Sie sind auf Seite 1von 44

Deusa do equilbrio e da Justia

Maat a deusa da Justia no Egito

Mito: valores morais e dentre eles um que se refere a Justia

A Importncia do Estudo sobre a justia romana


Por exemplo: Pretrio Mineiro Direito Iustitia

Conceitos
Pretrio: excelso, mximo, supremo... Iustitia: deusa romana inspirada na deusa grega Direito: do latim directum, rectum Marco inicial: posse da terra a exemplo do Direito Romano, os portugueses utilizaram-se do mesmo princpio para tomar posse das terras indgenas.

Deusa Dik filha de Zeus e Themis

Dik para os gregos no tinha venda nos olhos, por que?


Para verificar o reto fiel das balanas, que significava aos gregos, justia = igual para todos. Quanto os pratos estavam retos, na mesma linha, porque ali se encontrou o equilbrio A Espada, correspondia ao ato da Lei, isto , para que haja Justia, deve haver lei, e esta para ser cumprida tem que ter a coero.

Deusa Iustitia para os romanos


Sem a espada, a Justia se impe pela fora moral. Com a venda nos olhos ela se guia com mais prudncia. O que Simboliza a isonomia do Direito. O fiel reto, traz o equilbrio entre os pratos, ou seja, distribuio igualitria de direitos para os dois lados. Simboliza ainda o equilbrio entre o abstrato e o concreto.

A Iustitia Romana

Do Fiel da balana procede o termo reto, retum...

Imagem da Iustitia

Direito Arcaico Romano: Direito pblico advm do Direito privado.


Por volta de 465 a.C., os juzes eram de origem das fatrias e mantinham os privilgios do pater poder. Eram conhecidos como pontfices e faziam Justia em seus pequenos tribunais atravs do Direito costumeiro. At a no havia Cdigo registrado, o que possibilitava ao pontfice fazer e interpretao da lei conforme suas convenincias.

A CIDADE ANTIGA (COULANGES, 2003: 254)


Mudanas na famlia e constituio da cidade: a antiga aristocracia do tipo patriarcal sacerdotal ficou enfraquecida. Exemplos: desapareceu o direito de primogenitura, perdeu a unidade e o vigor. Os clientes entraram em processo de libertao. Os plebeus formaram um corpo entre as gentes ou fratrias.

Plebeus versus Patrcios.


Das duas classes, uma queria que a constituio religiosa da cidade fosse mantida e o governo, como o sacerdcio, permanecesse nas mos das famlias sagradas. A classe dos plebeus queria derrubar as velhas barreiras que a colocavam fora do direito, da religio e da poltica.

Ainda restava a velha aristocracia:


O prestgio da religio, a organizao regular, o hbito do comando, as tradies e o orgulho hereditrio. A plebe ainda via como forma de poder, apenas as autoridades religiosas, faltava-lhes conhecer formas de governo, de disciplinas e direitos codificados. At a se devia obedincia a lei religiosa e s se fazia ato de submisso dividande.

O Estado e a lei como forma de libertar:


A obedincia a um homem, a autoridade dada a esse homem por outros homens, um poder de origem e de natureza totalmente humana, isso era desconhecido para os antigos euptridas, e s foi conhecido no dia em que as classes inferiores rejeitaram o jugo da aristocracia e procuraram um novo governo.

Direito vem do latim


A palavra "direito" vem do latim directus, a, um, "que segue regras pr-determinadas ou um dado preceito", do particpio passado do verbo dirigere. O termo evoluiu em portugus da forma "directo" (1277) a "dereyto" (1292) at chegar grafia atual.

Patrcios versus Plebeus


o prenome, o nome gentlico, ou da gens, e o cognome ou designao especial, uma espcie de apelido. Exemplos: Lcio Cornlio Sila, Caio Jlio Csar, etc. Quer dizer: Sila era membro da gens Cornlia, e Csar, da gens Jlia. Plebeus clientes de uma famlia,continuaram sendo os que no pertenciam a nenhuma gens.

