Sie sind auf Seite 1von 69

Cristalizao

Recuperao e Purificao de Bioprodutos I


Monichara Marinello
25/06/2009

Cristalizao: Utilizada nos setores: -metalrgico; -quimico; -farmacutico; -alimentcio; e - mineral.

*Razo: -eficaz separao de componentes relativamente puros a partir de misturas. *Dificuldade: -envolvimento de material particulado, -dificuldade na identificao e na medio de parmetros dos processos envolvidos.

*Operaes: -acabamento de produtos biotecnolgicos e de produtos qumicos, *Critrios de desempenho: -pureza; -distribuio de tamanhos; e -distribuio de forma dos cristais produzidos.

Produtos de processos biotecnolgicos tm suas propriedades afetadas pelas caractersticas dos cristais produzidos.

Processos de cristalizao: Podem ser operados em escala comercial de diferentes modos e sua deciso baseia-se normalmente na escala de produo.

*Processos de nucleao e de crescimento dos cristais:


dependem: -das propriedades fsico-qumicas do sistema; -de condies especficas nos processos. -intensidade da mistura; -homogeneidade de temperatura; e -presena de impurezas.

*Fora Motriz:
a supersaturao da soluo, que determina as taxas de nucleao e de crescimento de cristais.

*Controle da Supersaturao:
essencial para a produo de produtos cristalinos com propriedades desejadas. *Caractersticas de solubilidade do soluto:
-nucleao e crescimento de cristais; -resfriamento de solues; -evaporao de parte do solvente; -na adio de um segundo solvente que altere significativamente a solubilidade do soluto; e -utilizao, ou no, de sementes.

Para definir um processo de cristalizao necessrio o conhecimento das caractersticas do equilbrio slido-lquido do sistema.

*Supersaturao e Equilbrio de fases:


-SATURADA: quando a soluo esta em equilbrio com a fase slida a uma dada temperatura; -SUPERSATURADA: quando contm mais soluto dissolvido do que a quantidade prevista pela concentrao de equilbrio.

*Supersaturao:
Onde: C = concentrao da soluo; C* = valor da concentrao de equilbrio

razo de saturao (S):

saturao relativa (s):

Fora motriz para a mudana de fase:

Potencial qumico:

Fora motriz para a cristalizao:

Onde: Sa a saturao expressa como o coeficiente entre a atividade da soluo (a) e da soluo saturada (a*).

*Ocorrncia de Cristalizao:
A condio necessria para que ocorra a cristalizao a partir de uma soluo que esta esteja supersaturada. Este grau de supersaturao afeta significativamente a intensidade e a natureza dos fenmenos que ocorrem no processo.

A solubilidade correlacionada com a temperatura, onde:


X = concentrao de soluto (frao molar); T = temperatura em K; A,B e C = constantes empricas. - Supersaturao alta: o sistema se encontra na regio lbil; onde pode ocorrer a nucleao primria de cristais; -supersaturao menor: o sistema se encontra na regio metaestvel; onde ocorre a formao espontnea de cristais. O limite entre estas regies depende da composio do sistema e das condies de formao da supersaturao. J a curva de solubilidade normalmente determinada com preciso.

Supersaturao alta

Supersaturao menor Limite de solubilidade do soluto na soluo

*Caractersticas de equilbrio slido-lquido: -informaes iniciais em processos de cristalizao; so representadas atravs de diagramas de equilbrio. -possibilitam prever quais substncias se formam em diferentes condies de composio, presso e temperatura de um sistema.

*Diagramas:
Nestes diagramas, cada regio representa a composio mais estvel do sistema.

*Diagramas:

*Diagramas:

*Transformaes de fases e Polimorfismo: -So diferentes estruturas cristalinas da mesma


substncia. Estes slidos exibem diferentes propriedades mecnicas, trmicas e fsicas. -estruturas polimrficas formadas apartir de processos longe do equilbrio, tendem a perder a estabilidade para dada temperatura, presso e composio. -Essas estruturas se tornam instveis e podem levar a transio de fases para outras mais estveis; onde alguns destes materiais podem assumir outras formas slidas que so confundidas com polimorfos.

