Sie sind auf Seite 1von 50

A Eficincia Energtica no Contexto da Gesto Ambiental

Eng. Prof. Flrido Martins

Objetivos
Caracterizar a Eficincia Energtica como sendo uma ferramenta imprescindvel em um Programa de Gesto Ambiental; Apresentar os principais passos a serem considerados em um Projeto de Eficincia Energtica.

Apenas uma questo de nomenclatura


Conservao de Energia: refere-se reduo do consumo de energia sem que haja qualquer preocupao com os nveis de conforto, segurana e produtividade; Eficincia Energtica: refere-se reduo do consumo de energia mantendo-se ou at mesmo aumentando os nveis de conforto, segurana e produtividade.

A importncia da Eficincia Energtica no Brasil

Fique sabendo!

Em um de seus relatrios, o WWF-Brasil cita que em nosso Pas a Eficincia Energtica poder reduzir o consumo de Eletricidade em at 38% at 2020 o que representar uma economia de cerca de R$ 33 bilhes.

Continuao

Fique de olho!

necessrio que o Governo Brasileiro aumente os seus investimentos e passe a incentivar cada vez mais o uso de fontes renovveis de energia de forma a reduzir a tendncia de se construir novas termeltricas, que so altamente poluentes devido queima de combustveis fsseis.

Agenda 21
Em 1992, na Cidade do Rio de Janeiro houve um encontro de 170 pases ao final do qual foi produzido um documento intitulado Agenda 21. Esse documento um compromisso internacional com o Meio Ambiente.

O que a Agenda 21
a mais importante declarao gerada durante a Rio-92; a sugesto mais abalizada de como se atingir o desenvolvimento sustentvel; um projeto para o futuro com aes de curto, mdio e longo prazos;

Continuao
um plano constitudo por atos bem definidos com uma clara descrio de metas, recursos e responsabilidades; um plano que, obtido atravs de um consenso entre os governos e a sociedade, estabelece uma adequada parceria entre as partes.

Saiba mais a respeito da Agenda 21

Saiba mais

Se voc desejar saber mais a respeito da Agenda 21, acesse o Site do Portal Energiamais e clique em Agenda 21 no Menu esquerda.

O que mudou a partir da


A partir da o mundo presenciou uma grande alterao no modelo econmico vigente, com a introduo do conceito de Desenvolvimento Sustentvel.

Crditos de Carbono

Os Slides de nmeros 11 a 19 so de autoria do Eng. Marcelo Soruco, a quem agradecemos a colaborao.

O Protocolo de Kyoto no mbito da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC)
O Protocolo de Kyoto conseqncia de uma srie de eventos iniciada com a Toronto (Conference on the Changing Atmosphere), no Canad (outubro/1988), seguida pelo IPCC's (First Assessment Report) na, Sucia (agosto/1990) e que finalizou com a Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre a Mudana Climtica (CQNUMC) ECO-92 no Rio de Janeiro (Agenda 21)

O Protocolo de Kyoto no mbito da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC)

O regime criado pelo Protocolo de Kyoto caracteriza-se pelo estabelecimento de metas quantitativas de limitao e reduo de emisses. O mundo ficou assim, dividido em duas partes, ANEXO I e NO ANEXO I Os pases que fazem parte do ANEXO I, assumem o compromisso de reduo de emisso de GEE de 5,2% abaixo das emisses de 1990, entre 2008 e 2012

O Protocolo de Kyoto no mbito da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC)

Anexo I Membros da Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento Econmico (OCDE) - AUSTRALIA - AUSTRIA - BELGICA - CANADA - DINAMARCA - FINLANDIA - ESTADOS UNIDOS - (...) Pases do leste Europeu Antiga Unio Sovitica

Continuao

Para os pases no includos no Anexo I no so impostas metas de reduo de emisso de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O Protocolo de Kyoto no mbito da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC)

Pases NO Anexo I (Brasil) Compromissos gerais da converso Desenvolvimento de programas nacionais de mitigao de emisses. Mecanismos de flexibilizao. MDL (Artigo 12 Protocolo de Kyoto)

O Protocolo de Kyoto no mbito da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC)

Pases NO Anexo I (Brasil) O Protocolo de Kyoto cria o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), um programa de incentivos para criao de projetos que ajudem a reduzir a emisso de gases de efeito estufa.