Repblica Romana (509 a.C. a +ou- 27 a.C.)


Exigncia dos plebeus de uma JUSTIA EQUITATIVA; A elaborao de um Cdigo que garantisse o Direito pblico; O nvel de semelhana com as Leis de Roma variavam conforme cada cidade, mas algumas conquistadas adotavam o DIREITO LATINO. Registrar a diferena entre os homicdios voluntrios e no-voluntrios. O que era fundamental para argumentao da defesa e da acusao.

OS TRIBUNOS PLEBEUS
O primeiro passo foi a conquista de um rgo poltico de defesa de seus interesses, o tribunato da plebe. Essa conquista ocorreu depois que os plebeus ameaaram criar, em 494 a. C ., uma sociedade plebia separada da dos patrcios, nas vizinhanas de Roma. Os tribunos tinham o direito de intercessio, interceder para anular atos ou decises que julgassem prejudiciais aos plebeus

Plebeus dominao jurdica


10 crias formavam uma tribo, os seus representantes reuniam-se em assemblias( comcios curiatos), que votavam as leis. Os chefes das gentes, os patres (plural de pater e palavra da qual se origina patrcio), formavam o Senado, latim senex, velho. Instituio equivalente, na Grcia, a Gersia, Esparta. Inicialmente composto de cem membros, o Senado passou a ter depois trezentos e, mais tarde, seiscentos membros.

O quadro retrata um iudex (juiz) capaz de fazer justia, mesmo que pela fora

Patrcios podiam ser senadores, cnsules e membros dos comcios curiatos. Os plebeus tinham acesso unicamente aos comcios centuriatos, criados por Srvio Tlio. Nessas assemblias tinham direito de participao todos os cidados que serviam ao exrcito, o que inclua tanto plebeus quanto patrcios. Mas os plebeus lutaram insistentemente pela ampliao de seus direitos.

o Senado, a magistratura (desempenhada pelos cnsules) e os comcios curiatos e centuriatos

Evoluo dos direitos dos plebeus


assemblia da plebe: votar o plebiscito, que tinha o valor de lei. Por volta de 450 a.C., depois de uma revolta plebia, uma comisso de dez membros (decnviros) publicou pela primeira vez um cdigo de leis vlido para todos. Em 445 a.C., com a Lei de Canuleio, foi autorizada a unio matrimonial entre patrcios e plebeus.

Lei das XII Tbuas


Em 451, um decenvirato deu origem ao que chamamos hoje de Magistratura. Compilaram as Leis privadas transformando-as em leis pblicas. uma compilao de Direitos privados e definio de procedimentos. Afixaram os 12 tabletes de madeira no Frum romano, para que todos soubessem do que seriam acusados, e assim no negar desconhecimento do que estavam sendo incriminados.

Imagem da Lei das 12 Tbuas

Os legisladores romanos

Os funcionrios pblicos da Justia

Os comcios elegiam os magistrados. Estes ingressavam no Senado


Senatus consultum (decreto)= decises do Senado. Alm de reunir e presidir os comcios, os magistrados propunham as leis, que os comcios votavam. Tambm perderam fora os comcios centuriatos. Ao longo do tempo destacou-se o comcio das tribos ou assemblia tribal.

3 fase O imperialismo romano

Guerras pnicas e o expansionismo


Cartago era uma cidade de origem fencia (punicus, em latim), situada no norte da frica. Contra ela, entre os anos 264 e 146 a.C., Roma travou trs guerras, na segunda das quais teve que enfrentar o lendrio general cartagins Anbal. A vitria contra Cartago possibilitou a Roma o domnio das ilhas de Sardenha, Crsega e Siclia, alm da Espanha e do norte da frica.

Decadncia do Imprio Romano


Anarquia militar pela falta de novas conquistas. Provncias romanas revoltadas. Os cristos condenavam a escravido e ganhavam a simpatia dos escravos. Desorganizao poltica e desobedincia ao sistema jurdico. Crise nas cidades por falta de produo.

