Sie sind auf Seite 1von 65

Sade Coletiva

Prof. Enf. Joo Carlos Freire de Andrade

Aula I

Sade Coletiva Definio


Compreende um conjunto complexo de saberes e prticas relacionados ao campo da sade, envolvendo desde organizaes que prestam assistncia sade da populao at instituies de ensino e pesquisa e organizaes da sociedade civil. Compreende prticas tcnicas, cientficas, culturais, ideolgicas, polticas e econmicas (Carvalho,2002).

Enfermagem em sade Coletiva


um seguimento da enfermagem onde ela est direcionado a saberes e prticas aplicados em favor da coletividade. Quando um indivduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a sade, obrigatrio que o servio correspondente esteja capacitado para enfrentlo e resolv-lo at o nvel da sua competncia.

Histria Natural da doena


Histria natural da doena a denominao dada ao conjunto de processos interativos que engloba as inter-relaes do agente, do suscetvel e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras foras que designam o estmulo patolgico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estmulo, at as alteraes que levam a um defeito, invalidez, recuperao ou morte.

PERODO DE PRPATOGNESE Envolve, as inter-relaes entre os agentes etiolgicos da doena, outros fatores ambientais que estimulam o desenvolvimento da enfermidade e as condies scio-econmico-culturais que permitem a existncia desses fatores.

PERODO DE PATOGNESE
Este perodo se inicia com as primeiras aes que os agentes patognicos desempenham sobre o ser afetado. Seguem-se as reaes bioqumicas em nvel celular, prosseguindo com as perturbaes na forma e na funo, evoluindo para defeitos permanentes, cronicidade, morte ou cura.

Preveno
o conjunto de medidas que visam evitar a doena na coletividade, utilizando medidas que acabem com a patologia, ou a minimizem na populao.

Tipos de Preveno
Primria - quaisquer atos destinados a diminuir a incidncia de uma doena numa populao, reduzindo o risco de surgimento de casos novos; So exemplos a vacinao , o tratamento da gua para consumo humano, medidas de desinfeco e desinfestao ou de aes para prevenir a infeco por HIV, aes de educao e sade ou distribuio gratuita de preservativos , ou de seringas descartveis aos toxicmanos .

Secundria - quaisquer atos destinados a diminuir a prevalncia de uma doena numa populao reduzindo sua evoluo e durao; Um exemplo o rastreio do cancro do colo uterino, causado pela transmisso sexual do HPV . A preveno secundria consiste em um diagnostico precoce e tratamento imediato.

Terciria - quaisquer atos destinados a diminuir a


prevalncia das incapacidades crnicas numa populao, reduzindo ao mnimo as deficincias funcionais consecutivas doena. Exemplo: aes de formao a nvel de escolas ou locais de trabalho que visem anular atitudes fbicas em relao a um indivduo infectado pelo HIV. Outro exemplo, a nvel da sade ocupacional seria a reintegrao daquele trabalhador na empresa, caso no pudesse continuar a exercer, por razes mdicas, o mesmo tipo de atividades.

Programas dos Centros de Sade e PSF


PROGRAMA DE ASSISTNCIA INTEGRAL A SADE DA MULHER E DA CRIANA PAISMIC.

O objetivo maior do PAISM atender a mulher em sua integralidade, em todas as fases da vida, respeitando as necessidades e caractersticas de cada uma delas. As reas de atuao do PAISM so divididas em grupos baseados nas fases da vida da mulher.

reas de atuao do PAISM


Assistncia ao ciclo gravdico puerperal: pr-natal, parto e puerprio; Assistncia ao abortamento; Assistncia concepo e anticoncepo; Preveno do cncer de colo uterino e deteco do cncer de mama; Assistncia ao climatrio; Assistncia s doenas ginecolgicas prevalentes; Preveno e tratamento das DST/AIDS; Assistncia mulher vtima de violncia.

TRO-TERAPIA DE REIDRATAO ORAL Este Programa tem por objetivo corrigir o desequilbrio hidroeletroltico (restabelecendo em nvel o mais prximo possvel, a gua e os eletrlitos reduzidos durante a diarria), manter e recuperar o estado nutricional.

IRA INFECO RESPIRATRIA AGUDA


Este Programa visa atender as crianas com IRA que um conjunto de doenas, que acomete principalmente crianas e que se espalha com facilidade, passando de uma pessoa para outra, dando mais de uma vez na mesma criana. As infeces respiratrias agudas, principalmente a pneumonia, podem trazer risco de vida quando no tratadas. A criana acompanhada por este Programa at a melhora do Quadro patolgico.