O Protocolo de Kyoto no mbito da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC)

MDL Dentre diversas situaes, projetos MDL podem ser obtidos a partir de projetos de Eficincia Energtica na industria A reduo do consumo obtido atravs do aumento da eficincia poder ser convertido em Reduo Certificada de Emisses

O Protocolo de Kyoto no mbito da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC)

Negociao das RCE s As RCE s so comumente conhecidas com Crditos de Carbono podendo ser negociada no mercado internacional com valores atrelados a Euros. Em muitos casos a negociao destes Crditos podem significar uma receita extra para empresas e instituies interessadas em negociar ttulos de ativos ambientais.

O que Desenvolvimento Sustentvel

uma forma moderna do mundo se relacionar com o crescimento econmico. Com o Desenvolvimento Sustentvel surgiu a preocupao de se satisfazer as necessidades da atual gerao sem afetar os direitos daquelas que ainda viro.

Como era o modelo econmico antes de 1992


Os recursos naturais eram considerados inesgotveis;; O ser humano no se preocupa com a preservao dos recursos naturais; O homem serve-se dos recursos naturais e no se preocupa com possveis danos causados natureza.

Como o modelo econmico atual


Os recursos naturais so considerados finitos, isto , um dia podero acabar; O ser humano passou a se preocupar com a preservao dos recursos naturais, atravs do seu uso adequado; O homem preocupa-se com possveis danos causados natureza e, por isso,utiliza os recursos naturais de forma racional.

O que representa o Uso Eficiente da Energia


Extinguir perdas e, por conseguinte, diminuir custos; Melhorar a performance das mquinas e de outros equipamentos; Evidenciar responsabilidade com a sociedade e com a preservao dos recursos naturais ao utilizar a energia.

Mais.........para a sociedade

Maior disponibilidade de energia; Mais recursos disponveis para serem investidos em reas sociais (sade, educao, segurana, saneamento, etc.)

Mais.......para o Meio Ambiente


Reduo: Dos alagamentos; Dos desmatamentos; Do efeito Estufa; Das radiaes nucleares; Do lixo atmico.

Para o Brasil o Uso Eficiente da Energia representa:


Diminuir custos; Conduzir os investimentos no Setor de forma mais racional; Reduzir e at mesmo eliminar danos ambientais; Motivar uma constante atualizao do Pas e, consequentemente, das suas Empresas.

Como o consumo de Energia no Brasil


Segmento Indstria Residencial Comercial Pblico / Rural Outros Percentual de uso 45% 25% 13% 13% 4%

O antigo Modelo Econmico causou:


Mudanas no clima em toda a Terra; Aumento do Efeito estufa; Buracos na camada de Oznio; Poluio generalizada do ar, da gua e do solo; Drstica reduo da oferta de gua potvel; Excluso social de grande parcela da populao mundial.

Como comear a mudar


No apenas com o emprego de tecnologias eficientes que se atinge as metas de reduo de energia. O mais importante o aspecto comportamental, isto , a forma como as pessoas iro agir a partir do incio de um Programa de Eficincia Energtica. Todos devero estar conscientes da sua responsabilidade.

Elaborao de um PEE
A elaborao de um Programa de Eficincia Energtica PEE - depende do conhecimento dos preos, sistemas tarifrios, consumos especficos, usos finais, avaliao das metas estabelecidas e implementao de campanhas motivacionais com o objetivo de conscientizar e envolver as pessoas com a questo da energia e do meio ambiente.

Primeiro Passo
Apoio da Administrao O primeiro passo a ser dado ser obter o apoio dos administradores implantao do PEE possibilitando a elaborao e o emprego de aes que proponham a otimizao dos recursos utilizados.

Segundo Passo
CICE O estabelecimento de uma Comisso Interna de Conservao de Energia CICE - essencial para o sucesso do Programa de Eficincia Energtica, pois esta tem como principais funes : acompanhar, orientar, coordenar e informar todo o desenvolvimento das aes.

Terceiro Passo
Campanhas de Conscientizao A CICE dever criar campanhas que mobilizem e conscientizem todas as pessoas envolvidas desde a Presidncia da Empresa at os funcionrios mais humildes.

Quarto Passo
Cadastro Energtico: a ferramenta a partir da qual so definidas as caractersticas dos equipamentos consumidores, assim como os tipos de energia e consumos efetuados possibilitando,desta forma, o seu acompanhamento.

Quinto Passo
Determinao de Metas Com base no cadastro energtico pode-se ento dar incio determinao de metas que devero atender s seguintes condies: mensurveis, alcanveis, prazo, monitorveis e adequadas.

Sexto Passo
Plano de Ao

De posse do cadastro energtico e com o estabelecimento das metas, a CICE dever ento elaborar um Plano de Ao que leve execuo do Programa.

Stimo Passo
Elaborao de um Diagnstico Energtico Esta a parte mais complexa de todo o processo e tem por finalidade especificar detalhadamente todas as opes que se apresentem para a implantao do Programa.

