Sie sind auf Seite 1von 165

ACIDENTE DO TRABALHO

Legislao em Acidente do Trabalho.

ACIDENTE
Acontecimento infeliz, causal ou no, e de que resulta ferimento, dano, estrago, prejuzo, avaria, runa, etc.

Poltica de Segurana
Mapa de Riscos
Viso do Cipeiro

PPRA
Viso Tcnica
Causas dos riscos

PCMSO
Viso Mdica
Conseqncia s dos riscos

Gesto Integrada de Segurana, Sade e Meio Ambiente

Responsabilidade de um Supervisor

Disciplina

Treinamento

Custo

Manuteno

Pessoal

SUPERVISOR

Qualidade

Segurana

Produo

Outros

RESPONSABILIDADE:
obrigao geral de responder pelas conseqncias dos prprios atos ou pelos de outros.

RESPONSABILIDADE CIVIL:
obrigao imposta pela lei de reparar o dano causado a outrem, por seus atos ou de terceiros ou por animal.

O ATO ILCITO A MANIFESTAO OU OMISSO DE VONTADE QUE SE OPE LEI. O ATO JURDICO ILCITO OU ANTIJURDICO.

O ATO JURDICO ILCITO PODE VIOLAR DIREITO OU CAUSAR PREJUZO A OUTREM, TENDO COMO CONSEQNCIA RESPONSABILIDADE PENAL OU CIVIL OU AMBAS: PENAL: quando afetar a sociedade = interesse pblico CIVIL: quando houver dano individual = natureza privada

PRATICA-SE O ATO ILCITO:

Ao:
quando se pratica

Omisso:
quando se deixa de praticar o ato

ESTA AO OU OMISSO SE D POR:

ATO DOLOSO:
voluntrio, intencional

ATO CULPOSO:
involuntrio, mas o dano ocorre

A culpa ...
CONTRATUAL:
quando h acordo de vontades (contrato), mas no cumprido EXTRA CONTRATUAL OU AQUILIANA: ausente acordo de vontade

Portanto, culpa ...


UMA CONDUTA POSITIVA OU NEGATIVA SEGUNDO A QUAL ALGUM NO QUER QUE O DANO ACONTEA MAS ELE OCORRE PELA FALTA DE PREVISO DAQUILO QUE PERFEITAMENTE PREVISVEL.

O ATO CULPOSO OCORRE POR NEGLIGNCIA, IMPRUDNCIA ou IMPERCIA.

NEGLIGNCIA:
a omisso voluntria de diligncia ou cuidado; falta ou demora no prevenir ou obstar um dano.

IMPRUDNCIA:
a forma de culpa que consiste na falta involuntria de observncia de medidas de precauo e segurana, de conseqncias previsveis, que se faziam necessrias no momento para evitar um mal ou uma infrao.

Impercia

a falta de aptido especial, habilidade, ou experincia, ou de previso, no exerccio de determinada funo, profisso, arte ou ofcio.

Como se d a culpa do empregador


CULPA IN ELIGENDO
quando provm da falta de cautela ou previdncia na escolha de preposto ou pessoa a quem confiada a execuo de um ato ou servio.

CULPA IN VIGILANDO
ocasionada pela falta de diligncia, ateno, vigilncia, fiscalizao ou quaisquer outros atos de segurana do agente, no cumprimento do dever, para evitar prejuzo a outrem.

EXCLUEM A RESPONSABILIDADE: CULPA CONCORRENTE E CULPA EXCLUSIVA DO EMPREGADO.

E AINDA: yLEGTIMA DEFESA yESTADO DE NECESSIDADE yEXERCCIO REGULAR DE DIREITO yESTRITO CUMPRIMENTO DE DEVER LEGAL

Formas de apurar a culpa


INDEPENDNCIA DO ILCITO PENAL E O ILCITO CIVIL SENTENA PENAL CONDENATRIA SENTENA PENAL DEFINITIVA QUE RECONHECE AS EXCLUDENTES DE RESPONSABILIDADE SENTENA PENAL ABSOLUTRIA

nus da Prova

y PENAL: MINISTRIO PBLICO y CIVIL: DO EMPREGADO y ACIDENTRIA: DO INSS (culpa objetiva)

CONSEQUNCIA DO ACIDENTE Responsabilidade

PENAL CIVIL ACIDENTRIA

TRABALHISTA

ADMINISTRATIVA

OCORRENDO MORTE OU LESES CORPORAIS RESPONDERO OS CAUSADORES, PESSOAS FSICAS, POR AO OU OMISSO, PELA PRTICA DE CRIME DE HOMICDIO, LESES CORPORAIS, INCNDIO, DENTRE OUTROS, NA FORMA DOLOSA OU CULPOSA.

CIVIL: REPARAO DO DANO: moral, esttico, lucro cessante e alimentos. ACIDENTRIA: APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. AUXLIO-ACIDENTE. HABILITAO OU REABILITAO PROFISSIONAL. ADMINISTRATIVA: MULTA. INTERDIO PROVISRIA e INTERDIO DEFINITIVA. TRABALHISTA: RESCISO CONTRATUAL POR JUSTA CAUSA DO EMPREGADO. ESTABILIDADE POR 12 (DOZE) MESES.

ACIDENTE DO TRABALHO
Conceito Legal e Prevencionista Doenas Profissionais Doenas do Trabalho Comunicao do Acidente do Trabalho

DO ACIDENTE DO TRABALHO
O que acidente do trabalho ?

aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados especiais, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. (Lei 8.213 de 24 de junho de 1.991)

ACIDENTE DO TRABALHO
Conceito Prevencionista qualquer ocorrncia no programada, inesperada, que interfere e ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo, como conseqncia isolada ou simultnea, danos materiais, ao meio ambiente e leses ao homem.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
O que se entende por exerccio do trabalho a servio da empresa ? Entende-se todo o perodo em que o segurado cumpre o seu horrio de servio. Quem so segurados especiais ? o produtor, o parceiro, o meeiro e o arrendatrio rural, o garimpeiro, pescador artesanal e seus assemelhados, que exeram suas atividades, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxlio eventual de terceiros, bem como seus respectivos cnjuges ou companheiros e filhos maiores de 14 anos ou aqueles equiparados, desde que trabalhem, comprovadamente, com grupo familiar respectivo.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
O que que se equipara ao acidente do trabalho, para efeitos da Lei ? (8.213 de 24 de junho de 1991) a) o acidente ligado ao trabalho que, embora no tenha sido a causa nica, haja contribudo diretamente para a morte do segurado, para reduo ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido leso que exija ateno medica para a sua recuperao; b) doenas profissional; c) doena do trabalho; d) doena proveniente de contaminao empregado no exerccio de sua atividade; acidental do

