Sie sind auf Seite 1von 13

Obrigado por selecionar o ZOOM 505 II (daqui por diante chamado simplesmente de "505 II").

Favor ler este manual com cuidado para conhecer melhor o aparelho e assegurar o desempenho e a confiabilidade de um dos melhores processadores de guitarra do mercado mundial.

MANUAL DE OPERAES

CONTROLES E FUNES
SELETOR [PLAY/EDIT] Este boto serve para alternar entre o modo PLAY (tocar o instrumento) e o modo EDIT (editar os patches conforme seu gosto). VISOR
Mostra nmeros dos patches, valores de programao e informaes variadas sobre o 505 II.

01

TECLAS [+] / [-]


Servem para trocar os bancos, ajustar parmetros e outras funes.

TECLA [STORE]
Serve para armazenar e copiar editados alm de outras funes. patches

BOTES-DE-P Eles so usados para selecionar patches, ativar o afinador e outras funes.

PAINEL TRASEIRO / CONEXES


ENTRADA
Para conectar a guitarra. Quando em uso com pilhas, ao conectar o cabo, o aparelho se ativar automaticamente.

CONTROLE
Para conectar pedal de controle (foot switch) ou de expresso (wah wah).

SADA Para conectar ao amplificador, aos fones de ouvido (head phones) ou a um cabo em Y ligando-o a 2 amplificadores.

ENTRADA DE DC 9V (FONTE) Quando conectar a fonte (adaptador) DC de 9 volts ao aparelho, ele se ativar automaticamente.

SELECIONANDO PATCHES PARA TOCAR:


1) LIGANDO O APARELHO:
Conectar a fonte ao aparelho, ou use as baterias, e insira o cabo da guitarra na ENTRADA . Insira um outro cabo na SADA, conectando ao amplificador. Ajuste o som do amplificador ao seu gosto.

02

4) ESCOLHA OS BANCOS:
Use os botes [+] / [-] para escolher diretamente entre os bancos A at F.

5) AJUSTANDO PRINCIPAL: 2) AJUSTAR PARA TOCAR (PLAY):


Posicione o boto seletor PLAY/EDIT para PLAY, e o atual nmero do banco e patch ser mostrado no visor. Ao ligar o aparelho com esse boto no modo EDIT, ele assumir o modo PLAY automaticamente.

VOLUME

Aperte ao mesmo tempo os botes [+] / [-] por mais de 1 segundo. Quando o volume MASTER aparecer no visor, pressione os botes [+] / [-] para alterar o volume. O volume pode variar de 0 at 50. Quando a unidade desligada e ligada novamente, assumir o valor 40. Serve tambm para ajustar o volume dos fones de ouvido (head phones).

3) ESCOLHA OS PATCHES:
Para escolher os patches no modo PLAY, use os botes-de-p.

ATIVANDO O AFINADOR E O MUTE (mudo):


03
1)ATIVANDO O AFINADOR:
Pressione ambos os botes-de-p ao mesmo tempo. Os efeitos ficaro sem ao, e estar ativado o afinador.

2)AJUSTANDO O TOM REFERNCIA DO AFINADOR:

DE

ATIVANDO O MUTE:
Pressione os botes-de-p ao mesmo tempo por mais de 1 segundo.

O tom de referncia A ( nota L) do afinador padronizado de fbrica em 440 Hz (no visor aparece apenas abreviado o valor 40). Porm essa freqncia pode alternar entre 435 e 445 Hz. Basta apertar um dos botes [+]/[-] e escolher a freqncia desejada. Quando a unidade desligada e ligada novamente, voltar freqncia de 440 Hz.

Tanto o afinador quanto o MUTE no podem ser ativados no modo EDIT.

4) VOLTANDO AO MODO PLAY:


Basta apenas pressionar um dos botes-de-p.

3) AFINANDO A GUITARRA:
Toque a corda solta que vc quer afinar e olhe para o visor. O lado esquerdo do visor vai mostrar a nota mais prxima do atual tom da corda solta.