*Materiais confundidos com polimorfos:


-solvatos: CuSO4.5H2O, CaSO4.2H2O, NaCl.2H2O -sais duplos ou compostos: NaCl.MgCl2.6H2O,NaCl.CO(NH2)2.H2O -slidos amorfos: vidro comum, fosfatos de clcio e alumnio A formao e a estabilidade de uma ou outra forma cristalina de um composto dependem de propriedades termodinmicas e da cintica de cristalizao dessas fases.

*Aspectos Termodinmicos:
Regra das fases de Gibbs. -O equilbrio entre os polimorfos ocorre a uma temperatura fixa e presso constante. -Temperatura de transio: temperatura onde 2 polimorfos esto em equilbrio. -atravs do equilbrio so estabelecidas as curvas de equilbrio slido-lquido, ou de solubilidade dos polimorfos de uma substncia.

*Aspectos Termodinmicos: Quanto menor a solubilidade de um polimorfo maior sua estabilidade em relao aos demais. -relao entre solubilidades dos polimorfos I e II: -polimorfo II mais estvel:

*Diagramas de fase de polimorfos:


existem 2 categorias: -sistema monotrpico; e -sistema enantiotrpico:

-sistema monotrpico: solubilidade independe da temperatura.

*Diagramas de fase de polimorfos:


-sistema enantiotrpico: solubilidade dependente da temperatura. As temperaturas de transio so dadas pelas interseces das curvas de solubilidade individuais, em geral descontinuidade da curva global de solubilidade.

*Estrutura e transies de fase:


-A existncia de estruturas polimrficas um reflexo das diversas alternativas existentes para as molculas de uma substncia se arranjarem em um empacotamento cristalino, visando minimizar a energia livre durante a formao da fase slida. -As transies de fase seguem a regra dos estgios de Ostwald: durante a cristalizao de um sistema, a fase que primeiro se forma a menos estvel, seguindo-se de transformaes em estgios de menor energia livre at atingir o equilbrio.
Diagramas formas de obteno de de equilbrio + gerao da = fases slido-lquido supersaturao metaestveis viram fases estveis pela diminuio da energia livre sistema

*Estrutura e transies de fase:


As transies de fase que afetam a formao de polimorfos podem ser agrupadas em dois tipos: - reconstrutiva: -estruturas dos polimorfos muito diferentes;
-transio= total desintegrao de 1 fase; -reconstruo de nova fase polimrfica. - deslocamento: -molculas da estrutura deslocam-se; -gerao de nova estrutura; -transformao q ocorre no estado slido; -no ocorre desintegrao dos cristais

* Cintica:
A cintica de cristalizao desempenha papel fundamental na definio do polimorfismo. principais modos de obteno de polimorfos so: - sublimao; - cristalizao a apartir do estado fundido; - cristalizao a partir de fluidos supercrticos; e - cristalizao a partir de solues.

A cintica de transio de fase entre polimorfos depende das mudanas estruturais. H dois mecanismos: -transformao mediada pelo solvente: -fase metaestvel se dissolve e a fase estvel renucleia e cresce; -distante dos pontos de fuso dos polimorfos -transformao no estado slido: -nucleao e crescimento ocorrem nos cristais da fase metaestvel; -ocorre perto a temperatura de transio das fases polimrficas; -processo reversvel; -gera produtos cristalinos.

*Efeitos da termodinmica e da cintica em polimorfos:


Nas proximidades da temperatura de transio, ambas as formas podem nuclear e uma mistura delas pode ser obtida no final. A semeadura com cristais do polimorfo desejado realizada dentro da zona metaestvel correspondente conduz obteno do produto cristalino desejado.

*Efeitos da termodinmica e da cintica em polimorfos:

*Cintica e Mecanismo de Cristalizao: Os processos de cristalizao envolvem duas etapas de diferentes naturezas: 1) etapa: nucleao; e 2) etapa: crescimento dos cristais.