DO ACIDENTE DO TRABALHO
e) o acidente sofrido pelo segurado no local e no horrio de trabalho, em conseqncia de: ato de agresso, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho; ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionado ao trabalho; ato de imprudncia, de negligncia ou de impercia de terceiros ou de companheiros de trabalho; ato de pessoa privada do uso da razo; desabamento, inundao, incndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de fora maior;

DO ACIDENTE DO TRABALHO
f) o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horrio de trabalho. na execuo de ordem ou na realizao de servio sob a autoridade da empresa; na prestao espontnea de qualquer servio empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito; em viagem a servio da empresa, inclusive para estudo quando financiado por esta dentro de seus planos para melhor capacitao da mo-de-obra, independementente do meio de locomoo utilizando, inclusive veculo de propriedade do segurado; no percurso da residncia para o local trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoo, inclusive veculo de propriedade do segurado.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
O que se entende por empregado ? a) aquele que presta servios de natureza urbana ou rural em carter no eventual empresa, sob subordinao e mediante remunerao, inclusive como diretor empregado b) aquele que contratado por empresa de trabalho temporrio,por prazo no superior a trs meses, prorrogvel, definida em legislao especfica, presta servio para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servios de outras empresas; c) o brasileiro ou o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agncia de empresa nacional no exterior;

DO ACIDENTE DO TRABALHO
e) aquele que preta servio no Brasil misso diplomtica ou repartio consular de carreira estrangeira e a rgo a ela subordinados, ou a membros dessa misso e reparties, excluindo o no-brasileiro amparado pela legislao providenciaria do pas da respectiva misso diplomtica ou repartio consular; f) o servidor pblico ocupante de cargo em comisso, sem vnculo efetivo com a Unio; g) o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que no vinculado a regime prprio de previdncia social ;

DOENA PROFISSIONAL
O que se entende por doena profissional ?

aquela produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade e que conste de relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social.

DOENA PROFISSIONAL
m caso excepcional, constatando-se que a doena, apesar de no includa na relao do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, resultou das condies especiais em que o trabalho executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdncia Social deve

considera-l acidente do trabalho.

DOENA PROFISSIONAL
No caso de doena profissional, o nexo causal presumido. O que se entende por nexo causal ? a relao de causa e feito entre um fato e outro. Quando uma atividade laboral invariavelmente vem causando uma determinada doena, diz-se que h entre o trabalho e a doena um nexo causal. Nexo causal presumido significa que basta mostrar que empregado trabalhando em pedreira e que contraiu silicose.

DOENA DO TRABALHO
O que se entende por doena do trabalho ?
a doena adquirida em funo ou de

desencadeada

condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relao do elaborada Trabalho pelo e

Ministrio

Previdncia Social.

DOENA DO TRABALHO
m caso excepcional, constatando-se que a doena, apesar de no includa na relao do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, resultou das

condies especiais em que o trabalho executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdncia Social deve considera-l acidente do trabalho.

DOENA DO TRABALHO
o caso de quem trabalhou em sanatrio de doenas infecto-contagiosas e devido a

exposio habituais funcionais

adquire, por

exemplo tuberculose. A tuberculose no consta da relao de doenas profissionais, mas no caso caracteriza-se como doena do trabalho.

DOENA DO TRABALHO
No caso de doena do trabalho, o nexo causal no presumido. O trabalhador vai ter que provar, por exemplo, que os males da coluna, de que portador, so decorrentes da posio em que foi obrigado a postar-se durante anos, trabalhando inclinado em frente a um torno convencional.

DOENA DO TRABALHO
A quem cabe provar o nexo causal, no caso da alegao de doena do trabalho ? Ao empregado acidentado. Ele deve ingressar com uma ao contra a Previdncia Social na Justia Estadual, e no na Justia do trabalho nem na Justia Federal. uma ao de acidente do trabalho. O juiz nomeia um perito, o qual vai opinar-se sobre o nexo de causalidade.

DOENA PROFISSIONAL E DOENA DO TRABALHO


Quais doenas no so consideradas doenas do trabalho ? No so consideradas doenas do trabalho: a) a doena degenerativa; b) a doena inerente a grupo etrio; c) a que no produza incapacidade laborativa; d) a doena endmica adquirida por segurado habitante de regio em que ela se desenvolva, salvo comprovao de que resultante de exposio ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

DOENA PROFISSIONAL E DOENA DO TRABALHO


1. Doenas das Vias Areas Pneumoconiose ( Silicose e Asbestose ) 2. PAIR - Perda Auditiva Induzida por Rudo 3. LER / DORT - ( Leso por Esforo Repetitivo / Distrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho ) 4. Intoxicaes Agrotxicos, Chumbo, Mercrio, Solventes Orgnicos, Benzenismo e Cromo 5. Picadas por Animais Peonhentos 6. Dermatoses Ocupacionais 7. Distrbios Mentais e Trabalho

DO ACIDENTE DO TRABALHO
Um empregado da construo civil que fure um dedo com um prego sofreu um acidente do trabalho? S ser considerado acidente do trabalho se provocar uma leso corporal ou perturbao funcional que cause a perda ou reduo temporria (ou permanente) da capacidade para o trabalho. E o caso, por exemplo, de o empregado contrair ttano devido ao fato do prego estar enferrujado.

DO ACIDENTE DO TRABALHO

A auto mutilao um acidente do trabalho ? No, a atitude dolosa (intencional) do empregado no considerada acidente do trabalho

DO ACIDENTE DO TRABALHO
Como feita a comunicao do Acidente do Trabalho. A comunicao do acidente ou doena ao INSS feita atravs da chamada CAT Comunicao de Acidente do Trabalho. Pode ser em papel impresso ou per internet. 1 via ao INSS 2 via empresa 3 via ao segurado ou dependente 4 via ao Sindicato de classe do trabalhador 5 via ao Sistema nico de Sade SUS 6 via Delegacia Regional do trabalho - DRT

DO ACIDENTE DO TRABALHO
A quem cabe a comunicar o acidente de trabalho ? Cabe empresa, na falta de comunicao por parte da empresa, podem formaliz-la o prprio

acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o mdico que o assistiu ou qualquer autoridade pblicas.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
Qualquer mdico que tenha assistido o

acidentado pode formalizar a comunicao de acidente do trabalho Previdncia Social ? Sim, mesmo que seja um mdico particular, sem vnculo direto ou indireto (no caso de convnio) com a empresa ou com a Previdncia.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
A quem deve ser feita a comunicao do acidente de trabalho ? Previdncia Social, ao sindicato a que

corresponde a sua categoria, em caso de morte, deve tambm ser feita autoridade competente.

