Sie sind auf Seite 1von 10

A IMPORTNCIA DOS SERVIOS NA ECONOMIA

FATORES QUE PROPICIAM O AUMENTO DA DEMANDA POR SERVIOS Mudanas socioeconmicas como o aumento da participao da mulher no trabalho remunerado e presses sobre o tempo pessoal; Aumento da sofisticao dos consumidores, levando a necessidades mais amplas de servios; Desejo de melhor qualidade de vida; Mais tempo de lazer; Mudanas tecnolgicas (como o avano dos computadores e das telecomunicaes) que tm aumentado a qualidade dos servios, ou ainda criado servios completamente novos; A urbanizao, tornando necessrios alguns servios (como segurana, por exemplo); Mudanas demogrficas que aumentam a quantidade de crianas e/ou idosos, os quais consomem maior variedade de servios.

PAPEL DAS ATIVIDADES DE SERVIOS NO DESEMPENHO DE OUTROS SETORES DA ECONOMIA

Como diferencial competitivo pacote produto/servio que a empresa oferece ao mercado;

Como suporte atividades de manufatura funes dentro da empresa como RH, manuteno e processamento de dados;

Como geradores de lucro centros de lucro dentro da empresa.

OS SERVIOS NA ECONOMIA BRASILEIRA

OS SERVIOS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM EMPRESAS DE MANUFATURA

Estratgias para o aumento do poder de competitividade (Porter, 1980):


Liderana em custos Economia de escala, reduo de custos em pesquisa e desenvolvimento, servios, vendas, publicidade, etc. Diferenciao Atravs da criao de algo que o setor industrial como um todo perceba como sendo exclusivo como: imagem da marca, tecnologia, projeto, servio ao consumidor, rede de distribuio, etc. Foco Atravs do atendimento excelente, em qualidade, servios e custos, a um segmento de mercado restrito e bem definido.

1.

2.

3.

Estratgias para o aumento do poder de competitividade (Kotler, 1991): Valor fornecido = valor percebido preo pago produto valor monetrio servios custos de tempo pessoal energia imagem desgaste psicolgico

OS SERVIOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA - CLIENTE INTERNO RH recrutamento, seleo, e treinamento de novos funcionrios; desenvolvimento e aplicao de mtodos de avaliao (rapidez no atendimento s solicitaes). Setor de Manuteno - garantir a disponibilidade, o desempenho, a qualidade e rapidez nos servios de reparos, avaliaes de funcionrios, limpeza e substituio de componentes nos equipamentos utilizados pela produo. Marketing traa estratgias que iro direcionar a atuao da produo e de outros setores da empresa. Controladoria executa o apontamento dos custos incorridos nas diversas atividades da empresa, visando fornecer relatrios que apiem as decises dos gerentes de cada setor.

OS SERVIOS COMO CENTROS DE LUCRO EM EMPRESAS DE MANUFATURA


Originalmente, foram criados para auxiliar o processo de comercializao de bens servios facilitadores: consultoria, crdito, transporte e distribuio, treinamento, manuteno, etc. Passaram a ser oferecidos como atividades geradoras de lucro para a empresa criando unidades de negcio separadas das organizaes que lhes deram origem, porque a gesto de operaes de servios exige um foco diferenciado em relao gesto da manufatura. Ex: informtica, automveis e equipamentos eltricos e mecnicos. - Dinap e Transexpress empresas do Grupo Abril, responsveis pela distribuio e transporte de suas publicaes. - Villares Informtica empresa do Grupo Villares que presta servios na rea de informtica.

Bibliografia:

GIANESI, I. G. N.; CORRA, H. L. Administrao estratgica de servios: operaes para a satisfao do cliente. 17 ed. So Paulo: Atlas, 2008.
JOHNSTON, R.; CLARK, G. Administrao de operaes de servio. So Paulo: Atlas, 2002.

NORMANN, R. Administrao de servios: estratgia e liderana na empresa de servios. So Paulo: Atlas, 1993.

Das könnte Ihnen auch gefallen