Sie sind auf Seite 1von 16

COMRCIO EXTERNO DA CHINA E EFEITOS SOBRE AS EXPORTAES BRASILEIRAS

Autores: Joo Bosco Mesquita Machado Galeno Tinoco Ferraz

Livre adaptao: Maria Fernanda Santin

Objetivo do texto


Analisar os riscos representados pelos produtos chineses para as exportaes brasileiras, no apenas no mercado chins, como tambm em outros mercados considerados relevantes, na medida em que o intercmbio comercial entre os dois pases vem crescendo de forma acelerada desde o ano de 2000.

Estrutura do texto


Seo 2 : Panorama geral sobre as caractersticas do comrcio bilateral Brasil-China. Seo 3: Anlise das vendas externas do Brasil destinadas China entre 1996 e 2002, com o intuito de estimar o valor dos ganhos e das perdas de competitividade obtidos pelas exportaes brasileiras no mercado importador chins. Seo 4: Identificao das oportunidades perdidas ou no exploradas no mercado importador chins. Seo 5: Avaliao dos impactos do desempenho exportador chins sobre as exportaes brasileiras dirigidas a mercados selecionados. Seo 6: Principais resultados do estudo.

2. O Processo de Reforma Econmica e de Abertura Comercial na China




1978: inicio da reforma econmica Medidas internas: estmulo a agricultura Medidas externas: a abertura aos investimentos estrangeiros e o incentivo ao comrcio internacional

Medidas externas
 

Iseno do pagamento de qualquer imposto sobre as exportaes; Iseno de impostos sobre s importaes de equipamentos e matrias primas destinados produo para o mercado externo; Disponibilizao de variadas linhas de financiamento; Criao de diversas Zonas Francas e de cinco Zonas Econmicas Especiais (ZEEs), estrategicamente localizadas nas proximidades de importantes portos, todas voltadas para o mercado externo; No caso especfico das ZEEs, as empresas estrangeiras alm de gozarem da iseno de tributos, puderam contar com o incentivo adicional da livre remessa de lucros e dividendos para o exterior desde o primeiro ano, bastando para tanto, em contrapartida, exportar entre 10 e 20% da produo.

 

Resultados


Entre 1979 e 2003, as exportaes chinesas cresceram a taxas expressivas, equivalentes a uma mdia anual de quase 16%; As importaes aumentaram a uma taxa aproximada de 15% ao ano; A corrente de comrcio, impulsionada tanto pelas exportaes como pelas importaes, aumentou mais de 40 vezes no mesmo perodo; A participao do comrcio externo no Produto Interno Bruto elevou-se de 9,8% em 1979 para 36,0% em 2003; Nesse contexto, a China passou a ocupar o terceiro lugar no ranking mundial dos maiores exportadores, superada apenas pelos Estados Unidos e a Alemanha, com mais de 25 mil empresas participando do comrcio exterior.

2.1. O Comrcio Brasil-China




O intercmbio bilateral entre o Brasil e a China mantm-se em um patamar reduzido, especialmente quando se leva em considerao o potencial dos dois pases; O Brasil ocupa a dcima oitava posio entre os maiores fornecedores de mercadorias para a China, com um market share em torno de 1%; Peso expressivo de categorias de menor grau de elaborao na pauta de exportaes. Os produtos bsicos foram responsveis por mais de 55% do total das vendas para a China ao longo do trinio 2001-2003; Do ponto de vista setorial, observa-se um elevado grau de concentrao tanto das exportaes como das importaes em torno de um reduzido nmero de segmentos e produtos.

Produtos de maior peso na pauta de exportao brasileira




Soja: participao de 29,2% no montante exportado Minrio de ferro: participao de 18,3%. Siderrgicos: participao de 16,7%. Peas e Outros Veculos e Pastas qumicas de madeira: responsveis por 14,1% da pauta de exportaes.

  

Importao brasileira


Em termos das importaes brasileiras provenientes da China, observa-se que vem ocorrendo um aumento no grau de penetrao. O ganho mais elevado ocorreu no segmento de Siderurgia (21,1p.p.), seguido por Txteis (15,3 p.p.); Calados, Couros e Peles (10,8 p.p.); Equipamentos Eletrnicos (8,7 p.p.) e Elementos Qumicos (4,3 p.p.). Equipamentos Eletrnicos e Siderurgia so responsveis por cerca de 40% da pauta. Entre os produtos, os seguintes merecem destaque nas importaes do Brasil com origem na China: hulhas, aparelhos de transmisso, cristais lquidos, tecidos, lmpadas, brinquedos e calados.