DO ACIDENTE DO TRABALHO

Em que prazo deve ser feita a comunicao do acidente do trabalho ? At o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia, em caso de morte, a comunicao deve ser feita de imediato.

DO ACIDENTE DO TRABALHO

Caso a comunicao do acidente tenha sido feita pelo prprio acidentado, seus dependentes, etc, a empresa fica liberada de faz-lo ? A empresa, neste caso, no se exime da responsabilidade de comunicar o acidente.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
Qual a penalidade para a empresa que no comunicar o acidente do trabalho no prazo previsto ? A pena de multa varivel entre o limite mnimo e o limite mximo do salrio de contribuio, por acidente que tenha deixado de comunicar no prazo previsto pela lei.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
Quem aplica e cobra a multa empresa que no comunicar o acidente de trabalho no prazo previsto ? A multa aplicada e cobrada pela Previdncia Social, podendo os sindicatos e entidades representativas de classe acompanhar a referida cobrana.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
Em que casos a empresa pode eximir-se da multa pelo no envio da comunicao de acidente do trabalho (CAT), no prazo legal ? Pode eximir-se da multa, alegando (com provas concretas) que fato superveniente ou de fora maior a impediu de faz-lo a tempo. Pode alegar tambm que, aps rigorosa investigao, concluiu que realmente houve acidente do trabalho, comunicando somente naquela dada, porque at o ento no tinha certeza de que houvera verdadeiramente ocorrido o acidente.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
Todo acidente do trabalho deve ser comunicado Previdncia Social ou somente os que redundarem em afastamento do trabalho por mais de 15 dias. ? Todo acidente deve ser comunicado.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
Emitida a CAT, o que acontece a partir da ? Bem emitida a CAT, o INSS toma conhecimento de que houve um acidente do trabalho e tal acidente ser registrado no prprio INSDS. Se o acidente no levou a afastamento do trabalho, o segurado continuar trabalhando normalmente e o INSS em nada interferir com relao aquele acidente. A mesma situao ocorre quando o acidente no provocou um afastamento maior que 15 dias.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
Se o acidente ou doena levou a afastamento do trabalho por mais de 15 dias (dezesseis dias ou mais), ento ser marcado uma percia mdica para o segurado to logo quanto possvel. A percia mdica ir determinar se houve ou no o acidente ou a doena do trabalho (se h nexo ou no entre o acidente ou a doena e o trabalho), se h ou no h a necessidade de afastamento maior que 15 dias, e, havendo tal necessidade, o segurado passar a receber o benefcio previdencirio que lhe for devido.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
At quando o segurado receber o benefcio ? O benefcio (auxilio-doena ser mantido acidentrio enquanto durar ou a

previdencirio)

incapacidade ou a reduo da capacidade laborativa. S aps a percia que constate retorno das condies profissionais o benefcio ser cancelado.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
E se a pessoa retornar ao trabalho com mais dificuldade para exerc-lo ? Para estas situaes existe o chamado auxlioacidente e um benefcio que ser concedido, como indenizao, ao segurado quando, aps a

consolidao das leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar seqela definitiva.

AUXLIO ACIDENTE

a) reduo da capacidade laborativa que exija maior esforo ou necessidade de adaptao para exercer a mesma de atividade, reabilitao

independentemente profissional;

AUXLIO ACIDENTE
b) reduo da capacidade laborativa que impea, por si s, o desempenho da atividade que exercia poca do acidente, porm no de outra, do mesmo nvel de complexidade, aps reabilitao profissional;

AUXLIO ACIDENTE

c) reduo da capacidade laborativa que impea, por si s, o desempenho da atividade que exercia poca do acidente, porm no o de outra, de nvel inferior de complexidade, aps reabilitao profissional.

AUXLIO ACIDENTE
A partir de que momento o segurado passa a ter direito ao auxlio-acidente ? O auxlio-acidente devido a partir do dia seguinte ao da cessao do auxlio-doena, independentemente de qualquer remunerao. Qual o valor do auxlio-acidente ? O auxlio-acidente, mensal e vitalcio,

corresponder a:

AUXLIO ACIDENTE
a) 30% do salrio de contribuio, no caso de haver reduo da capacidade laborativa que exija maior esforo ou necessidade de

adaptao para exercer a mesma atividade, independentemente profissional; de reabilitao

AUXLIO ACIDENTE
b) 40% do salrio de contribuio, no caso de haver reduo da capacidade laborativa que impea, por si s, o desempenho da atividade que exercia poca do acidente, porm no de outra, do mesmo nvel de complexidade, aps reabilitao profissional;

AUXLIO ACIDENTE
c) 60% do salrio de contribuio, no caso de haver reduo da capacidade laborativa que impea, por si s, o desempenho da atividade que exercia poca do acidente, porm no o de outra, de nvel inferior de complexidade, aps reabilitao profissional.

AUXLIO ACIDENTE
O que se entende por atividade de nvel inferior de complexidade ?

O conceito subjetivo e acabar s sendo definido pelo Judicirio. Um passar digitador a ser que, um tendo contrado exercendo

tenossinovite, no pode mais digitar, vai atendente, atividade mais simples, com a qualificao inferior que exercia anteriormente.

AUXLIO ACIDENTE
Por que se diz que o auxlio-acidente vitalcio ? Porque quando o acidentado falecer em gozo do auxlio-acidente, metade do valor deste ser incorporado ao valor da penso.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
E se a pessoa nunca mais puder voltar ao trabalho ? Caso seja considerada incapaz e insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia e todos os seus requisitos forem cumpridos, ento a pessoa poder ser

aposentada por invalidez.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
A emisso da comunicao de acidente do trabalho (CAT) pela empresa prova absoluta da ocorrncia dos acidentes ? No, ela relativa. Admite prova em contrrio. A previdncia Social pode provar que, mesmo tendo sido emitido a CAT, no houve acidente do trabalho.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
Pode ocorrer de a empresa emitir uma comunicao de acidente do trabalho que no corresponda realidade ? Pode. A empresa pode vir a emitir uma

comunicao de acidente do trabalho assumindo a responsabilidade de um acidente que na realidade no acidente do trabalho.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
Um trabalhador chega machucado empresa e alega ter sofrido um acidente do trabalho no percurso do local de trabalho para sua residncia, no dia anterior. Como pode o trabalhador comprovar que realmente assim ocorreu ? O trabalhador deve exibir o boletim de ocorrncia, elaborado em delegacia policial. O B.O. expedido pela polcia o documento bsico, essencial para comprovar a ocorrncia do acidente de trajeto.

