagina. A tarefa jamais ser inteiramente concluda, derrotas podem ocorrer e foras contrrias podem atuar continuamente. fcil tambm aceitar pelo valor aparente, resultados superficiais e exagerados, disfarando as fundaes de todo o processo de tica empresarial.

tica Profissional
Na administrao da tica na empresa, os resultados no so proporcionais ao esforo. mais provvel que meias-medidas resultem mais em terreno perdido do que em meio progresso. A tica nos negcios uma dessas atividades empresarias em que importante fazer a coisa certa desde o comeo.

tica Profissional
A empresa precisa considerar a tica empresarial como uma experincia positiva. Que pode proporcionar satisfao e realizao por si mesma. E no como um conjunto de sanes que limitam e ameaam pessoas em seus cargos.

tica Profissional
As empresas mais bem sucedidas na manuteno de altos padres de conduta. So aquelas nas quais a alta administrao desenvolveu a sensibilidade e compreenso para as dimenses ticas de suas decises.

tica Profissional
A conduta tica da empresa precisa ser posta em prtica atravs de slidos sistemas. Procedimentos e pessoas representam o ponto de partida, de importncia critica; Que d direo e estabelece o tom certo de todo o processo de administrao da tica empresarial.

Das könnte Ihnen auch gefallen