*Nucleao:
a formao da fase slida a partir de uma soluo supersaturada q determina o tamanho dos cristais do produto final em processos de cristalizao, a sua pureza e propriedades fsicas.
Onde: -mc =massa de cristais precipitados; -Nc = nmero de cristais; -Lm = tamanho mdio

*Nucleao:
A taxa de crescimento de cristais e a taxa de nucleao so dependentes do tamanho mdio dos cristais. razo entre cristais formados: - concentraes inicial e final iguais; -nmeros de cristais formados diferentes(Nc,1 > Nc,2) - relao entre os cristais formados = Lm1 < Lm2 relao com a supersaturao: -supersaturaes maiores tamanho mdio dos cristais(Lm) diminui; -supersaturao aumenta taxa de crescimento de cristais(G) aumenta quase linearmente; -supersaturaes maiores taxa de nucleao(NN) cresce rapidamente

relao da taxa de nucleao,de crescimento de cristais formados e do tamanho mdio dos cristais com a supersaturao:

Diminuio significativa

Aumento praticamente linear Cresce rapidamente Inicio desprezvel

*Nucleao:
Pode ser classificada como:
nucleao

primria

secundria

Soluo pura

Subs. Slidas estranhas no meio

Suspenses com Cristais da mesma Substancia

Nucleao homognea

Nucleao heterognea

cristais

Camada intermediria ou contato

Nucleao primria: formao da fase slida a partir de uma soluo, na ausncia de cristais. A estabilidade depende de supersaturao e a solubilidade do seu tamanho L.
Onde: -cL e ceq = solubilidade e equilbrio de cristais de tamanho L -Tsl = energia especfica na interface cristal-lquido - = nmero de ons dissociados por molcula -R = constante dos gases

De acordo com a teoria clssica da nucleao, minsculos grupos de partculas, denominados clusters, so formados na soluo da seguinte forma:

A taxa de nucleao pode ser descrita pela equao:

A dependncia da energia livre de Gibbs com o tamanho do cluster passa por um mximo , que corresponde ao tamanho crtico do ncleo (Lcrit).

Nucleao secundria: formao de partculas a partir e cristais da mesma substncia existente no sistema. necessrio haver uma suspenso de cristais, apartir da qual so formadas partculas menores. o resultado de contato mecnico: -entre cristais, -entre cristais e paredes ou partes internas do cristalizador; -entre cristais e ps do agitador.

A taxa de nucleao secundria expressa por:

Onde: -kB = constante de nucleao secundria -MT = densidade da suspenso -N relaciona-se intensidade de agitao -Expoente j,l e b = variam com o sistema

*Tempo de induo:
Refere-se ao fato de que em processos descontnuos de cristalizao,ocorre um atraso entre o momento em que atingida a supersaturao e o momento de inicio da formao dos primeiros cristais. Esse fator afetado pela viscosidade, presena de impurezas, temperatura e tenso interfacial.

*Crescimento de cristais:
Envolve 2 processos: - transporte de massa da soluo at a superfcie da partcula; e -integrao das unidades de crescimento na clula cristalina, em reaes de superfcie. A taxa de crescimento pode ser expressa como a taxa de aumento de massa de slidos no processo, ou como a taxa de aumento nas dimenses dos cristais.

*Crescimento de cristais:
Vrios aspectos relacionados com o crescimento de cristais devem ser considerados em processos industriais, pois afetam diretamente as caractersticas dos cristais. Os aspectos so: -disperso na taxa de crescimento: resultado das diferenas nas caractersticas da superfcie dos cristais. -Afetam a taxa de crescimento: diferenas na conformao de quebras das faces, defeitos de formao e diferenas de deslocamentos nos planos de molculas que formam a superfcie do cristal afetam o processo de incorporao de partculas.

-Dependncia da taxa de crescimento em relao

ao tamanho do cristal: os mesmo fatores influenciam no baixo crescimento de cristais pequenos. Isso importante porque pequenos cristais so gerados por nucleao secundria. Se a taxa e gerao for alta, haver diminuio sensvel na taxa mdia de cristalizao no processo.