Continuao
O Diagnstico Energtico deve contemplar:

 Levantamento da Planta;  Medies pontuais de consumo;  Verificao da Eficincia Energtica dos equipamentos e da instalao;  Anlise de solues.

Concretizao do Programa
Um Programa de Eficincia Energtica considerado realmente implantado quando se constata uma melhora dos ndices de consumo de energia e uma menor depreciao do meio ambiente. Esses ndices devero ter um acompanhamento e uma avaliao constantes.

Criao e administrao de uma CICE


J vimos que um dos passos a serem dados para a implantao de um Programa de Eficincia Energtica PEE a criao de uma CICE (Comisso Interna de Conservao de Energia. Essa Comisso de suma importncia para a efetivao do sucesso do PEE e, por isso, iremos nas prximas telas apresentar como voc dever proceder para criar e administrar uma CICE.

O que a CICE

A CICE uma Comisso criada no mbito da Empresa e que tem por objetivo desenvolver, estimular, acompanhar e implantar as atividades voltadas para a Eficincia da Energia.

Sugesto de estrutura
Como sugesto para o funcionamento da CICE, poder ser adotada a seguinte estrutura:

Continuao

Leia com ateno

A presidncia da CICE dever ser exercida preferencialmente por um engenheiro que possua conhecimentos de conservao de energia e dever estar ligado funcionalmente alta administrao da Empresa.

Continuao

O Presidente e o Vice da CICE sero escolhidos por votao; As reunies da CICE sero secretariadas por um de seus membros, escolhido pelo Presidente; Os componentes da CICE devero ter uma identificao visvel nos uniformes, como por exemplo um adesivo ou distintivo;

As atribuies da CICE
Levantar o consumo e despesas com Energia e verificar o potencial de reduo, para o qu poder solicitar o apoio de outros Setores da Empresa; Elaborar um Programa de Eficincia Energtica PEE com metas e justificativas para a reduo do consumo, submetendo-o Administrao da Empresa e divulgando-o entre os demais funcionrios; Estimular aes para conscientizar os demais funcionrios e envolv-los no PEE, tais como: organizar exposies, concursos de frases e redaes, solicitar a confeco de cartazes e faixas, promover palestras e debates, promover visitas a outras Empresas que possam apresentar um PEE de sucesso, incentivar jogos e passatempos educativos para despertar o interesse pela Eficincia Energtica e campanhas de mobilizao;

Continuao
Promover campanhas de material usado para reciclagem; Manter permanente anlise dos consumos de gs, luz e gua da Empresa por unidade de produto produzido ou comercializado, isto , consumos especficos, que devero ser encaminhados mensalmente por meio de relatrio Administrao da Empresa para comparao com as situaes anteriores; Promover a avaliao anual dos resultados obtidos e propor o PEE do ano seguinte.

As atribuies do Presidente da CICE


Convocar e presidir as reunies da Comisso; Aprovar a pauta dos trabalhos da Comisso; O Presidente da CICE deve: Convocar funcionrios da Empresa para participarem das reunies da Comisso, inclusive por solicitao e indicao dos membros da CICE; Escolher o Secretrio das reunies da Comisso.

As atribuies do Secretrio da CICE


Elaborar os itens a serem discutidos nas reunies da CICE; Coletar e organizar as informaes necessrias s decises da Comisso; Anotar as sugestes e decises das reunies e apresent-las aos membros da CICE; Manter um arquivo com os documentos relativos CICE; Providenciar o material necessrio ao funcionamento da CICE, como salas de reunies, papel para anotaes, quadros de avisos para divulgao de idias e sugestes, etc. Encaminhar as informaes e documentos execuo do PEE Administrao da Empresa.

Como deve funcionar a CICE


A CICE deve reunir-se ordinariamente mensalmente e extraordinariamente sempre que for convocada por dois de seus membros ou pelo Presidente da Comisso; Os assuntos a serem discutidos nas reunies da CICE devero ser encaminhados a seu Presidente pelos membros da Comisso durante a semana que anteceder reunio; O Secretrio da CICE dever fazer um resumo das sugestes feitas durante as reunies, divulg-las para os participantes da Comisso e informar a todos os funcionrios por meio do quadro de avisos.

A CICE deve funcionar assim

Final
Ns da Equipe do Portal Energiamais agradecemos a sua participao neste Mini-Curso e nos colocamos a sua disposio para o esclarecimento de dvidas. Se precisar, clique aqui e nos envie uma mensagem.

Das könnte Ihnen auch gefallen