PCCU- PROGRAMA DE CNCER DO COLO UTERINO


Este Programa consiste no desenvolvimento e na prtica de estratgias que reduzam a mortalidade e as repercusses fsicas, psquicas e sociais do cncer do colo do tero e de mama. ( com a introduo do programa viva mulher).

PROAME- PROGRAMA DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO

um Programa de sade pblica, de atendimento ambulatorial, com atuao de uma equipe multidisciplinar que acompanha o crescimento e o desenvolvimento de crianas de 0 a 6 meses de vida, orientando e incentivando as mes para que amamentem seus filhos exclusivamente ao seio durante esse perodo.

AIDP-ASSISTNCIA INTEGRAL AS DOENAS PREVALENTES

O objetivo do Programa reduzir a morbimortalidade de crianas de zero a cinco anos de idade. A estratgia AIDPI incorporou as aes do Programa de Assistncia Integral Sade da Criana (PAISC), porm introduzindo o conceito de integralidade. Prope um novo modelo de abordagem sade da criana no primeiro nvel de ateno, sistematizando o atendimento clnico e integrando aes curativas com medidas preventivas e de promoo da sade.

DST-AIDS - PROGRAMA DE DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS E AIDS

A misso do Programa Nacional de DST e Aids (PN-DST/AIDS) reduzir a incidnciado HIV/aids e melhorar a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/aids. Para isso, foram definidas diretrizes de melhoria da qualidade dos servios pblicos oferecidos s pessoas portadoras de aids e outras DST; de reduo da transmisso vertical do HIV e da sfilis; de aumento da cobertura do diagnstico e do tratamento das DST e da infeco pelo HIV; de aumento da cobertura das aes de preveno em mulheres e populaes com maior vulnerabilidade; da reduo do estigma e da discriminao; e da melhoria da gesto e da sustentabilidade.

PSF- PROGRAMA SADE DA FAMLIA


A Sade da Famlia entendida como uma estratgia de reorientao do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantao de equipes multiprofissionais em unidades bsicas de sade. Estas equipes so responsveis pelo acompanhamento de um nmero definido de famlias, localizadas em uma rea geogrfica delimitada. As equipes atuam com aes de promoo da sade, preveno, recuperao, reabilitao de doenas e agravos mais freqentes, e na manuteno da sade desta comunidade.

PACS-PROGRAMA DE AGENTES COMUNITRIOS DE SADE Ao Programa a de sade da Famlia tambm est associado o PACS, que cria esse ator, o Agente Comunitrio de Sade , morador da comunidade onde trabalha e atua. Ele deve ser instrumentalizado para desenvolver aes de educao em sade e apoiar a comunidade na melhoria das suas condies de vida.

PLANEJAMENTO FAMILIAR Programa que engloba a assistncia ao planejamento familiar deve incluir acesso informao e a todos os mtodos e tcnicas para a concepo e anti-concepo cientificamente aceitos, e que no coloquem em risco a vida e a sade das pessoas. PROGRAMA DE SADE MENTAL O Programa de Sade Mental busca reverter o atual modelo baseado na internao em hospitais psiquitricos por servios que privilegiem o atendimento fora dos hospitais.

DOENAS INFECCIOSAS
A doena infecciosa ou doena transmissvel qualquer patologia causada por um agente biolgico por exemplo: vrus, bactria, parasita.
SARAMPO doena exantemtica. altamente infeccioso e transmitido por secrees respiratrias como espirro e tosse. Sintomas: As manifestaes iniciais so febre alta, tosse rouca e persistente, coriza, conjuntivite e fotofobia (hipersensibilidade luz). Surgem manchas brancas na mucosa da boca (que so diagnsticas). Surgem ainda manchas maculopapulares avermelhadas na pele, inicialmente no rosto e progredindo em direo aos ps, durando pelo menos trs dias, e desaparecendo na mesma ordem de aparecimento. Diagnstico e tratamento: O diagnstico clinico devido s caracteristicas muito tpicas, especialmente as manchas de Koplik - manchas brancas na mucosa da bocaparte interna da bochecha. Pode ser feita deteco de antiigenos em amostra de soro. A.M.C.R 9 ENFERMAGEM EM SADE COLETIVA A preveno por vacina Trplice viral , feita com cepa de vrus vivo atenuado. O tratamento sintomtico.

