Sie sind auf Seite 1von 32

Introduo - Internet

LPW Aula 1 Prof. Everton Felix

Internet
`

A Internet est repleta de todos os tipos de informaes, das mais teis s mais banais. Na verdade, a Internet inteira est se tornando uma enorme biblioteca pblica eletrnica, correio e frum de discusses, distribuidos de forma global. A Internet evoluiu com uma filosofia explcita e bastante forte de compartilhar informaes, e essa perspectiva tem dominado o funcionamento atual do sistema. (Mandel, 1993).

Internet
`

A Internet um conglomerado de redes em escala mundial de milhes de computadores interligados pelo protocolo de Internet que permite o acesso a informaes e todo o tipo de transferncia de dados. A Internet parte da WWW, sendo que essa que utiliza a hipermdia na formao bsica, um dos muitos servios oferecidos na Internet. A Internet composta de milhares de computadores (hosts) e de sub-redes ao redor do mundo. Os Domnios identificam endereos de nvel superior exclusivos na Internet, como nw.com.

` `

Internet
`

Os Subdomnios, como www.mw.com formam a estrutura da rede em um domnio. Os URLs (Uniform Resource Locators) so as ferramentas de referncia de uso geral da Internet. Os URLs funcionam como endereos, no apenas para dados reais, mas para qualquer recurso definvel na Internet, inclusive paras os resultados de comandos de aplicativos. Qualquer link de um documento HTML para outro arquivo ou aplicativo registrado sob a forma de um URL.

Internet
`

Formato de URL:
`

esquema://host.domnio[:porta]/caminho/nome_dados
`

esquema: define o tipo de dados para o qual o URL aponta. host.domnio: indica o servidor Internet explcito em que os dados ou o aplicativo est localizado. :porta: necessrio se o servidor de dados no estiver localizado em uma posio de porta padro. caminho/nome_dados: define a posio e o nome especficos dos dados no servidor indicado.

Internet
Esquema file http Tipo de Dados Arquivo de dados Arquivos HTML Exemplo de URL file://ftp.discovirtual/techniques.txt http://www.ifsul.edu.br/index.html

Tipos de Protocolos
`

FTP(File Transfer Protocol): protocolo de transferncia de arquivos de texto ASCII binrios de/para hosts conectados com a Internet e sistemas de computadores de mesa. WWW(World Wide Web): protocolo que distribui informaes atravs de documentos de hiper- texto para usurios que estejam executando software de cliente WWW.

Internet
` ` `

A Internet usa um formato de atribuio de nomes padro, conhecido como DNS (Sistema de Nome de Domnio). Os endereos de DNS so compostos por duas partes: o nome do domnio e o endereo do host. O endereo IP, de forma genrica, pode ser considerado como um conjunto de nmeros que representa o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) em uma rede privada ou pblica. Cada endereo de domnio convertido em um endereo IP pelo DNS. Este processo de converso conhecido como resoluo de nomes de domnio. O formato utilizado, para os endereos DNS o seguinte:
`

nomeusurio@nomehost.subdomnio.domnio

Ramificaes de Domnios DNS


Domnio edu com org net gov br uy Tipo de Empresa Instituio educacional Entidade comercial Organizaes comuns Provedores de rede Instituio governamental Sites do Brasil Sites do Uruguai Exemplo www.usc.edu Ibm.com w3.org embratel.net nasa.gov www.google.com.br www.google.com.uy

Internet Tipos de Conexo


`

Mtodos comuns de acesso domstico Internet incluem o acesso discado ou por banda larga por meio de cabos (como ADSL, ISDN), acesso dedicado, sem fio, (Wi-Fi) por satlite ou por telefones celulares 3G. Locais pblicos para acesso grande rede incluem bibliotecas e lan houses, nos quais computadores conectados so disponibilizados para uso temporrio. Existem tambm pontos de acesso em locais pblicos, como aeroportos e cafs, acessveis por meio de rede sem fio.
` `

Para isso, o usurio deve possuir um dispositivo cliente de acesso, tal qual um PDA ou laptop. O acesso pode ser restrito por senhas, para a comercializao do tempo de uso.

Servios da Internet
`

O conceito de enviar mensagens eletrnicas de maneira anloga ao correio tradicional foi uma das origens da Internet. Mesmo atualmente com a popularizao dos servios de mensagem instantnea, o dito e-mail ainda importante na comunicao corporativa. A tecnologia no depende da Internet, pois mesmo e-mails internos de uma empresa podem circular limitados a um servidor interno. A partir do momento que a mensagem enviada entre dois servidores, fora de uma mesma rede interna, faz-se uso da Internet como meio de transmisso.

Servios da Internet
`

Atravs de pginas Web, classificadas por motores de busca e organizadas em pginas Web, milhares de pessoas possuem acesso instantneo a uma vasta gama de informao online em hipermdia. Comparado s enciclopdias e bibliotecas tradicionais, a WWW permitiu uma descentralizao da informao e dos dados. Isso inclui a criao ou popularizao de tecnologias como pginas pessoais, weblogs(blogs) e redes sociais, no qual qualquer um com acesso a um navegador pode disponibilizar contedo.

