Sie sind auf Seite 1von 18

DOCUMENTAO TCNICA: Pesquisa

Iara Pereira de Arajo Mestra Em Cincias da Educao Especialista Em Educao Bsica e Profissional Email: yaradearaujo@yahoo.com.br

O QUE PESQUISA
... procurar respostas para indagaes propostas. Minayo (1993) ... uma atividade de aproximao sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinao particular entre teoria e dados. Demo (1996) ... questionamento sistemtico crtico e criativo, mais a interveno competente na realidade, ou o dilogo crtico permanente com a realidade em sentido terico e prtico. Gil (1999)

OBJETIVOS DA PESQUISA

Contribuir com o avano da cincia; Responder a uma pergunta de interesse para a comunidade cientfica ainda no respondida anteriormente de relevncia para o interesse social.

CLASSIFICAES DAS PESQUISAS


Bsica (ou fundamental); Aplicada (ou Tecnolgica); Quantitativa; Qualitativa; Exploratria; Descritiva; Explicativa; Bibliogrfica; Documental; Experimental; Estudo de caso; Expost-Facto; Pesquisa-Ao.

BSICA OU FUNDAMENTAL

Objetiva gerar o avano da prevista, sem verdades e conhecimentos

conhecimentos novos teis para cincia sem aplicao prtica finalidades imediatas. Envolve interesses universais. Os so utilizados em pesquisas

aplicadas ou tecnolgicas.

APLICADA OU TECNOLGICA

Objetiva gerar conhecimentos prtica dirigidos soluo

para aplicao de problemas

especficos. Envolve verdades e interesses locais.

QUANTITATIVA

Considera que tudo pode se traduzir em nmeros para classific-las e analis-las. Requer o uso de tcnicas estatsticas.

QUALITATIVA
Considera que h uma relao dinmica entre o mundo real e o sujeito, isto , um vnculo indissocivel entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que no pode ser traduzido em nmeros. A interpretao dos fenmenos e a atribuio de significados so bsicas no processo de pesquisa qualitativa.

EXPLORATRIA

Visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torn-lo explcito ou a construir hipteses. Envolve levantamento bibliogrfico; entrevistas com pessoas que tiveram experincias prticas com o problema pesquisado; anlise de exemplos que estimulem a compreenso. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliogrficas e Estudos de Caso.

DESCRITIVA

Visa descrever as caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou o estabelecimento de relaes entre variveis. Envolve o uso de tcnicas padronizadas de coleta de dados: questionrio e observao sistemtica. Assume, em geral, a forma de Levantamento.

EXPLICATIVA

Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrncia dos fenmenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razo, o por que das coisas. Quando realizada nas cincias naturais, requer o uso do mtodo experimental, e nas cincias sociais requer o uso do mtodo observacional. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost-facto.

BIBLIOGRFICA

Quando elaborada a partir de material j publicado, constitudo principalmente de livros, artigos de peridicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.

DOCUMENTAL

Quando elaborada a partir de materiais que no receberam tratamento analtico.

EXPERIMENTAL

Quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variveis que seriam capazes de influenci-lo, definem-se as formas de controle e de observao dos efeitos que a varivel produz no objeto.

EXPOST-FACTO

Expost-Facto: quando o experimento se realiza depois dos fatos.

PESQUISA-AO

Quando concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

O PLANEJAMENTO DA PESQUISA

Decisria; Construtiva; Redacional.

Depois de observado por muitas experincias, parece-me ser esta a condio humana em relao s coisas intelectuais: quanto menos entende-se e sabe-se, com tanta mais fora quer-se discutir; e, pelo contrrio, mais coisas so conhecidas menor tendncia de discutir resolutamente sobre qualquer novidade. Galileu Galilei

Das könnte Ihnen auch gefallen