RUBLOLA A Rubola uma doena causada pelo vrus da rubola e transmitida por via respiratria. uma doena geralmente benigna, mas que pode causar malformaes no embrio em infeces de mulheres grvidas. Sintomas: As manifestaes mais comuns so febre baixa (at 38C), aumento dos gnglios linfticos no pescoo, hipertrofia ganglionar retro-ocular e suboccipital, manchas (mculas) corde-rosa (exantemas) cutneas, inicialmente no rosto e que evoluem rapidamente em direo aos ps e em geral desaparecem em menos de 5 dias. Outros sintomas so a vermelhido (inflamao) dos olhos (sem perigo), dor muscular das articulaes, de cabea e dos testculos, pele seca e congesto nasal com espirros. Diagnstico: O diagnstico clnico complexo por semelhana dos sintomas com os dos outros exantemas. mais freqentemente sorolgico, com deteco de anticorpos especficos para o vrus, ou por ELISA (teste imunoenzimtico que permite a deteco de anticorpos especficos no soro). Preveno: A preveno feita atravs da vacinao utilizada na idade de 12 meses que a Trplice viral , e mais tarde em mulheres em idade frtil no grvidas Dupla Viral.

HEPATITES
Hepatite toda e qualquer inflamao do fgado e que pode resultar desde uma simples alterao laboratorial (portador crnico que descobre por acaso a sorologia positiva), at doena fulminante e fatal (mais freqente nas formas agudas). Existem vrias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vrus das hepatite A, B, C, D, E, F,G, citomegalovrus, etc). Outras causas: drogas (lcool, antiinflamatrios,anticonvulsivantes, sulfas, derivados imidazlicos,hormnios tireoidianos, concepcionais, etc). Em comum, todas as hepatites tm algum grau de destruio das clulas hepticas. Sintomatologia :A grande maioria das hepatites agudas so assintomticas ou leva a sintomas incaractersticos como febre, mal estar, desnimo e dores musculares. Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais especficos, sendo o sinal mais chamativo a ictercia , conhecida popularmente no Brasil por trisa ou "amarelo" e que caracteriza-se pela colorao amarelo-dourada da pele e conjuntivas.

Transmisso: Hepatite A: Transmisso do tipo fecal oral, ou seja, ocorre contaminao direta de pessoa para pessoa ou atravs do contacto com alimentos e gua contaminados. Preveno vacina segura para hepatite A. Hepatite B: Transmisso atravs de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, tambm com as tintas das tatuagens, bem como atravs da relao sexual. A preveno feita utilizando preservativos nas relaes sexuais e no utilizando materiais cortantes ou agulhas que no estejam devidamente esterilizadas. Hepatite C: Transmisso Hepatite que pode ser adquirida atravs de transfuso sangunea, tatuagens, uso de drogas, piercings, no dentista e em manicure. Preveno feita evitando-se o uso de materiais cortantes ou agulhas que no estejam devidamente esterilizadas. Hepatite D: Transmisso Causada por RNA-vrus (to pequeno que incapaz de produzir seu prprio envelope protico e de infectar uma pessoa).

Hepatite E: transmisso do tipo fecal oral, atravs do contato com alimentos e gua contaminados. Preveno atravs de medidas de higiene, devendo ser evitado comprar alimentos e bebidas de vendedores ambulantes. Hepatite F DNA-vrus, transmitido a macacos Rhesus sp. em laboratrio experimentalmente, atravs de extratos de fezes de macacos infectados. Ainda no h relatos de casos em humanos. Hepatite G A hepatite G foi a hepatite descoberta mais recentemente (em 1995) e provocada pelo vrus VHG (vrus mutante do vrus da hepatite C) que se estima ser responsvel por 0,3 por cento de todas as hepatites vricas. Desconhecem-se, ainda, todas as formas de contgio possveis, mas sabe-se que a doena transmitida, sobretudo, pelo contato sanguneo (transmisso parenteral).

POLIOMIELITE
O poliovrus um enterovrus, com genoma de RNA simples . mais comum em crianas ("paralisia infantil"), mas tambm ocorre em adultos, como a transmisso do poliovrus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa atravs de contato fecal - oral, o que crtico em situaes onde as condies sanitrias e de higiene so inadequadas. Crianas de baixa idade, ainda sem hbitos de higiene desenvolvidos, esto particularmente sob risco. Todos os doentes, assintomticos ou sintomticos, expulsam grande quantidade de vrus infecciosos nas fezes, at cerca de trs semanas depois da infeco do individuo.Os seres humanos so os nicos atingidos e os nicos reservatrios, da a vacinao universal poder erradicar essa doena completamente.

Sintomas Podem ser semelhantes s infeces respiratrias (febre e dor de garganta, gripe) ou gastrointestinais (nuseas, vmitos, dor abdominal). Em seguida dissemina-se pela corrente sangnea e vai infectar por essa via os rgos. Os mais atingidos so o sistema nervoso incluindo crebro, e o corao e o fgado. A multiplicao nas clulas do sistema nervoso (encefalite) pode ocasionar a destruio de neurnios motores, o que resulta em paralisia flcida dos msculos por eles inervados. Diagnstico por deteco do seu DNA com PCR ou isolamento e observao com microscpio electrnico do vrus de fludos corporais. Preveno: A nica medida eficaz a vacinao. H dois tipos de vacina: a Salk e a Sabin.

