Sie sind auf Seite 1von 47

TICA E LEGISLAO NA PRXIS DA ENFERMAGEM NO CENTRO CIRRGICO

Rev. Nursing. 2000 Nursing.


Profa. Ms. Leila de Cssia Tavares da Fonsca UFPB/CCS/DENC

A regulamentao de qualquer profisso , em ltima anlise, o reconhecimento, em termos legais, da utilidade de uma determinada prtica profissional para a sociedade. ( CARVALHO; BIANCHI, 2007)

ENFERMAGEM

JURDICO

TICO

C.E.P.E C.E.P.E Resoluo 311/2009 Captulo I Das relaes Profissionais Captulo II Do Sigilo Captulo III Do Ensino, da Pesquisa e da Produo Tcnico-Cientfica TcnicoCaptulo IV Da Publicidade Captulo V Das Infraes e Penalidades CaptuloVI Da Aplicao das Penas CaptuloVII Das Disposies Gerais CaptuloVII
Panfleto Sist. COFEn

Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem


Aprovado pela Resoluo COFEN n 311/07, revogou a Resoluo COFEN 311/07, n 240/2000; 240/2000; Contempla na sua estrutura organizacional, princpios, direitos, e responsabilidades, deveres e proibies pertinentes conduta tica dos profissionais de enfermagem; enfermagem; Considera a necessidade e o direitos da assistncia em enfermagem, quanto a assistncia de enfermagem da populao, os interesses do profissional e de sua organizao; organizao; Esta centrado na pessoa, famlia e coletividade e pressupe que os
Panfleto Sist. COFEn

trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usurios na luta por uma assistncia sem riscos e danos acessvel a toda a populao. populao.

TICA PROFISSIONAL

um conjunto de regras que regem a conduta profissional procurando a humanizao do trabalho organizado.

A tica profissional um aspecto fundamental no exerccio de qualquer profisso, sobretudo naquelas em que o relacionamento com o cliente implica alto grau de intimidade, como o caso das profisses da rea da sade, tornando-se um imperativo.

Objetivos da tica profissional Manter o homem dentro de um padro de comportamento, ditando-lhe aquilo que deve fazer e aquilo que deve evitar; Estabelecer regras de disciplinas; Mostrar a necessidade do respeito mtuo; Salientar a importncia do senso de responsabilidade; Despertar o esprito de cooperao e unio de classe.

No limita-se somente a um elenco de normas: Procura a humanizao do trabalho organizado. Procura coloc-lo a servio do homem sua promoo e sua finalidade social. Realizar mais que elaborar normas e cristaliz-las em um cdigo. tarefa da tica profissional realizar uma reflexo crtica, questionadora, das atividade profissionais.

NO CONTEXTO DO CC!
Trabalhar em CC viver a dvida de at onde ir, porque ir, quando parar, em que investir e, mais ou menos conscientemente, refletir se quando suprimimos a liberdade fsica psicolgica real de um ser humano, no o estamos mutilando, castrando-o no que constitui a sua essncia e aspirao mais profunda.

O CEPE, embora tambm recomendatrio, no apresenta receitas nem frmulas mgicas que possam ser aplicadas diretamente aos problemas individuais ou coletivos que a realidade apresenta cotidianamente aos enfermeiros, exigindo destes a tomada de DECISES TICAS.

Aspectos legais da enfermagem no CC As atividade de enfermagem no CC podem desencadear eventuais ocorrncias danosas ao paciente, decorrentes de falhas nas aes da equipe. As leses corporais decorrentes dessas falhas podem ser classificadas em: Leso corporal leve Leso corporal grave Leso corporal gravssima Leso corporal seguida de morte

Leso corporal leve quando o dano ao corpo ou sade no deixa sequela ou incapacidade laborativa por mais de 30 dias. Leso corporal grave acarreta perigo de vida, incapacidade laborativa ou debilidade por mais de 30 dias.