Vrias tentativas, mas escolhemos uma:


Alternativa de se fazer uma expanso do Estado poltico e jurdico de Roma na antiga colnia grega de Bizncio. Em 293, Diocleciano criou um novo sistema. Sob Constantino, o cristianismo no se tornou a religio oficial do Estado, mas gozava da preferncia imperial.

A institucionalizao do cristianismo em Roma:


O Snodo de Arles foi convocado por Constantino, e o Primeiro Conclio de Niceia apresentou sua reivindicao para ser a cabea da Igreja. Justiniano I, que assu miu o trono em 547, administrou um perodo de recuperao dos antigos territrios romanos.

O que Snodo de Arles


(antiga Arelate), ao sul da Glia romana (moderna Frana). Ele comeou como um apelo dos donatistas ao imperador Constantino, o Grande contra a deciso do Conclio de Roma, em 313 dC, no Latro, sob o Papa Milcades.

O que Conclio de Nicia?


Niceia (hoje znik), uma cidade da Anatlia (hoje parte da Turquia). No vero de 325, os bispos de todas as provncias foram chamados ao primeiro conclio ecumnico em Niceia. Constantino abriu formalmente a sesso. Este foi o primeiro Conclio Ecumnico da Igreja, convocado pelo Imperador Flavius Valerius Constantinus (285 - 337 d.C), filho de Constncio I. Quando seu pai morreu em 306, Constantino passou a exercer autoridade.

Nasce as primeiras Leis do que mais tarde seria chamado de Cdigo Cannico.
E o momento decisivo sobre a doutrina da Trindade ocorreu nesse Conclio. Trezentos Bispos se renem para decidir se Cristo era um ser criado (doutrina de Arius) ou no criado. Conclio decidiu que h somente um Deus, no dois; a distncia entre Pai e Filho est dentro da unidade divina, e o Filho Deus no mesmo sentido em que o Pai o .

Nova lei do Estado, mas tarde do Cdigo Cannico.


A separao entre o Cristianismo e o Judasmo, efetivada teologicamente em 325 no Primeiro Conclio de Niceia, era agora lei sob os imperadores romanos, que tomaram os seus conselhos da Igreja

Quando foi criado o Imprio Bizantino?


Em 330, o imperador Constantino criou a cidade de Constantinopla no local onde anteriormente localizava-se a colnia grega de Bizncio. Mensagem crist tico-moral: monogamia, heterossexualismo, etc.; o homem deve aceitar o que , no deve se apegar ao material. Alma era livre.

Quando que a religio Cristo foi oficializada por Teodsio


Teodsio foi educado numa famlia crist. Ele foi batizado em 380 d.C., durante uma doena
severa, como era comum nos tempos dos primeiros cristos. Em fevereiro desse mesmo ano, ele e Graciano fizeram publicar um dito deliberando que todos os seus sditos deveriam seguir a f dos bispos de Roma e do patriarca de Alexandria (Cdigo de Teodsio, XVI,I,2). A lei reconhecia quer a primazia daquelas duas instncias quer a problemtica teolgica de muitos dos patriarcas de Constantinopla, que porque estavam sob a observao dos imperadores

O Imprio Romano do Oriente ou Bizantino

Estreito entre Istambul e a turquia

A conservao do Direito romano pelos bizantinos.


Em 529, uma comisso de dez homens, presidida por Joo da Capadcia revistou o cdigo legal romano e criou o novo Codex Justiniano, uma verso condensada dos textos legais anteriores. Em 534, o Codex Justiniano foi atualizado e reorganizado no sistema de direito utilizado para o resto da era bizantina.

Direito romano e Direito bizantino se fundem:


Essas reformas legais, junto com muitas outras mudanas se tornaram conhecidas como o Corpus Juris Civilis.O Corpus Juris Civilis era dividido em quatro partes: Cdigo de Justiniano coletnea de toda a legislao romana revisada; Digesto conjunto de pareceres dos magistrados romanos; Institutas livro para estudantes de Direito; Novelas novas leis elaboradas por Justiniano.

Das könnte Ihnen auch gefallen