DO ACIDENTE DO TRABALHO
Que interesse teria um empregado que se acidentou em atividade particulares de tentar caracterizar seu infortnio como um acidente de trabalho ? Normalmente, a tentativa de forjar o acidente do trabalho advm do fato de os valores do auxliodoena acidentrio e da aposentadoria no decorrentes de acidentes do trabalho. Alm disso, h o direito de estabilidade no emprego por um ano, caso receba auxlio-doena acidentrios.

DO BENEFCIO E SERVIOS
Quais as prestaes que dependentes) ? O acidentado do trabalho tem direito a: a) auxlio-doena acidentrio; b) auxlio-acidente; c) aposentadoria por invalidez; d) peclio; so devidas pela Previdncia Social ao acidentado (ou a seus

DO BENEFCIO E SERVIOS
e) assistncia mdica completa e sem limitao por parte dos recursos locais da Previdncia; f) Reabilitao profissional; g) aparelhos de rtese e prtese; Os seus dependentes tm direito a: a) penso por morte b) peclio

DO AUXLIO-DOENA ACIDENTRIO AUXLIOQue condies so exigidas para que o segurado possa receber o auxlio-doena por acidente do trabalho (auxlio-doena acidentrio) ? devido ao segurado que ficar incapacitado para seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.

DO AUXLIO-DOENA ACIDENTRIO AUXLIOA quem cabe pagar o salrio do empregado durante os primeiros 15 (quinze) dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doena ? Cabe empresa pagar seu salrio integral durante esses quinze dias.

DO AUXLIO-DOENA ACIDENTRIO AUXLIOQual o valor do auxlio-doena acidentrio ? O auxilio-doena consiste numa renda mensal (nunca inferior ao salrio mnimo) correspondente a 92% do salrio de benefcio ou do salrio de contribuio vigente no dia do acidente,

prevalecendo o que for mais vantajoso.

DO AUXLIO-DOENA ACIDENTRIO AUXLIOAt quando ter o segurado direito ao auxliodoena acidentrio ? a) for considerado reabilitado para o retorno sua atividade habitual. b) aps submeter-se a processo de reabilitao profissional para exerccio de outra atividade. c) for considerado no-recupervel, em que ocasio

ser aposentado por invalidez.

HABILITAO E REABILITAO PROFISIONAL Qual o objetivo da habilitao e da reabilitao profissional do trabalhador acidentado do trabalho? A habilitao e a reabilitao profissional e social visam a proporcionar ao trabalhador incapacitado, total ou parcialmente para o trabalho, os meios para a (re)educao e (re)adaptao profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vive.

HABILITAO E REABILITAO PROFISIONAL Quem define a concluso do processo de

habilitao ou de reabilitao social e profissional ? a Previdncia Social, que nessa ocasio emite certificado individual, indicando quais atividades podero ser exercidas pelo beneficirio.

HABILITAO E REABILITAO PROFISIONAL Que compreende a reabilitao profissional,

oferecida pela Previdncia, em carter obrigatrio, ao segurado acidentado ? a) fornecimento de aparelho de prtece; b) a reparao ou a substituio desses aparelhos; c) transporte do acidentado, sempre que

necessrio.

HABILITAO E REABILITAO PROFISIONAL Caso um trabalhador tenha, em virtude de acidente do trabalho, perdido uma perna e o setor competente de reabilitao profissional se negue a autorizar a aquisio da prtese necessria, qual procedimento deve ser tomado ? Deve-se ajuizar uma ao acidentaria do trabalho contra a Previdncia Social, exigindo esta prestao que lhe devida nos termos dos artigos 89 e 90 da Lei 8.213 de 24 julho de 1991.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ


Quais as condies para o segurado fazer jus a aposentadoria por invalidez decorrente de acidente do trabalho ? A aposentadoria por invalidez ser devida ao segurado que for considerado incapaz e insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, sendo-lhe paga enquanto permanecer nesta condio.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ


A partir de que momento concedida a aposentadoria por invalidez decorrente de acidente do trabalho ? Concluda a percia mdica inicial pela existncia de incapacidade total e definitiva para o trabalho, a aposentadoria por invalidez decorrente de acidente do trabalho ser concedida a partir da data em que o auxlio-doena deveria ter incio, ou a partir do dia imediato ao cessao do auxlio-doena.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ


Qual o valor da aposentadoria por invalidez ? A aposentadoria por invalidez decorrente de

acidente do trabalho consiste numa renda mensal correspondente a 100% do salrio de benefcio ou do salrio de contribuio Caso o acidentado necessite de assistncia

permanente de outra pessoa, o valor a aposentadoria ser acrescido de 25%.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ


O Regulamento dos Benefcios da Previdncia Social (decreto 357 de 7 de dezembro de 1991) prev que a majorao de 25% ser devida nos casos: cegueira total; perda de nove dedos da mo ou superior a esta; paralisia dos dois membros superiores ou inferiores; perda de uma mo e de dois ps, alterao das faculdades mentais; incapacidade permanente para as atividades da vida diria; etc.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ


O aposentado por invalidez atividade, pode retornar sua

voluntariamente aposentadoria ? Se retornar

mantendo

voluntariamente

atividade,

sua

aposentadoria ser automaticamente cancelada, a partir da data de retorno.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ


Que ocorre no caso de ser verificada, pela

Previdncia Social, a recuperao total da capacidade de trabalho do aposentado por invalidez ? Nesse caso, o benefcio da aposentadoria por invalidez cessar de imediato, caso a recuperao tenha ocorrido dentro de 5 anos. Caso a recuperao venha a ocorrer aps o prazo de 5 anos a aposentadoria ser mantida por 18 meses.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ


E no caso de ser constada a recuperao apenas parcial, ou quando o segurado for declarado apto para exerccio de trabalho diverso daquele que exercia ? Nesse caso, aposentadoria por invalidez tambm ser mantida por 18 meses, sem prejuzo do retorno atividade.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ


O aposentado por invalidez decorrente de acidente de trabalho pode vir ter, por outra razes seu benefcio suspenso pela Previdncia Social ? Os aposentados por invalidez, assim como os segurados em gozo de auxlio-doena acidentario, enquanto no completarem 55 anos, esto obrigados a submeter-se a exame mdico peridico, a cargo da Previdncia Social.

