Sie sind auf Seite 1von 25

SEMIOLOGIA DA DOR

Prof. Ms. Luciane Carmona Disciplina PCE de Pacientes Fora de Recursos de Cura Faculdades Einstein

Introd o
Dor: Dor:  sintoma mais comum da prtica mdica; mdica;  um dos problemas + preocupantes da medicina e biologia; biologia;  possui componentes sensoriais, cognitivos e afetivo-emocionais; afetivo-emocionais;  teve grande impulso aps 1974, com a 1974, fundao da Associao Internacional para o Estudo da Dor. Dor.

Definio
Dor uma desagradvel experincia sensorial e emocional associada a uma leso tecidual j existente ou potencial, ou relatada como se uma leso existisse .

A dor nosso mecanismo bsico de defesa: defesa:  ela surge antes que ocorra uma leso grave; grave;  ela serve como base para se aprender a evitar objetos ou situaes que podem ocasionar uma leso; leso;  ela exige repouso, necessrio recuperao.

Uma pessoa que teve uma amputao traumtica de um brao ou de uma perna pode vir a sofrer dor do membro fantasma, que se torna crnica e acompanha o paciente por toda a sua vida. Nesse caso, a dor vida. deixa de ser um sintoma de doena, para se tornar uma sria sndrome clnica que requer ateno especial. especial.

O oposto dor tambm pode ocorrer, sendo um fator limitante de sobrevida, levando a morte precocemente. precocemente.  A resposta dor varia conforme a etnia e cultura, alm das caractersticas individuais, que provm da soma das experincias da vida de cada pessoa. pessoa.  A resposta dor tambm pode variar no mesmo indivduo, quando submetido a estmulos idnticos, porm, em circunstncias distintas. distintas.


A dor pode ser classificada em aguda e crnica. crnica.  Aguda: Aguda: importantssima modalidade sensorial, com papel de alerta, comunicando ao crebro que algo est errado. errado. AcompanhaAcompanha-se de manifestaes neurovegetativas e desaparece com a remoo do fator causal e resoluo do processo patolgico.

 Crnica:persiste Crnica:

por um perodo superior quele necessrio para a cura de um processo mrbido ou aquela associada a afeces crnicas (cncer, artrite reumatide, etc) ou, ainda, a decorrente de leso do sistema nervoso. nervoso. No tem funo de alerta e gera acentuado stress, sofrimento e perda na qualidade de vida. vida.

A dor crnica a principal causa de afastamento do trabalho, gerando um enorme nus para o pas. pas. A dor possui os seguintes componentes bsicos: sensitivobsicos: sensitivodiscriminativo, afetivo-emocional afetivoe cognitivo-avaliativo. cognitivo-avaliativo.

Sensitivo-discriminativo: Sensitivo-discriminativo: compreende 3 mecanismos bsicos: transduo, bsicos: transmisso e modulao. modulao.  Transduo: mecanismo de ativao dos Transduo: nociceptores, fenmeno que se d pela transformao de um estmulo (mecnico, trmico ou qumico) em potencial de ao. ao. A estimulao de algumas fibras cutneas pode provocar a dor tipo pontada, outras tipo queimao, e de fibras musculares dolorimento ou cimbra. cimbra.

 Admitindo-se Admitindo-

que a dor seja um sinal de alarme, compreende-se compreendeque o estmulo adequado para provocar dor em um tecido aquele que pode les-lo. les-lo.  Observa-se Observauma grande variabilidade na sensibilidade dos diferentes tecidos e rgos aos estmulos dolorosos, o que reflete a distinta concentrao e distribuio de terminaes nociceptivas neles. neles.

parnquimas cerebral, heptico, esplnico e pulmonar so praticamente indolores. indolores.  O tegumento e o revestimento fibroso do sistema nervoso (meninges), dos ossos (peristeo), da cavidade abdominal (peritnio parietal) e da cavidade torcica (pleura parietal) so extremamente sensveis. sensveis.
 Os

Transmisso: Transmisso: o conjunto de vias e mecanismos que permite que o impulso nervoso, gerado ao nvel dos nociceptores, seja conduzido para estruturas do sistema nervoso central comprometidas com o reconhecimento da dor. dor.  Modulao: alm das vias e centros Modulao: responsveis pela transmisso da dor, h centros e vias responsveis por sua supresso. supresso.


 Existem

alguns pontos do crebro que podem ser estimulados eletricamente a fim de produzir analgesia (substncia cinzenta periventricular, periaquedutal), com aumento da concentrao dos opiides endgenos no lquor e revertida pela administrao do naloxone. naloxone.

