Sie sind auf Seite 1von 22

A educao grega

Na educao grega deu-se deumais oportunidade para o desenvolvimento individual. Em conseqncia dessa caracterstica surge um novo conceito de educao, que hoje denominamos liberal.

1.

2. Os

ideais gregos so: liberdade poltica e moral; desenvolvimento intelectual (Filosofia e arte); racionalidade.

 3.

Os privilgios da personalidade eram limitados aos homens livres; a 9/10 da populao eram negados. Os ideais da educao grega foram o resultado de lenta evoluo.

 4.

Os ideais da educao do perodo homrico (900-750 a.C.) aparecem nos (900poemas Ilada e Odissia. A educao nesse perodo teve um carter eminentemente prtico.

 5.

Licurgo (sculo IX a.C.) organiza o Estado e a educao em Esparta.

O Estado passa a manter extremo controle governamental sobre a educao.

O objetivo da educao espartana era dar a cada individuo um nvel de perfeio fsica, coragem e hbito de obedincia as leis que o tornassem um soldado ideal.

6. O

ideal da educao ateniense (600-450 (600a.C.) era a formao completa do homem (fsica e intelectual).

O Estado assegurava a liberdade pessoal, criando as condies vantajosas para a educao.

 7.

Os sofistas (450-400 a.C.) surgiram (450devido falta de meios para ministrar uma educao que proporcionasse ao individuo condies de xito pessoal.

 Esta

nova classe de professores (ambulantes) percorria as grandes cidades, ensinando cincias, artes, com finalidades prticas, principalmente a eloqncia, em troca de elevada contribuio financeira.

 8.

Os grandes filsofos do perodo 400400-300 a.C. foram:

 A.

Scrates: "Conhece-te a ti mesmo" "Conhece- na conscincia individual que se deve procurar os elementos determinantes da finalidade da vida e da educao.

Mtodo socrtico:  Ironia - perguntar fingindo ignorar.  Maiutica - fazer outras perguntas para levar o interlocutor a descobrir a verdade.

 B.

Plato: Concorda com Scrates sobre a necessidade de se procurar uma nova base moral para a vida, a qual deveria se encontrar em idias e na verdade universal.

Com relao ao mtodo, Plato aceita e desenvolve a dialtica de Scrates, definida pelo primeiro como sendo um "continuo discurso consigo mesmo".

Na educao deve-se levar em conta devetanto o corpo como o esprito. Os exerccios corporais, a cultura esttica e moral, e a formao cientifica e filosfica devem constituir o contedo da educao.

 C.

Aristteles: Contrrio a Scrates e Plato, afirma que a virtude est na conquista da felicidade e do bem.

Desenvolveu seu conceito de educao partindo da idia de imitao. O que nos animais e apenas capacidade imitativa, no homem se converte numa arte.

Influncia aristotlica: muitos termos de nossa linguagem diria atual.

 9.

O imprio de Alexandre se desmembra em vrios reinos. A civilizao grega se espalha por todo o imprio. Graas obra dos gregos, o saber torna-se tornauniversal.

Das könnte Ihnen auch gefallen