-interaes entre crescimento e nucleao: em cristalizadores industriais esses dois processos no podem ser considerados separadamente. Os clculos relacionados ao projeto e analise de processos de cristalizao devem envolver balanos de massa e de energia; e balano populacional dos cristais do sistema.

-Efeitos de aditivos: causa alteraes no hbito de crescimento de cristais. Pode ser desejada ou no. -desejada: para evitar a incrustao por cristais nas superfcies de troca de calor em equipamentos industriais. -indesejada: quando o objetivo produzir cristais bem formados e com alta pureza. mecanismos de ao: -adsorvidos na superfcie de determinadas faces dos cristais, inibindo o crescimento, alterando o hbito ou deformando o cristal. -ocorrer a substituio de ons formadores dos cristais pelos aditivos, resultando em alteraes tanto na taxa de crescimento quanto nas propriedades do produto final.

*incluses em cristais: so substncias slidas,


lquidas, ou gasosas, disseminadas em uma massa cristalina. -formas: de bolsas, ou partculas, de dimenses microscpicas, dispersas no material. -a causa da formao de incluso devido a alta taxa de crescimento que pode apresentar estrutura dendrtica, que contm alta frao de vazios. Esse volume ocupado pela soluo em contato com o slido.

*aglomerao de cristais: pode ocorrer em duas situaes: -no cristalizador: na etapa de crescimento de cristais; e -no armazenamento dos produtos: materiais higroscpicos armazenados em ambiente mido podem sofrer solubilizao parcial, seguida de ligao entre cristais por ponte de hidrognio, o que resulta em alta resistncia mecnica. -podem ocorrer reaes qumicas entre cristais na presena de ons dissolvidos em solvente residual, o q resultam na formao de novas substncias que soldam os cristais entre si.

PRECIPITAO:
-cristalizao rpida! -usada em laboratrio na anlise qumica e na industria quando se deseja obter partculas slidas finas. - realizada por reaes qumicas gerando produtos de baixa solubilidade no solvente principal. -podem ocorrer efeitos secundrios da cristalizao, onde os efeitos primrios so a gerao da supersaturao, a nucleao e o crescimento cristalino.

PRECIPITAO:
-Fenmenos secundrios: -aparecimento de fases metaestveis; -envelhecimento dos cristais; -agregao coloidal e aglomerao; -atrito e quebra dos cristais formados; -co-cristalizao, ocluso e incluso. -Tcnicas para a realizao da precipitao: -reao qumica: gerao de altas supersaturaes; -precipitao fsica.

*Outros mtodos de Cristalizao: -Cristalizao Fracionada; -Cristalizao por congelamento;e - Cristalizao supercrtica

*Cristalizao Fracionada ou mtodo das cristalizaes sucessivas:


-utilizada quando a concentrao de impurezas elevada ou por existir um segundo componente com solubilidade prxima do produto. -processo pode ser contnuo, adotando-se operao em estgio, como feito na destilao ou na extrao.

*Cristalizao por congelamento:


-processo que remove o calor da soluo, causando a formao de cristais de solvente em vez de cristais de produtos. -serve para purificar o solvente e para concentrar solues de interesse -realizado de 3 maneiras: -contato indireto: utilizao de trocadores de calor externo; -contato direto; e -congelamento a vcuo: expanso da soluo no recipiente baixa presso. -esse processo depende do sistema termodinmico e normalmente usado quando se trabalha com sistemas eutticos.

*Cristalizao supercrtica: -utiliza um solvente nas suas condies supercrticas( um pouco acima do ponto crtico termodinmico onde coexistem a fase lquida e vapor sem se conseguir distingui-las). -vantagem: aps a obteno dos cristais, a separao facilmente realizada pela expanso do solvente, o que gera um produto cristalino extremamente puro.

*sistemas industriais de cristalizao:


A maior parte dos processos industriais de cristalizao opera com suspenses obtidas por cristalizao a partir de solues. configuraes existentes: -sistema de cristalizao por resfriamento; -sistema de cristalizao por evaporao; -cristalizadores contnuos; e -cristalizao de misturas fundidas (melt)

*sistema de cristalizao por resfriamento:


Os tipos de cristalizadores industriais que operam por resfriamento podem ser classificados de acordo com as condies fluidodinmicas.