ConcluiConclui-se ento que: que:  a dor pode ser provocada tanto pela ativao das vias nociceptivas, como pela leso das vias modulatrias (supressoras), o que torna a dor semelhante a outras funes envolvidas na manuteno da homeostase, como a presso arterial e a temperatura. temperatura.

 Afetivo-emocional: Afetivo-emocional:

a resposta final a um estmulo lgico compreende tambm uma srie de reaes reflexas, emocionais e comportamentais e depende do aprendizado e memorizao de experincias prvias, do grau de ateno ou de distrao, do estado emocional e do processamento e integrao das diversas informaes sensoriais e cognitivas. cognitivas.

 Aspecto

afetivo-emocional: afetivo-emocional: envolve estruturas responsveis pela regulao das emoes e do comportamento, incluindo a dimenso afetiva (experincia desagradvel, ruim, amedrontadora) - motivacional (ao motivada pela dor, como a reao de retirada ou de fuga) da dor. dor.

Aspecto cognitivo-avaliativo: todas as cognitivo-avaliativo: informaes e experincias dolorosas so armazenadas na memria. Da avaliao e memria. julgamento desses dados depender o que o indivduo considerar como dor. dor. Quando h um estmulo doloroso, e esta mensagem chega ao crebro, entra em ao o julgamento da experincia sensorial, quando ela definida como dolorosa ou no: em caso afirmativo, no: dependendo da intensidade e do risco que a situao representa, uma estratgia de resposta j padronizada escolhida ou uma nova definida. definida.

Classificao Fisiopatolgica da Dor A dor pode ser: nociceptiva, neuroptica, mista e psicognica. Nociceptiva: picada de um inseto, fratura de um osso, corte da pele, clica nefrtica, apendicite. Neuroptica: decorre da leso, de qualquer tipo, inflingida ao sistema nervoso perifrico ou central. Mista: decorre dos 2 mecanismos anteriores. Psicognica: dor puramente psquica.

Tipos de Dor  dor somtica superficial: dor localizada superficial: e de qualidade bem distinta (picada de inseto); inseto);  dor somtica profunda: por estiramento profunda: muscular, exerccio exaustivo prolongado, contuso, etc; etc;  dor visceral: dor profunda, difusa, de visceral: difcil localizao; localizao;  dor irradiada: sentida longe de sua irradiada: origem, porm obrigatoriamente em estruturas inervadas pela raiz nervosa ou cujo nervo responsvel pela dor. dor.

Dor Psicognica: no tem substrato Psicognica: orgnico, sendo inteiramente gerada por mecanismos psquicos. A dor tende psquicos. a ser difusa, generalizada, imprecisa: s imprecisa: vezes, pode ser localizada e, nesses casos, a topografia da dor tende a corresponder da imagem corporal que o paciente tem da estrutura que ele julga doente. doente. A dor psicognica muda de localizao sem qualquer razo aparente. Quando aparente. irradiada no segue o trajeto de qualquer nervo. nervo.

A intensidade da dor varivel, sendo agravada pelas condies emocionais do paciente, o que, via de regra, contestado por ele. Pode ser relatada ele. como muito intensa, incapacitante, sendo normalmente descrita de forma dramtica parece que tem um canivete introduzido no corpo . Costuma estar associada a evento negativo na vida do paciente; paciente; sinais e sintomas crnicos de depresso so frequentemente identificados. Normalmente fazem uso identificados. de diversos medicamentos. medicamentos.

Todo paciente deve ser sistematicamente avaliado, levandolevando-se em considerao as caractersticas semiolgicas da dor: dor: localizao, irradiao, qualidade ou carter, intensidade, durao, evoluo, relao com funes orgnicas, fatores desencadeantes ou agravantes, fatores atenuantes e manifestaes concomitantes. concomitantes.

Dor e Envelhecimento Com o envelhecimento, o limiar de dor aumenta e, consequentemente, os pacientes idosos podem apresentar problemas graves sem que a dor seja um sinal de alarme. Porm , podem apresentar um nvel de tolerncia menor e uma reao mais acentuada. Muitas das manifestaes dolorosas so atpicas e mal localizadas (ex: IAM com dor abdominal ou no dorso mais frequente nesta faixa etria).

 Os

idosos podem ainda deixar de relatar as dores que sentem por consider-las considercomo consequncias do envelhecimento e, portanto, devem ser suportadas sem queixas. queixas.

Das könnte Ihnen auch gefallen