Estrutura setorial das exportaes e importaes Brasil-China




A comparao revela que apenas dois setores, Siderurgia e Calados, Couros e Peles, aparecem entre os oito principais de cada fluxo. Para ambos os segmentos, parecem existir certa complementaridade entre as estruturas produtivas da China e do Brasil. Os fluxos de comrcio entre o Brasil e a China parecem estar baseados no princpio das vantagens comparativas, por meio do qual os pases estariam comercializando produtos diferentes, com o objetivo de aproveitar ao mximo diferenciais relativos de custos de produo, e no no chamado comrcio intra-indstria.

Ganhos e Perdas de Competitividade do Brasil




Dentre os 30 setores com vendas externas para a China, 20 apresentaram ganhos lquidos de competitividade. Destacam-se o Extrativo Mineral e a Agropecuria, que explicam cerca de 70% dos ganhos lquidos dos setores superavitrios. Os produtos manufaturados, que explicam cerca de 25% das exportaes brasileiras para China (2001-2003), contriburam modestamente para os ganhos lquidos de competitividade obtidos pelo Brasil no mercado importador chins: cerca de 10% do total No grupo de setores com perdas lquidas destacam-se quatro que, somados, explicam 88,3% do total das perdas dos setores deficitrios. So eles: leos Vegetais; Peas e Outros Veculos; Abate de Animais e Siderurgia. Logo, os outros seis setores deficitrios explicam apenas 11,7% daquelas perdas.

Exportaes Brasileiras: Produtos com Vantagens Comparativas




58 produtos que podem refletir certas circunstncias, entre as quais cabe mencionar: (i) produtos cujo consumo pouco difundido no mercado chins; (ii) mercadorias cuja produo chinesa suficiente para abastecer o mercado domstico; (iii) produtos cujos fabricantes domsticos se beneficiam de proteo tarifria ou no tarifria suficientemente forte para importaes oriundas do Brasil e do mundo; (iv) produtos nos quais outros pases apresentam vantagens competitiva em relao ao Brasil no mercado chins e (vi) produtos em relao os quais os exportadores brasileiros apresentam restries de oferta. Destaca-se, por este critrio, o setor de Abate de animais, seguido pelos setores de Madeira e Mobilirio, Metalurgia de No Ferrosos e Agropecuria e pelos setores de Refino de Petrleo/Petroqumicos e Outros Produtos Alimentares.

Mercados Relevantes: a Competio Brasil-China entre 1996-1997 e 2001-2002




O poder competitivo da China fundamenta-se em vrios fatores, entre os quais cabe destacar a oferta abundante de mo-de-obra, a crescente elevao da produtividade industrial e o grau e a natureza da interveno do Estado na economia. A oferta abundante de mo-de-obra, em geral melhor qualificada que a brasileira, permitiria China praticar salrios equivalentes em mdia a um tero dos praticados no Brasil, circunstncia esta que tenderia a persistir por muito tempo, uma vez que a China concentra cerca de metade de sua fora de trabalho na agricultura.

Mercados Relevantes: a Competio Brasil-China entre 1996-1997 e 2001-2002




Avaliao dos impactos da penetrao de produtos chineses sobre as exportaes brasileiras em mercados relevantes: Estados Unidos, Unio Europia, Argentina, Japo e sia-Pacfico. Estes, reunidos, absorvem cerca de trs quartos do valor das vendas externas do pas.

No perodo analisado, o Brasil perdeu competitividade para a China em todos os mercados analisados, exceo da Argentina. Na Argentina, os ganhos brasileiros foram modestos e obtidos numa conjuntura de reduo absoluta das importaes platinas, dada a crise que se abateu sobre o pas no perodo coberto pelo estudo. Cabe enfatizar, ainda, que tais ganhos estiveram muito concentradas em calados, produtos em relao aos quais a Argentina constitui um mercado tradicional para fornecedores brasileiros, cuja competitividade , em grande parte, derivada de vantagens de localizao.

Os resultados obtidos mostram que a competio Brasil-China apresenta reduzida importncia na esfera de produtos bsicos. A competio mais acirrada verifica-se no comrcio de produtos manufaturados e semimanufaturados. A competio em manufaturados particularmente intensa nos mercados dos EUA, da Unio Europia e da Argentina. No Japo e nos pases da sia-Pacfico, diferentemente, a competio mais acirrada est centrada em produtos semimanufaturados.

Das könnte Ihnen auch gefallen