Leso corporal gravssima resulta em incapacidade permanente para o trabalho, perda ou inutilizao permanente de membro, sentido ou funo de parte do corpo. Leso corporal seguida de morte aquela cujo resultado evoluiu para o bito.

Podemos citar como exemplos de leses: Colocao de artigos crticos em uso sem ter sido previamente esterilizados; Troca de resultados de exames radiolgicos; Falta do consentimento do paciente, devidamente assinado; Queda do paciente; Queimaduras por bisturi eltrico Infeces Ps-operatrias...

O profissional da sade tem responsabilidade consigo mesmo, com o cliente, com a sociedade..., a responsabilidade com o usurio o conjunto dos deveres que o profissional se impe com relao a seu cliente, permeado pelo princpio da beneficncia e da autonomia

A r s ns bili c r fiss vista c c j t e ri aes i stit as ara a reserva e a classe e a a te e relaci a e t s a e a s e tre s ivers s r fissi ais a e fer a e e ae i e lti r fissi al.

Profissionais de enfermagem Propcio a incorrer erros Impercia Falta de aptido tcnica, terica e prtica, desqualificao tcnica e cientfica para o ato profissional. Negligncia Falta de observncia de deveres, desleixo, inrcia. Imprudncia Ato perigoso sabe fazer o certo, mas faz o errado sem cuidados; pode ocorrer resultado lesivo ao paciente. um ato tempestivo, impensado, sem sistematizao.

O profissional de enfermagem pode responder a um processo-crime?

RESPONSABI I ADE CVIL RESPONSABILIDADE VI RESPONSABI IDADE RESPONSABILIDADE CRI INAL RI NO RGO ISCALIZADOR

Como podemos definir tica ?


So padres de conduta moral e de comportamento, relativos a vida a interao pessoa/pessoa, o respeito mtuo entre os seres. So padres de conduta moral relativos profisso ao paciente e seus familiares, e aos colegas de trabalho. saber diferenciar o que certo e errado, o bem e o mal.

A tica, como estudo dos comportamentos humanos, refere-se a um dos mecanismos de regulao das relaes sociais do homem, que visa garantir a coeso social e harmonizar interesses individuais e coletivos.

Novas reflexes no campo da tica e da humanizao ?


Rev. Nursing.n.32, p.33 2001

profissional de enfermagem tico , humano, apaixonado por sua profisso, um SER humano tico e apaixonado pelo SER cliente

tica na enfermagem a cincia/arte que ensina a cuidar dos doentes, proteger e conservar a sade, preservando-a da doena. A enfermagem baseia-se em dois princpios fundamentais: A tica que rege a conduta e a atitude do profissional de enfermagem na sua vida profissional. A tcnica ensina e demonstra a maneira mais eficiente do trabalho prtico, porm, a tcnica no deve sobrepor-se a tica.

E O QUE PODEMOS QUESTIONAR !


1- t que po to o progresso tc ico como se realiza hoje saudvel? 2- Existe harmo ia e tre as pessoas e os clie tes? 3- Ser que s profissio ais desejamos para s mesmos, qua do ecessrio e para os ossos pare tes? 4- Porque se pudssemos escolher, morreramos dormi do em casa de repe te? 5- Ser que a fora tec olgica os faz esquecer o ser huma o e co sider-lo um material? 6- Ser que a huma izao que estamos presta do, queramos para s?

A autonomia do paciente em contexto de sade Dignidade da pessoa humana como um valor central e supremo Inviolabilidade da vida humana Liberdade para fazer as escolhas adequadas para o seu projeto de vida

Via-se o homem ligado a leis pelo seu dever, mas no vinha idia de ningum que ele estava sujeito s a sua prpria legislao, embora essa legislao seja universal, e que ele estava somente obrigado a agir conforme a sua prpria vontade, mas que, segundo o fim natural, essa vontade era legisladora universal (...) chamarei, pois, a este princpio, princpio da autonomia da vontade... I. Kant

Para o exerccio da autonomia podemos afirmar que so necessrios os seguintes requisitos: Uma vida consciente que permita determinar interesses, planos de vida, projetos e ideais; Integridade corporal e psquica, com ausncia de dores e press es psicolgicas e um correto desenvolvimento intelectual.

