Sie sind auf Seite 1von 22

SERVIO DE NUTRIO E DIETTICA

Santa Casa de So Joaquim da Barra 07/08/2008

Projeto de Revitalizao dos Hospitais Filantrpicos CPFL - Cealag

2000 a 2005
Manual de boas prticas : planejamento, reas da Unidade de Alimentao e Nutrio, higiene dos manipuladores, higiene do ambiente e higiene dos alimentos. Manual de dietas. Manual para orientao de alta. Controle de temperatura. Pesquisa de satisfao do paciente.

Pesquisa de satisfao
SND.14 NOSSA MISSO: Prestar assistncia sade com qualidade, segurana, tica, profissionalismo e respeito. O servio de Nutrio e Diettica da Santa Casa de So Joaquim da Barra quer saber sua opinio quanto a qualidade da comida, o atendimento das copeiras e a temperatura das refeies. Esta pesquisa esta sendo feita com o intuito de melhorar nosso atendimento e propiciar ao usurio uma melhor satisfao da alimentao servida pelo hospital. Desde j agradeo: Ana Ceclia Nader CRN: 10.350 ramal: 4027 OPORTUNIDADE DE MELHORIA:____________________________________________

PROJETO REVITALIZAO:ADOTE ESSA IDIA!


timo Bom Regular Ruim

Qualidade
Atendimento Temperatura

2006 Projeto de Revitalizao


Participao no Comit de Qualidade Implantao de Manual de Organizao da Unidade do SND. Finalidade do Manual: Organizar, padronizar e orientar os funcionrios do setor, todos os procedimentos e rotinas realizados, zelando desta forma com a qualidade prestada.

FINALIDADE DO SND
O Servio de Nutrio e Diettica responsvel pelo fornecimento de refeies a pacientes internados e seus acompanhantes e garantir qualidade e segurana na assistncia nuticional prestada aos clientes.

Manual de Organizao:
Atribuies do servio. Normas : tcnica e assistencial. Recursos do SND: humanos e materiais. Descrio dos cargos: nutricionista, tcnica de nutrio, cozinheira, copeira, lactarista. Impressos. Relatrios. Rotinas e procedimentos.

Procedimentos Operacionais Padronizados


Compreendem uma documentao para comprovao do controle das boas prticas, que envolvem as referncias tcnicas que embasam o descritivo tcnico, o profissional responsvel pelo cumprimento das regras e monitoramento dos procedimentos, as planilhas para registro das observaes e o plano de aes corretivas.

Procedimento Tcnico: Montagem de bandejas


Definio: Consiste em montar as bandejas de acordo com a prescrio mdica para os pacientes internados. Objetivo: O objetivo deste procedimento a distribuio das refeies aos pacientes. Indicao e contra indicao: todas as bandejas que sero montadas com a dieta para o paciente. Responsvel: copeiras. Orientao ao paciente pr procedimento: os pacientes so orientados quanto a prescrio mdica da dieta e o que permitido comer. Material necessrio: bandejas, refil para bandejas, guardanapo, talheres, copos descartveis, xcaras, carro de transporte das bandejas.

Montagem das bandejas


Descrio: Remover os adornos (anis, pulseiras, relgios); Usar touca descartvel para proteo dos cabelos; Usar mscara descartvel no momento do porcionamento da comida nas bandejas; Identificar o nome e quarto do paciente na ficha de identificao da dieta para cada bandeja (fichas coloridas de acordo com cada dieta); Verificar a dieta de cada paciente; Porcionar o alimento na bandeja de acordo com manual de dietas; Distribuir os talheres, sobremesa e copo de suco nas bandejas; Colocar as bandejas nos carros de transporte. Orientao ao paciente ps procedimento: no h. Risco: paciente receber alimento de casa que no faz parte da dieta e trocar sua bandeja com a de outro paciente que tem dieta diferente. Registro: registrado o nmero de refeies servidas a pacientes e acompanhantes de cada ala e por tipo de refeio.

Rotina Operacional: Preparo de refeies


Atividade 1.Higienizar as mos. Responsvel Cozinheira Descrio -Lava as mos com gua e sabo neutro._Enxgua em gua corrente._Enxuga com papel toalha de acordo com procedimento tcnico. -Verifica o cardpio do almoo ou jantar. _Conta o nmero de refeies a serem preparadas (que so passados pelas copeiras). -Abastece o carro trmico com as refeies para manter a temperatura do alimento. _Verifica a temperatura dos alimentos com termmetro de haste._Anota na planilha de registro. Planilha de registro de temperatura Cardpio mensal. Referncias

2. Preparar o almoo e jantar

Cozinheira.