VARICELA (CATAPORA) uma patologia infecciosa aguda, com grande transmissibilidade, causada pelo vrus varicela-zster. Transmisso : O ser humano o nico hospedeiro natural do vrus varicela-zster. A infeco, em geral, ocorre atravs da mucosa do trato respiratrio superior (porta de entrada). A transmisso do vrus acontece, principalmente, pela secreo respiratria (gotculas de saliva, espirro, tosse) de um indivduo infectado ou pelo contato direto com o lquido das vesculas. possvel a transmisso da varicela travs da placenta. Medidas de proteo : A doena pode ser evitada atravs da utilizao da vacina contra a varicela. Em crianas, em geral, as manifestaes iniciais da varicela so as leses de pele. comum em adultos ocorrer febre e prostrao, um a dois dias antes do aparecimento das leses cutneas.

FEBRE AMARELA
A febre amarela uma doena infecciosa causada por um flavivrus (o vrus da febre amarela , para a qual est disponvel uma vacina altamente eficaz. A doena transmitida por mosquitos e ocorre exclusivamente na Amrica Central, na Amrica do Sul e na frica. Transmisso : A transmisso pode ocorrer em reas urbanas, silvestres e rurais ("intermediria", em fronteiras de desenvolvimento agrcola).As manifestaes da febre amarela no dependem do local onde ocorre a transmisso. O vrus e a evoluo clnica so idnticos. A diferena est apenas nos transmissores e no local geogrfico de aquisio da infeco. Preveno: Vacinao contra a febre amarela. Sintomas: maioria das vezes no tem sintomas. As manifestaes iniciais so febre de incio sbito, sensao de mal estar, dor de cabea, dor muscular, cansao e calafrios. Em algumas horas podem surgir nuseas, vmitos e, eventualmente, diarria. Aps trs ou quatro dias, a maioria dos doentes (85%) recupera-se completamente e fica permanentemente imunizado contra a doena.

COQUELUCHE
uma doena extremamente contagiosa provocada pelas bactrias Bordetella pertussis e Bordetella parapertussis que ao entrar no organismo permanece incubada at 14 dias. Se desenvolvem no nariz, boca e garganta e aps tal perodo de incubao invade o aparelho respiratrio liberando nele suas toxinas produzidas que fazem com que haja superproduo do muco, impede a fagocitose e desregula a ao das clulas que fazem a fagocitose (macrfagos). transmitida duas semanas antes at trs semanas depois do incio da tosse aps uma pessoa doente espirrar, falar ou tossir. Tambm pode se contrair a doena quando compartilha-se lenis, copos e outros objetos pessoais. Se manifesta em trs fases: catarral que dura at 14 dias, paroxstica que dura at 6 semanas e fase de convalescena que permanece por at 3 semanas.

Sintomas :Inflamao dos brnquios, febre baixa, tosse seca, coriza, espirros, vmito, sudorese, expectorao e posteriormente com a agravao da doena manifesta perda de conscincia, convulso, pneumonia, encefalite, leses cerebrais, bito. Tratamento :O tratamento utiliza antibiticos para combater as bactrias, onde normalmente utiliza-se a eritromicina j que eficaz e pouco txica. Preveno :A doena pode ser prevenida atravs da vacina trplice que administrada na criana com dois meses de vida com reforos subseqentes.

ESQUITOSSOMOSE OU BILHARZIOSE:

a doena provocada por um parasita, o esquistossomo (gnero Schistosoma). So trs as espcies que atacam o homem: S. haematobium, agente da esquistossomose vesical; S. mansoni, responsvel pela esquistossomose intestinal; e S. japonicum, encontrada no Extremo Oriente e responsvel por uma esquistossomose arteriovenosa, a mais grave delas. Vrias outras espcies desse gnero parasitam outros mamferos e mesmo o homem. Sintomas :4 a 8 semanas aps a contaminao comeam a aparecer sintomas como, febre, dor de cabea, nuseas, calafrios, dores abdominais, inapetncia, vmitos e tosse seca. Outros sintomas so decorrentes da obstruo das veias do bao e do fgado com aumento dos vermes e desvio de sangue podem causar dores na parte superior esquerda do abdmen e vmitos com sangue. Tratamento: O tratamento feito usando antiparasitrios(substncias qumicas txicas a ao parasita. O medicamento mais indicado o Prazinquantel. Preveno: Identificando as pessoas contaminadas e dando-lhes tratamento. Melhorias no sistema de saneamento bsico das regies de risco. Eliminao do hospedeiro intermedirio(Caramujo). Distribuio de cartilhas sobre a doena populao.