*sistema de cristalizao por resfriamento: Diferentes modos de circulao as suspenso podem existir:

*sistema de cristalizao por resfriamento: O resfriamento muitas vezes no pode ser feito pela circulao da suspenso por trocadores de calor, devido a problemas de incrustao. Nesses casos, utiliza-se o resfriamento por contato direto de fluido refrigerante, o que apresenta a vantagem de toca de calor mais eficiente. Tipos de cristalizadores com resfriamento direto: -com evaporao de lquido; -com injeo de fluido;

*sistema de cristalizao por evaporao: - adotada quando a solubilidade do soluto no varia muito com a temperatura . cristalizadores industriais baseados em evaporao: -lagoas de evaporao pela radiao solar; -evaporadores com circulao da soluo, a presso reduzida;e -evaporadores a vcuo, adiabticos. neste tipo de cristalizao mais difcil a utilizao de sistemas e classificao para redissolver finos, uma vez que isso implica adio de solvente.

*cristalizadores contnuos: -utilizado quando a taxa de produo de cristais maior que 10t/dia. -a operao contnua para baixas taxas de produo pode gerar variaes nas condies de operao ao longo do tempo, devido ao pequeno volume dos cristalizadores.

*cristalizao de misturas fundidas (melt): -resfriamento gradual da mistura fundida, at que uma certa massa de slido se forme. -empregadas para purificao e concentrao de produtos. configuraes bsicas: -cristalizao em sistema agitado; -cristalizao em camada sobre uma superfcie resfriada.

*GUIA PARA PROJETOS DE SISTEMAS INDUSTRIAIS DE CRISTALIZAO:


-baseia-se no equacionamento e leva em considerao um conjunto de restries impostas pela situao per se em particular.

descrio do guia para o projeto desses sistemas, com indicao das informaes necessria em cada etapa: -definio do problema: -composio do sistema; -taxa de produo; -pureza e propriedades granulomtricas dos cristais a serem produzidos. -etapa 1: obteno de informaes bsicas: diagramas de fase o sistema; solubilidade, zona metaestvel, propriedades fsico-qumicas, expresses para taxas de nucleao, crescimento e aglomerao.

-etapa 2: seleo prvia a configurao do sistema: deciso sobre o sistema de cristalizao a ser utilizado. -etapa 3: montagem da seqncia de clculos para projeto: balano de massa e energia; balano populacional. -etapa 4: execuo dos clculos: simulaes do sistema em diferentes condies para o estudo da sensibilidade do desempenho em relao a variveis de projeto e de processo. -etapa 5: complementao do projeto conceitual: interpretao os resultados dos clculos para a definio das caractersticas do sistema em projeto.

*CRISTALIZAO DE BIOMOLCULAS:
Possui 3 principais aplicaes: -biologia estrutural; -biosseparaes; -princpios ativos com liberao controlada; - as molculas podem ser controladas pelo processo de cristalizao empregado por possuirem as seguintes caractersticas: apresentam estrutura cristalina; distribuio de tamanhos; pureza; morfologia e estabilidade.

*CRISTALIZAO DE BIOMOLCULAS: A cristalizao de biomolculas realizada a partir de solues. A fora motriz, a supersaturao, pode ser gerada por: -resfriamento: solubilidade influenciada pela temperatura; -evaporao do solvente; -alterao da composio do solvente:mudando o pH, adicionando um no-solvente miscvel; sais ou polmeros sintticos como agentes precipitantes.

*CRISTALIZAO DE BIOMOLCULAS: o efeito das impurezas nas solues de biomolculas: -as impurezas podem afetar de forma drstica a solubilidade e as cinticas de nucleao e crescimento cristalino. -os mtodos atuais de seleo e processos envolvem as seguintes tcnicas: -experimentos de difuso de vapor; -difuso na interface; -dilise; -cristalizao em processos descontnuo; e -semeadura.

OBRIGADA!

Das könnte Ihnen auch gefallen