3.Abastecer o carro trmico.

Cozinheira.

4. Verifica a temperatura dos alimentos.

Tcnica de nutrio

Fluxograma: Processo de distribuio de refeio


Paciente interna Paciente tem dieta Prescrita?
NO SIM

Prescrio mdica da dieta

Aguarda Liberao Mdica da dieta

Enfermagem comunica ao SND ou Nutricionista coleta a dieta.

Copeira entrega Refeio ao paciente

SND Prepara

Programa de treinamento
Objetivo: conscientizar, motivar e capacitar a equipe operacional a atingir o padro de qualidade desejado, obtendo assim o aprimoramento do servio e da mo de obra. 1 MDULO : Noo de contaminao, higiene pessoal, higiene de equipamentos e utenslios higiene ambiental, higiene dos alimentos, EPI, precaues a serem seguidos dentro da cozinha, higiene quanto ao pr preparo e preparo dos alimentos. Este mdulo foi dividido por meses (de dezembro de 2006 a abril de 2007). (Ver anexo no final). 2 MDULO: Excelncia no atendimento ao cliente: aperfeioar o relacionamento com o cliente, conscientizar do bom relacionamento com clientes e outras reas dentro do hospital; relaes humanas e tica profissional. Vantagem de se ter um cliente satisfeito. Acompanhamento para avaliao dos resultados.

Programa de treinamento
3 MDULO: Noes de custo : fatores que interferem nos custos, onde e como economizar,campanha contra desperdcio. 4 MDULO: Manual de Procedimentos Operacionais (introduo, finalidade, estrutura organizacional, normas, rotinas,procedimentos,recursos,descrio dos cargos) dividido por meses (ver anexo). 5 MDULO: Dieta hospitalar (dividido por meses).( ver anexo). 6 MDULO: Treinamento com lactaristas (especfico para lactrio)- preparao de mamadeiras, dietas enterais. Nenhuma mquina ou equipamento, por mais sofisticado que seja, suplantar o encanto de um funcionrio bem treinado Vanderlei Arago Rocha

Escala de treinamento -2007


JANEIRO 2007 Contaminao e higiene pessoal. FEVEREIR O 2007 Treinamen to com consultora Isabel AGOSTO 2007 Manual POP ( normas, recursos, descrio dos cargos) Maro 2007 Higiene Operacional Higiene de equipamentos e utenslios SETEMBRO 2007 Manual POP (procedimen tos). ABRIL 2007 Higiene dos alimento s EPI OUTUBR O 2007 MAIO 2007 tica profissional/ atendimento ao cliente e distribuio de refeio NOVEMBRO 2007 Manual POP (Procediment os). JUNHO 2007 Noes de custo

JULHO 2007 Manual POP (introduo, finalidade, atribuies do servio)

DEZEMBRO 2007 Manual POP (Rotinas

Manual POP (procedi mentos).

Escala de treinamento - 2008


MARO 2008 Manual POP (rotinas ) ABRIL 2008 Manual POP (rotinas) MAIO 2008 Manual POP (Rotinas) ABRIL 2008 Check list MAIO 2008 Dietas hospitalares JUNHO 2008 Dietas hospitalares

JULHO 2008 Aberto a sugestes

CHECK LIST DE TAREFAS


Lavagem de verduras 01 Sobremesa Preprao Caf e ch Preparao refeio Coleta de amostra Mamadeira / dieta enteral

02

03

04

05

06

CHECK LIST DE TAREFAS

foto

O que trouxe o programa de Revitalizao??


Melhor gesto e controle dos processos. Melhor desempenho das tarefas executadas pelos colaboradores. Racionalizao do tempo e otimizao dos recursos. Indicadores de conformidade de produto/satisfao.

Bandeja de caf da manh e almoo

Bandeja

Bolo de aniversrio
INGREDIENTES PARA O DIA: Uma boa dose de alegria Uma poro de amigos Abraos a gosto Para decorar: Uma pitada de presentes Modo de preparo: Misture todos os ingredientes acima e sirva-se a vontade. Esta receita rende um feliz aniversrio. Parabns voc!!

Servio de Nutrio e Diettica Santa Casa de So Joaquim da Barra

Equipe SND

Comprometimento individual um esforo conjunto isso o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma civilizao funcionar. Vince Lombardi

Das könnte Ihnen auch gefallen