MALRIA: A malria uma das mais importantes doenas tropicais do mundo e apresenta-se bastante difundida no mundo. Essa doena caracteriza-se por desencadear acessos peridicos de febres intensas que debilitam profundamente o doente. A malria provoca leses no fgado, no bao e em outros rgos, alm de anemia profunda devido destruio macia dos glbulos vermelhos que so utilizados pelo Plasmodium para reproduzir-se. Tipos de Plasmodium que so transmitidos por diferentes espcies de mosquito. Protozorio Tipo de malria Ciclo (durao) Plasmodium vivax tera benigna 48 horas Plasmodium malariae quart 72 horas Plasmodium falciparum ter maligna (fatal) 24 a 48 horas

Profilaxia da Malria (Preveno) Drenando-se valas e banhados, as fmeas dos mosquitos no tero mais local apropriado para a postura; A criao de peixes larvfagos, isto , que se alimentam de larvas dos mosquitos, produz bons resultados; O uso de repelentes e a utilizao de tela nas janelas impedem que os mosquitos se aproximem do homem; Evitar o acmulo de pneus velhos, latas, vasos e outros recipientes que armazenam gua, possibilitando a reproduo do mosquito. Certas rvores, como o eucalipto podem ser usadas como plantas drenadoras, porque absorvem muita gua do solo. No havendo gua estagnada, as fmeas dos mosquitos no tero local adequado para a postura; Educao sanitria e o tratamento medicamentoso (alcalides) dos enfermos so medidas indispensveis. Ainda no h vacina contra a malria.

Tratamento : a abordagem teraputica de pacientes residentes em reas endmicas, pode visar interrupo da transmisso, pelo uso de drogas que eliminam as formas sexuadas dos parasitos. Para atingir esses objetivos, diversas drogas com diferentes mecanismos de ao so utilizadas, tentando impedir o desenvolvimento do parasito no hospedeiro.

CAXUMBA: uma doena contagiosa ocasionada por vrus, estes so transmitidos por gotas de espirros, tosse ou por contato direto. Sintomas :Os sintomas so inchao da glndula partida em frente a orelha, dor na glndula inchada com tato ou presso, dor aumentada com a mastigao, febre acima de 37C, dores de cabea, e garganta inflamada. uma doena de transmisso respiratria e que ataca normalmente as crianas. A caxumba uma doena inofensiva, porm pode provocar complicaes como inchao nos testculos e ovrios, e em casos raros resultar em esterilidade. O corao e as articulaes (juntas) tambm podem ser acometidos. A preveno realizada devido a eficcia da vacina trplice viral.

DOENA DE CHAGAS: Trata-se de uma infeco generalizada basicamente crnica, cujo agente etiolgico o protozorio flagelado Trypanosoma cruzi, habitualmente transmitido ao homem pelas fezes do inseto hematfago conhecido popularmente como "bicho-barbeiro. A transmisso pode ser feita tambm pela transfuso sangnea, placenta e pelo aleitamento materno. Os sinais iniciais da doena se produzem no prprio local, onde se deu a contaminao pelas fezes do inseto. Estes sinais, surgem mais ou menos de 4 a 6 dias, aps o contato do "barbeiro "com a sua vtima. Os sintomas variam de acordo com a fase da doena que pode ser classificada em aguda e crnica.

Fase aguda: Febre, mal estar, falta de apetite, edemas localizados na plpebra (sinal de Roman) ou em outras partes do corpo (chagoma de inoculao), infartamento de gnglios, aumento do bao e do fgado e distrbios cardacos. Em crianas, o quadro pode se agravar e levar morte. Frequentemente, nesta fase, no h qualquer manifestao clnica a doena pode passar desapercebida. Fase crnica: Nesta fase, muitos pacientes podem passar um longo perodo, ou mesmo toda a sua vida, sem apresentar nenhuma manifestao da doena, embora sejam portadores do T.cruzi . Em outros casos, a doena prossegue ativamente, passada a fase inicial, podendo comprometer muitos setores do organismo, salientando-se o corao e o aparelho digestivo. Tratamento: As drogas hoje disponveis, so eficzes, apenas na fase inicial da enfermidade, da a importncia da descoberta precoce da doena.. Vacinao: Ainda, no se dispe de vacina para uso imediato.

TUBERCULOSE A Tuberculose uma doena infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemo Robert Koch, em 1882. . Apesar das inmeras localizaes possveis da doena, em cerca de 90% dos casos, inicia-se pelos pulmes. Nas crianas, via de regra, a transmisso ocorre pela ingesto de leite de vaca contaminado, podendo aparecer a tuberculosa pulmonar, a renal, a ssea, na pele, etc. Profilaxia : Na preveno, principalmente em crianas recm-nascidas, usa-se a vacina BCG (bacilo de Calmet-Gurin). Evitar o convvio com tuberculoso contagiante e s consumir leite pasteurizado ou fervido adequadamente.