PENSO POR MORTE


Em que consiste a penso por morte, decorrente de acidente do trabalho ? a prestao continuada devida, a contar da data do bito, ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer aposentado ou no.

PENSO POR MORTE


Qual o valor da penso por morte decorrente de acidente do trabalho ? de 100% do salrio-de-benefcio ou do salrio-decontribuio vigente no dia do acidente, prevalecendo o que for mais vantajoso.

AO ACIDENTRIA DO TRABALHO

AO ACIDENTRIA DO TRABALHO
Em que consiste a ao acidentaria do trabalho ? Consiste na ao movida contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para reclamar benefcio previdncirio previsto na legislao e no concedido pela Previdncia Social ao trabalhador acidentado (ou a seus dependentes).

AO ACIDENTRIA DO TRABALHO
O que deve provar o empregado acidentado (ou seus dependentes ou sucessores) na ao acidentaria contra o INSS. ? preciso provar a ocorrncia do acidente ou tipo da doena profissional, sua condio de empregado, o nexo causal do acidente e a diminuio de sua capacidade laborativa.

AO ACIDENTRIA DO TRABALHO
O trabalhador acidentado (ou seus dependentes ou sucessores) pode ao mesmo tempo propor uma ao acidentaria do trabalho contra a Previdncia Social, por intermdio do INSS e a outra contra o empregador ? Pode. A vtima ou seus dependentes podem

concomitante e cumulativamente receber compensao atravs de ao acidentaria movida contra a Previdncia Social e obter a indenizao, atravs de ao reparatria de dano decorrente de ato ilcito da empresa que tenha gerado o acidente do trabalho.

AO ACIDENTRIA DO TRABALHO

Na ao reparatria, cabe ao trabalhador provar a culpa ou dolo da empresa. Na ao acidentaria do trabalho, no preciso demonstrar a culpa do empregador ou de seus prepostos.

DAS RESPONSABILIDADE DA EMPRESA


DOS DEVERES E DIRETOS

DEVERES DO EMPREGADOR
Quais os deveres do empregador, com relao s condies e meio ambiente do trabalho ? O empregador obrigado a cumprir e fazer cumprir as disposies legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho - NR - 1 criada pela Portaria 3214, 8 de junho de 1978, artigos 157 e 158 da CLT. Lei 8213 de 24 de julho de 1991, estabelece que a empresa responsvel pela adoo e uso de medidas coletivas e individuais de proteo e segurana do trabalhador.

DEVERES DO EMPREGADOR
O empregador tambm obrigado a informar aos trabalhadores: os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho; os meio para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa; os resultados dos exames mdicos fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamentos de proteo individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento.

DEVERES DO EMPREGADOR
Como pago o seguro obrigatrio contra acidentes do trabalho ? Este pagamento consiste na contribuio da empresa destinada ao financiamento da complementao das prestaes por acidentes do trabalho. I - 1% para empresa em cuja atividade preponderante o risco de acidente do trabalho seja considerado leve; II - 2% para empresa em cuja atividade preponderante o risco de acidente do trabalho seja considerado mdio; III - 3% para empresa em cuja atividade preponderante o risco de acidente do trabalho seja considerado grave.

DEVERES DO EMPREGADOR
Quem procede ao enquadramento no grau de risco correspondente a sua atividade preponderante ? a prpria empresa, devendo isso ser feito mensalmente. Cabe ao INSS rever o enquadramento a qualquer tempo, para corrigir eventuais erros no autoenquadramento.

DEVERES DO EMPREGADOR
Quem procede ao enquadramento no grau de risco correspondente a sua atividade preponderante ? a prpria empresa, devendo isso ser feito mensalmente. Cabe ao INSS rever o enquadramento a qualquer tempo, para corrigir eventuais erros no autoenquadramento.

DEVERES DO EMPREGADOR
Quais os deveres do empregado, com relao s condies e meio ambiente do trabalho ? A CLT e a NR 1 prescrevem que o empregado obrigado a cumprir as disposies legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho, inclusive as ordens de servi;cos expedidas pelo empregador : submeter-se aos exames mdicos previstos nas NRs.; colaborar com a empresa na aplicao das NRs.

DEVERES DO EMPREGADOR
Caso o empregado se recuse injustificadamente a observar as instrues expedidas pelo empregador ou a usar o EPI, fornecido gratuitamente pela empresa, incorre em ato faltoso.

DEVERES DO EMPREGADOR
Quais as penalidades previstas na Legislao para coibir ato faltoso do empregado ? O ato faltoso no pode ser confundido com falta grave. S se da transforma falta em falta As grave pela reincidncia praticada. penalidades

cabveis, por isso, so: advertncia, seguida de suspenso e, s ento de resciso contratual

DEVERES DO EMPREGADOR
Deve ser respeitada a gradao e aplicadas as penalidades sempre por escrito e explicitando as razes. A reiterada recusa do trabalhador que constituir falta grave, incorrendo, ento, em ato de indisciplina.

DEVERES DO EMPREGADOR
O que se considera como atividade preponderante ? A atividade econmica autnomo que ocupa o maior nmero de segurados, empregados e trabalhadores avulsos na empresa ou estabelecimento.

DEVERES DO EMPREGADOR
Quem procede ao enquadramento no grau de risco correspondente a sua atividade preponderante ? a prpria empresa, devendo isso ser feito mensalmente. Cabe ao INSS rever o enquadramento a qualquer tempo, para corrigir eventuais erros no autoenquadramento.

DEVERES DO EMPREGADOR
Quais os direitos do empregado, com relao s condies e meio ambiente do trabalho ? Entre outros, os empregados tem direito estabilidade dos cipeiros; estabilidade no emprego por doze meses, a contar da cessao do auxlio-doena decorrente de acidente do trabalho;

DEVERES DO EMPREGADOR
indenizao, quando o acidente de trabalho decorrer de dolo ou culpa da empresa; em condies de risco grave ou iminente no local de trabalho, lcito ao empregado interromper suas atividades sem prejuzo de quaisquer direitos, at a eliminao do risco.

DEVERES DO EMPREGADOR
Em que consiste a estabilidade dos ciperios ? E vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa dos empregados eleitos para cargo de direo de Comisses Internas de Preveno de Acidentes, deste o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato. (Constituio)

DEVERES DO EMPREGADOR
Quais as condies acidentado necessrias tenha a para que o de

trabalhador

garantia

manuteno do seu contrato de trabalho ? que tenha recebido o auxlio-doena acidentaria, o qual devido ao segurado que ficar incapacitado para seu trabalho ou sua atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos.