A autonomia do paciente em contexto do centro cirrgico Para o exerccio da autonomia a INFORMAO e o ESCLARECIMENTO so essenciais. Informao poder A dimenso informativa fundamental nos cuidados, porque o desrespeito pelo direito dos doentes informao deixa outros direitos vazios de sentido e de contedo, como o consentimento, a livre escolha, a participao e o exerccio da cidadania

Fatores que dificultam o exerccio da autonomia no CC: A vulnerabilidade associada ao ambiente complexo, utilizao da tecnologia e a uma prestao de cuidados essencialmente centrada nos sinais, sintomas e respostas fisiolgicas e menos na pessoa na sua globalidade; A diminuio da conscincia associada ao efeito das drogas anestsicas, analgsicas, relaxantes e outras; A labilidade da memria associada principalmente ao efeito dos frmacos utilizados na anestesia e analgesia; A inconscincia associada a complica es da cirurgia, toxicidade a frmacos ou desequilbrios respiratrios, circulatrios, metablicos, eletrolticos, cido-base, etc.

No CC existem algumas quest es de difcil soluo At onde devemos ir no dever de informar os pacientes? Ou, por outras palavras, quantas vezes necessitamos de repetir uma mensagem quando o paciente est constantemente a esquec-la? Pela labilidade da memria podemos acreditar que um consentimento verdadeiramente informado? Qual o valor de uma recusa do paciente a um determinado ato de diagnstico ou teraputico?

Quais os cuidados necessrios na interveno da famlia nas decises relativas situao de sade do paciente? Onde termina o nosso dever de atuar centrados na autonomia do paciente e comea a prestao de cuidados centrada nos princpios da beneficncia e no maleficncia?

Podemos definir princpios para uma distribuio justa dos recursos em contextos em que estes possam ser insuficientes para as necessidade?

O enfermeiro acaba deparando-se com muitas dificuldades logsticas: falta de leitos disponveis, materiais e equipamentos insuficientes e recursos humanos inadequados para a continuidade da assistncia desses pacientes, alm do estresse e da sobrecarga de trabalho.

Castellanos et al. Apud Guedes et al. Ressaltam que, o enfermeiro p responsvel pelo cuidado do paciente do Centro cirrgico e, se ele no o coloca em primeiro plano, Ir atender cirurgia e no ao paciente, promovendo, assim o controle de material, equipamentos e pessoal voltado para a Cirurgia, tornando o paciente um objeto de trabalho, mas no o ser principal, sujeito desencadeante do processo.

Como futuro profissional de enfermagem ser que estamos sendo orientados no campo da tica e da humanizao em CC ?
Rev. Prodoctor, p.24, out. 1998

Onde ser que devemos procurar a tica profissional e a humanizao?


1. No Infinito 2. Homem a Homem

3. Homem no trabalho

Como posso agir eticamente e de forma humana no meu cotidiano profissional ?


Rev. Nursing.n.22, p.32 2000

Na admisso do cliente no CC, como devemos agir?