HANSENASE A hansenase uma doena infecciosa de evoluo prolongada causada pelo bacilo denominado Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, . Transmisso : Relativamente pouco contagiante, a forma de contgio mais comum a direta (pessoa a pessoa), entre outras vias, por descargas nasais infectadas. Sintomatologia: O perodo de incubao de 3 a 5 anos. A classificao das formas clnicas da hansenase divide-se basicamente em quatro: indeterminada, tuberculide, dimorfa e virchowiana. Os dois tipos mais importantes so a tuberculide e a virchowiana ou lepromatosa. A formatuberculide carcterizada por ndulos sob a pele e regies de anestesia circunscrita, pelas leses dos nervos perifricos. A forma mais grave a vichowiana ou lepromatosa que causa ulceraes e deformidades, com mutilaes de mos, nariz e orelhas.

MENINGITE uma inflamao das meninges e do L.C.R. interposto. O processo inflamatrio estende-se por todo o espao sub-aracnoide em torno do encfalo e da medula espinal e costuma envolver os ventrculos. TIPOS DE MENINGITE MAIS COMUNS Bacteriana ou piognica meningococos ( bactrias formadoras de ps ) bacilos influenza pneumococos Meningite Tuberculosa - bacilos da tuberculose Meningite Assptica ou Viral agentes virais MANIFESTAES CLINICAS As manifestaes clinicas, dependem em grande medida : - da idade do doente; - da durao da doena; - da resposta infeco.Na maioria dos casos, h um perodo de 3 dias de doena antes do aparecimento.

Sinais meningeos : rigidez da nuca Brudzinski Kernig Crianas com mais de 2 anos : mal estar geral; febre (38-40c ); calafrios; cefaleia intensa; vmitos; dores generalizadas; convulso ( ocasionalmente ) irritao; sinais menngeos presentes; exantemas petquiais ou prpuricos Estes sintomas tendem a agravar-se, podendo mesmo originar um estado de coma. DIAGNOSTICO : Em alguns casos, as culturas de material colhido no nariz e garganta, podem oferecer informaes valiosas exame fsico Exame do Liquor (diag. Definitivo)

TTANO O ttano uma doena infecciosa grave causada por uma neurotoxina produzida pelo Clostridium tetani, uma bactria encontrada comumente no solo sob a forma de esporos (formas de resistncia). Transmisso: O ttano uma doena infecciosa, no transmissvel de um indivduo para outro, que pode ocorrer em pessoas no imunes ou seja, sem niveis adequados de anticorpos protetores. Os anticorpos protetores so induzidos exclusivamente pela aplicao da vacina antitetnica, uma vez que a neurotoxina, em razo de atuar em quantidades extremamente reduzidas, capaz de produzir a doena, mas no a imunidade. O ttano pode ser adquirido atravs da contaminao de ferimentos (ttano acidental), inclusive os crnicos (como lceras varicosas) ou do cordo umbilical

LEPTOSPIROSE febre dos pntanos, doena dos porqueiros, tifo canino. doena infecciosa, uma zoonose, causada por uma srie de bactrias de aspecto muito peculiar lembrando um saca rolhas, chamada leptospira. A forma mais grave da doena e com mais alta mortalidade associada ao Leptospira icterohaemorrhagiae, chamada, com mais propriedade, doena de Weil. O agente etiolgico uma doena infecciosa causada por uma bactria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais. Transmisso : Em situaes de enchentes e inundaes, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se enxurrada e lama dos alagamentos. A pessoa que tem contato com gua de enchente ou lama pode se contaminar.

sinais e sintomas : Fraqueza, dor no corpo, dor de cabea e febre, sendo que, s vezes, a doena confundida com gripe, dengue ou algum outro tipo de virose. Com o aumento da febre podem ocorrer calafrios, mal-estar, dor na batata das pernas (panturrilhas), fortes dores na barriga e tambm o aparecimento de cor amarelada na pele (ictercia). Vmitos e diarria podem levar desidratao. comum que os olhos fiquem muito avermelhados. Em alguns pacientes os sinais e sintomas podem ressurgir aps dois ou trs dias de aparente melhora. Nesse perodo, comum aparecer manchas avermelhadas pelo corpo e pode ocorrer meningite, que geralmente no grave.