DEVERES DO EMPREGADOR
O empregado pode optar por pagar os salrios correspondente aos 12 meses ao empregado

acidentado que recebeu alta mdica aos e ato contnuo despedi-lo, ou obrigado a mant-lo durante 12 meses ? Se o empregado concordar, no h motivo que justifique o impedimento.

DEVERES DO EMPREGADOR
Um empregado que est em gozo de estabilidade no emprego por se haver acidentado sofre, no decorrer desses 12 meses, um novo acidente de trabalho. Tem ele direito a novo perodo de 12 meses no mnimo, de garantia do seu contrato de trabalho ? Evidentemente, desde que seja obrigado a afastar-se de sua atividade por mais de 15 dias.

DEVERES DO EMPREGADOR
Caso um cipeiro sofra um acidente do trabalho, somase o perodo de estabilidade de 12 meses decorrente do acidente ao perodo de estabilidade garantida pela Constituio ou pela CLT aos membros da CIPA ? Os perodos no se somam. Prevalece o maior

DEVERES DO EMPREGADOR
Um empregado que est em gozo de estabilidade no emprego por seu contrato de trabalho ? Evidentemente, desde que seja obrigado a afastar-se de sua atividade por mais de 15 dias.

Acidentes do Trabalho
No acontece por acontecer. Existe uma causa. Existem responsabilidades Existem um responsvel

DAS AES JUDICIAIS CONTRA A EMPRESA


Ao Indenizatria Contra a Empresa Ao Penal Pblica Contra o Empregador Ao Penal Pblica Contra a Empresa Ao Civil Pblica Contra a Empresa Ao Regressiva Contra a Empresa

DAS AES JUDICIAIS CONTRA A EMPRESA A que est sujeita a empresa (ou o empregador) que no cumprir seus deveres no que se refere segurana e higiene do trabalho ? a) ao indenizatria, movida pelo acidente ou por seus dependentes (ao reparatria de dano decorrente de ato ilcito); b) ao penal pblica contra o empregador contra Ministrio Pblico. ou

os responsveis na empresa, movida pelo

DAS AES JUDICIAIS CONTRA A EMPRESA

c) ao penal pblica contra a empresa, movida pelo Ministrio Pblico; d) ao civil pblica, contra a empresa; e) ao regressiva, movida pela previdncia Social contra a empresa para ressarcir-se dos gastos

decorrentes de acidente do trabalho.

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


Alm de ter direito aos benefcios previstos, no mbito da Previdncia Social, em que condies pode o trabalhador exigir da empresa uma indenizao, como ressarcimento por ter sofrido acidente do trabalho ? Um trabalhador pode mover uma ao indenizatria, denominada Ao reparatria de dano decorrente de Ato Ilcito, contra a empresa (e tambm contra os prepostos, ou contra um colega de trabalho) desde que comprove que o acidente de trabalho que sofreu foi decorrncia de um ato ilcito, isto , que houve dolo ou culpa da empresa.

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


O que se entende por ato ilcito ? todo ato contrrio lei, isto , que se caracteriza pela inobservncia de normas legais. H, portanto, dois tipos de acidentes do trabalho: um ocasionado pelo risco normal da atividade laborativa; outro decorrente de um ato ilcito. O ato ilcito pode ser doloso ou culposo.

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


Como se define dolo? modalidades de culpa ? Diz se que h dolo, quando a ao ou emisso que gerou o ato ilcito for voluntria, intencional. Quer-se o dano final. No se conhece, em termos, casos em que a empresa voluntria ou intencionalmente deseja que um acidente do trabalho ocorra. O que normalmente ocorre no dolo e sim culpa. E culpa ? Quais as

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


Diz se que h culpa, quando a ao ou emisso que gerou o ato ilcito for involuntria. No se deseja o resultado final, mas o dano ocorre. um ato ilcito culposo. Um elemento muito importante para caracterizar a culpa a previsibilidade. Assim, culpa a ao ou omisso de algum que no deseja que o dano ocorra, mas ele vem a ocorrer pela falta de previso daquilo que perfeitamente previsvel. As modalidades de culpa so: negligncia, impercia e

imprudncia, alm de poderem ser definidas tambm a culpa in eligendo (falta de cuidado na escolha daquele a quem confiada a execuo de uma ao) e culpa in vigilando(falta de fiscalizao, de ateno, de vigilncia na execuo de uma ao).

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


Qual o tribunal competente para julgar as aes reparatrias de dano decorrente de acidente do trabalho gerado por ato ilcito ? A competncia da Justia dos Estados, e no da Justia do Trabalho. As aes so distribudas a uma das Varas Cveis da Comarca do local onde o acidente ocorreu.

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


Se depende da comprovao, por parte do empregado, de culpa da empresa, para que possa receber a indenizao, pode-se dizer que a empresa tem

responsabilidade subjetiva e no objetiva. ? Sim. Se cabe ao empregado provar que houve uma ato ilcito praticado pela empresa, isto , houve culpa da mesma, a responsabilidade e subjetiva.

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


Como se distingue, aqui, a responsabilidade subjetiva da responsabilidade objetiva ? Na responsabilidade subjetiva, s h obrigao de indenizar se ocorrer um ato ilcito, isto , se for um ato culposo, cabe ao empregado provar a culpa da empresa. Na responsabilidade objetiva, no se perquire a culpa. No se questiona se ato ilcito ou no, se h culpa ou no. Ocorrendo dano, a empresa obrigada a indenizar. s provar o nexo de causalidade.

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


Caso a empresa consiga provar que o empregado tambm tem culpa pela ocorrncia do acidente, fica ela totalmente desobrigada da indenizao ? No. Esse o caso da chamada culpa concorrente, que se d quando o empregado e o empregador agem cada qual com parcela de culpa. Nesse caso, a indenizao ser arbitrada proporcionalmente ou reduzida metade. No poder a empresa, portanto, eximir-se totalmente da

indenizao.

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


Um trabalhador foi contratado para ser torneiro mecnico. Ele se acidenta no torno. Outro trabalhador foi contratado tambm para ser torneiro, no entanto a empresa o deslocou para trabalhar como eletricista, e l morre eletrocutado. Como se enquadram esses dois acidentes do trabalho ? No caso do torneiro mecnico que se acidentou no prprio torno, possvel que o acidente tenha decorrido do risco normal da sua atividade laborativa. J no caso do deslocamento do torneiro para exercer a atividade de eletricista, no h dvida de que houve um ato ilcito, na modalidade de imprudncia, decorrente da no observncia das normas de segurana, visto que ele no tinha habilitao para tal.