Acesso Remoto
`

` ` ` `

A Internet permite que utilizadores de computadores conectem outros computadores facilmente, mesmo estando em localidades distantes no mundo. Esse acesso remoto pode ser feito de forma segura, com autenticao e criptografia de dados, se necessrio. Uma VPN (Rede Particular Virtual) um exemplo de rede destinada a esse propsito. Isso permite novas formas de trabalho fora do ambiente comum de escritrio. Seja em casa ou em uma viagem de negcios, uma pessoa pode acessar seu ambiente desktop do servio, tendo acesso s aplicaes, e-mails e outros dados.

Acesso Remoto
`

O Virtual Network Computing (VNC) um protocolo bastante usado, por utilizadores domsticos, para a realizao de acesso remoto de computadores. Com ele possvel utilizar todas as funcionalidades de um computador a partir de outro, atravs de uma rea de trabalho virtual. Toda a interface homem-computador, realizada em um computador, como o uso do mouse e do teclado, refletida no outro computador.

Colaborao
`

O baixo custo e grande facilidade tornaram o trabalho colaborativo e o compartilhamento de idias pela Internet mais fcil. Sistemas de controle de verso gerenciam a colaborao entre diversas pessoas, mantendo um histrico de trabalho e evitando que esforo de um, acidentalmente, anule o esforo do outro. O chat, rede social e mensageiro instantneo so tecnologias que tambm utilizam a Internet como meio de troca de idias e colaborao. Mesmo o correio eletrnico tido atualmente como uma ferramenta de trabalho colaborativo.

Colaborao
`

Ainda bastante usado em ambientes corporativos, vm perdendo espao entre utilizadores pessoais para servios como mensagem instantnea e redes sociais devido ao dinamismo e pluralidade de opes fornecidas por esses dois. Outra aplicao de colaborao na Internet so os sistemas wiki, que utilizam a WWW para realizar colaborao, fornecendo ferramentas como sistema de controle de verso e autenticao de utilizadores para a edio online de documentos.

Compartilhamento de Arquivos
` `

` `

Um arquivo de computador pode ser compartilhado por diversas pessoas atravs da Internet. Ele pode ser carregado em um servidor Web ou disponibilizado em um servidor FTP, caracterizando um nico local de fonte para o contedo. Ele tambm pode ser compartilhado em uma rede P2P. Nesse caso, o acesso controlado por autenticao, e uma vez disponibilizado, o arquivo distribudo por vrias mquinas, constituindo vrias fontes para um mesmo arquivo. Mesmo que o autor original do arquivo j no o disponibilize, outras pessoas da rede que j obtiveram o arquivo podem disponibilizar.

Compartilhamento de Arquivos
`

A partir do momento que a mdia publicada, perde-se o controle sobre ela. Os compartilhadores de arquivo atravs de redes descentralizadas como o P2P so constantemente alvo de crticas devido a sua utilizao como meio de pirataria digital, originalmente com o famoso caso Napster. Tais redes acabaram evoluindo com o tempo para uma maior descentralizao, o que significa uma maior obscuridade em relao ao contedo que est trafegando.

Transmisso de Mdia
`

Vrios canais de televiso na Internet oferecem transmisso de udio e vdeo em tempo real. Outras tecnologias como o podcasting permite a disponibilizao de arquivos de udio, de forma anloga aos blogs. Com a popularizao de webcams, possvel para qualquer pessoa tornar-se um fornecedor de contedo de udio e vdeo pela Internet em tempo real.

Transmisso de Mdia
`

A Voz sobre IP um protocolo de Internet para a comunicao por udio bastante conveniente e fcil de ser utilizado. Essa tecnologia est amadurecendo como uma alternativa aos telefones convencionais. Diversos mensageiros instantneos contam com essa tecnologia como alternativa s mensagens de texto na comunicao.

Intranet
` `

` `

O conjunto de protocolos TCP/IP um conjunto de protocolos de comunicao entre computadores em rede. Seu nome vem dos dois protocolos mais importantes do conjunto: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmisso) e o IP (Internet Protocol Protocolo de Interconexo). Uma Intranet uma rede de computadores privada que assenta sobre um conjunto de protocolos da Internet. Consequentemente, todos os conceitos da Internet aplicam-se tambm numa Intranet como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor .

Intranet
`

Resumidamente, o conceito de Intranet pode ser interpretado como uma verso privada da Internet, ou uma mini-Internet confinada a uma organizao. Principais caractersticas da Intranet:
` ` ` `

Permite o compartilhamento de arquivos. Permite o compartilhamento de impressoras. Utiliza mltiplos protocolos. Permite a transmisso de vdeo.

Extranet
`

` `

A Extranet de uma empresa a poro de sua rede de computadores que faz uso da Internet para partilhar com segurana parte do seu sistema de informao. Tomado o termo em seu sentido mais amplo, o conceito confunde-se com Intranet. Uma Extranet tambm pode ser vista como uma parte da empresa que estendida a usurios externos (rede extraempresa), tais como representantes e clientes. Outro uso comum do termo Extranet ocorre na designao da parte privada de um site, onde somente usurios registrados podem navegar previamente autenticados por sua senha (login).