DENGUE A dengue uma doena infecciosa febril aguda causada por um vrus da famlia Flaviridae e transmitida atravs do mosquito Aedes aegypti, tambm infectado pelo vrus. Tipos de Dengue - Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, j que o vrus causador da doena possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Formas de apresentao - A dengue pode se apresentar clinicamente - de quatro formas diferentes formas: Infeco Inaparente, Dengue Clssica, Febre Hemorrgica da Dengue e Sndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clssica e a Febre Hemorrgica da Dengue

RAIVA A raiva , tambm conhecida como hidrofobia (quando ocorre na forma virtica) uma doena causada por um vrus da famlia rhabdoviridae, gnero Lyssavirus. O agente causador da raiva pode infectar qualquer animal de sangue quente, porm s ir desencadear a doena em mamferos, como por exemplo cachorros, gatos, ruminantes e primatas (como o homem). Preveno : A vacina contra a Raiva

Sintomatologia : Na fase inicial h apenas dor ou comicho no local da mordidela, nuseas, vmitos e mal estar moderado ("mau humor"). Na fase excitativa que se segue, surgem espasmos musculares intensos da faringe e laringe com dores excruciantes na deglutio, mesmo que de gua. O indivduo ganha por essa razo um medo irracional e intenso ao lquido, chamado de hidrofobia (por isso tambm conhecida por este nome). Logo que surge a hidrofobia a morte j certa. Outros sintomas so episdios de hostilidade violenta (raiva), tentativas de morder e bater nos outros e gritos, alucinaes, insnia, ansiedade extrema, provocados por estmulos aleatrios visuais ou acsticos.

TOXOPLASMOSE - Doena do gato. Trata-se de doena infecciosa causada por um protozorio chamado Toxoplasma gondii. Este protozorio facilmente encontrado na natureza e pode causar infeco em grande nmero de mamferos e pssaros no mundo todo. Outro perodo particularmente de risco para se adquirir a infeco durante a vida intra-uterina, da gestante para o feto (transmisso vertical). O feto pode ter afetada a sua formao quando contaminado. Transmisso de quatro formas: Por ingesto de cistos presentes em dejetos de animais contaminados, particularmente gatos, que podem estar presentes em qualquer solo onde o animal transita. Mais comum no nosso meio. Por ingesto de carne de animais infectados (carne crua ou mal passada), mais comum na sia. Por transmisso intra-uterina da gestante contaminada para o feto (vertical). Uma quarta forma de transmisso pode ocorrer atravs de rgos contaminados que, ao serem transplantados em pessoas que tero que utilizar medicaes que diminuem a imunidade (para combater a rejeio ao rgo recebido), causam a doena.

Sintomatologia : A apresentao mais comum decorre do comprometimento cerebral manifesta por dores de cabea, febre, sonolncia, diminuio de fora generalizada ou de parte do corpo (metade direita ou esquerda) evoluindo para diminuio progressiva da lucidez at o estado de coma. Preveno : Como a principal forma de contaminao via oral, de uma forma geral a preveno deve ser feita: Pela no ingesto de carnes cruas ou mal-cozidas. Comer apenas vegetais e frutas bem lavados em gua corrente. Evitar contato com fezes de gato.

FEBRE TIFIDE: uma doena infecciosa potencialmente grave, causada por uma bactria, a Salmonella typhi. Caracteriza-se por febre prolongada, alteraes do trnsito intestinal, aumento de vsceras como o fgado e o bao e, se no tratada, confuso mental progressiva, podendo levar ao bito. A transmisso ocorre principalmente atravs da ingesto de gua e de alimentos contaminados. A doena tem distribuio mundial, sendo mais freqente nos pases em desenvolvimento, onde as condies de saneamento bsico so inexistentes ou inadequadas. O tratamento : consiste basicamente em antibiticos e reidratao. Nos casos leves e moderados, o mdico pode recomendar que o tratamento seja feito em casa, com antibiticos orais. Os casos mais graves devem ser internados para hidratao e administrao venosa de antibiticos. Sem tratamento antibitico adequado, a febre tifide pode ser fatal em at 15% dos casos.

DOENAS SEXUALMENTES TRANSMISSIVEIS


SFILIS: Doena infecto-contagiosa sistmica (acomete todo o organismo), que evolui de forma crnica (lenta) e que tem perodos de acutizao (manifesta-se agudamente) e perodos de latncia (sem manifestaes). Pode comprometer mltiplos rgos (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso). De acordo com algumas, caractersticas de sua evoluo a sfilis divide-se em Primria, Secundria, Latente e Terciria ou Tardia. Quando transmitida da me para o feto chamada de Sfilis Congnita. Transmisso: Relao sexual (vaginal anal e oral), transfuso de sangue contaminado, transplacentria (a partir do quarto ms de gestao). Eventualmente atravs de fmites. Tratamento Medicamentoso. Com cura completa, se tratada precoce e adequadamente.