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


Uma empresa fornece (gratuitamente) todos os equipamentos de proteo individual - EPI, de boa qualidade, colocando-os no local e hora adequado, disposio do empregado. Este no os usa e sofre acidente do trabalho. H culpa da empresa ?Em que consiste a ao acidentaria do trabalho ? H. Ela incorre em culpa por ausncia de vigilncia ou fiscalizao. Observe-seque a empresa responsvel pela adoo e uso das medidas coletivas e individuais de proteo e segurana da sade do trabalhador Pode valer-se, inclusive, de dispositivo legal que lhe d excepcional prerrogativa para obrigar os seus empregados a salos: a recusa do empregado ato faltoso, que implica obrigatoriedade da empresa aplicar as penalidades previstas.

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


Responde o empregador pelos atos ilcitos de seus empregados ou prepostos ? Response. Presume-se a culpa do patro pelos atos culposos de seus empregados ou prepostos. Aliais, interessante lembrar que, no contrato de empreiteira, a empreitante responde solidariamente pela indenizao acidentaria ao trabalhador a soldo do empreiteiro, nos casos em que ela tambm responsvel pela segurana ou se contratou empreiteiro inidneo ou insolvente. Se a empreitante escolheu mal, tem culpa pela m escolha (culpa in eligendo).

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


Pode a empresa acionada para indenizar um

trabalhador acidentado do trabalho denunciar a lide os seus empregados que foram responsveis pela culpa (impercia, imprudncia, negligncia, falta de vigilncia ou falta de fiscalizao). ? Pode. Denunciar a lide o termo tcnico,

significando a incluso dos demais culpados para que, no processo, sejam tambm responsabilizadas pelos seus atos.

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


O empregado denunciado a lide pela empresa para responder solidariamente em ao de indenizao por acidente do trabalho pode alegar que no obrigado a indenizar, porque no tem participao nos lucros da empresa ? No. A eventual participao nos lucros da empresa nada tem ver com a responsabilidade civil da prtica do ato ilcito.

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


O que responsabilidade solidria ? Ocorre a responsabilidade solidria quando mais de um autor do fato lesivo deva responder pela reparao.

AO INDENIZATRIA CONTRA EMPRESA


Havendo responsabilidade solidria entre o empregador e uma empreiteira, por exemplo, contra quem deve o empregado acidentado propor ao de reparao do dano decorrente de acidente do trabalho que sofreu ? Obviamente, contra o mais rico. Havendo responsabilidade concorrente, pode-se exigir o total devido de qualquer um dos devedores solidrios. Este fica obrigado indenizao na sua totalidade, podendo, aps satisfazer ao dbito total, exigir dos co-responsveis a cota que lhes cabe como codevedores.

DAS AES JUDICIAIS CONTRA A EMPRESA Pode o empregado denunciado a lide alegar que hipos-suficiente, ou seja, que no tem recurso para arcar com a indenizao ? No. A responsabilidade solidria. A execuo fica pendente, aguardando que melhore a condio econmica do causador do dano, respeitados os prazos de prescrio.

DAS AES JUDICIAIS CONTRA A EMPRESA O empregado responsabilizado pelo acidente pode alegar, em sua defesa, que o art 462 - 2 da CLT probe descontar dos seus salrios os danos por ele causados ? No pode. Alis, a indenizao no dirigida apenas contra os salrios, mas contra os bens do causador do dano.

DAS AES JUDICIAIS CONTRA A EMPRESA

Qual o prazo para se propor uma ao de indenizao contra a empresa (ou contra seus prepostos, ou contra um colega de trabalho) em decorrncia de acidentes do trabalho ? O prazo de 20 anos, a contar da data do acidente.

DAS AES JUDICIAIS CONTRA A EMPRESA No caso de doena profissional ou do trabalho como se caracteriza a data do acidente ? Considera-se como data do acidente a data do incio da incapacidade laborativa para o exerccio da atividade habitual, ou o dia da segregao compulsria, ou o dia em que foi realizado o diagnstico, valendo o que ocorreu primeiro.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


Qual o fundamento legal para a propositura da ao de responsabilidade penal contra o empregador ou contra os responsveis pela empresa, em decorrncia de acidente do trabalho ? O fundamento legal o art. 132 do Cdigo Penal, o qual prev o chamado crime de perigo, que consiste em expor a vida ou a sade de outrem a perigo iminente. direto ou

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


Quem responde pelo crime de perigo ? Responde pelo crime de perigoos causadores, pessoas fsicas, podendo ser incriminados o

presidente da empresa, os diretores, os engenheiros ou tcnicos de segurana, ou qualquer membro da empresa que tenha envolvimento na ao ou

omisso, dolosa ou culposa.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


Se ficar devidamente comprovada que o trabalhador acidentado tambm teve culpa, isto , tambm concorreu para o resultado (culpa concorrente), ficam isento os responsveis pela empresa, na ao penal movida contra eles ? No. Em direito Penal, as culpas no se compensam. A culpa de um no elide a culpa do outro.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


O simples descumprimento de norma legal, como o no fornecimento, gratuito, de equipamento de proteo individual - EPI, motivo para que os responsveis respondam penalmente ? Sem dvida. A omisso de qualquer obrigao prevista em lei ou regulamento, somada previsibilidade do evento danoso, configura a culpa e faz com que os agentes respondam pelo resultado. No caso , pelo acidente do

trabalho, em sua forma culposa.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


Qual a pena prevista ? A pena prevista a de deteno, de trs meses a um ano, se o fato no constituir crime mais grave. A pena privativa de liberdade pode, a critrio do juiz, com base no Art. 44 , nico do Cdigo Penal, ser substituda por pena restritiva de direito, como, por exemplo, a de prestao de servios comunidade. A pena poder ser aumentada de um tero, se o crime resultar de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, conforme prev Art. 121 - 4 do Cdigo Penal.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


A quem cabe propor a ao fundamental no crime de perigo ? Cabe ao Ministrio Pblico. A quem cabe o nus da prova ? Nos ilcitos penais, o nus da prova incumbe ao Ministrio Pblico.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


A propositura da ao penal pelo Ministrio Pblico depende de provocao da vitima ? No. Ao penal pblica. O Ministrio Pblico, tomando conhecimento, por qualquer meio, do acidente do trabalho com morte ou leses corporais, age independentemente de provocao (manifestao do desejo de processar) da vtima.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


obrigatrio, antes de se propor a ao penal pblica, a abertura do inqurito policial para apurao dos fatos ? No. O Ministrio Pblico pode ou no requisitar inqurito policial.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


