Sie sind auf Seite 1von 35

Magnoliophytas

Frutos e sementes

Frutos
A finalidade biolgica do fruto ser um envoltrio para proteo da semente, reserva nutritiva, assegurar a propagao e continuidade da espcie.

Frutos
Para dar conta destas funes so muitos os mecanismos: cores, formas, aromas, configuraes morfolgicas diversas para disseminao...

Frutos
A variao estrutural est relacionada com a estrutura floral (gineceu) podendo somar-se a pednculo, receptculo,clice e brcteas

Frutos
Conceito: o ovrio desenvolvido com as sementes j formadas, ou pode ser ainda constitudo de diversos ovrios e ter ou no estruturas acessrias (indvias)

Frutos
Partes:
Pericarpo:
Epicardo camada mais externa proveniente da epiderme externa da parede ovariana; Mesocarpo camada intermediria proveniente do mesfilo carpelar (parte comestvel) Endocarpo camada mais interna proveniente da epiderme interna da parede ovariana (tem contato com a semente)

Semente

Classificao dos frutos


1. a) b) c) d) Quanto ao nmero de sementes: Monosprmicos Disprmicos Trispermicos Polispermicos

2. Quanto s consistncia do mesocarpo


Carnoso: apresenta acmulo de substncias de reserva.

Seco: no apresenta acmulo de substncias de reserva.

3. Quanto a deiscncia

Indeiscentes: no se abrem para liberar as sementes. Podem ser secos, lenhosos ou carnosos. Deiscentes: abrem-se para liberar as sementes; na maioria so secos.

4. Quanto a origem

Simples:
Fruto simples: proveniente de uma nica flor com apenas um carpelo ou quando os carpelos so unidos entre si, ao menos nos primeiros estgios de desenvolvimento. So exemplos a maior parte dos frutos conhecidos, como limes, maracujs, mames, pepinos e goiabas.

Agregado
Proveniente de vrios carpelos de uma mesma flor. Os carpelos so separados e desenvolvem-se separadamente. Isto facilmente observado no morango.

Infrutescncia
Proveniente de uma inflorescncia. Na verdade, cada "gomo" do abacaxi corresponde a um fruto, originado de um ovrio de uma flor. Estas flores so dispostas em torno de um eixo, de forma que seus ovrios aderem uns aos outros, formando uma estrutura compacta.

Pseudofruto
Proveniente de outra parte da flor que no o ovrio:receptculo (maa) pednculo da flor (no caju). Os pseudofrutos podem ser: a) Simples: originado a partir de apenas uma parte de uma nica flor;

Pseudofruto
b) Composto: de diversos ovrios de uma mesma flor, do origem a diversos frutos presos num receptculo que hipertrofia. A fruta-do-conde, framboesa ou morango, so originados de uma nica flor, cujo ovrio formado por diversos carpelos livres ou ligeiramente aderidos entre si. Diferente da Infrutescncias (conjunto de frutos pequenos originados de muitas flores separadamente)No morango, o receptculo floral hipertrofia o pseudofruto e os "pontinhos" ao redor so os frutos verdadeiros que so denominados aqunios.

Pseudofruto
Mltiplo: originado a partir de diversas partes de diversas flores. So derivados da concrescncia de ovrios de flores diferentes, formando uma infrutescncia. Produzidos a partir de uma inflorescncia que d origem a diversos frutos que, por nascerem muito prximos se desenvolvem agrupados. Formados por muitos ovrios amadurecidos, pertencentes uma inflorescncia, que crescem juntos, formando uma infrutescncia: abacaxi e amora, onde diversos frutos nascem agrupados em torno do eixo de uma inflorescncia, e o figo, onde diversos frutos so produzidos a partir de uma inflorescncia em forma de captulo cncavo (scono). Neste ltimo caso, aps a fecundao, o receptculo se fecha e se torna suculento.

5. Classificao dos frutos quanto a deiscncia e consistncia:

Carnosos indeiscentes
Baga: fruto carnoso em que o endocarpo no forma caroo. Nele a parte comestvel pode ser o mesocarpo (mamo) ou o endocarpo (melancia). Fruto carnoso indeiscente, procedente de um gineceu geralmente monocarpelar (podendo ser bi ou pluricarpelar), com epicarpo delgado e o mesocarpo e endocarpo carnosos. um tipo de fruto carnoso geralmente com muitas sementes.

Carnosos indeiscentes
Drupa: fruto de mesocarpo carnoso e uma nica semente, proveniente de um ovrio spero monocarpelar. Pericarpo carnoso, coriceo ou fibroso, com endocarpo ptreo, rgido, lignificado, envolvendo a semente, formando o caroo. So exemplos, o coco, o pssego e a azeitona.