A ternura vital sinnimo de cuidado essencial. A ternura o afeto que devotamos s pessoas e o cuidado que aplicamos s situaes existenciais

Rev. VEJA, p.69, 2001

tica e Humanizao No Modo Do Ser Profissional


Amor Sensibilidade Cumprir os preceitos ticos Responsabilidade e honestidade Competncia tcnica e legal Coerncia nas aes
Rev. VEJA, n.33, p.48, 2001

1-Respeite todas as confidencias que seus clientes lhe fizerem durante o servio. servio. 2-Jamais comente em pblico incidente ocorrido no hospital nem informaes sobre o seu cliente. cliente. 3-Nunca critique seu superior ou colega. colega. 4-Respeite a intimidade do cliente. cliente. 5-Valorize o biopsicossocial do cliente. cliente. 6-Cubra-o antes de executar qualquer posio. Cubraposio. 7-Cuide para que haja sempre lenis para exames e posies teraputicas. teraputicas. disponveis

8-Trate seus colegas e clientes pelo nome. nome. 9-Demonstre respeito. respeito. 1010-Aceite responsabilidades de bom grado. grado. 11- Antecipe-se ao chamado do cliente. 11- Antecipecliente. 1212-Conhea bem seu trabalho. trabalho. 1313-Tenha cuidado com objetos dos clientes guarde-os em local guardeprprio ou entregue-os ao responsvel, documentado-os. entreguedocumentado-os. 1414-Assuma seus erros e falhas, leve-os de imediato ao seu levesuperior. superior. 1515-Evite e combata preconceitos. preconceitos. 1616-Recorra igreja da qual o cliente faz parte, nunca se coloque como Conselheiro espiritual. espiritual.

1717-No comente sua vida nem seus problemas pessoais ou familiares com o cliente. cliente. 1818-Fale baixo, no corra no hospital, mesmo em situaes emergenciais. emergenciais. 1919-Tenha boas maneiras, se voc tratar os clientes com respeito eles confiaro mais em voc e no hospital. hospital. 2020-Gratificaes, como dinheiro, presentes e gorjetas por parte dos clientes devem ser recusadas. recusadas. 2121-No leve objetos do hospital furto. furto. 2222-No permita que a condio social ou econmica do cliente modifique a qualidade do atendimento. atendimento. 2323-No deixe que se estabelea laos pessoais entre voc e o cliente. cliente.

2424-Cuide da mesma forma os viciados em drogas, alcolicos, criminosos, suicidas, pervertidos sexuais, no deixe sua simpatia ou antipatia pessoal interferir. interferir. 2525-Voc poder ser despedido se for encontrado sobre efeito de lcool ou de outra droga. droga. 2626-Permanea no seu setor de trabalho, s saindo nos intervalos de almoo e descanso. descanso. 2727-Responda logo a qualquer chamado do cliente. cliente. 2828-No faa refeies prximo no cliente, nem no local onde preparado sua alimentao, nem sirva-se da refeio que lhe sirvadestinada, caso este no aceite. aceite. 2929-Humanize a assistncia. assistncia. 3030-Cuide do cliente com carinho e dedicao voc no sabe o dia de amanh. amanh.

3131- Reconhea que a nossa presena to importante quanto o procedimento tcnico. tcnico. 3232-Utilize tom de voz que gostaramos de ouvir se sentssemos doente. doente. 3333- Tenha compromisso consigo mesmo, com seus pares e clientes. clientes. 3434-Identifique os estressores e busque respostas. respostas. 3535-Valorize o trabalho de todos e independente das formas. formas. 3636-Elimine conceitos crticos com as outras, isto corresponde as pessoas com baixo-estima. baixo-estima. 3737- Atente para as notcias desagradveis, pode aumentar a Adrenalina pela supra-renal ou cido clordrico. supraclordrico. 3838- Converse com o cliente respeitando seu nome. nome.

3939- Toque no cliente com delicadeza. delicadeza. 4040- Saiba ouvir e d ateno ao cliente durante o dialogo. dialogo. 4141-Evite colocaes irnicas. irnicas. 4242- Grave uma fita e coloque-a um fone de ouvido no cliente. coloquecliente. 4343-Faa a musicoterapia com sons tocados. tocados. 4444- Adote gestos de ateno aos familiares. familiares.

O Entusiasmo a maior fora da alma. Conserva-o e nunca te faltar poder para conquistar o que desejas Napoleon Hill

2009.1

Das könnte Ihnen auch gefallen