A responsabilidade penal exclui a responsabilidade civil ? No. As responsabilidades so independentes. O causador do dano, condenado na rea penal, ter tambm de arcar com a reparao do mesmo na esfera civil. Nesse caso, a vtima ou seus dependentes ou sucessores no mais precisaro demonstrar a ocorrncia do acidente, nem o nexo causal, nem provar a culpa ou dolo do agente.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


Caso fique caracterizado que a empresa no informou ao empregado sobre os riscos, em que modalidade de culpa ela incorre ? Incorre na culpa por negligncia. No Cdigo do Consumidor, que no art 63 1 prescreve como modalidade penal, com deteno de 6 meses a 2 anos e multa, deixar de alertar, mediante recomendaes escritas ostensivas, sobre a periculosidade do servio a ser prestado.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


Os membros dos SESMT de uma empresa tambm podem ser responsabilizados penalmente ? Sim. Podem responder criminalmente, por impercia ou negligncia na orientao da empresa quanto adoo de normas de segurana e higiene do trabalho.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


Pode a empresa ser responsabilizada penalmente ? Pode. A Constituio Federal abriu a vlvula para caracterizao da responsabilidade penal da pessoa jurdica. A Lei 8213 de 24 de julho 1991, determinou

expressamente, no seu art. 19

2, a responsabilidade

penal da empresa; no caso como crime e sim como contraveno penal, punvel com multa , no caso da empresa deixar de cumprir as normas de segurana e higiene do trabalho.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


A quem cabe propor a ao de responsabilidade penal contra a empresa ? A ao penal de iniciativa exclusiva do Promotor de Justia. Basta o sindicato comunicar ao Ministrio Publico que, participando da fiscalizao em uma empresa, comprovou que normas de segurana e higiene do trabalho no vm sendo por ela cumpridas.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


Quem mais pode comunicar ao Ministrio Pblico que determinada empresa no vem cumprindo normas de segurana e higiene do trabalho ? Qualquer do povo ou integrantes dos rgo pblicos A denuncia deve ser embasada e consistente.

AO PENAL PBLICA CONTRA O EMPREGADOR


O que caracteriza uma contraveno penal ? um ato ilcito menos importante que o crime, acarretando ao responsvel pena de multa ou priso simples. A punio ao autor da contraveno penal tem, em certos casos, natureza preventiva. uma punio para quem est violando uma norma cuja finalidade prevenir, isto , evitar que seja praticado um ato de maior gravidade, culminando em leso corporal ou na morte de algum.

AO CIVIL PBLICA CONTRA EMRESA


No que difere a ao civil pblica da ao civil privada ? A ao civil pblica difere da ao privada proposta por qualquer pessoa (ou grupo de pessoa) pelo fato de que, enquanto esta beneficia apenas aquele ou aqueles que ingressaram com a ao, a ao civil pblica vai beneficiar a todos os envolvidos, isto , a todos os que foram lesados pelo ato ou omisso que motivou a propositura da ao. morte de algum.

AO CIVIL PBLICA CONTRA EMRESA


Qual a finalidade da ao civil publica ? Enquanto que a ao civil privada protege o interesse individual, a ao civil pblica visa a proteger o interesse pblico. O interesse pblico se manifesta atravs dos interesses coletivos e dos interesses difusos. Interesse coletivo - so aqueles relacionados a uma coletividade com um nmero quantificvel de interessados. Interesse difuso - so aqueles relacionados a um nmero no afervel, no quantificvel de interessados.

AO CIVIL PBLICA CONTRA EMRESA


O que que se solicita na ao civil pblica ? Pode-se requerer ao Juiz a interdio da empresa, ou de parte dela, a paralisao de uma ou mais mquinas, ou mesmo a indenizao a todos os lesados pela empresa em decorrncia do no cumprimento de normas de segurana e higiene do trabalho.

AO CIVIL PBLICA CONTRA EMRESA


Por que se diz que a ao civil pblica pode ter um efeito fulminante? Porque pode ser requerida uma medida liminar, que interdite previamente a empresa (ou parte dela), antes do julgamento final da ao, o qual decidir quanto ao mrito.

AO CIVIL PBLICA CONTRA EMRESA


Quando que o Juiz concede a liminar ? Quando o propositor da ao provar a evidncia, a iminncia do dano e a fumaa do bom direito. Se o dano iminente, a no concesso da liminar pode gerar prejuzos irremediveis.

AO CIVIL PBLICA CONTRA EMRESA


Como pode uma empresa que sofreu interdio requerer a revogao da interdio ? Se a interdio foi pela via administrativa, atravs de um recurso administrativo. Se foi decorrente de ato

judicial, atravs de mandado de segurana.

AO CIVIL PBLICA CONTRA EMRESA


Pode o Ministrio Pblico propor uma ao civil pblica contra o Estado ? Pode. Alis, o Estado um dos maiores violadores das normas que ele prprio elabora.

AO REGRESSIVA
CONTRA A EMPRESA

AO REGRESSIVA CONTRA A EMPRESA


Em que caso poder a Previdncia propor ao regressiva contra a empresa ? Nos casos de negligncia quanto s normas de segurana e higiene do trabalho indicados para proteo individual e coletiva. A Previdncia Social, em princpio, passa a admitir, a partir da vigncia da Lei 8213 de 24 de julho de 1991, que lhe cabe responder somente pelos acidentes do trabalho decorrentes do risco normal da atividade laborativa. No mais responder pelos acidentes decorrentes de atos ilcitos, ou seja, por aqueles que decorrem da inobservncia das normas legais.

AO REGRESSIVA CONTRA A EMPRESA


O que se entende nesse caso por negligncia ? Entende-se por negligncia, neste caso, a ausncia de investimento em normas de segurana. O fato da empresa ter-se omitido, ter deixado de tomar as medidas de segurana cabveis que a caracteriza como negligente.

AO REGRESSIVA CONTRA A EMPRESA


A Previdncia pode alegar culpa da empresa ou do acidentado, para no responder com suas obrigaes referentes a acidentes do trabalho ? No pode. Em relao culpa da empresa, a Previdncia deve arcar com o nus de todos os benefcios ao acidentado (ou a seus dependentes) previsto na legislao e posteriormente propor ao regressiva contra a empresa.

AO REGRESSIVA CONTRA A EMPRESA

Quanto culpa do acidentado, ela no poder ser alegada em nenhuma hiptese. Em relao aos benefcios previdencirios, a responsabilidade objetiva, isto , independe da culpa do acidentado.

Das könnte Ihnen auch gefallen