Sie sind auf Seite 1von 31

REDE MUNICIPAL DE ATENDIMENTO S MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

ADOLESCNCIA, ATO INFRACIONAL E RESSOCIALIZAO

OBJETIVOS
 Contribuir para a ao de

profissionais que atuam na rea das medidas socioeducativas com vistas realizao de trabalhos que potencializem a ressocializao e a participao social dos adolescentes em conflito com a lei.

QUESTES NORTEADORAS
O que pensamos sobre adolescentes? O que pensamos sobre o/a adolescente autor/a de atos infracionais? Todos os/as adolescentes em conflito com a lei so iguais? Como os/as vemos? O que eles/as despertam em ns? Quais as expectativas que tenho em relao ao futuro desses/as adolescentes?

ADOLESCNCIA ASPECTOS HISTRICOS


ADOLESCNCIA CONSTRUO HISTRICA E SOCIAL CONSTRU HIST Aris (1978) nos mostra que na sociedade tradicional, at o sculo XVIII, o indivduo passava da condio de criana para adulto, sem passar pelas etapas consideradas posteriormente, como adolescncia. Este indivduo crescia misturado aos adultos, aprendia sobre a vida e como comportarcomportar-se socialmente, atravs do contato direto com eles. Apenas a partir do sculo XIX a adolescncia passou a ser definida com caractersticas especficas, que a diferenciava da infncia e da idade adulta.

ADOLESCNCIA BIO/PSICO/SOCIAL
Aspectos importantes do desenvolvimento humano Biolgico (a puberdade) Psicolgico ( a estruturao de uma identidade

definitiva)

adulta, assumindo novos papis e construindo caminhos para a autonomia)

Social (a passagem da infncia para a vida

ADOLESCNCIA
A condio de desenvolvimento biolgico, psicolgico e social remete-nos a pensar remeteque crianas e adolescentes so vulnerveis e receptivos a estmulos internos e externos que interferem na formao de sua identidade.
ECA OMS 12 a 18 incompletos 10 a 20 anos incompletos

ADOLESCNCIA
Todos carregam em si potenciais construtivos, destrutivos, reparadores, criativos, de vida e de morte que podem ser estimulados ou reprimidos pela cultura, atravs da qualidade das relaes, normas, limites e valores ticos que a sociedade estabelece. Os papis, funes e atributos da adolescncia so singulares e dotados de caractersticas prprias em cada poca, sociedade e cultura.

ADOLESCNCIA
Temos que refletir considerando a construo do ser humano como estritamente relacional, dessa forma, todos somos responsveis por aqueles que nos cercam no que se refere ao seu desenvolvimento. Em sntese, o adolescente no nasce pronto deve ser compreendido em um contexto amplo, numa perspectiva de histria de vida, de possibilidades e oportunidades, de caractersticas pessoais, individuais e relacionais.

EM QUE CONTEXTO NOSSO ADOLESCENTE SE DESENVOLVE HOJE?


Caractersticas da sociedade contempornea: Enfraquecimento das instituies sociais; Fragmentao e fragilizao das referncias; A universalizao da comunicao e a globalizao produz movimento da sociabilidade distncia ; Capitalismo tudo vira mercadoria; acesso cada vez mais Frustrao permanente; Excluso - pano de fundo restrito;

ADOLESCENTE E O SEU TEMPO


Intensificao do individualismo e consumismo; Tempo intemporal ; Espao de fluxo e no de lugar; Relaes espao/tempo misturam realidade e fantasia; Modelos identitrios: mdia, moda, homogeneizao, esteretipos; Identidade efmera; Tnues limites entre o certo e o errado, o legal e o ilegal...

ADOLESCNCIA E ATO INFRACIONAL O adolescente autor de ato infracional tm sido o grande vilo de uma histria marcada pela violncia e nos leva a refletir sobre quem so estas pessoa de quem falamos, a quem tememos e por isto as escondemos (e nos escondemos) atrs de fortes grades e altos muros.

Relacionamentos Sociais
J que o seu mundo no me aceita, eu crio um mundo aparte que me aceita e onde eu sou o bom ...

J que voc nega meu mundo, eu o destruo...marginal!

ADOLESCNCIA E ATO INFRACIONAL


O adolescente autor de ato infracional est sendo usado para justificar a negligncia de uma sociedade que o deixou de lado.
EDUCAO??? CONVIVNCIA FAMILIAR E COMUNITRIA?? SADE??

TRABALHO??

CULTURA, ESPORTE E LAZER??

TEORIAS PSICOLGICAS
Winnicott (1956) enftico ao valorizar o meio da criana em sua teoria e diz que a tendncia anti-social possui um antielemento que compele o meio ambiente a ser importante. O adolescente quer algum a cuidar dele, a olhar para ele, ou ainda, o seu modo de fazer o mundo reconhecer sua dvida para com ele , tentando fazer com que o ambiente reconstitua o quadro de referncia que se desmantelou. Complementa que a caracterstica bsica da privao , a falta de esperana e que a atitude anti-social ou antidelinqente uma manifestao de esperana. o seu grito de alerta, o adolescente tem dificuldade de expressar seus sentimentos em palavras e o fazem atravs da ao.