O lado direito do visor indica a proximidade ao tom desejado:

ACIMA

TOM OK

ABAIXO

(Afine todas as outras cordas do mesmo jeito)

(Quanto mais rpido piscar, mais distante da afinao)

EDITANDO UM PATCH:
2) AJUSTANDO PARMETROS: 1) SELECIONE O PARMETRO DE EFEITO:
Use o seletor [PLAY/EDIT] para escolher o efeito que vc quer mudar. O parmetro atual mostrado no visor. Quando o aparelho est no modo EDIT, surge um ponto luminoso no canto inferior direito do visor. Vc pode mudar os seguintes efeitos: (1)Volume do patch (2)Mdulo bsico COMP* (3)Mdulo bsico DIST* (4)Mdulo de extenso DIST (5)Mdulo bsico EQ* (6)Mdulo de extenso EQ (7)Mdulo bsico ZNR/AMP* (8)Mdulo bsico MOD* (9)Mdulo bsico DLY/REV* (10) Mdulo de extenso DLY/REV

VALOR

DOS

Use os botes [+] / [-]. Ao pressionar um desses botes, o valor mudar. Uma vez pressionado, se vc adicionar o outro boto, o valor mudar mais rpido. Se apertar ambos ao mesmo tempo, o aparelho assumir o valor do mesmo mdulo de efeito, s que do prximo patch gravado.

3) LIGANDO MDULO:

OU

DESLIGANDO

UM

Pressione ambos os botes [+] / [-]. Apenas para os parmetros dos mdulos marcados com um asterisco na ilustrao do item 1. Quando um parmetro bsico desligado, o seu respectivo parmetro extenso no aparece aps.

4) TERMINANDO O MODO EDIT:


Para terminar o modo EDIT e retornar para o modo PLAY, apenas vire o seletor para a posio PLAY.

04

OBS.: Vc deve armazenar os parmetros definidos no seu patch antes voltar para o modo PLAY, sob pena de perder as combinaes definidas. (Como fazer isso veremos mais adiante)

ARMAZENANDO / COPIANDO UM PATCH:


3)PRESSIONE A TECLA [STORE] MAIS UMA VEZ:
Ao pressionar a tecla STORE novamente, a unidade volta ao modo anterior, com o patch selecionado.

1)PRESSIONE [STORE]:

TECLA

Ao pressionar a tecla STORE, o banco e o nmero do patch ficam piscando no visor.

OBS.: Uma vez gravado um patch no grupo de memria USER, o patch anteriormente gravado ser perdido sem chance de recuperao. 2)SELECIONAR LOCALIZAO DO PATCH: A
Porm, os patches de fbrica podem ser restaurados individualmente, ou em conjunto, com os mtodos que explicaremos mais adiante.

Use os botes-de-p para definir em qual banco e qual nmero de patch pretende armazenar as combinaes definidas. Quando armazenando ou copiando um patch, no possvel utilizar os botes [+] e [] para escolher apenas o banco do patch.

4)CANCELANDO O PROCESSO ARMAZENAMENTO / CPIA:

DE

Ao pressionar a tecla [-], o processo abortado e volta para o modo anterior. Tambm pode ser cancelado se virar o seletor [PLAY/EDIT] para o modo PLAY.

05

MUDANDO O MTODO DE CHAMADA DO PATCH:


Ao invs de mudar de patch passando por todos os patches gravados at chegar ao escolhido, vc pode selecion-lo atravs da PR-SELEO.
1)MUDANDO A CHAMADA DE PATCH PARA PRSELEO:
Use o boto-de-p direito, mantendo-o pressionado ao ligar o aparelho.

3)CONFIRME PATCH:

MUDANA

DE

Quando o patch desejado aparecer no visor, pise nos botes-de-p ao mesmo tempo. O patch confirmado, o som muda e o visor pra de piscar, ficando aceso continuamente.

2)ESPECIFIQUE DESEJADO:

PATCH 4)MUDANDO O MTODO PRSELEO PARA O MTODO DIRETO:


Basta to simplesmente desligar o aparelho e lig-lo novamente. Ele estar no modo DIRETO.

Use os botes-de-p para definir qual patch pretende utilizar. possvel utilizar os botes [+] e [-] para escolher apenas o banco do patch. O banco e nmero do prximo patch a ser usado aparecem piscando no visor, mas o som ainda no muda.