Carnosos indeiscentes
Hesperdio ou hisperdio: tm o epicarpo delgado, com numerosas cmaras secretrias, o mesocarpo brando, subcoriceo, e o endocarpo membranceo, sendo internamente cada poro do endocarpo, resultante de cada um dos carpelos, revestido de plos intumescidos e sucosos que a nica parte comestvel do fruto; o endocarpo com clulas sucosas que preenchem os lculos. o fruto dos ctricos: laranja, limo, tangerina.

Carnosos indeiscentes
Pepondeo: derivado de um ovrio nfero, onde o receptculo floral e o epicarpo formaram uma casca, geralmente consistente. So exemplos a abbora, o melo e a melancia.

Carnosos deiscentes
Cpsula carnosa: fruto carnoso deiscente com vrias sementes. Ex.: pepino-selvagem, beijo-defrade e o melo-de-socaetano (Momordica charantia), tambm conhecido como erva-delavadeira, fruta-de-cobra, erva-de-so-vicente ou erva-de-so-caetano

Secos Indeiscentes
Aqunio fruto proveniente
de um ovrio unicarpelar, com uma nica semente presa ao pericarpo por um nico ponto, apenas pelo funculo. So exemplos o girassol, a erva-doce e o dente de leo.

Secos Indeiscentes

Cariopse ou gro: pericarpo totalmente aderido casca da nica semente; o diferencial, insisto, a semente ligada ao pericarpo em toda a extenso.

Secos Indeiscentes
Noz: fruto com pericarpo muito esclerificado, extremamente duro, e uma nica semente. Uma noz em botnica um fruto com uma nica semente (raramente duas). um fruto seco, simples e indeiscente, no qual a parede do ovrio ou parte dele torna-se muito dura na maturidade. Exemplos: avel, noz, coco.

Secos Indeiscentes
Smara: geralmente com uma s semente e pericarpo com expanses em forma de asas. Smara um tipo de fruto identificado pela sua forma, mais do que pela sua estrutura carpelar (ao contrrio de outros frutos, como legume, aqunio, ou folculo, determinados pelo nmero de carpelos envolvidos, no s pelo tipo de abertura).

Secos deiscentes
Balasta ou balaustia: um tipo de cpsula com deiscncia septicida; proveniente de ovrio nfero, coroado pelos dentes do clice, de mesocarpo coriceo, com sementes envolvidas por tegumentos suculentos e abrigadas em lculos dispostos em vrios nveis, como na rom.

Secos deiscentes
Cpsula: apresenta abertura por fendas longitudinais ou poros. Derivado de um ovrio com 2 ou mais carpelos e pode sofrer deiscncia por poros (papoula), por fendas (algodo) ou por uma abertura transversal, como na sapucaia. De todas as categorias de frutos, esta a mais varivel, tanto no nmero de carpelos como no tipo de deiscncia.

Secos deiscentes
Cpsula drupcea: semelhante ao pssego que quando maduro se abre para liberar o caroo. Exemplo: Nozmoscada

Secos deiscentes
Folculo: unicarpelar com vrias sementes, apresenta abertura nas bordas do carpelo. O folculo, derivado de um nico carpelo, abrindo-se pela sutura ventral (1 fenda), um tipo de fruto seco, deiscente, com apenas uma folha carpelar que se abre em apenas um lado.

Secos deiscentes
Legume Legume ou
vagem: unicarpelar com vrias sementes, abre-se pela sutura e pela nervura principal. Derivado de um nico carpelo, abrindo-se tanto pela sutura ventral quanto pela nervura dorsal. formado por um s carpelo que ao amadurecer se abre longitudinalmente pelo local em que os bordos da folha carpelar se soldaram e pela nervura mdia.

Secos deiscentes
Siliqua Sliqua:
apresenta dois carpelos e abertura em quatro lugares. Encontra-se nas Crucferas, como na couve, no repolho e na mostarda. Quando a sliqua pouco mais longa que larga, aproximadamente trs vezes a largura, denomina-se silcula. Exemplos: o jacarandmimoso

Secos deiscentes
Pixdio Pixdio: fruto
capsular de deiscncia transversal. Pixdio um fruto seco e deiscente, com um tipo de abertura bastante particular: a parte superior do ovrio (ou a parte correspondente ao estigma e ao estilete) destaca-se do restante do fruto na maturao, como uma tampa.

Secos deiscentes
Lomento Lomento: derivado
de um ovrio unicarpelar com segmentao transversal, onde cada segmento monosprmico e disperso como uma unidade. uma vagem ou legume indeiscente, apresentando compartimentos devido a septos transversais entre as sementes, por onde se opera a desarticulao do fruto ao atingir a maturao, como no fruto da Cassia fistula.

Das könnte Ihnen auch gefallen