Cancro Mole: Ulcerao (ferida) dolorosa, com a base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento e de forma irregular que compromete principalmente a genitlia externa mas pode comprometer tambm o nus e mais raramente os lbios, a boca, lngua e garganta. Estas feridas so muito contagiosas, autoinoculveis e portanto, frequentemente mltiplas. Em alguns pacientes, geralmente do sexo masculino, pode ocorrer infartamento ganglionar na regio inguino-crural (inchao na virilha). No rara a associao do cancro mole e o cancro duro (sfilis primria).

Herpes: Infeco recorrente (vem, melhora e volta) causadas por um grupo de vrus que determinam leses genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas que, em 4-5 dias, sofrem eroso (ferida) seguida de cicatrizao espontnea do tecido afetado. As leses com frequncia so muito dolorosas e precedidas por eritema (vermelhido) local. A primeira crise , em geral, mais intensa e demorada que as subsequentes.

Gonorria: Doena infecto-contagiosa que se caracteriza pela presena de abundante secreo purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro frequentemente precedido por prurido (coceira) na uretra e disria (ardncia miccional). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas so mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos).

HPV: Infeco causada por um grupo de vrus (HPV - Human Papilloma Viruses) que determinam leses papilares (elevaes da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes de tamanhos variveis, com aspecto de couve-flor (verrugas). Os locais mais comuns do aparecimento destas leses so a glande, o prepcio e o meato uretral no homem e a vulva, o perneo, a vagina e o colo do tero na mulher. Em ambos os sexos pode ocorrer no nus e reto, no necessariamente relacionado com o coito anal. Complicaes/Consequncias Cncer do colo do tero e vulva e, mais raramente, cncer do pnis e tambm do nus.

Transmisso: Contacto sexual ntimo (vaginal, anal e oral). Mesmo que no ocorra penetrao vaginal ou anal o virus pode ser transmitido.O recm-nascido pode ser infectado pela me doente, durante o parto. Pode ocorrer tambm, embora mais raramente, contaminao por outras vias (fmites) que no a sexual : em banheiros, saunas, instrumental ginecolgico, uso comum de roupas ntimas, toalhas etc.

Candidiase: A candidase, especialmente a candidase vaginal, uma das causas mais frequentes de infeco genital. Caracteriza-se por prurido (coceira), ardor, dispareunia (dor na relao sexual) e pela eliminao de um corrimento vaginal em grumos brancacentos, semelhante nata do leite. Com frequncia, a vulva e a vagina encontram-se edemaciadas (inchadas) e hiperemiadas (avermelhadas). As leses podem estender-se pelo perneo, regio perianal e inguinal (virilha). No homem apresenta-se com hiperemia da glande e prepcio (balanopostite) e eventualmente por um leve edema e pela presena de pequenas leses puntiformes (em forma de pontos), avermelhadas e pruriginosas.

Na maioria das vezes no uma doena de transmisso sexual. Em geral est relacionada com a diminuio da resistncia do organismo da pessoa acometida. Existem fatores que predispe ao aparecimento da infeco : diabetes melitus, gravidez, uso de contraceptivos (anticoncepcionais) orais, uso de antibiticos e medicamentos imunosupressivos (que diminuem as defesas imunitrias do organismo), obesidade, uso de roupas justas etc.

Linfogranuloma: O Linfogranuloma venreo caracteriza-se pelo aparecimento de uma leso genital (leso primria) que tem curta durao e que se apresenta como uma ulcerao (ferida) ou como uma ppula (elevao da pele). Esta leso passageira (3 a 5 dias) e frequentemente no identificada pelos pacientes, especialmente do sexo feminino.

AIDS-SIDA: Sndrome (uma variedade de sintomas e manifestaes) causado pela infeco crnica do organismo humano pelo vrus HIV (Human Immunodeficiency Virus). O vrus compromete o funcionamento do sistema imunolgico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que a de proteglo contra as agresses externas (por bactrias, outros vrus, parasitas e mesmo por celulas cancergenas). Com a progressiva leso do sistema imunolgico o organismo humano se torna cada vez mais susceptvel a determinadas infeces e tumores, conhecidas como doenas oportunsticas, que acabam por levar o doente morte.

Os sintomas da fase aguda so portanto inespecficos e comuns a vrias doenas, no permitindo por si s o diagnstico de infeco pelo HIV, o qual somente pode ser confirmado pelo teste anti-HIV, o qual deve ser feito aps 90 dias (3 meses) da data da exposio ou provvel contaminao. Tratamento: Existem drogas que inibem a replicao do HIV, que devem ser usadas associadas, mas ainda no se pode falar em cura da AIDS. As doenas oportunsticas so, em sua maioria tratveis, mas h necessidade de uso contnuo de medicaes para o controle dessas manifestaes.

Das könnte Ihnen auch gefallen