ADOLESCNCIA
certo que adolescncia um perodo que merece ateno e cuidado, entretanto reconhecer essa fase da vida sob um prisma sombrio e obscuro pode limitar potencializadoras. prticas potencializadoras.

NEM ANJO, NEM DEMNIO: SER HUMANO, SUJEITO DE DIREITOS.

A Doutrina da Proteo Integral deve ser encarada como a expresso jurdica de um projeto de sociedade, a ser colocado em prtica pelo conjunto dessa mesma sociedade, na perspectiva de criar uma cultura de cidadania que de fato corresponda, na realidade objetiva, proteo especial de que necessitam as pessoas em fase de desenvolvimento as crianas e adolescentes.
(Teixeira, 2001).

Que os jovens modifiquem a sociedade e ensinem os adultos a ver o mundo em forma renovada: mas aonde existe o desafio de um jovem em crescimento, que haja um adulto para encar-lo. E no encarobrigatrio que isto seja agradvel .
(WINNICOTT, 1983)

Quais so os nossos objetivos? Construir ou reconstruir? O que existiu antes?  fundamental procurar fazer uma leitura da
conduta do adolescente.

O que significa um comportamento inadequado ? Por


que o adolescente se comporta dessa ou daquela forma?

Nada acontece por acaso e nem temos uma causa


nica como determinante. Todas as aes so construdas coletivamente.

 Educar colocar limites e no reprimir, proibir,


aterrorizar. Medo e respeito so coisas bem diferentes.

Limite significa a criao de um espao protegido


dentro do qual o adolescente poder exercer sua espontaneidade e criatividade sem medo e riscos.

Colocar limites implica envolvimento do adulto com o


adolescente e no distanciamento, por isso to mais difcil que simplesmente punir, castigar, ignorar, abandonar.

tica, respeito, cordialidade e solidariedade devem


prevalecer sempre na conduta do adulto. O adulto j foi adolescente. O adolescente nunca foi adulto. O adulto no deve reviver seus conflitos da adolescncia na relao com os adolescentes de hoje.

As mensagens contraditrias, paradoxais so sempre contradit


um desastre quando se fala em educao. No educa responder s vezes uma forma de resposta. O adulto deve lembrar que o adolescente est sempre est atento sua conduta.

Devemos lembrar que o adolescente se


espelha nas atitudes dos adultos e voc ser sempre fundamental como figura de identificao.

O adulto que lida com adolescentes deve


estar apto a acolher as formas variadas de rebeldia e nunca responder na mesma linguagem . A distncia geracional fundamental que se mantenha.

Envolva os adolescentes em atividades que


reflitam sobre, responsabilidade social, direitos humanos, tica e cidadania. Eles devem ser protagonistas de aes que os distanciem das situaes de risco . Devemos analisar nossas atitudes cotidianas, para no permitir, mesmo sem querer, a reproduo dos fatores que possibilitem as manifestaes antiticas e excludentes.

Portanto, fundamental, enquanto profissionais socialmente responsveis pelos caminhos (ou descaminhos) trilhados por esses jovens, que possamos potencializar as condies para que empreendam essa busca da forma mais saudvel possvel, tanto para eles como para a sociedade.

ENFOQUES NO TRATO COM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI:


AMPUTAO
enfoque repressivo e punitivo reporta idia de que o que nocivo no sujeito pode ser amputado por meio de mtodos correcionais repressivos. Facilita o desenvolvimento de sujeitos rebeldes ou submissos.

REPOSIO

enfoque assistencialista e paternalista remete idia de que aquilo que falta pode ser reposto e o olhar do educador voltado, nesse enfoque para aquilo que o adolescente no tem . Facilita o desenvolvimento de sujeitos dependentes.

AQUISIO

viso emancipadora enfoque voltado para as potencialidades do adolescente visando o fortalecimento dos aspectos positivos da sua personalidade. Coloca o adolescente diante de reflexes que favorecem a construo do autoconceito positivo, da autoauto-estima e da autoconfiana, enfatizando os aspectos positivos e promovendo a emancipao do adolescente. adolescente. (GOMES DA COSTA,

2006).

A materializao das polticas pblicas em curso da forma mais qualificada possvel depende de tcnicos e profissionais que ousem refletir sobre suas concepes e convices pessoais. Pessoas que mantenham sua capacidade de indignar diante dos fatos.

PORTANTO...
Interferir no contexto, na busca de condies de vida que tornem as sociedades mais comprometidas, dotadas de recursos humanos facilitadores de sobrevivncia, de educao, de solidariedade, de possibilidade de realizao pessoal e grupal, que abra espao para a expresso da vida amorosa e agressiva existente em todos ns, atravs da linguagem, dos meios simblicos, de forma aceitvel e capaz de ser incorporada pela sociedade. Utopia? Demagogia?

Ou luta contra a desesperana?

preciso aprender a aprender : Se eu te ensino, voc no aprende; se eu te explico, talvez voc aprenda; se eu te envolvo voc aprende .
(Confcio)

DO RIO QUE TE ARRASTA SE DIZ VIOLENTO, MAS NADA SE DIZ DAS MARGENS QUE O OPRIMEM.
BERTOLD BRECHET

Das könnte Ihnen auch gefallen