06

USANDO O PEDAL OPCIONAL: Vc pode conectar um pedal opcional (foot switch) na entrada CONTROLE enquanto estiver no modo PLAY, que permite trocar os bancos do aparelho. Tem o mesmo efeito que usar o boto [+]. Pisando nos botes-de-p, escolhe-se o patch. Ao pisar no foot switch, os bancos se alteram da seguinte forma: A1 > B1 > C1 > D1 > E1 > F1 > A1 > ... USANDO O PEDAL DE EXPRESSO: Vc pode conectar um pedal de expresso (tipo wah-wah) na entrada CONTROLE, que permite alterar o volume ou parmetro de efeito em tempo real. Exclui-se disso os efeitos DELAY e REVERB. OBS.: O PEDAL FOOT SWITCH, OU O PEDAL DE EXPRESSO DEVEM SER CONECTADOS AO APARELHO ANTES DO CABO DA GUITARRA, SOB PENA DE OCORRER MALFUNCIONAMENTO DO EQUIPAMENTO. RESTAURANDO CONFIGURAES DE FBRICA: O aparelho vem com 36 patches pr-programados. Eles podem ser restaurados se forem alterados pelo usurio. Vc pode restaurar todos os patches, ou um de cada vez isoladamente. Para restaurar todos, mantenha apertado o boto STORE e insira o cabo da guitarra no aparelho, ou o cabo da fonte. A indicao AL comea a piscar no visor. Se preferir cancelar a restaurao, aperte o boto [-]. Pressione STORE novamente e estaro todos restaurados. Quando isso acontecer, todos os patches anteriormente estabelecidos pelo usurio sero apagados. Para restaurar um patch isoladamente, mantenha apertado o boto STORE e insira o cabo da guitarra no aparelho, ou o cabo da fonte. Ento escolha o patch com os botes-de-p, que aparecer piscando no visor. Se preferir cancelar a restaurao, aperte o boto [-]. Pressione o boto STORE novamente e o patch escolhido estar restaurado. Se quiser restaurar outros, repita todo o processo descrito.

Os Patches do 505 II consistem de 7 mdulos de efeito ligados em srie, conforme a ilustrao abaixo. (No mximo 9 efeitos podem ser usados simultaneamente). Pode-se usar todos os mdulos juntos ou simplesmente desligar alguns.

MDULOS DE EFEITO

TIPOS DE EFEITO Pode-se escolher apenas um tipo de efeito para cada mdulo. Por exemplo: O mdulo MOD contm os efeitos CHORUS, FLANGER, TREMOLO e outros. Os mdulos COMP E MOD permitem escolher at dois tipos de efeitos diferentes simultaneamente: COMP => COMPRESSOR / AUTO WAH MOD => DOUBLING / CHORUS

07

VOLUME DO PATCH

Estabelece o volume do patch. O volume igual a 25 corresponde unidade de ganho (volume de entrada = volume de sada).

Permite uso do pedal de expresso na entrada CONTROLE. Controla a freqncia enfatizada. Maiores valores maior freqncia enfatizada.
Conexo em srie do COMPRESSOR (fixo) e PEDAL WAH. Maiores valores maior freqncia enfatizada.

PARMETROS BSICOS
Efeitos de compressor, limitador, auto wah e pedal wah. Use as teclas [+]/[-] para tipo e intensidade do efeito.

OFF (oF)

Desliga o mdulo COMP.

PARMETROS BSICOS Atenua sinais altos e incrementa sinais baixos. Fornece sustentao prolongada (sustain) e som uniforme. Valores maiores resultam em maior compresso.
10 tipos diferentes de distoro e 2 tipos limpos. Use as teclas [+]/[-] para selecionar o tipo de efeito.

Troca o som de uma guitarra eltrica pelo de um violo. Simulador do som limpo de um amplificador valvulado. Atenua nveis de pico e previne sobrecarga do prximo mdulo. Valores maiores resultam em maior limitao.
Para tocar com batida de mo direita forte, com suave distoro.

Overdrive com caracterstica de amplificador valvulado.


Distoro similar a tocar com 3 amplificadores, estilo hard rock.

Overdrive com slida sonoridade de estilo Blues.


O efeito wah depende da intensidade de tocar. Valores maiores aumentam a sensibilidade do efeito. Conexo em srie do COMPRESSOR e AUTO WAH. Valores maiores aumentam a sensibilidade do auto wah. O compressor fixo.
Estilo chiado anos 60, com reforo de graves.

08

Distoro com brilho suave.

TIPOS DE EFEITOS E PARMETROS : (continuao)


Distoro Heavy Metal com nfase nos graves e agudos. Som de Drive simulando amplificador britnico valvulado. Som de Drive amplificador valvulado, com reforo de mdios. Som de amplificador valvulado com muito ganho, p/ Heavy Metal.
Desliga o mdulo DIST.