Extranet
`

Um Site Privado pode ser utilizado para a apresentao de relatrios, disponibilizao de documentos, entre outros, do site, mas que se destinam a um pblico mais restrito, ou no podem ser apresentados publicamente (por questes de segurana e/ou privacidade). A idia de uma Extranet melhorar a comunicao entre os funcionrios e parceiros alm de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionrios a criar novas solues.

Sites Pginas Web


`

` `

Um site (portugus brasileiro) ou stio (portugus europeu) um conjunto de pginas Web, isto , de hipertextos acessveis, geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. O conjunto de todos os sites pblicos existentes compe a World Wide Web. As pginas em um site so organizadas a partir de um URL bsico, onde fica a pgina principal, e geralmente residem no mesmo diretrio de um servidor. As pginas so organizadas dentro do site numa hierarquia observvel no URL, embora as hiperligaes entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierrquica dos arquivos do site.

Sites Pginas Web


`

` `

Um site normalmente o trabalho de um nico indivduo, empresa ou organizao, ou dedicado a um tpico ou propsito em particular. difcil dizer com clareza at onde vai um site dado a natureza de hipertexto da Web. Por exemplo, toda a Wikipdia forma um site, mas se as pginas Meta-Wikipdia so parte do mesmo site ou um site irmo, uma questo aberta para debate. Sites so escritos em, ou dinamicamente convertidos para HTML e acessados, usando um software cliente chamado web navegador.

Sites Pginas Web


`

` `

Sites consistem de pginas HTML estticas ou pginas criadas dinamicamente, usando tecnologias como JSP (JavaServer Pages), PHP (Hypertext Preprocessor) ou ASP (Active Server Pages). Um site tambm requer um software conhecido como servidor web, como o Apache, o mais usado, ou o IIS (Internet Information Services). Frequentemente sites possuem tambm contedo armazenado em banco de dados (base de dados). Plug-ins esto disponveis para os navegadores, o que os capacita a exibir objetos adicionais aos suportados nativamente.

Sites Pginas Web


`

Exemplos incluem Flash, Shockwave e applets Java. O Dynamic HTML (DHTML) permite interatividade e modificao do contedo dentro da pgina sem precisar recarregar a pgina, usando principalmente o Document Object Model e JavaScript, suportado internamente pela maioria dos navegadores modernos.

Apache HTTP Server


`

O servidor Apache (ou Servidor HTTP Apache, em ingls: Apache HTTP Server, ou simplesmente Apache) o mais bem sucedido servidor Web livre. Numa pesquisa realizada em dezembro de 2007, foi constatada que a utilizao do Apache representa 47.20% dos servidores ativos no mundo. a principal tecnologia da Apache Software Foundation, responsvel por mais de uma dezena de projetos envolvendo tecnologias de transmisso via Web, processamento de dados e execuo de aplicativos distribudos.

Apache HTTP Server


`

O servidor compatvel com o protocolo HTTP verso 1.1. Suas funcionalidades so mantidas atravs de uma estrutura de mdulos, podendo o usurio, inclusive, escrever seus prprios mdulos utilizando a API do software. disponibilizado em verses para as plataformas Windows, Novell Netware, OS/2 e diversos outros do padro POSIX (Unix, Linux, FreeBSD etc.).

Apache HTTP Server


` `

Existem duas razes para o nome Apache: A primeira uma bvia referncia a nao Apache, tribo de nativos americanos que tinha, em combate, grande resistncia e estratgias superiores. Isso seria uma aluso estabilidade do servidor Apache e a sua variedade de ferramentas capazes de lidar com qualquer tipo de solicitao na web. A segunda razo, que aceita popularmente, mas considerada incorreta pelos autores do software, vem de a patchy, que em ingls significa algo como um pequeno remendo, ou melhoria no software - o Apache foi criado sobre cdigos j existentes aos quais foram adicionados diversos patches.

Apache HTTP Server


`

Para garantir segurana nas transaes HTTP, o servidor dispe de um mdulo chamado mod_ssl, o qual adiciona a capacidade do servidor atender requisies, utilizando o protocolo HTTPS. Este protocolo utiliza uma camada SSL para criptografar todos os dados transferidos entre o cliente e o servidor, provendo maior grau de segurana, confidencialidade e confiabilidade dos dados. A camada SSL compatvel com certificados X.509, que so os certificados digitais fornecidos e assinados por grandes entidades certificadoras no mundo.

Apache HTTP Server


`

O servidor configurado por um arquivo mestre nomeado httpd.conf e opcionalmente podem haver configuraes para cada diretrio, utilizando arquivos com o nome .htaccess, no qual possvel utilizar autenticao de usurio pelo prprio protocolo HTTP, utilizando uma combinao de arquivo .htaccess com um arquivo .htpasswd, que guardar os usurios e senhas (criptografadas).

Das könnte Ihnen auch gefallen