PARMETROS BSICOS Esse mdulo simula um equalizador de 4 bandas e um PHASER (faseador). Ajuste com as teclas [+]/[-]. EQUALIZADOR DE 4 BANDAS (ajuste o valor de 01 at 50) 01 a 10 > atenua agudos e d nfase aos graves 11 a 20 > d nfase aos graves 21 a 24 > d nfase aos mdios 25 > caractersticas FLAT (zerado) 26 a 30 > d nfase aos agudos 31 a 40 > d super-nfase aos agudos 41 a 50 > d ganho de presena com definidos graves

PARMETROS DE EXTENSO

Ajustam o volume ou intensidade de distoro para o tipo de efeito selecionado no mdulo bsico DIST.

A funo desse parmetro depende do tipo de efeito selecionado no mdulo DIST: ACOUSTIC (Ac) > d mais caracterstica ao som de corda de violo. FDR CLN (Fd) > o som pode ser distorcido, ento abaixa-se o valor de GAIN para atenuar. OUTRO TIPO DE EFEITO > valores maiores resultam em distores mais fortes.

Cria uma modulao de fase com caracterstica pulsante. Quanto maior o valor mais rpida modulao.

OFF (oF)

Desliga o mdulo EQ.

PARMETROS DE EXTENSO DO MDULO EQ Ajusta a operao de efeito definido no mdulo bsico. CONTOUR 4 BAND EQ SELECIONADO: Tomando o valor 0 (zero) como referncia, valores negativos reforam os graves, e valores positivos reforam os agudos. Quando o mdulo EQ est ativado, CONTOUR estar sempre ativado. Verifique esse parmetro se o equalizador de 4 bandas no parece surtir efeito. PHASE SHIFT SELECIONADO: Tomando o valor 0 (zero) como referncia, valores negativos ou positivos reforam o efeito PHASER, sendo que os valores negativos resultaro no efeito de Feed Back (retorno).

Usando o pedal de expresso, defina o valor de seu ganho.

09

TIPOS DE EFEITOS E PARMETROS : (continuao)


PARMETROS BSICOS: ZNR um circuito de reduo de rudos desenvolvido pela ZOOM. O mdulo AMP um simulador de amplificador que pode ser ligado ou desligado. Com o pedal de expresso na entrada CONTROLE, ajuste a intensidade de CHORUS. Esse efeito produz uma ondulao no som, de cima p/ baixo e vice-versa. Valores maiores, ondulaes mais rpidas. Esse efeito uma conexo em srie de FLANGER e CHORUS. Valores maiores, FLANGER mais rpido. CHORUS fixo.

Serve para reduzir rudos durante os momentos de pausa ou silncio. Valores maiores, rudos menores. Cuidado para no limitar a sonoridade desejada. D caracterstica de amplificador de guitarra ao sinal de sada.
Quando selecionado, ZNR fica desligado.

Com o pedal de expresso na entrada CONTROLE, ajuste a ondulao do FLANGER. A gama de ajuste mais ampla do que F1 a F9.

Permite o uso de ambos os efeitos. Valores maiores, rudos menores. Cuidado para no limitar a sonoridade desejada.

OFF (oF): ZNR e AMP ficam desligados.

Cria um curta repetio do sinal original, parecendo que vrios instrumentos esto tocando em unssono. Valores maiores, unssono mais pronunciado.
Esse efeito uma conexo em srie de DOUBLING e CHORUS. Valores maiores, DOUBLING mais pronunciado. CHORUS fixo.

PARMETROS BSICOS: Esse mdulo gera efeitos como CHORUS, FLANGER e TREMOLO. Use as teclas [+]/[-] p/ atribuir valores. CHORUS: Gera um recurso de tom varivel ao sinal original, resultando em um som encorpado e expansivo. A variao acontece nos canais direito e esquerdo.

Com o pedal de expresso na entrada CONTROLE, ajuste a intensidade de DOUBLING.

Varia o volume periodicamente. Valores maiores, mais rpido.

10

Esse efeito uma conexo em srie de TREMOLO e CHORUS. Valores maiores, TREMOLO mais rpido. CHORUS fixo.

TIPOS DE EFEITOS E PARMETROS : (continuao)


Com o pedal de expresso na entrada CONTROLE, ajuste a rapidez do TREMOLO. A gama de ajuste mais ampla que de T1 a T9. Com o pedal de expresso na entrada CONTROLE, a tonalidade do som original pode ser atenuado de 0 a 2 oitavas.

Introduz um filtro que gera um som auto-arpejo. Valores maiores geram mudana rpida de som.
Esse efeito uma conexo em srie de STEP e CHORUS. Valores maiores, STEP mais rpido. CHORUS fixo. Com o pedal de expresso na entrada CONTROLE, ajuste a rapidez do STEP. A gama de ajuste mais ampla que de S1 a S9.

Com o pedal de expresso na entrada CONTROLE, a tonalidade do som original pode ser acentuado de 0 a +1 oitava.

Fornece amplitude de modulao ao sinal, resultando num som metlico. Valores maiores, alta modulao de freqncia. Esse efeito uma conexo em srie de RING e CHORUS. Valores maiores, maior modulao de freqncia. CHORUS fixo.

Muda o som de uma forma a lembrar um simulador de voz. Valores maiores, maior mudana de pronncia. Efeito CRY que muda o som de uma forma diferente. Valores maiores, maior mudana de pronncia. Esse efeito uma conexo em srie de CRY e CHORUS. Valores maiores, CRY mais pronunciado. CHORUS fixo. Com o pedal de expresso na entrada CONTROLE, ajuste a mudana do CRY.

Com o pedal de expresso na entrada CONTROLE, ajuste a modulao de freqncia RING.

Reduz o poder de ataque do som, resultando num estilo suave. Valores maiores, menor ataque.
Conexo em srie de SLOW ATTACK e PITCH SHIFT. Valores maiores, menor o ataque. PITCH fixado em uma 8 acima.

Com o pedal de expresso na entrada CONTROLE, ajuste a fora de SLOW ATTACK. Faz variar o tom do som original: P1 > uma 8 abaixo adicionada ao som original; P2 > uma 5 abaixo adicionada ao som original; P3 > um efeito de CHORUS adicionado ao ajuste P2; P4 > uma 4 acima adicionada ao som original; P5 > um efeito de CHORUS adicionado ao ajuste P4; P6 > uma 8 acima adicionada ao som original; P7 > componente que resulta em suave CHORUS; P8 > uma 4 acima, e uma 4 abaixo adicionada ao som original; P9 > uma 8 acima, e uma 8 abaixo adicionada ao som original;

OFF (oF)

Desliga o mdulo MOD.

11

PARMETROS BSICOS
Esse mdulo permite efeitos como delay, reverb e outros. Use as teclas [+]/[+] p/ ajustar a intensidade.

Abra o compartimento de pilhas do seu aparelho, puxando a aba de presso. Insira 4 pilhas pequenas (tamanho AA). Feche o compartimento completamente at ouvir o clique de encaixe.

Usando sada em estreo, o DELAY faz uma espcie de ping-pong sonoro com os canais da direita e esquerda. Os valores d1 a d9, controlam o nmero de repeties.
Aba de presso Compartimento

um efeito delay mais morno, similar a um eco natural usando os canais da direita e esquerda. Os valores controlam o nmero de repeties e a intensidade da mistura som original + efeito.

Como trocar as pilhas


QUALQUER DVIDA QUANTO TRADUO (ou solicitao de tradues), FAVOR ENTRAR EM CONTATO: RENATO MADEIRA SOBCHACKI

Efeito que produz um som similar reverberao de uma sala de concerto. Valores maiores, mais forte reverberao. Efeito que produz um som similar reverberao em um quarto. Valores maiores, mais forte reverberao.

OFF (oF)

Desliga o mdulo DLY/VER.

PARMETROS DE EXTENSO DLY/REV


Servem para ajustar a operao do tipo de efeito selecionado em parmetros bsicos DLY/REV.

DELAY TIME (apenas quando selecionar DELAY ou ECHO).


O tempo de repetio o valor escolhido (1 a 37) multiplicado por 10 milissegundos.

(021) 9794-7554 (021) 2272-0501 (021) 3353-4380 renatomadsob@ig.com.br renato@irb-brasilre.com.br OBRIGADO PELA PREFERNCIA !

REVERB TIME (apenas quando selecionar HALL ou ROOM).


O tempo de reverb o valor escolhido entre 1 e 10. Valores maiores, tempo mais longo. O smbolo --" no visor, desliga esse parmetro de extenso.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen